Serviço de Intendência: das origens históricas ao momento atual – uma sinopse

Autor: Cap Alexandre Santana da Silva

Sexta, 12 Abril 2024
Compartilhar

Presente em todas as organizações militares do território nacional, o Serviço de Intendência é responsável por parte significativa das funções logísticas no âmbito do Exército, dentre as quais se destacam: a de suprimento, a de transporte e a de recursos humanos. Seja em operações, seja em atividades administrativas rotineiras dos aquartelamentos, a Intendência prevê e provê as necessidades da tropa.

Ao longo dos séculos, diferentes chefes militares como Ciro, Alexandre, César e Napoleão Bonaparte preocuparam-se em executar atividades de intendência destinadas a ditar a continuidade dos homens no combate.

A partir do século XVII, as guerras modernas passaram a ocorrer sobre uma base doutrinária que passou a valorizar a necessidade de alimentar e vestir adequadamente os contingentes a serem incorporados às fileiras dos
exércitos. Foi diante desse cenário que a Intendência começou a surgir como uma categoria organizacional - exclusivamente a cargo dos governos - e responsável por assistir as necessidades vitais do homem na guerra.

Mais adiante, o fracasso das tropas napoleônicas na invasão da Rússia de 1812 e a própria vitória das Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) demonstraram quão vital é o apoio logístico de suprimentos e de transportes nos teatros de operações. Em outro recente conflito da Era Contemporânea, a Guerra do Golfo (1990-1991), pôde-se, também, observar como o trabalho diuturno da Intendência revelou-se preponderante para a vitória das Forças de Coalização Internacional.



 

 

 

 

  

No Brasil, a origem do Serviço de Intendência situa-se no período imperial quando Dom Pedro I, em 1821, criou o Quartel-Mestre General com encargos referentes ao rancho da tropa, ao fardamento, ao equipamento, ao material de acampamento, ao arreamento dos equinos e aos utensílios utilizados no Exército. Em 1896, tal organização é substituída pela Intendência Geral de Guerra.

Decorrente da contratação, a partir de setembro de 1919, da Missão Militar Francesa de Instrução no Brasil, foi criado, por meio de decreto, no ano de 1920, o Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. Nesse mesmo ano, surgiu a Diretoria de Administração da Guerra, órgão subordinado à Secretaria da Guerra, cuja missão era gerir e administrar o provimento de material.

 

 

 

   

 

 

 

Nos tempos atuais, a fim de cumprir suas missões de suporte ao sistema logístico do Exército, o Serviço de Intendência conta com os Batalhões Logísticos, os Depósitos e Batalhões de Suprimento, o Estabelecimento Central de Transporte, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento Pelo Ar. A Intendência ainda tem participação efetiva nas atividades desenvolvidas em prol do Sistema Econômico-Financeiro, por meio da Secretaria de Economia e Finanças, da Diretoria de Contabilidade, do Centro de Pagamento do Exército e do Centro de Controle Interno do Exército.

 

CATEGORIAS:
Geral História Logística
TAGS:

Comentarios

Comentarios

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados