TROM – inteligência artificial a serviço da educação militar

Autor: Cel Angelo André da Silva

Segunda, 26 Junho 2023
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“Nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina.”

                     Richard Bookstaber, Massachusetts Institute of Tecnology (MIT)

O ambiente operacional e a natureza da guerra estão em acelerado movimento de mudança tecnológica. O domínio de estratégias empregando a inteligência artificial (IA) no contexto de guerras de quarta geração – e até de operações militares aparentemente de não-guerra – contribui para a liberdade de ação do atacante.

Esse quadro é resultado da influência da era do conhecimento no planejamento militar. Atualmente, identificar qual é o perfil do inimigo e quais são suas crenças e motivações se tornaram servidões primordiais para atingir o estado final desejado.

Nesse sentido, o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), disponibilizou aos discentes dos estabelecimentos de ensino da Força Terrestre o acesso a uma ferramenta imprescindível à formação do combatente moderno: o TROM, a primeira IA do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx).

O TROM é um chatbot que interage com o usuário, por intermédio do aprendizado de máquina (em inglês, machine learning). Esse é um ramo da IA baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana, viabilizando a assistência e/ou tutoria virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Seu nome foi inspirado no Patrono do Magistério Militar, o Marechal Trompowsky, e a abreviação com a pronúncia “TROM” foi incentivada pelos filmes “Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982)”, e “Tron – O Legado (2010)”, ambos dos estúdios de Walt Disney.

O “chatbot do SECEx” foi apresentado pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) na reunião de comando do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), realizada em Itaipava (RJ) em março de 2022. Ou seja, no ano de 2023, ele completou seu primeiro aniversário, mas já tem bastante história para contar.

O TROM foi desenvolvido em uma plataforma chamada “Dialog Flow”, a  mesma utilizada para gerar o bot (robô) MAX, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Sua primeira missão foi a de assistente virtual do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Exército Brasileiro, o EBAula. Lá, ele respondeu suas primeiras perguntas e possibilitou que a equipe do CEADEx pudesse prover, inicialmente, as respostas mais frequentes para atendimento ao usuário (Anexo 1).

Logo em seguida, o alcance do TROM foi ampliado por meio da modalidade “omnichannel”, que é uma abordagem de interação multicanal, buscando fornecer aos usuários uma experiência com o EBAula por intermédio de outros aplicativos. Nesse caso, a primeira ferramenta de interação com o AVA, sem a necessidade de estar logado na plataforma, foi o Telegram (Anexo 1).

É importante destacar que não haveria lugar mais propício para o desenvolvimento da IA na Educação do que o CEADEx. O Centro tem se apresentado como um polo de inovação no ensino e uma incubadora de iniciativas associadas à realidade virtual, à realidade aumentada e à gamificação. Essas ferramentas são complementares à IA, que tornam as aulas mais amigáveis e atendem às demandas dos nativos digitais, no sentido de proporcionar-lhes mais autonomia no processo ensino-aprendizagem.

O desenvolvimento do TROM ainda está em andamento, e o Instituto Militar de Engenharia (IME), no contexto do Acordo de Cooperação DECEx/IME, envolveu-se no projeto, possibilitando que a Divisão de Tecnologia da Informação do CEADEx realizasse algumas visitas ao Instituto para tratar do assunto e buscar soluções para ampliar o alcance do chatbot do SECEx.

No momento em que eu escrevo este artigo, a última atualização do TROM foi proporcionada pelo aplicativo Midjourney. Nessa ferramenta, foi possível criar um Avatar (Anexo 2) a partir da descrição de características selecionadas pelo desenvolvedor, permitindo uma interação mais cordial e tornando possível aprimorar o engajamento com a Geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010, que aprendem de forma diferente, pois passam horas conectados à internet, jogando games ou enviando mensagens.

  Com o objetivo ainda de fomentar a pesquisa, o CEADEx inscreveu o projeto do TROM no Prêmio de Inovação AGITEC (PREMIA) 2022 e no Lançamento do Programa de Inovação na Escola (ProinovaE), do Instituto Galileo Galilei para a Educação, no início do corrente ano.

Por fim, o TROM está incluído no conteúdo programático do Estágio Setorial de Tutoria em Educação a Distância (ESTEAD), e sua divulgação, entre os alunos dos estágios e capacitações oferecidas pelo CEADEx, tende a ampliar o seu emprego, possibilitando o surgimento de novos tipos de IA, customizados para atender aos objetivos específicos de cada estabelecimento de ensino.

QR Code 1 

https://www.ceadex.eb.mil.br/images/videos/Video_Trom.mp4

(Anexo 1 - Vídeo do chatbot TROM, no EBAula e no Telegram)

 

 Qr Code 2

https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/trom.mp4

(Anexo 2 - Vídeo com o avatar do TROM)

         Fontes:

  • PORTARIA Nº 900, DE 20 DE JULHO DE 2015. Cria e ativa o Centro de Educação a Distância do Exército, e dá outras providências.
  • PORTARIA Nº 1.042, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Plano Estratégico do Exército 2016-2019/3ª Edição, integrante da Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército, e dá outras providências.
  • Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Portaria DECEx/C Ex Nr 407, de 16 de setembro de 2021. Aprova a Diretriz de Orientação para o Incremento da Educação Assistida por Tecnologias Digitais no Âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército (EB60-IR-05.006).Boletim do Exército Nr 38/2021, Brasília, DF, 24 Set 2021.

Comentarios

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Os militares não podem depender de serviços de terceiros e estrangeiros o dialogflow roda nos servidores do Google. Já existem diversos algoritmos disponíveis no github basta ter umas placas de vídeo e um dev do IME na parada não é difícil nossa soberania depende do controle de todos os processos e códigos fontes de forma independente. Por mais que um chat bot seja simples e um ótimo exercício para aprimorar os conhecimentos informáticos das forças armadas contribuindo para aumentar o poder de dissuasão pois estes algoritmos tem inúmeras aplicações.
Excelente artigo do amigo Cel Ângelo. Visão de futuro.
Muito bom
Vejo com muita preocupação a difusão generalizada de ferramentas de Inteligência Artificial, em particular para os níveis da Educação Fundamental e do Ensino Médio. A já elevada dependência dos mais jovens da Educação Digital, acrescida agora destes meios de IA poderá reduzir ainda mais a capacidade de raciocínio, diminuir ainda mais a capacidade de redação e a elaboração do pensamento, efeitos já constatados no panorama educacional brasileiro, em razão da baixa valorização da Educação por parte de Governos. Para os níveis acadêmicos, em particular na Pesquisa Científica, certamente é ferramenta de valor, desde que aplicada por profissionais sérios e competentes. O Tema é sem dúvida alguma interessante, mas também sensível e preocupante, em particular no âmbito das instituições mais carentes de infraestrutura educacional e com deficiência na formação de professores.
Muito bom! Não se trata mas de tendência, é uma realidade. Trabalhar esse conteúdo e desenvolvê-lo faz parte do processo na dinâmica de aprendizagem contemporânea.
O uso da Inteligência Artificial tá aí, é real. Mas é preciso cuidado para não tornar o militar totalmente dependente dessa tecnologia e o cérebro acabar perdendo a capacidade de pensar e raciocinar. O uso com moderação se faz ideal e obrigatório para todos.
Welington, Obrigado pelo feedback. Considero que a IA não é vilã nem heroína. Somos nós quem decidimos o que vamos fazer com ela. Nós temos que ter em mente a parte ética e moral, havendo necessidade de regulação, uma vez que ainda está incipiente.
Obrigado pelo feedback, Paiva. Os integrantes do Centro de Educação a Distância do Exército também acreditam que é um processo que ainda está só no começo. Semelhante à internet, no início dos anos 90. Neste sentido, é possível explorar a capacidade com possibilidades que nem sequer passam pela cabeça atualmente.
Obrigado pelo feedback, Cel. Consideramos que a IA não é vilã nem heroína. Somos nós quem decidimos o que vamos fazer com ela. Nós temos que ter em mente a parte ética e moral, havendo necessidade de regulação, uma vez que ainda está incipiente.
Obrigado pelo feedback, Raphael.
Obrigado pelo feedback, Irmão Cel Gianasi.
Obrigado pelo feedback, Rodrigo. Concordamos com a sua percepção. A segurança da informação precisa caminhar no mesmo ritmo do avanço da tecnologia e, sem dúvida, o uso de serviços de terceiros nos limita ao não possuirmos o controle de todas as vulnerabilidades. Neste sentido, precisamos desenvolver tecnologias próprias, no intuito de adquirirmos independência,.
Excelente conteúdo. Como posso ingressar, fazer parte do CEADEx?
Alex, Obrigado pelo feedback. Gostaria de entender melhor sua pergunta. Você é militar de carreira ou temporário? O Centro fica na Vila Militar, Deodoro, Rio de Janeiro.
Obrigado por responder.Sou civil. E queria saber se há formas de ingresso para servir ao exército diretamente no CEADEx, para fazer ministração de cursos de tecnologia, aulas, ou outras formas de conectar combatentes a tecnologia(em destaque as IAs).
Alex, por enquanto ainda não é possível a contratação permanente de civis no CEADEx. Mas estamos disponíveis para visitação, mediante agendamento, para compartilhar um pouco do nosso conteúdo voltado para a Educação Assistida por Tecnologia Digital.

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