As transformações na Educação Militar no terceiro milênio

Autores: TC Marcio Augusto Melo do Nascimento
Sexta, 04 Outubro 2024
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Costumeiramente, recebemos notícias que destacam a atuação de nossos estudantes ou profissionais em eventos nacionais e internacionais como olimpíadas globais de matemática, em feiras de ciências, em cursos realizados em nações amigas e outras conquistas que nos enche de orgulho. Por isso, “paira no ar” uma questão relevante para todos aqueles que estão de fora e olham esse tradicional e bem-sucedido Sistema Educação: como um Sistema de Educação tão complexo, abrangendo desde o Ensino Fundamental até os Altos Estudos Militares, em diversas linhas (bélica, saúde, complementar e científica-tecnológica1) e nas diversas modalidades (formação e graduação, especialização e extensão, aperfeiçoamento e altos estudos) consegue se manter tão efetivo e eficiente ao longo do tempo?

Para responder essa questão, é necessário nos situar no espaço e no tempo.

Primeiro, voltemos nossa atenção para o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), "nosso espaço". Cabe a esse Órgão de Direção Setorial (ODS) “planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relativas à educação [...] nas áreas de defesa, ciências militares, doutrina e pessoal, excluídas as atividades de ensino voltadas para a Instrução Militar e para a Ciência, Tecnologia e Inovação”2 e mantém “de forma adicional [...], o ensino preparatório e assistencial de nível fundamental e médio, por intermédio dos Colégios Militares”3.

No tempo, estamos vivendo a terceira década deste século. Outrora, a proximidade das terceiras décadas trouxeram grandes transformações sociais que vão desde a liberdade de culto religioso (século VI); passando pela Guerra dos Cem Anos que acelerou o declínio do feudalismo (século XIV); pela independência do Brasil (século XIX); até chegar no século XXI, com a pandemia de COVID-19 que impactou profundamente a sociedade globalizada.

Atualmente, diversas estruturas deixaram de ser radicalmente verticais para serem flexivelmente mais horizontais e, como previu Nicholas Negroponte, os átomos vêm se transformando em bits.4

Na educação, as estruturas físicas foram rompidas e ganhou-se todo um ciberespaço para ser explorado. O avanço das neurociências e do estudo da didática mostram o quanto as Metodologias Ativas de Aprendizagem, combinadas com tecnologias emergentes, tornam o ensino mais efetivo e atraente para os estudantes.

Na Educação Militar, houve a transição do ensino por objetivo para o por competência5 na evolução do Processo de Modernização do Ensino, iniciado nos anos 90. E foi graças às mentes visionárias de nossos líderes que já possuíam um robusto arcabouço teórico, documental e tecnológico quando enfrentamos a pandemia de COVID-19. Já em 2021, a Portaria DECEx/C Ex nº 407 estabeleceu diretrizes para incrementar a educação mediada por tecnologias digitais.

Depois de apresentar todos os pontos anteriores e buscando responder à questão em tela, passo a descrever algumas transformações ocorridas em nosso Sistema de Educação Militar e outras que, mesmo de forma incipiente, começam a ser estudadas e aplicadas.

  1. Ensino Híbrido

Após a Pandemia de Covid-19, o ensino presencial conseguiu harmonizar-se com o ensino virtual, mas para otimizar o ensino-aprendizagem, é crucial respeitar os pilares do Ensino Híbrido: o ensino virtual assíncrono facilita a apropriação do conhecimento pelo estudante, enquanto o ensino virtual síncrono mantém a interação e personalização, e o ensino presencial foca nas práticas e aplicações dos conhecimentos adquiridos. Esse período também testemunhou um aumento significativo no uso do EBAula e outras plataformas digitais no SECEx, introduzindo novos conceitos de aulas apoiados por ferramentas como Padlet, Kahoot!, Mentimeter, Plickers, Genially e Nearpod. Os docentes, munidos dessa variedade de recursos, têm acesso a capacitações como as oferecidas pelo CEADEx para fortalecer seu letramento digital. A hibridização da Educação Militar, impulsionada pela infraestrutura tecnológica, especialmente pelo EBAula, é um processo transformador em constante evolução.

  1. A capacitação de docentes e atualização dos currículos

Como já visto, o PME foi um marco na transformação da Educação na Força Terrestre e suas consequências ecoam para dentro de nossos tempos. Com coragem, expôs os óbices do Sistema de Educação, apresentando oportunidades de melhorias na

"estrutura do sistema de ensino; legislação de ensino; os currículos; a didática e a metodologia; o sistema de avaliação; os recursos humanos envolvidos nas atividades de ensino; a infraestrutura escolar; o relacionamento do sistema com instituições fora do Exército6."

Assim, enfrentando a relativa resistência do status quo, o SECEx proporcionou a atualização dos currículos escolares e a busca por prover a capacitação continuada dos docentes. Assuntos como Guerra Eletrônica e Guerra Cibernética integraram o currículo dos militares; estágios de atualização pedagógica e capacitações foram disponibilizadas ao corpo docente.

 

  1. A Inteligência Artificial

A quarta revolução industrial, conhecida também como Indústria 4.0, nos proporcionou o aparecimento, de novas tecnologias como, a nanotecnologia, robótica, Big Date, Internet das coisas, dentre outras inovações e tornou viável o desenvolvimento da Inteligência Artificial, a qual vivia um período de estagnação conhecido como Inverno da IA7 .

Em novembro de 2022, o ChatGPT foi lançado ao público em geral, sendo o aplicativo mais rápido a atingir 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses8.

Para o SECEx, o marco inicial foi a criação do TROM9. Utilizando-se de uma plataforma de modelo de linguagem, o TROM veio para transformar esse Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Ambiente Personalizado de Aprendizagem tendo como vantagem a personalização da aprendizagem com entrega ao estudante de conteúdo apropriado ao seu estilo de aprendizagem e fornecimento de feedback imediato e direcionado as suas necessidades, 24h por dia, durante 7 dias na semana.

Já para o docente, haverá a possibilidade de uma detalhada análise de dados educacionais, a fim de identificar antecipadamente as dificuldades de que cada estudante poderá apresentar, permitindo uma intervenção antecipada e proativa.

Concluindo, percebe-se que as transformações ocorridas no SECEx no Terceiro Milênio vão ao encontro de uma Educação cada vez mais centrada no estudante e híbrida, no qual o componente digital vem para potencializar as habilidades dos professores e instrutores, tornando-os mais capacitados a influenciar decisivamente no aprendizado dos estudantes. E é por entender que, atualmente, o Mundo não pode ser alijado do Mundo Virtual, sob pena de obsolescência, o SECEx vive uma constante transformação e evolução que faz dele o que é, hoje, um caso de excelência na Educação Brasileira.

1 Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999. Disponível em <https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/legislacao/Dec_3182_99.pdf>. Acessado em 19 MAIO 24.

2 Sítio do DECEx na internet. Disponível em <https://www.decex.eb.mil.br/missao>. Acessado em 20 MAIO 24.

3 Diretriz Estratégica de Ensino. Disponível em <https://www.cidex.eb.mil.br/images/5.pdf>. Acessado em 19 MAIO 24.

4 Negroponte, Nicholas (1995). A Vida Digital. Editora Companhia das Letras. São Paulo, SP.

5 Visconti, Gabriel Bello (2022). O atual ensino por competências aplicado no Curso de Formação

e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). / Gabriel Bello Visconti. Disponível em <https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/11545/1/MO%206600.pdf>. Acessado em 24 MAIO 24

6 Andrade, P. L. 2022. A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DO EXÉRCITO NOS ANOS 1990 E SUA INSERÇÃO NO PROCESSO DE REFORMA GERENCIAL DO ESTADO. Disponível em < https://www.enabed2022.abedef.org/resources/anais/19/enabed2022/1658612097_ARQUIVO_d6084a88143f16e430da23d17d26b7ad.pdf>. Acessado em 21 MAIO 24.

7 Toosi, A.; Bottino, A.; Saboury, C. 2021. A brief history of AI: how to prevent another winter (a critical review). Disponível em <https://ar5iv.labs.arxiv.org/html/2109.01517>. Acessado em 21 MAIO 24

8 Curry, D. ChatGPT Revenue and Usage Statistics (2024). Disponível em < https://www.businessofapps.com/data/chatgpt-statistics/>. Acessado em 21 MAIO 24.

9 Silva, A. A. TROM – inteligência artificial a serviço da educação militar. 26 JUN 23.

Disponível em < https://eblog.eb.mil.br/w/trom-inteligencia-artificial-a-servico-da-educacao-militar>. Acessado em 21 MAIO 24.

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