Serviço Militar: a formação pessoal e profissional do jovem brasileiro

Autor: S Ten WESLEY FERREIRA PRUDENCIO

Sexta, 01 Março 2024
Compartilhar

Anualmente, milhares de jovens brasileiros, com o fito de cumprir o mandamento constitucional da obrigatoriedade do serviço militar, realizam o alistamento militar. Nos termos da Lei 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar- LSM), todos os brasileiros deverão realizar o alistamento militar no ano em que completarem 18 (dezoito) anos de idade.

O Serviço Militar, conforme definido pela LSM, consiste no exercício das atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional.

Não obstante a obrigatoriedade do serviço militar, a maioria dos alistados não consegue ingressar nas Forças Armadas. A quantidade de alistados, superior ao número de vagas existentes nos quartéis, bem como o fato de que a maioria desses jovens residem em municípios que não colaboram com o Serviço Militar Inicial, os chamados municípios não tributários, são as causas principais para que a maioria dos alistados seja dispensada do serviço militar.

Segundo dados extraídos do Noticiário do Exército de 1° de março de 2023, cerca de 1,5 milhão de jovens realizaram o alistamento militar no ano de 2022. Desse total de listados, 55 mil foram incorporados às fileiras do Exército e conquistaram o sonho de servir à Pátria e às Forças Armadas.

Apesar da expressividade dos números, muitos jovens não realizam o alistamento militar no período previsto, bem como parte dos alistados não conclui o ciclo do alistamento, acarretando para o cidadão a condição de débito com o serviço militar, bem como a imposição de restrições, tais como: a impossibilidade de prestar concurso público, tirar passaporte, realizar matrícula em universidade, dentre outras consequências.

Dentre os diversos fatores para ocorrência da situação de débito com o serviço militar, o mais recorrente é o desinteresse na prestação do serviço militar.

Em uma fase marcada por escolhas, muitas são as dúvidas desses jovens que ingressam na fase adulta. Junto com a maioridade vem o término da educação básica, o ingresso na educação superior, a necessidade de ingresso no mercado de trabalho e a obrigatoriedade de realizar o alistamento militar. Sendo que o medo de enfrentar novos desafios e a incerteza do caminho a seguir são aflições que assolam esses jovens adultos.

A continuação dos estudos com o ingresso no ensino superior, a conquista do primeiro emprego e a prestação do serviço militar são opções apresentadas nessa fase.

Diante de tal cenário, o jovem, levando em consideração os desafios e suas aspirações, deve decidir qual direção seguir, apesar da insegurança e a incerteza que marcam esse momento tão importante.

Imperioso se faz trazer à baila dados que demonstram o panorama atual e os desafios que deverão ser enfrentados por esses jovens.

No que diz respeito ao Ensino Superior, dados do Censo da Educação Superior de 2021, realizado pelo INEP, mostram que apenas 19,7 % da população na faixa etária entre 18 e 24 anos de idade estavam matriculados no ensino superior no ano de 2021. Tal panorama encontra-se muito abaixo do previsto no Plano Nacional de Educação para o ano de 2024, que prevê como meta o índice de 34% de jovens nessa faixa etária cursando o ensino superior no ano de 2024.

Embora os dados demonstrem o crescimento do ingresso do jovem no ensino superior, a sua democratização ainda está distante, o que leva o jovem, principalmente os pertencentes a famílias de baixa renda, haja vista a necessidade de contribuir nas despesas familiares, a deixarem o sonho do ingresso no ensino superior para segundo plano. Tal decisão terá impacto considerável no prosseguimento da sua carreira profissional.

No que concerne ao ingresso no mercado de trabalho, o cenário atual não é nada animador. A dificuldade em conseguir o primeiro emprego é acentuada pela alta taxa de desemprego, alinhada a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, além da inexperiência laboral e a falta de qualificação dos pretensos profissionais.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atestam a dificuldade enfrentada pelos jovens na procura por emprego. Segundo os dados referentes ao primeiro semestre de 2023, a taxa de desemprego de 18% dos jovens de 18 a 24 anos de idade apresentou patamar elevado em relação à taxa média total que é de 8,8 %.

Para Mota (2016, p. 74), “ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez não é tarefa fácil”. Segundo a autora, os postos de trabalho disponíveis são exigentes com relação à escolaridade e à qualificação, aumentando a dificuldade do jovem em conseguir emprego.

Nesse contexto de adversidade, a prestação do Serviço Militar se apresenta como uma excelente oportunidade. Sendo, portanto, valoroso instituto de formação e preparação do jovem.

Na formação militar, os jovens incorporados nas Forças Armadas recebem, além das instruções militares comuns que visam à defesa da pátria, instruções que podem garantir uma qualificação profissional. Dentre as diversas especialidades merecem destaque: a formação de mecânico automotivo, eletricista predial, torneiro mecânico, pintor automotivo, marceneiro, pedreiro, operador logístico, operador de máquinas, operador de suprimento, auxiliar administrativo, dentre outros.

Ademais, os prestadores de serviço militar têm a oportunidade de realizar diversos cursos de forma gratuita, tendo em vista parcerias estabelecidas entre as Forças Armadas e Estabelecimentos de Ensino Civis.

Dentre a gama de ações desenvolvidas pelo Ministério da Defesa, com a finalidade de ofertar capacitação, merece destaque o Projeto Soldado-Cidadão. Trata-se de um programa que visa qualificar profissionalmente os militares temporários, visando seu ingresso no mercado de trabalho após o término da prestação do serviço militar. Tal projeto proporciona ao prestador do serviço militar a oportunidade de realizar cursos em diversas áreas de atuação, complementando, assim, sua formação, bem como garantindo a capacitação necessária para desenvolver sua carreira profissional ao término do serviço militar, contribuindo para que esse jovem possa ingressar no mercado de trabalho.

Conforme dados existentes no site do Ministério da Defesa, o Projeto Soldado-Cidadão já capacitou mais de 250 mil jovens, dos quais cerca de 70% ingressaram no mercado de trabalho, o que corrobora a importância do Serviço Militar na formação do jovem.

O Serviço Militar proporciona ao jovem a oportunidade de servir a sua nação desenvolvendo um sentimento de nacionalidade. Nas palavras do patrono do serviço militar, Olavo Bilac, “o Serviço militar é o laboratório da dignidade e do patriotismo”.

Outrossim, o prestador do serviço militar pratica atributos, tais como: senso de equipe, liderança, hierarquia, disciplina, ética militar, equilíbrio emocional, dentre outros, desenvolvendo, assim, competências e habilidades primordiais para sua trajetória profissional.

Por fim, infere-se que o serviço militar contribui no amadurecimento pessoal e profissional do jovem incorporado, preparando-o, assim, para as agruras da fase adulta e mitigando as dificuldades encontradas no cenário nocivo da conquista do primeiro emprego.

 

Referências:

 

- MOTA, Nárlia Gomes de Matos. Primeiro Emprego: Desafios e perspectivas para o desenvolvimento dos jovem. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

- COTER - COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES. Brasília, 2021. Disponível em: https://portaldopreparo.eb.mil.br/npp/index.php/soldado-cidadao Acesso em 29 ago 2023.

- EXÉRCITO BRASILEIRO. Noticiário do Exército. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/. Acesso em 1° set 2023.

- IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Primeiro Trimestre de 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2023_1tri.pdf. Acesso em 24 ago 2023.

- INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. [online]. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt4br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em 29 ago 2023.

- MINISTÉRIO DA DEFESA. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/ptbr/assuntos/programas-sociais/projeto-soldado-cidadao. Acesso em 28 ago 2023.

- BRASIL. Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964. Lei do Serviço Militar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 set 1964.

- BRASIL. Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980. Dispõe sobre o Estatuto dos Militares. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez 1980.

- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

- BRASIL. Lei n° 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE.

Comentarios

Comentarios
Parabéns pelo artigo! Ótimas explicações e constatações!!
Excelente abordagem sobre o serviço militar e suas facetas, trazendo dados e informações oficiais que ilustram e corroboram para uma compreensão mais efetiva da magnitude da importância do serviço militar para o Brasil.
Parabéns Wesley. Excelente artigo.
Parabéns ao ST WESLEY, É de suma importância essa temática, pois, aponta um segmento profissional muito importante para os jovens. A respeito das citações, denota fundamental critério na apresentação dos dados.
Parabéns pelo excelente artigo! Que mais jovens tenham a oportunidade de servir as forças armadas.
Parabéns meu amigo, belo artigo, suas palavras foram de grande valia para o melhor entendimento sobre o serviço militar, parabéns
Parabéns pelo artigo Subtenente, concordo plenamente que o serviço militar auxilia em diversos aspectos no desenvolvimento dos jovens.
Parabens pelo Artigo.Traz uma abordagem clara e objetiva sobre o tema. Publicação oportuna.
Parabens pelo artigo bastante elucidativo com dados solidos que permitem uma abordagem segura sobre o tema.
Parabéns pelo artigo, pura realidade do candidato a servir à pátria! Muitas vezes a última esperança desses garotos. Parabéns ST Wesley.
Muito esclarecedor o artigo. Para quem servii a nobre instituição, como eu, São informações preciosas que devem ser repassadas para sociedade
Parabéns, excelente assunto abordado, tendo com referência a importâcia do Serviço Militar.
Parabéns ST Wesley , excelente explicações sobre os jovens quando ingressam no quartel,realmente o exército é a ponte que leva esses jovens a um futuro de homens bem qualificados .parabéns
Sou educador e sempre vi a carreira militar como uma última alternativa para os meus alunos… muitas vezes até os aconselhei para não seguirem por esse lado. Este artigo foi fundamentalmente importante para que eu pudesse refletir sobre tal assunto e enxergar a carreira militar de uma outra forma. Parabéns pelo artigo! Deveriam publicizar mais esse tipo explicação e abordagem.
Muito cirúrgica, esclarecedora e coerente a sua abordagem. As forças armadas têm papel crucial na vida e na formação cidadã dos jovens brasileiros.
Este artigo diz muito sobre os nossos jovens brasileiros. Chegam na maior idade carregados de responsabilidades e decisões a serem tomadas, muitas vezes acompanhados pela frustração de não entrar no ensino superior. O que torna a carreira militar um alternativa totalmente viável.
Parabéns pelo artigo! Abordagem esclarecedora.
Excelente artigo Wesley, vc como sempre, preciso, coeso e sem limites, mostrando o alto conhecimento adquirido.
Parabéns pelo Artigo nobre companheiro!
Parabéns, Wesley pela dedicação a pesquisa e aos estudos da caserna. Essa matéria nos faz renovar o compromisso que assumimos desde nossa incorporação.
Parabéns pela abordagem desse instrumento importante na formação do caráter, cidadania e responsabilidade de nossos jovens. O Brasil carece desses atributos, e isso é um divisor de águas para um país forte e soberano! Esses atributos são vistos frequentemente no meio privado, a maioria dos CEO de empresas multinacionais já foram militares.
Parabéns S Ten Wesley pelo artigo, de fato faz toda diferença na vida do jovem que passa pelas fileiras do Exército, é uma formação que levamos para a vida toda, eu sou grato a Deus por ter tido a oportunidade de servir, sou grato pelo senhor S Ten Wesley por ter formado a turma de 2007 a qual fiz parte, aprendi muito com o Senhor.
Meus parabens pelo artigo publicado, traz ao público os esclarecimentos e noções sobre Serviço Militar inicial, fico grato ao ilustre Sub Ten Wesley.
Excelente abordagem e uma ampla visão sobre o assunto. Parabéns!
Texto muito esclarecedor para que possamos compreender melhor as possibilidades e a importância do serviço militar em nosso país. Acredito, ST Wesley, que uma boa campanha de conscientização feita a partir da parceria escola e militares poderia apresentar melhor aos nossos jovens as atividades militares e assim aumentar o número de procura pelo alistamento.
Parabéns pelo artigo apresentado. Descreve com lucidez o serviço militar e.contribuindo para o entendimento do desafio de servir à pátria e buscar ao mesmo tempo o desenvolvimento do cidadão para o mercado de trabalho. Fico muito feliz e honrado. Formulo votos de Sucesso na missão meu nobre, Cordialmente
Excelente a abordagem feita no artigo, esclarecendo com simplicidade, coesão e coerência os princípios básicos do Serviço Militar e suas perspectivas para o convívio social dos nossos jovens. Parabéns.
Concordo plenamente ST Wesley com o seu ponto de vista sobre os jovens q ingressam no quartel, realmente em 2024 está diminuindo os alistamento no quartel aqui deixo meus parabéns pela sua atitude.
Excelente artigo!! Nossos jovens precisam ser incentivados para o mercado de trabalho,mas precisam , também,de uma formação profissional.O serviço militar é uma grande oportunidade!
Parabéns, S ten Wesley! Seu artigo explicativo é de extrema importância para esclarecer dúvidas que muitos jovens brasileiros e seus pais possuem. Sua dedicação em fornecer informações claras e precisas demonstra seu comprometimento em orientar e instruir a comunidade sobre esse tema crucial. Este trabalho certamente contribuirá para que os cidadãos estejam mais bem informados e preparados para o processo de alistamento, promovendo assim uma maior conscientização e entendimento sobre o serviço militar obrigatório. Obrigado por seu valioso contributo para a sociedade.
Argumentos muito bem esquematizados, proporcionando uma consciência maior da importância do serviço militar a formação do sentimento de brasilidade ao jovem e à sociedade em geral. Excelente artigo. Parabéns Mestre
Parabéns!!!! Assunto muito interessante e de grande importância para muitos que não conhecem os objetivos dos serviço militar.
Parabéns pelo artigo. Excelente e esclarecedor
Parabéns ST Wesley, artigo muito bem escrito e esclarecedor. Os jovens necessitam de formação profissional para o mercado de trabalho e para a vida, todavia o mundo do trabalho é feroz e alguns talvez nem saibam, que o serviço militar obrigatório, pode fornecer a eles uma formação complementar, além da disciplina inerente ao meio, preparando-o para a vida. Uma breve leitura desse trabalho, pode abrir os olhos de um jovem desacreditado de si, a trilhar novos caminhos e quiçá, o sonho de seguir a carreira militar. Parabéns pelo artigo.
Muito bom o texto sub é de grande importância para a força ter pessoas com extremo intelecto, profissionalismo E dedicação ao que faz.
Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor e proveitoso, tenho absoluta certeza que o serviço militar obrigatório é um ótimo início na formação do cidadão de bem do nosso país.
Parabéns ST Wesley, excente explicações, o serviço militar muito importante para formação dos jovens Brasileiros. Exemplo a ser seguido.
Me sinto honrado em ter sido formado por esse excelente militar,na época Sgt Wesley no Pqrmnt/10. Parabéns pelo artigo que é de extrema importância e esclarecimento.
Excelente Wesley ! Parabens pelo artigo! Muito bem escrito e com uma abordagem verdadeira do cenário dos nossos jovens deste país!
Excelente artigo, o serviço militar é divisor de águas de milhares de jovens, pois é o momento em que estão saindo da adolescência e ingressando na fase adulta, com muitas incertezas. Parabéns pelo artigo ST Wesley ???
Parabéns e saudações aos guerreiros que tiveram o privilégio de participar de uma missão tão importante é totalmente satisfatória a carreira militar. Saudades eternas.

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados