Sargento do Exército Brasileiro: responsabilidades e desafios

Autores: 2º Tenente QAO Edi Carlos Bernadino
Quarta, 21 Outubro 2020
Compartilhar

Parte integrante e fundamental da estrutura organizacional da Força Terrestre, sobre o sargento recai grande responsabilidade pela manutenção da solidez do Exército Brasileiro. A ele cabe a missão de servir como “referência imediata” para cabos e soldados e para Sargentos mais jovens e recém-egressos das Escolas. Esta referência se concretiza pelos exemplos de profissionalismo e correção de atitudes demonstrados no dia a dia dos quartéis, desde o cumprimento das ordens dos superiores até a atuação pautada na disciplina consciente.

A responsabilidade cresce de importância pela proximidade funcional entre os graduados e inicia-se desde cedo na formação militar dos mais modernos. A forja das escolas militares intensifica-se com a apresentação na organização militar dos Corpos de Tropa. É ali onde tudo é posto à prova. A tutela e a constante vigília dos instrutores e monitores que dão o amálgama inicial da formação cessam, e o sargento precisa seguir o seu próprio caminho, atento às referências positivas dos oficiais e graduados mais antigos e experientes.

Ao longo da carreira, o sargento constrói a competência necessária para cumprir suas tarefas com perfeição. Conforme o Manual de Fundamentos – Doutrina Militar Terrestre, essa competência é a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências (chave) para decidir e atuar adequadamente. Este acrônimo aponta o “Norte”, onde o sargento tornar-se-á eficaz e efetivo no cumprimento das diversas missões, na condição de comandante de pequenas frações.

O Exército Brasileiro possui diferentes níveis de comando e organização. Neste sentido, o pleno entendimento dessas camadas é vital para o funcionamento das pequenas frações. Ao compreender seu espaço e a amplitude de suas responsabilidades, o sargento coopera para que essa estrutura de comando funcione melhor ajustada, contribuindo para reforçar as bases de trabalho da Força Terrestre. O oficial, ao dispor do sargento como um assessor confiável e capaz, com destaque para o sargento adjunto, terá melhores condições para decidir e comandar seu pelotão.

Ao sargento cabe conhecer muito bem sua profissão e, principalmente, seus subordinados. Deve comunicar-se eficazmente e estar sempre pronto para corrigir com sereno rigor, apoiá-los nas dificuldades, e, não menos importante, emprestar bons exemplos em todas as oportunidades. Estar próximo ao subordinado é indispensável para a construção de um ambiente favorável ao estímulo da confiança e da motivação. Por suas atitudes e verdadeiro interesse em seus subordinados, o comandante da pequena fração demonstra o valor de cada um para a instituição, obtendo como retorno a motivação de seus comandados nas diversas missões recebidas, resultando sempre em excelente desempenho coletivo.

A confiança gera a credibilidade e ela, por si, sustenta a liderança. Isso faz com que o subordinado sinta-se motivado, apresente melhores resultados e passe a compreender que faz parte de uma equipe. É o que conhecemos como “sentimento de pertencimento”. Toda sinergia emanada por integrante da fração traduzir-se-á em coesão que potencializa rendimento.

Para o aprimoramento das relações interpessoais na caserna, algumas rotinas são o azimute para o sucesso e não há Exército contemporâneo que possa desfazer-se delas. As conversas nas formaturas matinais, o treinamento físico militar por fração constituída, a manutenção do armamento com sua fração e as confraternizações são algumas das oportunidades que o sargento precisa valer-se para estar mais próximo ao subordinado.

Quando realmente o conhecemos e identificamos suas qualidades, fica muito mais fácil atribuir responsabilidades, sendo uma excelente oportunidade para gerenciar e desenvolver o potencial do militar. Permitir ao sargento que tome decisões e que tenha iniciativa nos limites da intenção de seu comandante é uma ação que valoriza o profissional e constrói sólidos laços de confiança. Dar autonomia para o subordinado é proporcionar a maturação da tríade “confiança, credibilidade e liderança”.

No contexto atual, em que as formas de emprego das frações em operações têm evoluído e se apresentam mais descentralizadas, uma decisão equivocada de um graduado repercute de forma imediata e pode afetar o resultado da operação, além de comprometer a imagem da instituição. Sargentos competentes, conhecedores de sua profissão e dotados de iniciativa, coragem física e moral, conseguem extrair os melhores resultados dos militares sob seu comando.

Fica evidente que a capacitação técnica do sargento é imprescindível para enfrentar os atuais e futuros desafios. Ainda vale destacar que, conforme o objetivo nº 11 do Plano Estratégico do Exército 2020-2023 e as Premissas da Diretriz do Comandante do Exército 2019, toda conduta deve estar alicerçada nos valores, nas tradições e na ética militar. Cultuar as tradições da instituição é dar continuidade ao legado herdado de nossos antepassados e honrar o compromisso assumido de entregá-lo às novas gerações, afinal, a palavra tradição, do latim traditio, significa “entregar, passar adiante”.

Por fim, a Força Terrestre entende que atribuir maiores responsabilidades ao sargento é fortalecer a própria instituição, com uma base sólida e eficaz. Quanto melhor for a formação do sargento e mais aprimorado e atrativo for seu plano de carreira, melhores e mais motivados profissionais das armas serão para a manutenção de um componente terrestre moderno, coeso e dotado das capacidades necessárias para cumprir sua missão.

Síntese da missão do sargento – retirada da palestra do Adj Cmdo Ex

 

REFERÊNCIAS:

- Diretriz do Comandante do Exército 2019. Disponível em <https://www.eb.mil.br/publicacoes>. Acesso em: 28 de jul. de 2020.

- Plano Estratégico do Exército 2020-2023. Disponível em

<https://intranet.eme.eb.mil.br/emenet/sites/3sch/index.php/siplex>. Acesso em: 28 de jul. de 2020.

- Exército Brasileiro. Manual de Fundamentos - DOUTRINA MILITAR TERRESTE (EB20-MF-10.102), 2ª Edição, 2019.

Comentarios

Comentarios
Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, onde os likes e deslikes se tornaram uma ferramenta de comunicação e interpretação de ideias, torna-se imprescindível a atuação humana na formação dos jovens de hoje. Nesse aspecto, o Sargento tem papel fundamental na consolidação de tradições e valores, uma vez que a ele é confiada a missão de estar ao lado do Comando na formação e orientação dos militares recém incorporados à Força. Imprescindível para a manutenção e fortalecimento da imagem do Exército perante a Sociedade.
Excelente texto! Cabe a nós (Sargentos) internalizarmos e praticarmos essas palavras sendo a referência que os mais jovens precisam. Assim o nosso Exército ficará cada vez mais fortalecido. Pátria, Brasil!
Excelente texto do Tenente Edi Carlos, Adjunto de Comando do Comandante do Exército, profissional de escol com quem já tive a felicidade de ombrear. Os aspectos levantados no artigo bem ressaltam as responsabilidades e desafios dos Sargentos, profissionais fundamentais para a Instituição Castrense.
É pautado na confiança que o sargento, denominado como elo de ligação entre o comando e a tropa, adquire o respeito de seus superiores, pares e subordinados, motivado ao longo da carreira em busca do aprimoramento profissional, contribuindo com a sua experiência para melhorar as inter-relações, servindo de exemplo e inspiração aos militares mais jovens.
Sem sombra de dúvidas o Sargento é a ligação entre o Comando e a tropa e lidera pelo exemplo. O S Ten Edicarlos é um exemplo de Militar dedicado e capaz, muito assertiva a escolha para Adj de Comando do EB.
A inquietude evolucional da sociedade, veloz como nunca nesses últimos tempos, tem produzido jovens cada vez mais voláteis e inseguros. Nesse escopo o Sargento formado sob a égide do exemplo, um dos cernes da pedagogia castrense, e com uma formação solida de 2 anos, tem um papel cada vez mais importante para a força terrestre. Elo para o Cmdo, para a manutenção das Tradições, para perpetuação dos valores, para a aquisição de novas habilidades e consequentemente para evolução da Força Terrestre. Parabéns pelo texto meu Amigo Ten EDI CARLOS. Sempre inspirando com o exemplo.
Texto irretocável, que reflete a disciplina, a competência profissional e a liderança exercida pelo Adjunto de Comando do Exército. A força do exemplo impele ao cumprimento da missão, por mais desafiadora que seja a situação. Que este artigo inspirador repercuta na Força Terrestre.
Texto de grande valia e pertinência ao atual momento. O assunto de liderança dos sargentos é potencializado quando o autor tem a competência e inspira exemplo a todos ao seu redor. Parabéns Ten Edi Carlos, militar de alto valor.
Parabéns pelo excelente artigo Ten Edi Carlos! Um trabalho conciso, mas muito completo em seus valores e significados. O texto em si já representa muito claramente quem é o Sargento de hoje e aponta o caminho para profissionais melhores ainda no futuro. Aço!!!
Cada vez mais tona-se necessário investir na formação dos nossos graduados. Formar graduados que atendam a demanda das novas missões do Exército Brasileiro, que estejam sempre buscando o auto aperfeiçoamento e com capacidade de trabalhar com tecnologias. A construção de uma escola única, com capacidade de dar um mesmo padrão na formação e de atrair bons instrutores, em um local que atenda as demandas da família militar é de fundamental importância.
Cumprimentos ao Ten Edi Carlos pelo texto, que de de forma muito clara e com argumentos consistentes expõe o papel fundamental dos sargentos na nossa Instituição. Palavras que merecem ser lidas por todos os militares
"... toda conduta deve estar alicerçada nos valores, nas tradições e na ética militar..." sem dúvida tais condutas inconscientemente mantém nossa instituição sólida. Parabéns ao Adj Cmdo Cmt Ex pelo texto.
O Sargento é um dos alicerces mais importantes da Força Terrestre e o seu engajamento, envolvimento e contribuição proativa com a instituição é de fundamental importância para o cumprimento das diversas atividades institucionais. Na minha vida profissional tive a oportunidade de conhecer Sargentos líderes, os quais me motivaram e apoiaram no meu crescimento pessoal e profissional, ainda, foram protagonistas no exemplo e transmissão dos valores militares que trago e levarei comigo pelo resto de minha vida. São os Sargentos que têm a percepção sobre a realidade das praças (Cb e Sd), apoiando-os, estimulando-os ao cumprimento do dever, além de ser um “irmão mais velho” ou até “pai desconsideração” ao “gorotos” no cumprimento do Serviço Militar. Assim sendo, a instituição deverá esse valorizar esse capital humano fundamental, principalmente os Sgt do quadro efetivo (compromisso com a Força), investindo intensamente no aprimoramento técnico-profissional, inclusive no incentivo de realização de cursos em estabelecimentos de ensino civil, a fim de melhor aproveitá-los em prol da instituição.
Excelente texto Ten Edi Carlos. Os sargentos do Exército Brasileiro sempre estão e estarão a disposição da Força Terrestre para cumprir a nossa missão constitucional em sintonia com nosso juramento de alma a esta nação.
Parabéns pelo texto Ten Edi Carlos. Diante desta nova era tecnológica que vivemos (mídias sociais, etc), cada vez mais os jovens soldados revelam novos comportamentos. Hoje em dia, certos costumes, novas práticas, novos "macetes", se difundem rapidamente entre as OM. Entendo que nessa hora, o Sargento, aquele que está em contato direto com sua fração, deve primar pelo exemplo, deve estar atento, deve observar e acompanhar de perto seus subordinados, tudo isso, visando ajudá-los no que for preciso, mas também, corrigir e orientar quando necessário. É de cedo aprendemos: a ação de comando deve ser exercida em todos os níveis, em todos os escalões. Finalmente, ao término do ano de instrução, aquele recruta retorna à vida civil, levando na mochila as boas amizades, mas também os bons ensinamentos. Portanto, nossa responsabilidade é enorme, afinal de contas, o que for feito de bom por aqueles jovens, ficará com eles para sempre, e assim, ganha a sociedade, ganha nosso Exército.
Excelente texto Ten Edi Carlos! O Sargento, assim como os Oficias de nosso Exército, exercem um papel fundamental na construção e manutenção dos valores militares. Dentre todos os papéis exercidos pelos graduados, acredito que "servir de exemplo" seja o mais importante, pois este é capaz de modificar comportamentos, motivar e inspirar os mais "modernos". Este papel tem sido o alicerce do cargo do Adjunto de Comando em nossa Instituição, e o Sr o tem desempenhado muito bem. Parabéns pelo artigo e pelo trabalho exemplar como Adjunto de Comando do Exército Brasileiro. Que Deus continue iluminando seus caminhos! Forte abrAÇO!
Excelente resumo dos deveres e responsabilidades do Sargento. Como dizemos no “Credo dos Graduados” (NCO Creed) do Exército dos EUA, “Ninguém é mais profissional que eu. Eu sou um Sargento (graduado), um líder de soldados. Sei que sou membro de um corpo consagrado pelo tempo e conhecido como a Espinha Dorsal do exército.”... Me orgulho de ver o crescimento profissional dos meus companheiros de armas e seu respectivo, merecido e oportuno reconhecimento diante dos seus subordinados, pares e superiores. Parabéns, 2° Ten Edi Carlos pelo excelente trabalho que tem feito até o momento. MSG Danny Gomes U.S. Southern Command U.S. Army
Parabéns pelo texto Edi Carlos! Posiciona de forma clara a importância e os aspectos mais relevantes do papel do Sargento para nosso Exército.
Parabéns pelo excelente texto, Ten Edi Carlos. conforme o Sr já disse em algumas palestras, " Qual a missão do Sgt? É ser Sgt!".
O aprendizado contínuo (constante capacitação técnica) aliado a empatia (relacionamento interpessoal) e credibilidade são fundamentais, pois capacitam o Sargento a desempenhar seu papel no “estado da arte” e conquistar a confiança tanto de superiores quanto de subordinados. O parabenizo pelo excelente artigo Ten Edi Carlos!
Palavras que retratam a importância e norteiam a nobre missão de ser sargento. Força e fé sempre!
Excelente texto, Ten Edi Carlos, Adj Cmdo EB! No momento em que a Força Terrestre passa pelo seu Processo de Transformação e considera que seu patrimônio mais precioso são as pessoas, o senhor traduziu perfeitamente o valor e a essência do que é ser Sargento. Parabéns!
Parabéns meu amigo Ten Edi Carlos! Esse texto reflete a importante missão do nosso Graduado na Força Terrestre.
Meu amigo Ten QAO Edi Carlos Bernardino, Adjunto do Comandante do Exército, belo texto, sábias palavras que fundamentam seus argumentos, caracterizam o papel do Sargento Comandante de pequenas frações e aconselham aos mais jovens a seguirem os bons exemplos. Todavia, um aspecto mportante é que o amigo agiu e age conforme seus ensinamentos! Digo agiu, para caracterizar que fomos parceiros de Pelotão, durante todo o CFS na ESA e ali, já observávamos que o sereno rigor e a sabedoria seriam o " Norte" para suas atitudes como Sargento de Carreira da Força Terrestre. Parabéns e que Deus te abençoe!
Meus cumprimentos ao Ten Edi Carlos, Adj Cmdo Ex, Excelente síntese do que é e deve ser o sargento, retratou de maneira acertada o papel do Cmt de pequenas frações, do Elo fundamental entre o Cmdo e a Tropa, certamente uma Força com sargentos técnico-profissional melhores capacitados, será uma Instituição fortalecida com base sólida e eficaz. Meus parabéns pelo artigo.
"A palavra convence, o exemplo arrasta". Parabenizamos o prezado amigo e renomado profissional, Ten Edi Carlos, pelo brilhantismo e pela excelência do texto, que expõe, claramente, as atribuições inerentes ao Sargento, elemento fundamental na organização do Exército Brasileiro.
Parabéns ao 2° Ten EDI CARLOS, Adj Cmdo EB, pelo texto preciso e irretocável. Forjados da combinação de valores, tradições, grande carga de instruções militares e rígidos preceitos de hierarquia e disciplina, o sargento do nosso Exército Brasileiro sai dos bancos escolares pronto para liderar a pequena fração. Através da confiança, o sargento é capaz de contribuir com o comando emanado do oficial e ainda estabelece laços com seus subordinados, que é um aspecto fundamental para a liderança castrense. Conforme está registrado no livro "Ação das pequenas unidades alemãs na campanha da Rússia", ressalta-se o papel agregador dos sargentos mais antigos em uma organização militar, onde eles são uma verdadeira amálgama da coesão e do espírito de corpo.
Parabéns ao Ten Edi Carlos - Adj Cmdo do Exército Brasileiro, por sintetizar a importância e valor do Sargento no nosso Exército, e também em qualquer exército do mundo. São valores como esse, que nossa instituição precisa manter e investir cada vez mais, e cada um de nós devemos ser os guardiões dos valores que forjam os sargentos de hoje e do futuro.
Excelente artigo, Tenente Edi Carlos. Descreveu com brilhantismo as nuances do mister esforço de ser o verdadeiro Sargento. Em tempos modernos, as constantes mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais fazem com que nossos jovens soldados venham cada dia mais distintos daqueles que outrora incorporavam às fileiras do Exército de Caxias, em décadas anteriores. Acompanhar estas mudanças e preservar o espírito de liderança do Sargento, condutores de pequenas frações, se torna um desafio cada vez mais difícil para nossas Escolas de Formação, mas que vem sendo muito bem cumprido por elas. Capacitação e constante autoavaliação devem ser uma constante em nossa carreira, para que possamos continuar seguindo nossa missão de executores e condutores de homens, não deixando, é claro, para trás a missão de assessoramento aos nossos superiores, quando nos tornamos “mais experientes”. Mais uma vez parabéns pelo texto e pelo exemplo de militar.
Excelente texto! O nosso Adj Cmdo sintetizou a essência da atuação e importância do sargento na estrutura organizacional e ainda evidenciando aspectos para a execução do cargo com excelência. Fé na missão e sigamos na meta de tornar nosso exército Brasileiro cada vez mais forte.
Excelente síntese de nossas funções St Edicarlos. Em um mundo totalmente globalizado como é hoje, temos que nos pautar em sermos exemplos vivos das tradições de Caxias para os mais jovens fazendo que não só a Instituição Exercito Brasileiro, mas nossa sociedade ganhe pessoas de bom caráter para a superação dos desafios diários. Parabéns!
Excepcional texto que bem descreve o sargento e sua importância nessa engrenagem onde todos são importantes para o bom funcionamento do Exército com foco na defesa externa.
Parabéns Ten Edi Carlos pelo Texto, para mim o maior ensinamento que podemos colher do escrito é que: "Síntese da missão do sargento é ser Sargento". Exemplo para os pares e subordinados!!! Imprescindível para a manutenção e fortalecimento da imagem do Exército perante a Sociedade. VAI DAR TUDO CERTO!!!
Texto excepcional, escrito por um militar altamente competente. O sargento é o elo PRINCIPAL entre o Cmdo e a tropa. É a engrenagem principal no Trabalho de Comando. Além disso, é responsável por moldar o caráter dos jovens soldados por ocasião da prestação do serviço militar. Tive a oportunidade de aprender muito com os sargentos que tive a honra de servir. Brasil Acima de Tudo! TC Cajazeira.
Bom dia Ten Edi Carlos. Alto gabarito o texto do senhor sobre o Sargento. Lembro que na época de recruta não tínhamos essa abertura com o Sargento, o distanciamento era enorme. Que bom, hoje, o entendimento tem mudado e conseguimos fazer com que jovens possam ver em nós, Sagentos do EB, uma referência para suas vidas. É isso que consigo observar com grande clareza aqui no TG. Os jovens, muitas vezes em seus lares não têm aquela referência de pai, mãe ou qualquer outro responsável, e acabam encontrando em nós essa referência, justamente pelo que o senhor falou sobre o profissionalismo e as correções de atitudes em nosso dia a dia. Parabéns Tenente, que DEUS continue dando sabedoria ao senhor nessa função tão honrosa.
Agradeço a favor recebido deste competente militar que muito honra "nós sargentos". Grato. Continue com sua simpatia e educação. Pedro Francisco, Capitão da Reserva.
Os sargentos ou suboficiais, caracterizam-se por sermos responsáveis ​​diretos pela preparação, treinamento das tropas, com disciplina, coragem e amor ao país. nós somos a ligação entre os oficiais e nossas tropas. Devemos ser professores e líderes em todos os momentos, exemplos a seguir, o tempo que investirmos no treinamento de nossos soldados em tempos de paz será o sucesso alcançado em tempos de guerra. Sou sargento-mor, o que escrevo provém da experiência no conflito ocurrido em meu país.
