Tiro de Guerra: escola de civismo e cidadania

Autor: Cb R2 Weverson Flávio Santana Nunes

Segunda, 20 Novembro 2017
Compartilhar

"Se todos os cidadãos usufruem das benesses da Pátria, nada mais justo que todos participem da sua defesa." (Olavo Bilac).

Em 1902, foi criado, no Rio Grande (RS), uma sociedade de tiro ao alvo, voltada às atividades militares. A partir de 1916, com a contribuição direta de Olavo Bilac em proveito do Serviço Militar Inicial Obrigatório, essa sociedade transformou-se em Tiro de Guerra (TG), unidade militar cada vez mais participativa na comunidade e importante para a sociedade brasileira, responsável por formar cabos e soldados de segunda categoria, que se tornam reservistas do Exército Brasileiro.

Atualmente, existem mais de duzentos Tiros de Guerra no Brasil, espalhados pelas diferentes Regiões Militares. Além das instruções ministradas durante o Serviço Militar Inicial (SMI), o TG contribui com outras práticas primordiais na vida do jovem, como a cidadania e o patriotismo, atributos que colaboram com a formação de cidadãos cônscios de seus direitos e, principalmente, de seus deveres no espaço em que atuam.

Um dos pontos positivos dos TG é a adequação das instruções, de modo que o futuro reservista consiga conciliar o SMI com o trabalho e o estudo. Além disso, um dos fatores motivacionais é a oportunidade de servir a seu País, com o acompanhamento familiar bem de perto, evitando que o jovem se desloque até outro Município ou Estado. Outro lado igualmente importante é a contribuição da organização militar na divulgação dos valores éticos, morais e patrióticos, que, uma vez inseridos na vida desses militares, ajudam na manutenção das famílias e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Apesar do curto período de nove meses, os atiradores (assim são chamados os militares que servem nos Tiros de Guerra) passam por diversas experiências, que auxiliam na formação pessoal e profissional: operações de Garantia da Lei e da Ordem, ações cívico-sociais, treinamentos de ordem unida, desenvolvimento da liderança, trabalho em equipe, entre outras, marcam a vida do atirador. Mesmo não seguindo a carreira das armas após a prestação do Serviço Militar, atributos como liderança, disciplina e assiduidade são internalizados e aproveitados pelos jovens, particularmente no mercado de trabalho, fazendo com que se destaquem em qualquer instituição em que trabalhem.

Neste TG, ensina-se o jovem a ser SOLDADO e CIDADÃO". A frase está estampada nas paredes do Tiro de Guerra 01-007, em Colatina (ES), Unidade em que servi com muito apreço e admiração em 2012. Lá, eu acompanhava, diariamente, os atiradores, deixando bem claro que a principal função era conciliar as instruções militares com a cidadania. Era praticamente impossível não ler essa passagem, diariamente, quando chegávamos ao quartel; no caminho para as aulas e, até mesmo, no último dia do ano de instrução. De certa forma, o TG marca a vida de qualquer jovem que tem a honrosa oportunidade de passar por essa organização militar, seja nas atividades, seja no ciclo de amizades, o que torna seus integrantes uma família.

Por fim, os Tiros de Guerra contribuem para a integração dos atiradores com a realidade nacional, transformando-os em verdadeiros líderes democráticos, atentos aos ideais da nacionalidade brasileira. Desse modo, esses jovens, uma vez instruídos e incentivados, serão peças fundamentais na construção de nossa Pátria, que tem, no civismo e na cidadania, os pilares para o seu crescimento.

CATEGORIAS:
Geral Defesa Esporte

Comentarios

Comentarios
Ótimo texto. Estamos com uma necessidade imensa de cidadãos com mais patriotismo em nossa esfera social, pessoas com valores e princípios conservadores, para um crescimento nacional e pessoal.
Exemplo a ser seguido. Parabéns pelo artigo, é de uma importância enorme valorizarmos nossos Tiros de Guerra.
Ótimo texto Cb Weverson Falou tudo sobre o que sentimos ao servir Exemplo a ser seguido
Tiros de Guerra, escola de civismo e patriotismo. São pessoas com essa característica que o nosso país cada vez parece mais carente, excelente texto. Parabéns!
Parabéns Cb Weverson pelo aprendizado que obteve no TG e pelos ensinamentos transmitidos em seu excelente texto. Grande abraço!
Obrigado pelo reconhecimento. Abraço!
Obrigado, Pedro! Você também faz parte disso.
Obrigado, Renan!
Excelente trabalho Weverson. Parabéns por colher os ensinamentos sobre civismo e patriotismo em uma das melhores escolas que o Brasil se orgulha de possuir, o Tiro de Guerra. Capitaneadas por Sargentos das Armas, os TG refletem os valores e a ética militar. São modelos de conduta e exemplo para nossos jovens. Selva!!!
Uma das maiores e nobres missões que já recebi do Exército Brasileiro foi a de ter sido Instrutor do TG 01-007. Ao longo de quase 4 anos, de dezembro de 2011 a janeiro 2015, foram aproximadamente 200 jovens que tiveram a oportunidade de servir à Pátria em sua plenitude e de dividir suas vidas com a minha. Foram plantadas sementes de cidadania em todos que por lá passaram, a maioria germinaram e muitas ainda estão em crescimento. Algumas já são árvores sólidas e começam a florir, em breve darão belos frutos para a sociedade. Parabéns pela iniciativa, você é um desses exemplos a serem seguidos, continue sempre neste caminho, já é um SOLDADO GUERREIRO e um CIDADÃO EXEMPLAR. “Neste TG, ensina-se ao jovem a ser SOLDADO e CIDADÃO. BRASIL!!!"
Pelo serviço obrigatorio TG pode se ingressar no Exercito EB
Muito obrigado Subtenente. O Senhor também faz parte disso. Obrigado pelos ensinamentos, tanto no âmbito militar quanto no pessoal também.
Obrigado Subtenente!
Parabéns ao Cb Weverson pelas suas palavras. Parabéns ao prezado ST Steferson pelo trabalho realizado. Também tive o privilégio de trabalhar durante 4 anos no TG de Dracena. Muito gratificante.
O POVO MORRENDO NOS HOSPITAIS , ASSASSINADOS NAS RUAS , POVO ESSE QUE PAGA VOSSOS SALARIO PAR QUE , CONTINUAR BRINCANDO DE SOLDADO , CADE A INTERVENÇAO MILITAR , CHEGA DE MIMIMIMI LEGALISTA A PARA , VOCES ESTAO NO LUGAR ERRADO ,TEM QUE ENTRAR PARA IGREJA ENVANGELICA ..

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados