O emprego da atividade DOMPSA na Operação Humanitária à Reserva Indígena Yanomami

Autor: ST Hildemar das Graças Teixeira

Terça, 20 Junho 2023
Compartilhar

O Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA) tem a missão de prestar apoio logístico por meio da realização de atividades e tarefas das funções logísticas de suprimento, manutenção, transporte e salvamento (de material aeroterrestre).

O B DOMPSA é o principal condutor da Força Terrestre no que se refere ao suprimento por via aérea, sendo este um dos processos especiais de distribuição. Os seus integrantes são considerados altamente capacitados para esse tipo de operação, e o Especialista DOMPSA (Esp DOMPSA) é o militar extremamente qualificado com habilidades e conhecimentos necessários para inspecionar, dobrar, montar, lançar, recuperar, armazenar, manter e periciar equipamentos e materiais aeroterrestres, pois possuem um elevado grau de capacitação para preparar e executar o lançamento de cargas.

O Suprimento pelo Ar compreende o uso de aeronaves de asa fixa ou rotativa para o transporte e distribuição de pessoal, equipamento e suprimentos. Esse tipo de suprimento é uma alternativa aos modais de transporte terrestre e aquaviário que atuam no suporte às operações das forças militares em todo o teatro de operações (TO), e as aeronaves KC-390 e C-105, da Força Aérea Brasileira, as quais são totalmente capacitadas e recomendadas para realizar o Lançamento Aéreo de Suprimento.

O Lançamento Aéreo de Suprimento (LAS) é a entrega de equipamentos e suprimentos necessários às ações de combate das forças amigas, ou à sobrevivência do elemento apoiado, por intermédio do lançamento de cargas com paraquedas, utilizando para isso aeronaves de asa fixa ou rotativa, civis ou militares. O tipo de lançamento mais utilizado é o chamado de múltiplo. Este, consiste em lançar cargas de uma plataforma fixa apropriada, com a utilização de paraquedas. As cargas são lançadas de aproximadamente 400 a 1000 pés, sendo possível realizá-las a cada lançamento de até oito cargas. Para isso, usa-se o Container Delivery System (CDS).

A Operação Yanomami apoia as comunidades da Terra indígena Yanomami, em Roraima, por intermédio do 4º Pelotão Especial de Fronteira (4° PEF) em Surucucu(RR), do Comando de Fronteira Roraima / 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS). Trata-se de uma operação humanitária realizada pelo Exército Brasileiro, que tem a participação dos militares do B DOMPSA. Para isso, equipes de militares se deslocam do Rio de Janeiro (RJ) para Boa Vista (RR).

A população Yanomami vem sofrendo com casos de desnutrição, malária, infecção respiratória aguda e outros problemas de saúde. Os Yanomamis são um povo indígena que habita a região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no norte da Floresta Amazônica. Do lado brasileiro, as Terras Indígenas Yanomami ocupam uma área de 9,6 milhões de hectares, entre o estado de Roraima e o estado do Amazonas, e abrigam mais de 26 mil pessoas, totalizando oito comunidades indígenas.

O emprego da atividade DOMPSA, na reserva Indígena Yanomami, consiste em prestar apoio logístico com pessoal e material necessários a serem empregados no lançamento de carga nesta operação.

As cargas preparadas e lançadas ao longo desta operação já somam mais de 300 toneladas, e são compostas por diversos itens como mantimentos, remédios, cestas básicas, entre outros. Os suprimentos são lançados em pontos estratégicos próximos ao 4º PEF, na Zona de Lançamento (ZL) Surucucu, em Roraima e, posteriormente, são reordenados para uma nova distribuição junto às comunidades Yanomamis. A ZL é Zona especificada sobre a qual os suprimentos são lançados por paraquedas para serem distribuídos.

No 4° PEF, os militares do B DOMPSA são mobilizados para fazer o recolhimento do material aeroterrestre, ficando a cargo da equipe terra recolher todo o material aeroterrestre para os próximos lançamentos. Para a precisão no lançamento, a equipe terra monta na ZL o prisma, de acordo com as coordenadas, e faz o contato, via rádio, com o piloto da aeronave, com a finalidade de passar o vento de solo e o ponto de impacto das cargas.

O emprego da atividade DOMPSA na operação humanitária à reserva Indígena Yanomami tem feito toda a diferença para o êxito da missão. Desse modo, ratifica que a realização do LAS é perfeitamente adequada para atender demandas de uma operação com o cenário de difícil acesso terrestre, visto que proporciona maior agilidade de entrega e, consequentemente, maior economia de meios e de suprimentos.

Por fim, destaca-se a importância e a abertura de possibilidades de emprego da atividade DOMPSA para cumprir novas missões de Lançamento de Suprimento Aéreo.

O B DOMPSA: "A escola, a consulta, a decisão". ERRAR NUNCA.

Fonte:

- EB70-MC-10.366

- Manual de Campanha Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar

- Portaria n° 710, de 03 Mar, do Ministério da Defesa.

Comentarios

Comentarios
Bastante esclarecedor! Demonstra o quão importante e decisivo é a utilização do modal aeroviário. ERRAR, NUNCA!!!
Btl DOMPSA está cumprindo com excelência as atividades de Lançamento de Suprimento Aéreo aqui na cidade de Boa Vista/RR - Parabéns aos envolvidos. Errar Nunca !!
Esse nobre guerreiro, SubTenente Hildenar sempre foi um exemplo a tropa, tive a honra de servir a força aérea com o mesmo.
Belo trabalho dos excelentes militares do Batalhão B Dompsa em ajudar aqueles que precisam!! Desejo muita boa sorte a todos que estão na missão e que o B DOMPSA continue a crescer!!! Errar Nunca.
Parabéns pelo excelente documentário, pois conseguiu detalhar com maestria a finalidade da operação, como também o emprego do especialista DoMPSA!
Muito boom! Sou seu fã!
Um brilhante relato de um trabalho importante e eficiente realizado pelo nosso Exército e mostra a capacidade de poder atuar em outros cenários de ajuda humanitária.
Excelente trabalho realizado pelo Exército brasileiro em específico o B DOMPSA em suprimento a necessidades à reserva Indígena Yanomami. Parabéns
Excelente texto!! ERRAR NUNCA!
Esse Batalhão vem se reinventando positivamente ao longo dos tempos. Não importa a região ou local a ser empregado o seu valor profissional através de seus integrantes especialistas (Dompsa/Aux Dompsa) ou não especialistas, fazem a missão ser cumprida em qualquer situação. O Batalhão Dompsa tem como principal valor o bom entrosamento entre seus militares. Isso faz com que o espírito de corpo some nas diversas atribuições a que for imposta ao mesmo. Está missão na terra dos yanomami marcará para sempre mais um estágio operacional dessa valorosa unidade em serviço a Bda Inf Pqdt. Parabéns a todos!!!!❤️. Errar nunca!!! Dompsa !!!
Me sinto honrado por militares empenhado e preocupado com a causa indígena. Obrigado!
parabéns meu primo e amigo por compartilhar todo esse conhecimento que é de suma importância para os indígenas que são povos tão carentes e fazem parte de toda essa história do nosso lindo pais tenho um imenso orgulho de ter vc em minha familia e saber q vc é pessa fundamental em toda essa operação , q vc continue sempre focado nos objetivos e procure sempre chegar a perfeição esse é vc um grande amigo e muito competente em tudo que realiza sou um grade fã seu um grade abraço !!!
Excelente Militar!!! Exemplo p todos os pares e subordinados!!!! Errar nuncar!!! E Deus o abençoe sempre!!!
É importante conhecer as possibilidades e limitações de outras armas, quadros e serviços, para uma melhor interoperabilidade entre as diversas especialidades. Este artigo esclarece e ajuda a melhorar nosso entendimento sobre algumas peculiaridades da operação Yanomani e também nos dá uma ideia melhor sobre o emprego do suprimento aerotransportado em regiões remotas, de forma clara e objetiva.
Tenho orgulho de ter amigos nessa nobre Organização Militar de altíssimo nível, militares altamente preparados e comprometimentos com a missão. Parabéns Guerreiros Alados , prossiga na missão !!!!
Esse tipo de atividade, além de contribuir com ajuda humanitária a locais de difícil acesso, contribui com a Força na economia de meios para execução da atividade em questão. Com o problema de pouso e descolagem de aeronaves de grande porte e a pequena capacidade das aeronaves que possuem condições para realizar esse trabalho, se faz necessário a utilização do vetor aéreo para que consiga, dentro das capacidades da equipe destacada, lançar o maior número de toneladas de material possível. Dessa forma pode-se utilizar as aeronaves de grande porte, uma vez que farão apenas os lançamentos. Ficando sob coordenação da Equipe de Terra o recolhimento desse material para que possa ser remontado e um novo suprimento seja realizado. Além dessa economia no tocante as aeronaves temos também a utilização de paraquedas adaptados e que não são mais utilizados para lançamento de tropa (descarregados), o que não gera preocupação quando se é danificado ou extraviado, exceto pela perda do material lançado, quando for o caso. A especialidade vem desenvolvendo um excelente trabalho em parceria com F Ae e ganhando ainda mais credibilidade ao estender a mão amiga quando somos acionado, a qualquer hora, em qualquer momento e em qualquer lugar.
Destaco a relevância da divulgação um texto informativo como esse, sobre uma atividade de caráter humanitário, entre tantas outras realizadas pelo Exército Brasileiro. O texto demonstra importância das atividades realizadas pelo B DOMPSA, em áreas de remotas. Parabéns Hildemar Excelente texto!
Excelente artigo publicado. Parabéns pelo trabalho muito bem feito e elaborado!!
Excelente artigo. Parabéns!
Como de costume o DOMPSA não pode é nunca erra. Mas uma missão bem cumprida e que serva de exemplo para todos nós brasileiros que temos um exército forte e amigo pronto para estender sua mão aos que realmente necessitam. Parabéns ao Batalhao DOMPSA e a todos os DOMPSA e Aux de DOMPSA da nossa Bda Inf Pqdt. ERRAR NUNCA! DOMPSA! BRASIL!
Mestre! Parabéns pela belíssima explanação desenvolvida pelo Btl DOMPSA na Operação Yanomami apoiando as comunidades da Terra indígena Yanomami, em Roraima, por intermédio do 4° PEF, em Surucucu-RR, e do Cmdo Fron Rortaima/7° BIS, mais ainda, pelas informações relativas às atividades orgânicas do nosso Btl DOMPSA, o que denota o seu profundo conhecimento técnico-profissional das atividades Aeroterrestres.
Excelente, parabéns.
Parabéns pelo excelente artigo!
A excelência na atividade operacional do B DOMPSA em apoio a missão Yanomami demonstra o alto grau de profissionalismo dos militares desta excepcional OM paraquedista. Parabéns ao S Ten Hidelmar pelo destacado artigo!!! Sucesso na missão.
Artigo objetivo, enriquecido de detalhes e muito pertinente para o engrandecimento da missão. Parabéns!
Texto de grande excelência, escrito de uma forma simples mas totalmente esclarecedor para todos os Brasileiros, resaltando a grande importância da missão do DOMPSA na Operação Humanitária à Reserva Indígena Yanomami. Parabenizo o ST Hildemar pelas sábias palavras.
Excelente artigo meu amigo. Uma explanação de alto nível das atividades desenvolvidas naquela Região, pelo Btl DOMPSA. Parabéns!
É de extrema importância as atividades do DOMPSA, independente qual seja a missão, ainda mais com os profissionais que atuam nele.Quero parabenizar o autor, que soube exclarecer para o público em geral. Ex.: Cabo Coutinho - 3 RCC 3 ESQ. Auxiliar. ST. 1995 a 2002
Parabéns pelo artigo. Fantástico.
Excelente artigo! Informou de forma objetiva e clara a atuação do B DOMPSA na Operação Yanomami. Agora, muito mais importante do que as palavras que resumiram bem aquela operação é sabermos que o EB pode contar com militares altamente qualificados e preparados para esse tipo de missão. E o ST Hildemar é um desses! Brasil acima de tudo!
Ótimo Artigo, mostra mais uma vez a dinâmica da mão amiga que apóia os Indígenas em Terras de difícil acesso, valorizando o trabalho de profissionais de altíssimo nível. O B DOMPSA: "A escola, a consulta, a decisão". ERRAR NUNCA.
Excepcional o artigo que relata e enaltece o trabalho do B Dompsa e de seus militares totalmente capacitados para cumprir esta missão!
Excepcional!! Errar nunca
Btl DOMPSA como sempre cumprindo com excelência suas atividades de apoio com qualidade e dedicação, sendo uma unidade brilhante em suas missões aeroterrestre. Estive servindo por 2 anos na região de São Gabriel da Cachoeira junto ao nobre S Ten Hildemar, onde tinham 23 etnias indígenas, uma delas os Yanomamis. Por lá as ações do Exército Brasileiro são essenciais em apoio às população afastadas e que necessitam de suprimentos diversos. O Documentário relata com eficiência um dos trabalhos que o EB realiza com presteza ao nosso Brasil. Parabéns ao S Ten Hildemar. Cap R/1 Silva Dias.
Parabéns pelo artigo nobre amigo! A atividade DOMPSA é de grande importância para todos os envolvidos na missão, principalmente aos mais necessitados que se encontram em locais de difícil acesso via terrestre e que necessitam da Mão Amiga de nossas Forças Armadas! ERRAR NUNCA!!!

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados