O lançamento de suprimento aéreo em áreas de conflito ou desastres naturais

Autor: ST Hildemar das Graças Teixeira

Quarta, 15 Maio 2024
Compartilhar

O lançamento de suprimento aéreo é uma técnica militar que consiste em lançar cargas de suprimentos, como alimentos, munições e equipamentos, de uma aeronave em voo. Essa técnica é frequentemente utilizada em operações militares, mas também pode ser usada para fornecer ajuda humanitária em áreas de conflito ou desastres naturais.
História
O lançamento de suprimento aéreo tem uma longa história, tendo sido utilizado pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial. Na época, a técnica era utilizada para fornecer suprimentos às tropas que estavam sitiadas em cidades ou posições remotas.
No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que o lançamento de suprimentos aéreos ganhou importância estratégica. As forças aliadas lançaram milhões de toneladas de suprimentos para a União Soviética, que estava sob ataque da Alemanha nazista. O lançamento de suprimentos também foi essencial para a sobrevivência das forças aliadas na Europa ocupada pelos alemães.
Após a Segunda Guerra Mundial, o lançamento de suprimento aéreo continuou a ser utilizado em conflitos militares. No entanto, a técnica também passou a ser usada para fornecer ajuda humanitária.
Principais vantagens
O lançamento de suprimentos aéreo oferece uma série de vantagens em relação a outros métodos de transporte de ajuda humanitária. Em primeiro lugar, o lançamento aéreo é rápido e eficiente. Os suprimentos podem ser entregues em áreas remotas ou inacessíveis por outros meios. Em segundo lugar, o lançamento aéreo é preciso. Os suprimentos podem ser lançados com precisão em pontos específicos, evitando desperdícios. Em terceiro lugar, o lançamento aéreo é seguro. Os suprimentos são lançados de uma altitude segura, minimizando o risco de danos ou ferimentos.
Principais desafios
O lançamento de suprimento aéreo também apresenta alguns desafios. Em primeiro lugar, a técnica pode ser perigosa para as tripulações das aeronaves. Os aviões que realizam lançamentos aéreos são frequentemente atingidos por fogo antiaéreo.
    Em segundo lugar, o lançamento aéreo pode ser ineficiente em áreas com condições climáticas adversas. O mau tempo pode dificultar o lançamento preciso dos suprimentos. Em terceiro lugar, o lançamento aéreo pode ser caro. Os custos de operação das aeronaves e da equipe de lançamento são elevados.
O uso do lançamento de suprimento aéreo em operações de ajuda humanitária é uma ferramenta valiosa para fornecer ajuda humanitária em áreas de conflito ou desastres naturais. A técnica pode ser utilizada para entregar suprimentos essenciais, como alimentos, água, medicamentos e abrigo.
O lançamento de suprimento aéreo foi utilizado em uma série de operações de ajuda humanitária ao longo dos anos. Por exemplo, a técnica foi usada para fornecer ajuda às vítimas da fome na Etiópia em 1984, aos refugiados da guerra civil do Iraque em 1991 e aos sobreviventes do terremoto no Haiti em 2010.
As aplicações atuais do lançamento de suprimento aéreo continuam a ser uma ferramenta importante para fornecer ajuda humanitária em todo o mundo. A técnica é utilizada por agências humanitárias, como o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), a Cruz Vermelha Internacional e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O PAM é a maior agência humanitária do mundo e utiliza o lançamento de suprimentos aéreos para fornecer ajuda a milhões de pessoas em situação de emergência. Em 2022, o PAM lançou mais de 100.000 toneladas de suprimentos em 20 países. No Brasil, em 23 de novembro de 2023, o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas de Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) recebeu a medalha mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas por prestar relevantes serviços com a sua destacada participação na Operação Ágata Norte/Operação Yanomami. Naquela missão, o B DOMPSA e a Força Aérea Brasileira realizaram o lançamento por via aérea de 1.200 cargas, totalizando mais de 600 toneladas de suprimentos lançados no aeródromo de Surucucu (RR), onde está localizado o 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF). Estes suprimentos atenderam, aproximadamente, 30.000 pessoas que vivem no extremo norte do Brasil. Este foi o maior lançamento de cargas realizado na América Latina, caracterizando-o como um feito histórico para o Exército Brasileiro do maior lançamento aéreo de suprimento dos últimos anos em terras Yanomamis.

Por fim, o lançamento de suprimento aéreo é uma técnica versátil que pode ser utilizada em uma variedade de situações. A técnica é rápida, eficiente e precisa, tornando-a uma ferramenta valiosa para fornecer ajuda humanitária em áreas de conflito ou desastres naturais.     

 

Fonte:
Potter, R. W., & Gilles, J. K. (2006). Humanitarian logistics: Supply chain management in disaster relief. CRC Press.

Airdrops in humanitarian relief: A review of the literature

https://www.bdompsa.eb.mil.br
 

Comentarios

Comentarios

Excelente!

Excelente artigo!! Parabéns!

Excepcional!

Excelente, os especialistas DOMPSA, estão preparados para preparar e lançar as cargas necessárias, seja em tempo de ou de paz, em ajuda humanitária, fico muito orgulhoso de saber dos feitos do B DOMPSA, particularmente da CPLC, CIA PREPARAÇÃO E LANÇAMENTO DE CARGA, em ajuda humanitária. Cunhete.

DOMPSA, errar nunca!

Grande ST Hildemar. Tive o privilégio de participar, com ele, da Operação Ágata Norte/Operação Yanomami. Naquela missão, o B DOMPSA e a Força Aérea Brasileira realizaram o lançamento por via aérea de 1.200 cargas, totalizando mais de 600 toneladas de suprimentos lançados no aeródromo de Surucucu (RR), onde está localizado o 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF). Na referida missão, o ST Hildemar demonstrou excepcional conhecimento técnico e, também, grande habilidade interpessoal, fatores de suma importância para o êxito da missão.

Parabéns pelo trabalho e parceria, meu amigo!

1T Seabra - FAB

 

Excelente meu amigo Pracinha, o Especialista DOMPSA, é capacitado para cumprir as missões de preparação e lançamento de carga, em tempo de guerra ou paz, com ajuda humanitária.

Cunhete, DOMPSA, errar nunca!

Muito Bom! o exército sempre presente nas horas mais difícil, com dedicação, e trabalho sério, o exército segue cumprindo a missão desafiando os próprios limites, Parabéns a todos que participaram,  seguimos confiantes, nos trabalhos agradecemos a dedicação, e a coragem, dessa Cia, 

Excelente ação do Exército Brasileiro, Braço Forte Mão Amiga!

Parabéns pelo excelente artigo que aborda um tema de relevada importância , nas recentes ações humanitárias pelo mundo a fora, e crescendo de importância nos episódios recentes no nosso país..

Como sempre, uma excelente publicação! Desta vez falando da relevância do lançamento de suprimentos aéreos em aéreas de conflito ou desastres naturais, mostrando a grande relevância do BDompsa e do Exército brasileiro. Parabéns!

Excelente trabalho, "errar nunca""!

Uma grande ferramenta para ser utilizado em diversas facetas de necessidade humana advinda de um conflito, de uma catástrofe enfim tem abrangência de grande espectro. Nossa tropa sempre pronta a cumprir as missões.

Bom dia, parabéns pelo projeto Deus abençoe sempre ao nosso povo e o nosso Exército Brasileiro e a todos os militares e suas famílias também!

Muito bom artigo. Instrutivo! Aprendi um pouco mais sobre o tema.

Parabéns a você - pelo excelente artigo - e ao B DOMPSA - pela participação frequente e decisiva em atividades de caráter humanitário, nos últimos anos, empregando o LAS! 

ERRAR NUNCA!

Excelente! Uma técnica essencial para diversas situações, a qual mantém as condições necessárias para a sobrevivência e manutenção dos locais afetados. 

Ficamos felizes, pois a relevância de nossas forças armadas em diversas ações, muito bom saber que podemos contar com esse apoio logístico, que é fundamental a todo o mundo.

O artigo esclarece o emprego do lançamento aéreo de suprimento e evidencía a capacidade do EB em realizar tal lançamento, por meio do BDOMPSA, para atender as demandas em proveito da tropa e também da população civil apoiada.

SIDNEI- DOMPSA 435

Excelente artigo meu amigo! Que Deus o abençoe! 

Muito bom. DOMPSA 

EFICIÊNCIA, PREPARO E COMPETÊNCIA, NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO, EXÉRCITO BRASILEIRO, SEMPRE SERÁ BRAÇO FORTE E MÃO AMIGA! O PRONTO EMPREGO É REAL E SE FAZ NECESSÁRIO, EM TODAS AS REGIÕES DA NOSSA ABENÇOADA PÁTRIA QUERIDA, E Q O SENHOR DOS EXÉRCITOS ASSUMA O COMANDO DE SEUS GUERREIROS PARA COMBATE UM BOM COMBATE! " BRASIL ACIMA DE TUDO🇧🇷! DEUS ACIMA DE TODOS🙏

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados