Perfil desejável do líder político

Autor: General de Exército Alberto Mendes Cardoso

Segunda, 03 Setembro 2018
Compartilhar

Os militares que ora estão entrando na política partidária desbravarão as circunstâncias descritas no artigo “Ensinamentos da Liderança Militar”, já publicado no EBlog - blog oficial do Exército Brasileiro, abrindo caminho com o terçado do caráter. Eles ainda estarão enfrentando a atual cultura política do País, cujos padrões nem sempre estimulam um quadro ético propício ao bem e às condutas morais boas, mas os instrumentos à disposição dar-lhe-ão condições para vencer esse bom combate.

A parte maior da solução do problema foge ao escopo  do artigo, porém cabe citá-la porque depende muito de decisões de líderes políticos: educação do povo; processo continuado de desenvolvimento da convicção democrática, discernimento, espírito crítico, consciência de corresponsabilidade comunitária e percepção da importância do controle dos eleitos. A outra parte é pessoal e tem que ser resolvida pelo político desejoso de ser um líder ético que afronte determinados maus costumes dessa cultura.

O político idealista, adepto da ética da convicção mesclada com a da boa responsabilidade, pode apoiar-se nos esteios que se seguem. Seja liberal, seja conservador – tanto no pensamento econômico como nos costumes –, ele deve possuir, praticar e defender:

- Compromisso com a democracia representativa e a Constituição Federal.

- Respeito à independência e às competências dos três Poderes da República e do Ministério Público, e à harmonia entre eles.

 - Compreensão da natureza permanente do Estado e temporária dos governos. Distinção entre políticas de Estado e de governo.

  - Compreensão da imperiosidade da segregação de interesses, partidários ou pessoais, dos assuntos de Estado. Zelo pela não contaminação da gestão da economia pelos interesses partidários.

- Compreensão da macroeconomia e da interação entre política economia. Vale dizer: respeitando os limites que caracterizam o capitalismo, o Estado deve facilitar ao setor privado o atingimento das metas recomendadas pela política econômica.

- Priorização dos valores éticos de sua convicção quando se vir em conflito com valores condicionados pelos resultados eleitorais, típicos da cultura política. Repúdio ao conceito de que os fins justificam os meios à custa da ética.Compreensão de que poder institucional e autoridade são delegações populares; e, não, propriedade pessoal.

-  Paixão pela Política. Vocação extremada para servir à coletividade por meio do cargo público. Repúdio a servir-se pessoalmente do cargo e de transformá-lo em chamariz de eleitores em busca de benesses do Estado.

-  Não aceitação do clientelismo e nepotismo. Aversão à sucessão política patriarcal, entendendo que o mandato popular não é um bem familiar ou de apaniguados.

-  Consistência da história pessoal e do compromisso com ela. Procedimento coerente com o que propala. Consciência de que é um formador de opinião e multiplicador de ideias.

-  Franqueza e apego à verdade, convicto de que a meia verdade é a própria mentira inteira.

-  Moral ilibada, probidade, inteireza de caráter, competência e perseverança que respaldem sua intenção e capacidade para aplicação dos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

-  Aptidão para a gestão pública; espírito empreendedor; e primazia da consciência sobre o ego na gestão pública.

-  Bom uso da lógica; argumentação persuasiva pura, sem tendenciosidade, dissimulação ou manipulação; e disposição para o contraditório e atitude respeitosa no debate.

-  Capacidade de acesso à informação e de interpretação, análise e integração das inovações e dos novos conhecimentos, tendências e fatos.

-  Visão estratégica e compreensão pragmática do mundo e das oportunidades de inserção internacional do País.

- Patriotismo e pragmatismo nas relações exteriores. Acato à preeminência dos interesses nacionais e da soberania ante todos os fatores das relações externas, inclusive os ideológicos.

-  Conhecimento da história do País, do Estado Federado e do município; e capacidade de aplicá-la na solução de situações-problema.

-  Defesa intransigente da unidade territorial e da Nação.

A lista de atributos é rigorosa demais? É utópica? Fantasiosa? Fruto de idealização? Penso que possa ser qualificada como se encontra no Aurélio para uma das acepções de ideal: “a síntese de tudo a que aspiramos, de toda perfeição que concebemos ou se pode conceber”. Representa, pois, o perfil ideal.

 

Comentarios

Comentarios
O sistema político brasileiro é totalmente fraudável, observando que a implantação das urnas foi só para facilitar ainda mais a fraude eleitoral. Logo, quem entra em um sistema reconhecidamente fajuto não tem boas intenções (se bem que o inferno está cheio de boas intenções). Todo e qualquer candidato é traidor sim!!! ELEIÇÃO NÃO É OPÇÃO, POIS SÓ TEM POR OBJETIVO LEGITIMAR O CRIME POLÍTICO ORGANIZADO. NÃO VOTO MAIS - MEUS PRINCÍPIOS NÃO PERMITEM LEGITIMAR CRIMINOSO!!!
Boa tarde senhores!! Gostaria que intervissem no nosso país, os politicos o STF ,nao estao respeitando o nosso pais as intituicoes,moralmente judicialmente, culturalmente, e a midia comprada e manipulada.é GENERAL VILAS BOAS ASSISTI TUDO QUERO ORDEM E PROGRESSO NOVALMENTE.
HOJE EM DIA O REPRESENTANTE DEVE SER PRINCIPALMENTE (CONSERVADOR) E LIBERAL E SABER DOSAR AS PARTES POIS TEMOS QUE ABRIR AS PORTAS PARA A EVOLUÇÃO MAS NUNCA DEIXAR DE DEFENDER NOSSAS RAÍZES!
Gostaria imensamente que o exército brasileiro atendesse a contento os nossos irmãos de Pacaraima conforme eles explicam no vídeo abaixo. https://youtu.be/ArlSAbw5RnY
Senhor general, queira Deus que o nosso futuro líder máximo da Pátria esteja imbuído das qualidades citadas. Estamos fartos de personagens impregnados de ideologias ultrapassadas e nefastas, cujos efeitos trágicos estão à disposição de todos, em vastas literaturas de domínio público, No caso do Brasil, só os “idiotas úteis” a serviço dos “espertos inúteis” não procuram aprender. A reeducação do povo tornou-se prova de honra máxima para o futuro chefe supremo. O atual ministro da educação declarou recentemente que o ensino médio está falido e no fundo do poço: grande novidade! Considerando o perfil daquele ex-presidente que hoje cumpre pena e o daquela ex-presidente cujo lema era: Pátria educadora, só na lei de Murphy encontra-se a explicação. “Se alguma coisa pode dar errado, dará”. Como estudante que fui, somente na rede pública de ensino em tempos passados, observo uma distância enorme a ser percorrida, para se chegar ao ponto ideal, à altura de nossas tradições e cultura. Mesmo não tendo um grande domínio na arte de redação, me valho da coragem e da boa vontade para editar meus pensamentos que ainda trazem com muito orgulho as lembranças de um tempo esquecido, mas que clama com todas as suas forças, o seu retorno. Se o grande escritor Monteiro Lobato cunhou aquela frase, “um país se faz com homens e livros”...sem Deus?”, atrevo-me a reformular uma frase bastante difundida na atualidade: “Brasil acima de TODOS Deus acima de TUDO”!
Um patriota esse é meu desejo! Chega de entreguismo das nossas riquezas, ceifando nossa cultura e desorientando nossos jovens. BRASIL!
Gostaria do caminho mais fácil pra derrubar todas essas ideologias comunistas do país, que seria a Intervenção Militar, mas também sei que o povo em massa deveria pedir, mas foram doutrinados a ter medo dos militares, pela educação dos governos, e pela grande mídia. Todo apoio a Bolsonaro e a todos os militares, mas sei que se esbarrarão em um paredão, pois tudo foi aparelhado pelos governos saqueadores da Pátria. O aparelhamento encontra-se em grande parte da educação, do Congresso Nacional, boa parte da justiça, e mega empresariado. Mas deposito agora toda esperança em Bolsonaro e Mourão, que, como comandante das FORÇAS ARMADAS, pedirá socorro em caso de não conseguir furar esse paredão, que acredito impossível conseguir. Abraço a todos. Fiquei meio desanimado com os militares, por não agirem, mas entendo que não é o momento, pois configuraria como golpe, pela esquerda. Continuo pelas minhas redes sociais e no trabalho e na luta levando conhecimento das pessoas a importância de se clamar por uma Intervenção das FORÇAS ARMADAS no país. Abraço. .
Exelentes e importantes opiniones todas. Parabens!
Excelentes observações, General. Este " novo" campo de batalha - o da política eleitoral - requer, como qualquer outro, profundo conhecimento dos adversários, do " terreno" e principalmente, das regras do jogo .Ou, da ausência delas. Esses "novos guerreiros " devem esperar - e se preparar para - ataques contra sua história profissional, sua família e sua honra pessoal.
Boa noite, Interessante o conteúdo. Espero que todo sempre se mantenha dentro da filosofia republicana em especial o Estado Republicano. As repúblicas americanas, entre elas a de Brasil, estão sendo transformadas em uma mistura de socialismo com democracia e agora com comunismo totalitarista. São só repúblicas no papel, as constituições foram misturadas com ideologias políticas cada vez mais populistas, demagógicas e corruptas. Os militares que entram no mundo da política hoje, devem ter cuidado em não confundir república com democracia e muito menos com crer que as repúblicas podem ser socialistas também... No mundo militar a disciplina parte da relação ordem-obediência ... No mundo civil de base republicana a relação é disciplina-consciência a través da educação republicana... que esta baseada em ética, moral, filosofia socrática ocidental, credo cristão, economia capitalista com valores éticos e morais, cultura ocidental... A política de base republicana se centra em o serviço público, não em uma luta por poder. O povo deve ser educado e pela edução republicana, converter-se em cidadãos e juntos, cidadão-servidores públicos, construir a república.
Senhores (as). A situação de hoje é muito pior que em 64. Estamos no aguardo de uma reação à altura de nossas FA, principalmente depois do atentado que nosso futuro presidente sofreu. Vimos pedidos de manter a calma, não reagirmos, mantermos a compostura...... A oposição na Venezuela fez o mesmo durante todo o mandato de Hugo Chaves e olha no que deu. Acredito que o momento de "conversar" já tenha passado há pelo menos 2 anos. ELES declararam guerra, resta a nós a reação à altura!!! Mais um detalhe: eles gritam, ameaçam, xingam...... mas na hora que sentem que HAVERÁ reação, correm feito cachorros de rua com o rabo entre as pernas.
Com o advento do governo exercido por civis, eleitos pelo voto direto, houve uma construção de leis e de todo um aparato jurídico no qual se fundamenta o nosso atual Sistema Político. Há muito mais partidos que ideologias, há muitos mais aventureiros do que capazes, há mais rótulo pejorativo em ser político do que há honra, há muito mais busca por privilégio que altruísmo, há muitos líderes egocêntricos e não há lideranças eficazes que pensam coletivamente, há muita arrecadação e nenhum retorno. A luta armada que visava tomar de assalto a nação brasileira encontrou de frente o Exército de Caxias, então, com a anistia concedida aos comunistas e afins ideológicos, optou-se pela linha de mudança cultural, nos moldes propostos por Antônio Gramsci. Finalmente a corrente filosófica dos anistiados políticos teve acesso ao poder! Mais de 40 anos de falsos silogismos levando a população brasileira a concluir com falsas inferências e distorções históricas. O politicamente correto criou numerosos rótulos, imediatamente aplicados aos que veem a vida de forma natural e sob a ótica dos conceitos morais. Os valores foram completamente invertidos. O marginal vale mais que o policial, o ócio vale mais que o trabalho, a indolência vale mais que a prudência, a lógica ideológica vale mais do que o conhecimento, os cargos e posições estratégicas são de livre nomeação, os militares foram sendo diminuídos, as Forças Armadas foram sucateadas, os meios de comunicação foram viciados em recursos do Estado, a classe artística se tornou dependente do contribuinte de forma indireta, a cultura foi transformada em lixo, a memória nacional foi destruída, as relações internacionais foram limitadas, a diplomacia foi numerosas vezes envergonhada, o que era divino se fez profano e o que era profano ocupou todos os lugares. Estamos vivendo um momento de transição e virando uma página cínica de nossa história. Isso demandará uma reformulação legal, uma reforma política, uma reforma tributária e um reforço de antídoto ideológico, o qual deve ocorrer pelo exemplo. Há muitas mentes boas concluindo errado. Precisamos resgatar os valores nacionais imediatamente e isso já está acontecendo. Pela primeira vez há opção política que converge para o resgate dos valores sociais do trabalho, da construção, das boas relações, das crianças brasileiras, do moral e da moral brasileira. Aparentemente as mudanças filosóficas não ocorrerão de forma pacífica, mas precisarão ocorrer de forma muito clara em relação às intenções.A lei precisa ser modificada de maneira que o líder político possa fazer dela a satisfação dos anseios da população, no estrito cumprimento dos preceitos de lei e da ordem. O povo já não mais suporta engolir sem digerir tantos fatos políticos baseados em aparelhamento Estatal, em autoritarismo ideológico, em leis absurdas e em valores distorcidos, construídos pela massiva divulgação de mentiras que se tornam verdades questionáveis. Já há um grande e evidente movimento popular, decolando com vento de proa, onde decola um bombardeiro armado, pronto e com missão definida. As lideranças políticas que começam a aparecer em destaque estão ocupando silenciosamente o terreno. Cada posição tem a estratégia definida e vai no mesmo sentido da vontade popular. A esperança é hoje a montanha do Leste, fazendo nascer o sol. Não há como impedir o levante solar, da luz, do calor, da germinação do novo e de sua farta colheita. Através das novas Lideranças que se impõem pela vontade soberana do povo do Brasil, venceremos! Os valores morais serão resgatados. A lei será escrita em conformidade com a legalidade e coerência dos atos. O ouro voltará a ter o devido valor. À ideologia a lágrima. Brasil Acima de Tudo! Deus acima de todos.
VISITANTE - ATE HOJE UM BRASILEIRO COM 73 ANOS, QUE JA PASSOU POR VARIOS PERIODOS SOCIAIS, LEMBRANDO DAS MELHORES EPOCAS VIVIDAS, DURANTE A GRANDE REVOLUÇAO DE 1960, ONDE FORAM COMBATIDOS TODO A CORJA COMUNISTA, MAS NA PROLE DOS RATOS, DEIXARAM QUE OS MAIS PERIGOSOS VIVESSEM, ESSE FOI O GRANDE ERRO, SE TIVESSEM DIZIMADOS TODOS, HOJE NAO ESTARIAMOS PASSANDO POR ESTA CALAMITOSA SITUAÇAO ONDE VIVEMOS, O QUE MAIS ME AMEDRONTA, ONDE O GENERAL MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS POE EM DUVIDAS O PLEITO ELEITORAL, POR QUANTO A URNAS ELETRONICAS PASSIVEIS DE SEREM FRAUDADAS, PRINCIPALMENTE QUANDO NOSSO CANDIDATO SE ENCONTRA A FRENTE, DIZ QUE O RESULTADO DESSAS ELEIÇOES PODEM SEREM COLOCADAS EM DUVIDAS, VAI MAIS ALEM ONDE INFORMA QUE O DEPARTAMENTO TECNOLOGICA DO EXERCITO NAO PARTICIPARA DA CONFERENCIA DE BOLETINS DAS URNAS APOS OS RESULTADOS, QUANTO A ESSES PROCEDIMENTOS, NAO SE PODE DEIXAR o STE INFILTRADO A VONTADE SEM UMA FISCALIZAÇAO, QUEREM QUE O SISTEMA CONTINUE, COM A PALAVRA O MINISTRO CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS.
Visitante - Geraldo MM Quadros em Domingo, 09 Dezembro 2018 17:39 O Brasil e as políticas dos governantes atuais. Porque os crimes de evasão de riqueza do Brasil? porque as pessoas mais pobres são as que mais sofrem? onde escondem as riquezas do Brasil no crime da evasão internacional? Os países chamados de desenvolvidos não possuem, nos seus subsolos, riquezas minerais em quantidades suficientes para manterem seu grau de desenvolvimento industrial. Por isso, precisam, desesperadamente, das matérias primas do subsolo de outras nações e a História já deixou claro que não medem esforços, nem tem escrúpulos para a obtenção dessas matérias primas. O subsolo da Amazônia é composto de uma grande bacia sedimentar que corresponde à calha do Solimões (Amazonas) e do Escudo das Guianas, ao norte e do Escudo Brasileiro, ao sul. As rochas desses escudos são as mais antigas da América do Sul. Diz Gama e Silva, que “a idade e a dimensão avantajada dos Escudos Amazônicos credenciam-nos como verdadeiro “Oriente Médio” dos metais. Com efeito, contêm eles as maiores reservas de nióbio e titânio da terra, a quarta maior reserva de estanho, a quinta de ferro, além de quantidades apreciáveis de cristais, chumbo, cobre, cromo, diamantes, fluoreto, lítio, manganês, molibdênio, pedras preciosas, prata, tântalo, terras raras, tungstênio, zinco, zircônio e minerais radioativos, tório ( Brasil maior reserva mundial) e urânio”.
O Brasil e a política dos governantes atuais Porque se gasta tanto dinheiro do povo em campanha eleitoral? porque candidatos pobres não concorrem a cargos políticos com igualdade aos direitos de liberdade democrática? Como calcular o custo da campanha eleitoral 2018, como saber o custo de cada voto de cada eleitor com a urna eletrônica, quem paga os vencimentos de salários dos governantes é o povo brasileiro através dos impostos. A campanha eleitoral na verdade não é gratuita? “. Montante exato de informações do Tribunal Superior Eleitoral proximamente. Sob a alegação de reduzir os custos das disputas eleitorais no Brasil, os legisladores brasileiros resolveram, em setembro do ano passado, na tal Reforma Política e Eleitoral, estabelecer limites irreais para os gastos dos candidatos, fixando em R$ 69,99 milhões o limite máximo para cada concorrente à Presidência da República; de R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões, de acordo com o número de eleitores de cada unidade da Federação, para o concorrente ao Governo do Estado; também a depender do eleitorado estadual, de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões por interessado em ser Senador da República, e de R$ 2,5 milhões e R$ 1 milhão, em todo o País, individualmente, para os concorrentes às cadeiras de deputado federal e deputado estadual. Na eventualidade de um segundo turno, os candidatos a presidente e governadores poderão gastar até a metade do especificado para o dia 7 de outubro, o primeiro turno da disputa. Só uns poucos candidatos, notadamente os de menores posses e os com capacidade limitada de arrecadar recursos para a campanha, cumprirão o estabelecido pela legislação. A maioria do eleitorado brasileiro ainda não está preparada para escolher o seu representante político como uma respeitável ação cívica. De igual modo, com honrosas exceções, os postulantes a cargos no Legislativo e no Executivo continuam estimulando a prática da compra e venda do voto, por ser o caminho mais curto para alcançar a vitória na disputa. Eles não se conscientizaram de que convencendo o eleitor a sufragá-los estarão legitimados como verdadeiros representantes, além de contribuírem para uma nova ordem social, na qual os políticos poderão ter o devido respeito, com condições de transitarem livremente em todos os pontos do Estado ou do País, o impossível de acontecer nos dias de hoje, tamanha é a aversão da sociedade à classe política por conta dos malfeitos de uns tantos, tão intensamente propagados após as investigações e denúncias formais ao Poder Judiciário. Fundo e gasto eleitoral Oficialmente, os principais recursos para financiamento de todas as campanhas, no Brasil, sairão do Fundo Eleitoral criado com a Reforma Política do ano passado, de R$ 1,7 bilhão, além de ajudas de pessoas físicas e de arrecadação dos partidos com vendas de objetos e serviços. Os recursos do Fundo sairão do Erário federal e serão distribuídos aos partidos pelo TSE, conforme detalhamento feito pela própria Lei que o criou. Do total, 2% serão divididos igualmente entre todos os 35 partidos existente no Brasil, 35% serão para os partidos com ao menos um deputado federal, 48% repartidos com as agremiações na proporção do número de deputados federais em 28 de agosto de 2017, e, finalmente, os 15% restantes serão para as siglas na proporção do número de senadores em 28 de agosto de 2017. Internamente, não há critério oficial para a divisão desses recursos. Cada partido definirá sua prioridade, podendo distribuí-los só com os candidatos majoritários, só com os deputados federais que buscarem renovar os mandatos, ou com outras maneiras mais convenientes a cada agremiação. Todos os candidatos, porém, mesmo que ainda não tenham oficializado suas postulações (isso só poderá acontecer a partir de agosto, após as convenções partidárias), já poderão arrecadar recursos, a partir do dia 15 de maio, com promoções de campanhas online. No Brasil de tantos gastos, parabéns ao povo brasileiro, pela dedicação ao trabalho feliz natal e prospero ano novo.

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados