O Exército Brasileiro e a promoção de ação social

Autor: ST Hildemar das Graças Teixeira

Segunda, 19 Fevereiro 2024
Compartilhar

O Exército Brasileiro e a promoção de ação social com a sociedade

ST Hildemar das Graças Teixeira

  

Além de sua principal função de defesa e segurança do país, o Exército Brasileiro desempenha um papel importante na promoção de ação social em parceria com a sociedade civil. Esse artigo explora as iniciativas do Exército na área social e como elas contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da população.

No contexto do Exército, a ação social refere-se às iniciativas e atividades desenvolvidas pela Instituição com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades em que atua. Essas ações têm como foco principal a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. A ação social do Exército busca proporcionar benefícios tangíveis para as pessoas, além de fortalecer os laços entre a Instituição e a sociedade. 

A ação social no Exército envolve uma variedade de áreas de atuação, como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e assistência social. Por meio de parcerias com instituições governamentais, organizações não governamentais, empresas privadas e sociedade civil, o Exército busca desenvolver programas e projetos sociais que atendam às necessidades específicas das comunidades e contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas.

Essas ações podem incluir serviços de atendimento médico e odontológico em áreas remotas, construção e reforma de escolas, capacitação profissional, incentivo à prática esportiva, preservação ambiental, distribuição de alimentos e assistência a grupos vulneráveis. O objetivo principal da ação social do Exército é promover a inclusão social, reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, em estreita cooperação com os diferentes setores da sociedade. 

O Exército Brasileiro desenvolve uma série de projetos e programas sociais em todo o País. Aqui estão alguns exemplos dessas iniciativas: Operação Acolhida - esse projeto tem como objetivo prestar assistência a migrantes venezuelanos que chegam ao estado de Roraima, desse modo, o Exército atua na recepção, abrigamento, assistência médica, alimentação, documentação e integração dessas pessoas na sociedade brasileira; Programa Forças no Esporte (PROFESP)- o PROFESP busca promover a inclusão social por meio do esporte, nesse programa, o Exército oferece atividades esportivas, como futebol, vôlei, judô e natação, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visando estimular valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe; Programa de Saúde da Família (PSF)- o Exército Brasileiro desenvolve parcerias com prefeituras municipais para oferecer atendimento médico e odontológico a comunidades carentes que não possuem acesso adequado a serviços de saúde, assim, esse programa visa melhorar a qualidade de vida e promover a prevenção de doenças nessas localidades; Projeto Rondon- o Exército participa do Projeto Rondon, que consiste em ações de cunho social, cultural e educativo em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico do Brasil, dessa forma, os militares realizam atividades como capacitação profissional, cursos, oficinas e prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social; e Projeto Soldado Cidadão- esse projeto oferece oportunidades de capacitação profissional e reintegração social a militares temporários que estão concluindo o serviço militar obrigatório. O Exército proporciona cursos técnicos, profissionalizantes e de empreendedorismo, auxiliando na inserção desses indivíduos no mercado de trabalho civil.

 Nas áreas de atuação da saúde- programas de atendimento médico, odontológico e de saúde preventiva em comunidades carentes; educação- iniciativas para promover a educação e a formação profissional, como escolas e cursos técnicos; infraestrutura- auxílio na construção e reforma de escolas, hospitais, estradas e outras infraestruturas essenciais; meio Ambiente- ações de preservação, reflorestamento e conscientização ambiental; parcerias com a sociedade civil- cooperação com organizações não governamentais, instituições de ensino e empresas privadas, a exemplo dos integrantes da Instituição Vitória Down, eles fazem curso no 38° Batalhão de Infantaria em Vila Velha (ES), formando o chamado "Pelotão 21"; trabalho conjunto para o planejamento e execução de projetos sociais; e participação em campanhas e ações solidárias promovidas pela sociedade civil.

Os benefícios para a sociedade são muitos: melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas; oportunidades de formação e capacitação para populações carentes; promoção da inclusão social e redução das desigualdades; e fortalecimento dos laços entre o Exército e a sociedade, garantindo maior apoio e compreensão.

Por fim, o Exército Brasileiro, além de sua missão de defesa e segurança do País, desempenha um papel fundamental na promoção de ação social em parceria com a sociedade. As iniciativas desenvolvidas pelo Exército contribuem para o desenvolvimento humano, a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades sociais. Essa interação é benéfica tanto para a Instituição como para a sociedade como um todo, fortalecendo a confiança e a coesão social.

 

 

Fonte

 

- AÇÕES CÍVICO SOCIAIS ÂMBITO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

- AÇÃO CÍVICO - SOCIAL (ACISO) - Exército Brasileiro

- Missão e Visão de Futuro - Exército Brasileiro

Comentarios

Comentarios
Excelente trabalho do Exército Brasileiro. Muito bom saber que homens e mulheres abnegados desenvolvem ações de cunho social junto à nossa parcela de população mais desassistida.
Excelente artigo, demonstra mais uma vez e esclarece as ações secundárias do nosso exército que vão além da nossa missão principal.
Destaco a importância de um artigo como este do Hildemar, pois muitas vezes a promoção de ações sociais desenvolvidas pelo nosso Exército não têm a notoriedade que deveria. As ações subsidiárias que o Exército desempenham de norte sul do nosso país, em prol da população, são muitas vezes a única ação social em favor daquela comunidade. Parabéns ao ST Hildemar pelo excelente Artigo.
Como bem sabemos, nosso Exército em situação de paz atua com sua mão amiga, por meio de ações muito bem citadas no artigo do nobre St Hildemar. Estas ações enaltecem os valores da nossa força e demonstra sua atenção com a população brasileira, esteja ela nos mais longínquos locais. As nossas Forças Armadas, trabalhando conjuntamente, sempre terão plenas condições de apoiar!
É bom e contagiante ver a denominação "AÇÃO SOCIAL" ser explanada com tamanha consciência englobando o serviço das forças armadas. Parabéns ST Hildemar pela matéria e visão transparente neste assunto??????✨
Artigo muito bem contextualizado com as Missões desenvolvidas pelo nosso EB que devem ser de conhecimento de todos nós brasileiros. Parabéns ao ST Hildemar pelo excelente texto.
Excelente artigo. É sempre muito importante a sociedade no geral tomar conhecimento de que o Exército não só realiza atividades puramente militares, mas também contribui para o desenvolvimento nacional e o bem estar social. Parabéns meu amigo Hildemar pelo excelente artigo, contribuindo para cada vez mais elevar o nome de nosso Exército no âmbito da sociedade civil.
Parabéns pelo artigo! É sempre bom pontuar as atividades do Exército, que vão além de sua missão constitucional organizam e cumprem essas ações sociais, que ajudam quem mais precisa! A MÃO AMIGA sempre atuando e acolhendo!!
parabens ao exercito me orgulho muito do nosso exercito
Boa tarde, eu estive procurando bastante informação sobre essa area de atuação do exército. Gostaria de pedir para que retornassem contato, por favor. sou pastor da Igreja Metodista em Tamarana - PR

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados