Por que estamos nas mídias sociais? A estratégia do Exército Brasileiro

Autor: Cel Cesar Augusto Lima Campos de Moura

Quarta, 08 Junho 2022
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O Exército Brasileiro, Instituição tradicional atenta à evolução da sociedade e ao aperfeiçoamento da comunicação, ingressou no campo das mídias sociais em 27 de outubro de 2010. Seguindo a vocação da comunicação mundial, a adesão a novos pontos de contato com a sociedade, por meio de plataformas de mídias sociais, visa à ampliação da divulgação das atividades da Instituição e à transmissão de informações para diversos públicos, aproximando o Exército de um grupo de usuários que passam a influenciar a opinião pública em um universo composto por todas as faixas sociais e etárias.

A gestão dos perfis nas plataformas de mídia social é realizada pelo CCOMSEx, mais especificamente pela Seção de Mídias Sociais da Divisão de Produção e Divulgação, integrada por uma equipe multidisciplinar de militares habilitados em comunicação social, relações públicas, marketing e publicidade, conhecedores de estratégias digitais específicas para mídias sociais.

A administração e a gestão dos perfis nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn está baseada nos critérios estabelecidos pela Portaria nº 453 do Estado-Maior do Exército (EME), de 19 de julho de 2021. A seção tem a missão de realizar a curadoria de material confeccionado pelas agências do SISCOMSEx; adaptar as campanhas institucionais para a linguagem de cada plataforma; gerar interação e acompanhar a ação dos usuários que se relacionam com a Instituição; monitorar e analisar os dados gerados pelas plataformas; e gerar feedback sobre as campanhas e ações que impactem a imagem do Exército Brasileiro.

Após dez anos de atuação na plataforma Facebook, o Exército Brasileiro possui uma fanpage com quase quatro milhões de seguidores. Atualmente, a Instituição ocupa a 1ª posição no ranking da categoria “Governo no Brasil” divulgado pelo site Socialbakers, especialista mundial em métricas de redes sociais. Nessa plataforma, o CCOMSEx trabalha a imagem da Força por meio da divulgação de matérias jornalísticas que informam a rotina das organizações militares e as campanhas publicitárias ligadas a diversos setores. As campanhas publicitárias de ingresso na Força, por concurso, seleção de temporários ou alistamento militar, são o mote principal da plataforma.

No microblog Twitter, rede social baseada em textos de até 280 caracteres, o Exército Brasileiro pauta a divulgação por meio da veiculação de matérias no site da Instituição. A evolução do SISCOMSEx implementou uma nova gestão da plataforma feita pelo CCOMSEx. Atualmente, o perfil do Exército segue uma linha editorial de publicação de aproximadamente10 matérias diárias com assuntos diversos de suas organizações militares, além da apresentação de campanhas publicitárias e publicações que atraem o público para outras plataformas geridas pelo CCOMSEx, como o Podcast Braço Forte nos incorporadores e no site www.eb.mil.br; vídeos do YouTube; artigos divulgados pelo LinkedIn; e avisos de pauta no site do EB. Ainda no Twitter, o Exército Brasileiro trabalha uma segunda linha editorial voltada para o público jovem. Desde maio de 2015, publicações com uma linguagem mais jovial e irreverente buscam mais aproximação com o público de 18 a 25 anos, maior universo de seguidores do perfil @exércitooficial.

Em 2009, o canal do Exército Brasileiro no YouTube entrou no ar. Operando um perfil dentro da mais popular plataforma de distribuição de vídeos do mundo e segunda maior plataforma de busca da internet, o Exército Brasileiro experimentou um crescimento considerável: os 100 mil inscritos de 2016 passaram a 946 mil em setembro de 2021. A linha editorial empregada na plataforma segue uma linguagem audiovisual atual, primando pelo movimento e pela construção de vídeos com um alto nível de qualidade de som e imagens. Os editores do CCOMSEx buscam trabalhar com a técnica do storytelling e recursos visuais minimalistas, tendo como cliente principal consumidores de vídeos em celulares e tablets. Uma linguagem que estabelece conexão direta e mais intimista com o usuário é considerado o principal fator de sucesso de crescimento do canal. O ano de 2020,  marcado pela pandemia de covid-19, foi diferente em muitos sentidos: o canal do Exército no YouTube continuou a conectar fãs de todo o Brasil e do mundo. No ano das lives, ampliamos as transmissões ao vivo, principalmente as campanhas de ingresso na Força, que conferiu maior relevância ao canal.  O canal do YouTube é um dos grandes responsáveis por trazer o capital social da instituição para o ambiente digital. Em 2021, após uma série de aprimoramentos na linguagem do canal, na linha editorial e na grade de programação, o canal do Exército passou a ser denominado Tv Verde-Oliva. Em 06 de março, concretizando todo o trabalho de equipe do SISCOMSEx um marco histórico é alcançado, chegamos aos 1 milhão de seguidores.

Em 2017, o Exército passou a operar o perfil @exército_oficial no Instagram. Essa ferramenta de divulgação digital é operada com o objetivo de apresentar para os públicos de interesse da Força Terrestre suas atividades com a temática "Braço Forte". Baseada em imagens de alta qualidade, a linha editorial empregada nessa plataforma visa à busca do engajamento por meio da interação com o seguidor, utilizando as ferramentas de chamada para a ação fornecidas pelo Instagram, tais como: quiz de perguntas, fotos e vídeos com links e hashtags, os movimentados e famosos Reels etc. Como segunda maior rede social do mundo, o Instagram implementa, constantemente, novidades de interação no âmbito perfil e audiência. As técnicas empregadas na gestão e análise de métricas refletem no acentuado crescimento do perfil na plataforma. Dentre os cinco canais de mídia social operados pelo CCOMSEx, o Instagram é a plataforma que mais cresce, tendo atualmente mais de 1,7 milhão de seguidores.

O LinkedIn é a mais nova ferramenta de divulgação operada pelo Exército Brasileiro no campo das mídias sociais. Em março de 2019, o CCOMSEx passou a gerir o perfil da Instituição na maior rede social corporativa do mundo. A linha editorial busca utilizar a plataforma para aproximar a Força da comunidade profissional, empresarial e científica. Artigos e trabalhos acadêmicos das mais diversas vertentes do ensino, das áreas de tecnologia e operacional são apresentados em publicações realizadas nessa plataforma como forma de atrair tráfego especializado para o blog do Exército Brasileiro (EBLog) e para o site do Exército. Por intermédio da gestão de métricas, é possível identificar que a audiência é bastante qualificada profissionalmente, estando presente nas interações CEO de grandes empresas, gestores públicos, profissionais liberais da área da tecnologia e defesa, comunicação estratégica, dentre outras áreas de interesse da Força.

Em maio de 2021, o CCOMSEx lançou mais um canal de comunicação com seus públicos. O Exército Brasileiro, por meio da ferramenta Telegram, criou um hub de suas principais publicações, oferecendo notícias, vídeos, artigos, podcasts e informativos, direcionados tanto para o público externo quanto para o interno.

Com quase oito milhões de seguidores, não únicos, perfazendo, segundo a empresa de métricas digitais Bites, 16% de seguidores de órgãos públicos federais, os perfis do Exército Brasileiro nas mídias sociais tornaram a Instituição uma catalisadora de conversas com o público sobre os mais diversos assuntos que envolvem a Força Terrestre. Portanto, uma maior proximidade com o público conferida pelas mídias sociais, principalmente com o público externo, forneceu para a Força maior oportunidade de transmitir ao internauta suas ações, seus valores e suas tradições, preservando e fortalecendo a imagem da marca "Exército Brasileiro" diante do público, potencializando sobremaneira as atividades da Comunicação Social.

Comentarios

Comentarios
Excelente! A estratégia usada nas mídias sociais está em conformidade com os anseios do público de cada uma delas, e pelo que percebo lendo alguns comentários do público externo, está conseguindo alcançar seus objetivos.
Parabéns pelos expressivos resultados. A ideia de colocar o telegram para atuar como hub de distribuição é a mais perfeita solução para as limitações/imposições à promoção de links no Instagram. Bela saída! Parabéns aos envolvidos.
Nossa estratégia é agregar todos os brasileiros juntos com o #BraçoForte e a #MãoAmiga
Ser transparente ao público é a maior missão da comunicação pública, precisamos chegar a todo brasileiro utilizando os meios de comunicação mais adequados. Obrigado pela observação.
Gostei da iniciativa. As mídias sociais, dos últimos tempos, têm servido de meio de comunicação e informações de grande valia. Com o tempo a participação trará os resultados pretendidos. A transparência é o recurso necessário nestes novos desafios. Sorte, sucesso e muitas bençãos.
Bom dia! Parabéns pelo exímio trabalho. Com o artigo, torna-se evidente a importância de estabelecer pontos de contato estratégicos, na plataforma e ao público certo. Em linguagem popular, o Exército Brasileiro não dá "ponto sem nó". Na minha humilde opinião, isso aumenta ainda mais a credibilidade e autoridade da presença digital do EB. #MãoAmiga
Excelente artigo! Parabéns!
Parabéns, Ten Cel Cesar Augusto Lima Campos de Moura, pelo artigo.
Comunicar sim, mas é necessário também disciplina e exatidão. Sigo todos os trabalhos visuais da instituição, mas não gostei nem um pouco do novo website, poderiam caprichar um pouco mais, serem mais CAXIAS e menos MODERNINHOS. Como é que se lança um website de uma instituição militar onde o idioma de seu país é o PORTUGUÊS mas traz justa na página promovida (Link no Post do Facebook) uma página em INGLÊS, e o até o chat de atendimento se você fala em português ele te responde em inglês. Nem quando não tinhamos estas comunicações sociais, mas em papel timbrado escritos a maquina de escrever tinhamos tinhamos tantos erros. Como a Bandeira, o IDIOMA NACIONAL também é um símbolo da PÁTRIA.

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