Uso de Libras para acessibilidade de surdos na Força Terrestre

Autor: Sgt Celso dos Anjos Junior

Segunda, 31 Julho 2023
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Com a criação do atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em meados do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pelo professor surdo francês Ernest Huet, por iniciativa e a convite do imperador D. Pedro II, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) vem representando parcela significativa da população brasileira.

De acordo com o último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, já ultrapassamos a marca dos 10 milhões de deficientes auditivos em todo o País, ou seja, 5% da população apresenta algum grau de surdez. Destes, 2,7 milhões não ouvem nada. Isso remete à necessidade de que muitos dos métodos e estratégias para alcance das pessoas em geral, por meio da transmissão dos diversos veículos de comunicação nacionais, são ineficientes para essa considerável parcela de indivíduos. Dessa maneira, a acessibilidade promovida será franqueada a toda comunidade surda por meio da Libras, no compartilhamento entre surdos, as suas famílias, seus amigos, profissionais da área e outras correlatas, tradutores e intérpretes, dentre outros. Com isso, espera-se uma projeção significativa do consumo dos diversos conteúdos produzidos nas diversas plataformas do Exército e veiculados por meio de suas mídias sociais.

Por meio de parceria com a Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp), o INES apresentou a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução em Língua Portuguesa, a fim de promover integração. A proposta é de compartilhar, em primeira mão, as principais notícias do Brasil e do mundo. Temas como economia, política, curiosidades, dicas de diversos serviços como os de cultura e lazer, antes veiculadas, quase que exclusivamente, para pessoas ouvintes, são os principais assuntos abordados no jornal “Primeira Mão”, feito tanto para surdos quanto para ouvintes (TV INES, 2020).

De igual maneira, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) pode-se valer de tais ferramentas para um alcance mais efetivo da população brasileira, inicialmente, com propostas pensadas e desenvolvidas no âmbito do próprio Centro e, posteriormente, ajustadas e difundidas em toda a rede do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx).

Diante disso, ao promover acessibilidade para este universo, ainda pouco alcançado, por meio da disponibilidade de Comunicação Assistiva nas diversas plataformas digitais, em materiais disponibilizados, campanhas e pronunciamentos oficiais, o CCOMSEx ampliará o alcance das informações, potencializando a imagem da Força Terrestre em âmbito Nacional. Essa estratégia, revestida de um profundo sentimento de necessidade da promoção de acessibilidade, já é amplamente utilizada na esfera dos três poderes, o Legislativo, representado pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados; o Executivo, pela Presidência da República; e o Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; dentre outros.

Na tentativa de manter-se integrado à Nação, identificando suas necessidades, interpretando seus anseios, comungando de seus ideais e participando de suas realizações, conforme nossa missão constitucional ou por meio de ações subsidiárias, é que trazemos à luz um tema já muito difundido em âmbito nacional, no entanto, pouco explorado no seio do Exército Brasileiro (GABINETE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO, 2003). Esses aspectos, de extrema relevância, assim como a promoção de acessibilidade nas diversas plataformas administradas pelo CCOMSEx, revelam o potencial de ampliação do alcance e da imagem do Exército Brasileiro. Essas estratégias reforçam a credibilidade da Instituição como relevante e imprescindível à Nação e como instrumento de apoio na condução dos objetivos da Política Militar Terrestre, contribuindo, ainda mais, para consolidar-se como a Instituição de maior prestígio em todo o País.

Nesse sentido, considerando que é por meio de suas Relações Públicas, que o Exército se relaciona com seu público-alvo, utilizando a comunicação como principal ferramenta de transmissão das informações necessárias, lançando mão da linguagem, meios e canais adequados às características de cada público, é que se estabelece a percepção da observação às determinações legais, bem como uma reflexão atitudinal a respeito do tema. Além do que, busca um alinhamento dos anseios da sociedade com a presença da Força, conhecida e acessível ao povo brasileiro, se mostrando como símbolo de força, através do esclarecimento de suas missões constitucionais. Procura, da mesma maneira, a promoção das diversas leis já mencionadas, possibilitando a promoção de acessibilidade aos surdos em atividades sociais, por meio da tradução de materiais ainda não disponíveis e interpretação destes, produzidos e veiculados por todo o SISCOMSEx.

Seguindo o Plano de Comunicação Social do Exército para os anos de 2022 e 2023, nota-se o grande desafio de ampliação do grau de confiança da Instituição, junto à opinião pública nos diferentes setores da sociedade, camadas sociais e regiões geográficas, cabendo nesse aspecto, a relevância do emprego da Libras para alcance dos surdos de todo o Brasil. E para a construção de elos harmônicos e duradouros internamente e junto à comunidade local, é preciso a manutenção da lista dos atributos desejáveis para o exercício da atividade de Relações Públicas, incluindo competências profissionais, intelectuais e sociais que contribuam para o desempenho funcional, das quais podemos destacar: compreensão e acessibilidade, comunicabilidade, visão integradora, interesse pelas demandas sociais, dentre outras.

É razoável pensar que, por meio da ampliação da acessibilidade dos diversos materiais audiovisuais, disponibilizados nas diversas mídias sociais utilizadas pelo CCOMSEx, haverá aumento exponencial de compartilhamento dos conteúdos sobre a ação da Força em todo o cenário Nacional. Além da disponibilização de legendas nos vídeos, há necessidade da oferta de janela de acessibilidade com intérprete de Libras, para que os surdos possam ter acesso irrestrito ao conteúdo, assim como ofertado aos ouvintes.

Tendo como missão principal, ampliar a imagem da Força Terrestre como Instituição de Estado, bem como a integração do Exército à sociedade, há de se aumentar a divulgação de suas ações, por meio das atividades de relações públicas, sustentadas pelo princípio da oportunidade, de forma transparente e acessível, atingindo, dessa forma, os objetivos esperados.

 

Referências:

- IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

- A comunicação no Exército Brasileiro e o papel do editor na missão de preservar e fortalecer a imagem institucional. Tese (Mestrado em Edição de Texto) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, março de 2019. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/74919/1/Adriana%20Castro_Dissertacao_Versao%20Final_28%20MAR%2019.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2022.

- Portaria n° 317, de 3 de julho de 2000. Aprova as Normas para o Funcionamento da Rede do Sistema de Comunicação Social do Exército (RESISCOMSEX). Disponível em: https://www.sgex.eb.mil.br/sg8/005_normas/01_normas_diversas/01_comando_do_exercito/port_n_317_cmdo_eb_03jul2000.html. Acesso em: 20 de maio de 2022.

- Portaria nº 1.886, de 14 de novembro de 2019. Plano de Comunicação Social do Exército 2020-2023. Disponível em: https://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outras_publicacoes/04_planos/port_n_1886_cmdo_eb_14nov2019.html. Acesso em: 20 de maio de 2022.

- Plano Estratégico de Exército 2020-2023. Disponível em: https://www.ceadex.eb.mil.br/images/legislacao/XI/plano_estrategico_do_exercito_2020-2023.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2022.

- Plano Estratégico de Exército 2020-2023. Disponível em: https://www.ceadex.eb.mil.br/images/legislacao/XI/plano_estrategico_do_exercito_2020-2023.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2022.

- Gabinete do Comandante do Exército. Portaria nº 1.985, de 10 de novembro de 2019. Aprova a Missão do Exército, integrante do Sistema de Planejamento Estratégico do Exército. Disponível em:  https://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outras_publicacoes/07_publicacoes_diversas/01_comando_do_exercito/port_n_1985_cmdo_eb_10dez2019.html Acesso em: 20 de maio de 2022

Comentarios

Comentarios
Parabéns pelo assunto atual e relevante!
Relevante abordagem sobre um tema tão atual! Parabéns!!
Parabéns pelo texto de excelente conteúdo!
Obrigado meu nobre.
Obrigado. Espero ter contribuído com esta temática ainda tão pouco difundida, sobretudo no meio militar, entretanto, de muita importância.
Ainda há muito pra se falar, para discutir, para avançar. A temática encontra, de igual maneira, relevância no seio da família militar. Somos um universo representativo da sociedade em que vivemos.
Extrema relevância. Parabéns!

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