O coordenador de turma da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA): chefia e liderança

Autor: S Ten Cav Anderson Alex Caracioli Machado

Terça, 03 Outubro 2023
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O líder é, em princípio, uma pessoa que conhece bem a si mesmo antes de conhecer o mundo, a sua organização e as pessoas. (Motta, 2003, p.220).

Um líder possui muitas características que o identificam entre os demais, mas uma que merece destaque é a capacidade de motivar. Um profissional bem capacitado, com todos os recursos necessários, com um bom ambiente de trabalho, bons subordinados, não será vitorioso e não atingirá seus objetivos se não estiver motivado. Chiavenato (1994) revela que a motivação é o desejo de exercer níveis elevados de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais.

Um militar preparado deve buscar liderar homens, não apenas pelo regulamento ou imposições administrativas, e sim pelo exemplo, conhecimento institucional, qualificação e entusiasmo profissional, levando o seu subordinado a se superar por meio da motivação na busca por objetivos.

No ano de 1994, o primeiro comandante da EASA, o então Tenente-Coronel Sérgio Westphalen Etchegoyen, tinha como diferencial, possuir um sargento que servia de ligação com o Corpo de Alunos que, na época, era comandado ainda por um oficial. No ano seguinte, ficou decidida a criação da função de Sargento Coordenador dos cursos, militar que era desvinculado das atividades de instruções e ensino, estrutura essa que durou até o final de 1996 e, logo após, ficou resolvido dar uma pausa nesse procedimento.

Tal experiência adotada pela EASA, de colocar à frente do Corpo de Alunos um graduado para comandar os sargentos-alunos, remonta ao ano de 1998, ano esse, em que foi concretizado o cargo, na época chamado de coordenador geral, pertencente ao Estado-Maior da Escola e diretamente subordinado ao Comandante da Escola.

Então, em 1998, foi concretizado um dos mais ousados e pioneiros passos na valorização das praças do Exército Brasileiro, a criação do cargo de coordenador geral do Corpo de Alunos e de Coordenadores de Turmas de Instrução, desmembrando de vez as atividades administrativas das atividades de ensino. O Sargento Anderson Scheidemandel, recém-chegado do curso de Sergeant Major, nos Estados Unidos da América, foi o primeiro a assumir a referida função. A estrutura dos cargos foi aprovada no Quadro de Cargos Previstos (QCP) somente no ano de 2005 e, em dezembro de 2013, por solicitação da EASA, o cargo recebeu a denominação de Comandante do Corpo de Alunos.

Hoje, o Corpo de Alunos da EASA é composto por um subtenente comandante, sete sargentos coordenadores de turma, um encarregado de material e um sargenteante, responsável por toda a documentação dos sargentos-alunos, entre alguns, cabos e soldados auxiliares. Discorrer sobre a configuração atual do Corpo de Alunos é falar sobre uma estrutura inovadora, porém sólida, que se consagrou ao passar dos anos, superando todas as expectativas e receios, plenamente superados através de muito trabalho, motivação, exemplo, liderança e dedicação.

O desafio de liderar pelo exemplo não é nada fácil, e essa tem sido a tarefa diária dos Coordenadores do Corpo de Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, pois é ele quem compartilha do dia a dia do sargento-aluno do CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos), recebendo suas demandas, seus anseios e suas angústias, sempre buscando o bem-estar comum.

Ao se apresentar para a fase presencial do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, o sargento-aluno sofre o primeiro impacto ao perceber a estrutura em que será inserido, um Corpo de Alunos formado exclusivamente por praças, experiência nunca vivida por nenhum dos matriculados no CAS, mas que se torna positiva ao percebermos uma sensível mudança de postura e atitudes por parte dos sargentos-alunos, que automaticamente entendem a posição e a responsabilidade que recai sobre aquele profissional que está à frente de sua turma de instrução. Apesar de o Exército Brasileiro se sustentar em dois pilares muitos sólidos: a hierarquia e a disciplina, não é nada fácil comandar pares, pois todos são sargentos, o coordenador de turma não está comandando pessoas recém-incorporadas ao Exército Brasileiro, mas sim, militares experientes, já com mais de dez anos de efetivo serviço, muitos altamente especializados em suas áreas de atuação e devidamente experimentados em suas organizações militares.

O trabalho do coordenador começa antes mesmo da apresentação dos discentes, por meio do levantamento de dados, organização das salas de aula, material de apoio e, em seguida, tem a missão de bem recepcioná-los na guarnição de Cruz Alta-RS, acomodando-os nas instalações da EASA. Durante o período de onze semanas presenciais de instrução do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, o coordenador acompanha sua turma em todas as atividades diárias, no controle de efetivo, controle disciplinar e comportamental, nas atividades administrativas, na aplicação de provas, viagens de instrução, exercícios no terreno, dentre outras; dessas, eu destaco uma em especial: “Ser o Instrutor das Disciplinas de Comando, Chefia e Liderança e de Treinamento Físico-Militar”.

Aponto ainda, algumas outras atribuições devidamente nominadas no Regulamento da EASA (Portaria – C Ex Nº 1.544 , de 29 de junho de 2021):

- Manter-se sempre a par das instruções e ordens do Comandante do Corpo de Alunos, a fim de assegurar a coordenação e a integração entre as atividades de ensino e administrativas;

- Comandar e instruir a turma de Sargentos Alunos que lhes for atribuída;

- Zelar pela correta apresentação individual dos Sargentos Alunos;

- Acompanhar, efetivamente, o rendimento escolar, visando à detecção de eventuais deficiências no processo educacional;

- Atuar no processo de ensino, a fim de intensificar a realização de valores morais, éticos e profissionais, com vistas ao aperfeiçoamento do sargento-aluno como militar; e

- Destacar-se pela ação de comando e pelo exemplo.

Torna-se evidente, que o coordenador de turma tem um papel importantíssimo nos processos e procedimentos da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, proporcionando ferramentas para o bom cumprimento das missões, com a excelência esperada do Corpo de Alunos, sempre galgados pelo exemplo, motivação e entusiasmo de militares com alto conhecimento institucional, elevados níveis de liderança e experiências profissionais no Brasil e no Exterior, tudo para bem liderar os futuros sargentos aperfeiçoados do Exército Brasileiro.

Comentarios

Comentarios
Parabéns pelo excelente artigo publicado.
Excelente texto, S Ten Caracioli, parabéns! Obrigado por compartilhar as peculiaridades desta importante função de Coordenador de Turma, assim como destacar essa inovadora estrutura organizacional da EASA, escola que tem um fundamental papel na capacitação dos recursos humanos do EB.
Parabéns Companheiro!! Excelente artigo, pois descreve a função e a liderança de Coordenador de Turma do Corpo de Alunos na EASA com muita clareza.
Parabéns, militar dedicado, excelente profissional e pessoa, exemplo a ser seguido por pares e subordinados.
Parabéns Subtenente Caracioli! Excelente artigo, muito esclarecedor, principalmente para os sargentos que ainda vão passar pelo aperfeiçoamento, bem como para os militares que não tiveram a oportunidade de conhecer essa organização diferente e eficiente que existe na EASA.
Excelente mestre! Instrutor na ESA 2011 e Coordenador Curso Cav EASA / Cmt CA 2019!!!!
Parabéns pelo artigo S Ten Caracioli, desempenhar essa função é um desafio diário e gratificante para nós Graduados. Corpo de Alunos da EASA: "A 25 anos Liderando pelo Exemplo"
Parabéns meu amigo Caracioli...suas palavras foram sensacionais...
Parabéns pelo excelente artigo meu amigo.
Grande camarada, S Ten Caracioli. Parabéns pelo texto.
Parabéns pelo texto e pelo resultado do seu trabalho O que escreveu coincide com os relatos dos ex-discentes da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos. Sucesso na missão.
Parabéns pela exposição bem articulada da função de coordenador de turma da EASA. Ao ler o seu artigo, ficou perceptível que a missão daquele que a exerce com denodo contribui de maneira significativa para o desenvolvimento da capacidade de liderança militar. Minhas congratulações pelo artigo, Sten Caracioli!

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