Orgulho de ser sargento. Parabéns, acredito que o texto sintetiza bem a nobre missão do sargento, o mais importante elo de ligação no EB. Os jovens sargentos, principalmente, precisam se guiar por bons exemplos, que possam transmitir valores que nos são tão caros, lealdade, coragem moral e amor a verdade, quero destacar, pois nos dias que vivemos, têm sido esquecidos por muitos em tantos outros segmentos da nossa sociedade. Um grande abraço.
Tal como acontece com as Forças Canadenses, o Sargento deve ser o modelo de habilidade técnica e ethos da instituição.
Parabéns pelo artigo Ten Edi Carlos! Síntese bastante real da vida de um Sargento!
Muito bem Colocado meu amigo R.Franco!!!!
VISITANTE-02/12/2020. - SOLDADO PRÓ ATIVO. MÁRCIO CRISTIANO LONGO DA CIDADE DE ERECHIM-RS.PROFISSIONAL ENFEMEIRO E PÓS GRADUADO ATUANTE E ATIVO DA ÁREA HOSPITALAR E UTI MÓVEL COREN-Nº 113.701. SEMPRE EM MISSÃO E BRAVURA E RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA JUNTO À CIÊNCIA E A PRÁTICA DA SAÚDE E A FÉ. DESDE QUE INGRESSEI NA PROFISSÃO DA SAÚDE EM 1997 APÓS TER SERIVIDO A PÁTRIA AMADA BRASIL NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 1996, Nº DE GUERRA 870.COMP.CEP NO 12º BE COMB ENG COMB MEC. CIDADE DE ALEGRETE-RS. SEMPRE COMPROMETIDO E ATENTO PARA ATUAR E AJUDAR A SALVAR VIDAS HUMANAS. NO CONTEXTO E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA E INFORMADA SOBRE A ATUAÇÃO DO SARGENTO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E OU FORÇAS ARMADAS DO BRASIL. É DE AMPLA ATUAÇÃO E CAPACIDADE A ATIVIDADE DIÁRIA DO SARGENTO SEJAS 3º OU 2º OU 1º SARGENTO DE CARREIRA OU TEMPORÁRIO.SENDO O TRABALHO E A MISSÃO DO SARGENTO SOLICITADA É MISSÃO FORNECIDA E EXECUTADA E O CUMPRIMENTO DOS SEUS DEVERES CONSTANTES PERANTE A SOCIEDADE CIVIL OU MILITAR E A SOBERANIA NACIONAL.PÁTRIA AMADA BRASIL. BRASIL ACIMA DE TODOS E DEUS A ACIMA DE TUDO E O PROFISSIONAL DA SAÚDE CIVIL OU MILITAR EM PRIMEIRO LUGAR . UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES E MELHORES E MAIORES E MAIS EFICAZ.
Excelente texto!! Nós faz refletir e voltar um pouco no tempo desde à época de nossa formação, e verificarmos que o Exército evoluiu bastante, e a formação de nossos militares acompanhou essa evolução. Parabéns Ten EDICARLOS pelas colocações precisas e valiosas contidas no texto. Selva!!!!
Excelente artigo. Além de muito bem escrito e de ser extremamente pertinente e verdadeiro, demonstra o vasto conhecimento e experiência deste valoroso militar. Parabéns Ten Edi Carlos.
Excelente texto, siga a sua intuição dentro da simplicidade da rotina do sargento dentro da caserna, sua missão é fundamental para a manutenção das tradições do Exercito.
Bom dia. Que Excelente texto. Como 3° Sgt Monique Arimatéa, pra mim é uma honra fazer parte da força terrestre. Em suma; lendo esse texto me motivo ainda mais a cumprir os meus deveres como Sgt. Uma motivação sem preço
Excelente artigo! Sou Sgt e tenho passado os últimos dias estudando sobre como o Exército vê o graduado. Para melhor análise tenho buscado fazer comparações entre o EB, Marinha e Aeronáutica, além do Exército dos EUA. Fica evidente que o sargento é visto de maneira um pouco diferente no EB, na MB e no US Army. Acho importante que haja uma maior valorização do graduado como comandante de pequenas frações. No EB há uma clássica divisão no que se refere à instrução, onde os Oficiais são denominados instrutores e os Sgt limitados à denominação de monitores, e não vejo motivos plausíveis que justifiquem tal diferença de denominações. Ambos, Of e graduados têm a mesma condição de serem instrutores, como ocorre nos EUA e na MB. Por fim, seguindo a linha de pensamento de valorização do Sgt como Cmt de pequenas frações, acho necessário a mudança de pontos de vista da Força em relação aos graduados, tais como a frase "Sargento, elo entre o comando e a tropa" ou a antiga estrofe da canção da ESA que caracterizava os sargentos como "complementos dos oficiais". Dizer que o sargento é a penas um elo entre o comando e a tropa é dizer que o tenente é apenas o elo entre o Cmt Cia e o pelotão, que o Cap é só o elo entre o Cmt Btl e a Cia etc. Tão pouco acho que o Sgt é apenas um complemento dos oficiais. No mais reafirmo o quão excelente e enriquecedor foi o artigo apresentado. Tenho orgulho de ser Sargento Combatente do Exército Brasileiro.
É uma pena a desvalorização da carreira de sargento e a vista grossa feita pelos praças mais antigos em não se preocupar com a carreira e pensar só no próprio bolso. Um 3º Sargento hoje que passar na ESA com 24 anos terá sua primeira promoção aos 34 anos de idade. 10 anos sem promoção.

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados