O PATRONO DO SERVIÇO DE TOPOGRAFIA DO EXÉRCITO

Autores: 2º Ten Rodrigo Silveira da Cruz
Sexta, 17 Outubro 2025
Compartilhar

O presente trabalho destina-se a apresentar a ilustre figura do Gen Div Eng Geógrafo Djalma Polli Coelho, Patrono do Serviço de Topografia, e ressaltar seus excelentes serviços prestados em prol do desenvolvimento nacional, como a Chefia do Destacamento Especial do Nordeste, que culminou com a criação do atual 3º Centro de Geoinformação. Também foi Chefe da Comissão Técnica para o Estudo da Localização da Nova Capital da União, entre 1946 e 1948, e Presidente do IBGE, no início da década de 50. Como diretor da Escola de Geógrafos do Exército, representou o Ministério da Guerra, na função de Membro do Diretório Central do Conselho Nacional de Geografia.

Nascido em 17 de outubro de 1892, em Curitiba(PR) e falecido a 18 de outubro de 1954, no Rio de Janeiro, era filho do Primeiro-Sargento José Manuel da Silva Coelho, lotado no 17º Batalhão de Infantaria, que participou do Cerco da Lapa e da dona de casa Amália Poly Coelho.

Foi aluno brilhante no Colégio Militar do Rio de Janeiro, recebendo do Sr Nilo Peçanha, Presidente da República, o diploma do Curso de Agrimensor, que concluiu em 1º lugar, com a Medalha de Ouro e o Prêmio Deodoro, conforme o jornal Diário da Tarde (Curitiba/PR) edição 03493, de 07 de maio de 1910. Finalizou sua vida estudantil ostentando as insígnias de coronel aluno e ingressou em 1º de março de 1911 na antiga Escola de Guerra do Realengo, sendo promovido a oficial em 1914 e de acordo com o Boletim do Exército nº 12, de 25 de março de 1916, foi classificado na Arma de Infantaria, no 5º Regimento.

Desempenhou a função de inspetor de tiro e instrução militar, em 1918, na 4ª Divisão de Exército, com sede em São Paulo.

Ingressou, ainda como 1º tenente, no Serviço Geográfico Militar “onde passaria a embalar o seu espírito em redes de primeira ordem e a encantá-lo da visão estereoscópica e da plástica das formas orográficas”, segundo as palavras do Gen Lincoln de Carvalho Caldas, no Anuário Estatístico da DSG, anos 1953-1954. De acordo com o BE nº 607, de 05 de julho de 1930, foi designado a apresentar-se no “Serviço Geographico Militar, afim de effectuar matricula no curso de engenheiros geographos do Instituto Geographico Militar”, concluindo o Curso de Engenheiro Geógrafo em 1931, no posto de capitão, conforme publicado no BE nº 9, de 05 de dezembro de 1930.

O então Capitão Polli Coelho foi delegado auxiliar da Comissão de limites do Setor-Sul, órgão técnico do Ministério das Relações Exteriores, em trabalhos de demarcação nas fronteiras do Brasil com o Uruguai e Paraguai, sendo exonerado da função, em março de 1931.Foi elogiado pelo Ministro das Relações Exteriores, pois “deu cabal desempenho às suas funções, mostrando-se um oficial competente e sempre cumpridor de seus deveres”, conforme publicado no Boletim do Exército nº 34, de 10 de abril de 1931.

Em 1944, o então Coronel Polli Coelho acompanhado do General de Divisão Cândido Mariano da Silva Rondon, foi nomeado pelo Presidente da República para a função de Membro da Delegação do Brasil à "II Reunião Pan-Americana de Consulta sobre Geografia e Cartografia", que foi realizada no Rio de Janeiro, no período de 14 de agosto a 2 de setembro daquele ano, de acordo com o Boletim do Exército nº 34, de 19 de agosto de 1944.

A participação do então Ten Cel Djalma Polli Coelho na criação do “Quadro de Topógrafos do Exército”, deve-se ao seu trabalho no Destacamento Especial do Nordeste, do qual foi Chefe, no início da década de 40, onde relatou a necessidade de contar com pessoal técnico na organização e levantamento dos trabalhos de campo. Ressaltamos que o DEN contou com tenentes e sargentos ajudantes, oriundos da 1ª DL, remanescentes do "Quadro de Topógrafos" da Carta Geral.

Teve seu nome retificado, no Almanaque do Exército e em todos os documentos relacionados à sua pessoa, de Djalma Poly Coelho para Djalma Polli Coelho, conforme publicação no Boletim do Exército nº 10, de 06 de março de 1954.

No Anuário Estatístico da DSG, ano 1953-1954, consta que visando à segurança do País, em função da possibilidade da 2ª GM transpor o Atlântico e chegar em terras americanas, coube, ao Gen Polli Coelho a missão de dirigir, a partir de 1941, o levantamento aéreo e terrestre de uma larga faixa de terreno, abrangendo o litoral, entre os estados do Ceará e Pernambuco.

Era esta a contribuição do Serviço Geográfico no conjunto das operações militares que seriam desenvolvidas no Nordeste, contando com número superior a 30 oficiais engenheiros e sargentos topógrafos, mobilizando também o Curso de Geodésia da Escola Técnica do Exército, convocando seus oficiais e alunos, junto com os da 1ª DL, assim como oficiais da reserva e engenheiros civis possuidores do curso complementar da Escola de Engenheiros Geógrafos Militares, concluindo em 1945, a impressão das folhas topográficas provisórias do litoral nordestino.

Foi Diretor do Serviço Geográfico Militar e promoveu a criação do Curso de Topografia na Escola Técnica do Exército.

Recebeu a distinção de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito do Paraguai e da Legião de Honra da França. Responsável também pela primeira edição do Anuário da DSG, em 1948.

Com a publicação da PORTARIA – C Ex Nº 1.659, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021, no Boletim do Exército nº 51, de 24/12/2021, foi entronizado como Patrono do Serviço de Topografia do Exército.

Referências Bibliográficas:

Anuario Estatistico da DSG, ano 1953-1954

BE nº 607, de 05 de julho de 1930

BE nº 34, de 10 de abril de 1931.

BE nº 34, de 19 de agosto de 1944.

https://tokdehistoria.com.br/tag/destacamento-especial-do-nordeste/

Notas e fatos. Diário da Tarde, Curitiba, 07 maio 1910. Disponível em https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800074&pesq=djalma%20polli%20coelho&pagfis=12717 Acesso em 31 Jul 2025.

Gomes Carneiro e a Lapa. Diario da Tarde, Curitiba, 12 Fevereiro 1944. Disponível em https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800074&pasta=ano%20194&pesq=djalma%20polli%20coelho&pagfis=66033.Acesso em 31 Jul 2025.

Inspeções de Armas e Serviços. Ministério da Guerra. Administrativo, Mercantil e Industrial. RJ, 1918, edição A00074, Disponível em https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394&pagfis=69610.Acesso em 01 Ago 2025.

CATEGORIAS:
História

Comentarios

Comentarios

Parabéns pelo excelente artigo e também a todos militares do Serviço de Topografia pelo seu dia. 17 OUT Dia do Serviço de Topografia. 

Assisti ontem, 16.10.2025, a palestra do 2° Ten Rodrigo no DCT, onde pude conhecer mais sobre a história da topografia. 

Parabenizo o militar pela bela apresentação.

2° Ten VICENTE de Paula Araújo.

Topógrafo 1977 - EsIE

Excelente, é de extrema importância nossos serviços

Parabéns 2° Ten Rodrigo pelo artigo riquíssimo! Sei que é fruto de minucioso trabalho de pesquisa e, de muita dedicação, espelhando o seu elevado grau de profissionalismo! Parabéns!

2° Ten QAO De Paula - Cia C CMA

 É sempre bom relembrar a história e o exemplo do patrono da Topografia do Exército. Uma bela homenagem e um marco para todos nós. Muita topografia!!

Excelente artigo, conhecer a história do patrono da topografia mostra  um verdadeiro exemplo de como a dedicação e o conhecimento técnico, especialmente em Topografia, são fundamentais para o desenvolvimento e a segurança nacional. Isso destaca a importância os militares de topografia.

Excelente artigo, bem completo e com bastante informações 

Excelência como sempre!  Parabéns aos nobres colegas topógrafos por nosso dia e ao amigo também Topo e Paraquedista pela grande pesquisa! 🔰🌐

 

Artigo de grande relevância! A própria Topografia ainda é pouco difundida entre os militares, ainda mais o seu patrono... Agradecemos por trazer à memória feitos históricos e importantes para os militares. Parabéns pelo excelente artigo!

Tive a grata satisfação de servir por quase quatro anos no 2º Centro de Geoinformação (2º CGEO), período em que tive a oportunidade de participar do Estágio de Sensoriamento Remoto e Geoinformação. Durante essa experiência, pude acompanhar de perto o trabalho primoroso desenvolvido pelo Centro, bem como aprofundar meus conhecimentos sobre a história e a evolução do serviço de topografia do Exército Brasileiro. Aproveito a oportunidade para parabenizar o 2º Tenente Rodrigo Silveira da Cruz pelo excelente artigo produzido.

Ten QAO Rodrigo, a prova viva que o Paraquedista também é historiador! Ten, Parabe´ns pelo trabalho! Sempre dedicado e honesto ao falar sobre nossa qualificação. Sucesso!

Excelente!

Excelente, ótimo trabalho!

Parabéns pela palestra! Foi inspiradora, cheia de conteúdo relevante e apresentada com muita clareza. Seu trabalho e dedicação ficaram evidentes servindo como uma base sólida na divulgação do Serviço de Topografia e seu Patrono.

Excelente artigo, muito importante para o reconhecimento e valorização do serviço de Topografia. Mais uma vez o Tenente Rodrigo segue lutando para o reconhecimento de um quadro tão importante.

Excelente , parabéns.

Excelente artigo! Apresenta de forma clara e rica em detalhes a trajetória do Gen Div Djalma Polli Coelho, destacando suas importantes contribuições para o Exército e para o desenvolvimento da topografia no Brasil.

Artigo muito esclarecedor sobre o Serviço de Topografia do Exército Brasileiro. Conhecer os feitos relevantes de seu Patrono, o Gen Div Eng Geógrafo Djalma Polli Coelho, é de suma importância para todos nós brasileiros, pois a atuação deste brilhante militar do Serviço Geográfico foi marcante tanto no campo técnico, quanto na modernização das instituições responsáveis pelo mapeamento do território nacional. Parabéns ao autor pelo conhecimento aprofundado sobre o tema. Excelente!

Parabéns ao Autor pela reportagem  e que venham mais reportagem sobre o nosso valoroso E.B

 Excelente Reportagem sobre o patrono da Topográfia !!! Parabéns ao Autor.

Parabéns, Tenente Rodrigo Cruz, pelo excelente trabalho que traz a história do ilustre trabalho da topografia, que tem uma grande importância não apenas para o Exército Brasileiro, mas também para a sociedade.

Excelente artigo e retrata muito bem a síntese biog´ráfica do Gen Div Eng Geógrafo Djalma Polli Coelho, Patrono do Serviço de Topografia, ressaltando a importância relevante ao nosso EB. Parabéns pelo excelente trabalho Ten Rodrigo.

ST BITTENCOURT - ADJ CMDO 1º BFv

Excelente artigo, mostra aos topógrafos militares de hoje nossa difícil origem mas hoje ratificada a necessidade por todo o Exército Brasileiro nas mãos diversas missões onde somos empregados! 

Parabéns Ten Rodrigo. Excelente trabalho de pesquisa, e justa homenagem ao Patrono do Serviço de Topografia do Exército, Gen Div Eng Geógrafo Djalma Polli Coelho. A grandeza do nosso Exército, faz por vezes, que não conheçamos nossa história por inteiro.  Seu texto traz à luz um parentese da nossa história, que servirá de farol aos que estão chegando. O trabalho do serviço de topografia é de fundamental impotância, não só nas Comissões Regionais de Obras, mas também nos batalhões de construção, onde o topógrafo é o primeiro que chega para fazer o levantamento topográfico e colher informações para a elaboração do projeto das diversas obras que são realizadas pela nossa Engenharia de Construção. 

Obrigado por nos proporcionar a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso Exército. 

Cap R/1 Donizete. EC 1º BFV.   

Artigo de extrena importância, excelente.

O texto apresenta uma pesquisa de notável profundidade e rigor histórico, que enaltece não apenas a trajetória do General de Divisão Engenheiro Geógrafo Djalma Polli Coelho, mas também o inestimável valor do conhecimento institucional do Exército Brasileiro. Ao resgatar com precisão e riqueza de detalhes a vida e as realizações desse ilustre Patrono do Serviço de Topografia, o autor demonstra não só compromisso com a preservação da memória militar, como também um genuíno amor pela profissão e pelos ideais que norteiam a carreira castrense.

Percebe-se, ao longo do texto, o respeito e a admiração pela figura do General Polli Coelho, cuja dedicação à ciência, à geografia e ao serviço à Pátria refletem a essência do militar pesquisador e patriota. A narrativa, ao destacar feitos relevantes — como a participação na Comissão Técnica da Nova Capital e a liderança em órgãos estratégicos como o IBGE —, evidencia a importância da contribuição militar para o desenvolvimento nacional e para o fortalecimento das instituições do Estado brasileiro.

Em suma, trata-se de um trabalho exemplar, que alia conhecimento técnico, sensibilidade histórica e profundo sentimento de pertencimento às tradições do Exército, reafirmando o compromisso com a excelência e com a perpetuação dos valores que moldam a nobre missão de servir ao Brasil. Viva nosso Patrono Djalma Polli Coelho! Viva a nossa Topografia!

Mais uma vez, o Tenente Rodrigo nos presenteia com um texto de altíssimo nível, oferecendo valiosas informações sobre o General de Divisão Engenheiro Geógrafo Djalma Polli Coelho, Patrono do Serviço de Topografia. Sua abordagem destaca, com sensibilidade e precisão histórica, os relevantes serviços prestados por esse ilustre militar em prol do desenvolvimento nacional, especialmente no campo da engenharia e da topografia. Parabéns, Tenente Rodrigo, pela dedicação, pelo zelo na pesquisa e pela forma inspiradora com que mantém viva a memória daqueles que contribuíram de maneira tão significativa para o nosso país. Um Forte abraço! Sub Ten RR Marcos Ataide

Excelente artigo, parabéns ao amigo,, orgulho de fazer parte desse valoroso serviço de Topografia. 

Excelente trabalho. O serviço de Topografia tem um relevante papel no desenvolvimento nacional!!!

Texto primorosamente elaborado, com elevado rigor técnico e relevância histórica. Ao retratar a trajetória de nosso Patrono, exalta a importância do Serviço de Topografia no Exército Brasileiro e inspira-nos a continuar honrando seu legado.

Parabéns meu camarada pelo excelente artigo,  trazendo as informações relevantes do nosso Patrono !

Artigo muito bem elaborado — informativo, claro e pertinente. Contribui de forma muito relevante para o Serviço de Topografia. Parabéns pelo trabalho! 

Com grande satisfação e orgulho, parabenizo o 2º Ten QAO Rodrigo, meu Companheiro de Turma (CFS 1997), pelo excepcional artigo que retratou de forma resumida, porém extremamente significativa, a magnífica carreira do Gen Djalma Polli Coelho, que hoje, nós Topógrafos, de ontem e de sempre, o reverenciamos como Patrono do Serviço de Topografia.

​"O General Djalma Polli Coelho é uma figura central na história da Topografia do Exército Brasileiro. Seus serviços foram cruciais para o desenvolvimento nacional, destacando-se a chefia do Destacamento Especial do Nordeste (que deu origem ao atual 3º Centro de Geoinformação), a presidência do IBGE e a participação na comissão que estudou a localização da Nova Capital da União, demonstrando sua vasta contribuição para a geoinformação e infraestrutura do país."

​"Parabéns ao 2º Tenente Rodrigo Silveira da Cruz pelo excelente artigo! É um trabalho de pesquisa valioso que resgata e honra a memória e o legado do General Djalma Polli Coelho, Patrono do Serviço de Topografia. O texto é fundamental para divulgar a importância histórica do General e seus feitos em prol do Exército e do desenvolvimento geográfico do Brasil."

A pesquisa relata quão importante, foi o trabalho sério e dedicado de membros,do exército brasileiro,para o desenvolvimento da nação. Foi importante demais,fazer esse resgate.Parabens  pelo estudo, empenho e apresentação .

Ana Aleluia Porciúncula Silveira.                                                A pesquisa relata, o quão importante foi o trabalho sério e dedicado de membros do Exército Brasileiro,para o desenvolvimento geral da nação..Lástima que isso ficou ignorado por parte da grande maioria da população. Foi portante fazer esse resgate. Excelente trabalho,Rodrigo!

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados