“Nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina.”
Richard Bookstaber, Massachusetts Institute of Tecnology (MIT)
O ambiente operacional e a natureza da guerra estão em acelerado movimento de mudança tecnológica. O domínio de estratégias empregando a inteligência artificial (IA) no contexto de guerras de quarta geração – e até de operações militares aparentemente de não-guerra – contribui para a liberdade de ação do atacante.
Esse quadro é resultado da influência da era do conhecimento no planejamento militar. Atualmente, identificar qual é o perfil do inimigo e quais são suas crenças e motivações se tornaram servidões primordiais para atingir o estado final desejado.
Nesse sentido, o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), disponibilizou aos discentes dos estabelecimentos de ensino da Força Terrestre o acesso a uma ferramenta imprescindível à formação do combatente moderno: o TROM, a primeira IA do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx).
O TROM é um chatbot que interage com o usuário, por intermédio do aprendizado de máquina (em inglês, machine learning). Esse é um ramo da IA baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana, viabilizando a assistência e/ou tutoria virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Seu nome foi inspirado no Patrono do Magistério Militar, o Marechal Trompowsky, e a abreviação com a pronúncia “TROM” foi incentivada pelos filmes “Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982)”, e “Tron – O Legado (2010)”, ambos dos estúdios de Walt Disney.
O “chatbot do SECEx” foi apresentado pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) na reunião de comando do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), realizada em Itaipava (RJ) em março de 2022. Ou seja, no ano de 2023, ele completou seu primeiro aniversário, mas já tem bastante história para contar.
O TROM foi desenvolvido em uma plataforma chamada “Dialog Flow”, a mesma utilizada para gerar o bot (robô) MAX, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Sua primeira missão foi a de assistente virtual do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Exército Brasileiro, o EBAula. Lá, ele respondeu suas primeiras perguntas e possibilitou que a equipe do CEADEx pudesse prover, inicialmente, as respostas mais frequentes para atendimento ao usuário (Anexo 1).
Logo em seguida, o alcance do TROM foi ampliado por meio da modalidade “omnichannel”, que é uma abordagem de interação multicanal, buscando fornecer aos usuários uma experiência com o EBAula por intermédio de outros aplicativos. Nesse caso, a primeira ferramenta de interação com o AVA, sem a necessidade de estar logado na plataforma, foi o Telegram (Anexo 1).
É importante destacar que não haveria lugar mais propício para o desenvolvimento da IA na Educação do que o CEADEx. O Centro tem se apresentado como um polo de inovação no ensino e uma incubadora de iniciativas associadas à realidade virtual, à realidade aumentada e à gamificação. Essas ferramentas são complementares à IA, que tornam as aulas mais amigáveis e atendem às demandas dos nativos digitais, no sentido de proporcionar-lhes mais autonomia no processo ensino-aprendizagem.
O desenvolvimento do TROM ainda está em andamento, e o Instituto Militar de Engenharia (IME), no contexto do Acordo de Cooperação DECEx/IME, envolveu-se no projeto, possibilitando que a Divisão de Tecnologia da Informação do CEADEx realizasse algumas visitas ao Instituto para tratar do assunto e buscar soluções para ampliar o alcance do chatbot do SECEx.
No momento em que eu escrevo este artigo, a última atualização do TROM foi proporcionada pelo aplicativo Midjourney. Nessa ferramenta, foi possível criar um Avatar (Anexo 2) a partir da descrição de características selecionadas pelo desenvolvedor, permitindo uma interação mais cordial e tornando possível aprimorar o engajamento com a Geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010, que aprendem de forma diferente, pois passam horas conectados à internet, jogando games ou enviando mensagens.
Com o objetivo ainda de fomentar a pesquisa, o CEADEx inscreveu o projeto do TROM no Prêmio de Inovação AGITEC (PREMIA) 2022 e no Lançamento do Programa de Inovação na Escola (ProinovaE), do Instituto Galileo Galilei para a Educação, no início do corrente ano.
Por fim, o TROM está incluído no conteúdo programático do Estágio Setorial de Tutoria em Educação a Distância (ESTEAD), e sua divulgação, entre os alunos dos estágios e capacitações oferecidas pelo CEADEx, tende a ampliar o seu emprego, possibilitando o surgimento de novos tipos de IA, customizados para atender aos objetivos específicos de cada estabelecimento de ensino.
https://www.ceadex.eb.mil.br/images/videos/Video_Trom.mp4 (Anexo 1 - Vídeo do chatbot TROM, no EBAula e no Telegram) |
https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/trom.mp4 (Anexo 2 - Vídeo com o avatar do TROM) |
Fontes:
- PORTARIA Nº 900, DE 20 DE JULHO DE 2015. Cria e ativa o Centro de Educação a Distância do Exército, e dá outras providências.
- PORTARIA Nº 1.042, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Plano Estratégico do Exército 2016-2019/3ª Edição, integrante da Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército, e dá outras providências.
- Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Portaria DECEx/C Ex Nr 407, de 16 de setembro de 2021. Aprova a Diretriz de Orientação para o Incremento da Educação Assistida por Tecnologias Digitais no Âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército (EB60-IR-05.006).Boletim do Exército Nr 38/2021, Brasília, DF, 24 Set 2021.
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