A relevância da habilitação em idiomas para o militar do Exército Brasileiro

Autores: S Ten Anderson Ferreira de Souza
Segunda, 11 Março 2024
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Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde temos consequentemente maiores acessos à informação, à cultura e ao conhecimento, decorrentes do avanço de tecnologias como a internet. Dentro do vasto campo do saber está o aprendizado de idiomas, cuja abrangência na vida contemporânea tem se tornado cada vez mais presente. Com base neste tema de destacada importância, seja para militares ou civis, propõe-se este breve artigo, cuja finalidade é incentivar a busca da certificação em línguas estrangeiras.

Aprender uma segunda ou mesmo uma terceira língua, além da materna, não é algo que seja alcançado em curto espaço de tempo. Em que pese nossos profissionais tenham elevada capacidade de disciplina e dedicação, atributos inerentes à carreira militar, tal tarefa requer planejamento e afinco, demandando mais ou menos tempo, conforme a aptidão do indivíduo para o assunto.

A jornada do desenvolvimento da aprendizagem de outra língua pode ser comparada a uma preparação para correr uma determinada distância, seja ela uma prova de 5 km ou até mesmo uma maratona. A experiência ensina que começamos o treinamento com pequenas distâncias e, à medida que o tempo avança, ficamos mais confortáveis em aumentar o percurso, até atingir o estado final desejado.

O mesmo ocorre com o idioma: no início não percebemos o efeito de nosso esforço, pois é sutil, mas ao longo da curva de aprendizagem o resultado é surpreendente. Continuando a analogia, quando cruzamos a linha de chegada de uma corrida, temos a tendência a buscar novos desafios. Da mesma forma, rompida a barreira inicial de aprender um novo idioma, a pessoa tende a aprender um próximo e assim por diante.

Adquirir novos conhecimentos, além de ser importante para a carreira profissional, traz inúmeras vantagens. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) cita diversos benefícios decorrentes do aprendizado de outro idioma, tais como a melhora da capacidade cognitiva e memória, a prevenção de doenças como Alzheimer, além de aperfeiçoar a capacidade de improviso e solução de problemas (PUC/RS, 2022).

Ainda segundo a PUC/RS (2022), um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, corrobora essa ideia, ao indicar que pessoas que se expressam em mais de uma língua têm mais facilidade em conciliar várias tarefas ao mesmo tempo. Além de facilitar o consumo de conteúdo cultural de outros países, o conhecimento de outras línguas permite também realizar pesquisas acadêmicas de forma independente.

No caso específico da carreira militar no Exército, a proficiência em línguas estrangeiras é recepcionada pela legislação relacionada às seleções para missões no exterior (EB, 2003). Ao se selecionar um militar para participar de um curso ou estágio no exterior, é realizada uma consulta no universo de profissionais habilitados no idioma em que a capacitação é ofertada. De modo semelhante, ocorre a nomeação aos cargos de adido e auxiliar de adido, intérpretes, cargos em ações humanitárias, etc.

O Exército possibilita aos seus militares a habilitação em uma ou mais línguas estrangeiras mediante testes aplicados em Organizações Militares Sede de Exame (OMSE), de acordo com as inscrições disponíveis no Portal de Educação do Exército. Outra forma de habilitação decorre da comprovação da certificação em entidade estrangeira, em níveis do A2 ao C2, equivalentes no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – CEFR (EB, 2021).

Analisando a legislação militar com relação ao Sistema de Valorização do Mérito (SVM), verificamos o quão importante é a inclusão de alguma habilitação na Base de Dados Corporativa de PessoalBDCP (EB, 2017). O Índice de Proficiência Linguística (IPL), extraído das 4 habilidades (ouvir, falar, ler e escrever), poderá aumentar a pontuação Ficha de Valorização do Mérito (FVM) do militar, a depender do nível alcançado, conforme se segue:

Tabela 1 – Equivalência entre IPL, FVM e CEFR

IPL

Pontuação na FVM

CEFR

1111

0

A2

2122

1,5

----

2222

2

B1

3333

2

B2

4444

2,5

C1

Fonte: o autor (2023), com base nas Port nº 994-Cmt Ex, de 18 DEZ 2008, 095, 096 e 097- DGP, de 22 MAIO 2017, combinadas com a DECEx/C Ex nº 241, de 19 JUL 2021.

 

O atual Sistema de Valorização do Mérito (SVM) considera para a pontuação na Ficha de Valorização do Mérito (FVM) até 3 (três) idiomas, no limite de até 7,5 (sete vírgula cinco) pontos. Cabe destacar que há diversas entidades internacionais que promovem a certificação em idiomas estrangeiros no Brasil, com destaque para as línguas inglesa, espanhola, italiana, francesa e alemã. Há uma ampla oferta de organizações especializadas, como a Universidade de Cambridge, Michigan, Instituto Cervantes, Universidade de Perugia e Siena, Sociedade Dante Alighieri, além de outros centros de referência.

Diante do exposto, sem a pretensão de esgotar o assunto e no objetivo de contribuir na elucidação de possíveis dúvidas no tocante à habilitação em idiomas, este breve artigo trouxe aspectos que podem ser considerados como estímulo aos nossos quadros, no âmbito da carreira militar, bem como para a esfera civil.

 

Referências:

Exército Brasileiro [EB]. (2003). Portaria nº 577-Cmt Ex, de 8 de outubro de 2003. Aprova as Instruções Gerais para as Missões no Exterior - IG 10-55 e dá outras providências.

Exército Brasileiro [EB]. (2008). Portaria 994-Cmt Ex, de 18 de dezembro de 2008. Aprova as Instruções Gerais para o Sistema de Valorização do Mérito dos Militares do Exército (IG 30-10) e dá outras providências.

Exército Brasileiro [EB]. (2017). Portaria 095-DGP, de 22 de maio de 2017. Aprova as Instruções Reguladoras para o Sistema de Valorização do Mérito dos Oficiais de Carreira das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência (EB30-IR-60.004), 1ª Edição.

Exército Brasileiro [EB]. (2017). Portaria 096-DGP, de 22 de maio de 2017. Aprova as Instruções Reguladoras para o Sistema de Valorização do Mérito dos Oficiais de Carreira do Quadro de Engenheiros Militares, Quadro Complementar de Oficiais, Serviço de Saúde e Serviço de Assistência Religiosa do Exército (EB30-IR-60.005), 1ª Edição.

Exército Brasileiro [EB]. (2017). Portaria 097-DGP, de 22 de maio de 2017. Aprova as Instruções Reguladoras para o Sistema de Valorização do Mérito dos Oficiais do Quadro Auxiliar de Oficiais e Graduados de Carreira (EB30-IR-60.006), 1ª Edição.

Exército Brasileiro [EB]. (2021). Portaria DECEx/CEx nº 241, de 19 de julho de 2021. Aprova as Normas para o Subsistema de Certificação de Proficiência Linguística (EB60-N-52.001), 3ª Edição.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul [PUC/RS]. (2022). Vantagens financeiras e intelectuais de aprender outro idioma. Disponível em https://www.pucrs.br/blog/vantagens-de-aprender-outro- idioma/#:~:text=Ao%20aprender%20outro%20idioma%2C%20al%C3%A9m,v%C3%A1rias%20tarefas%20ao%20mesmo%20tempo. Acesso em 11 de setembro de 2023.

Comentarios

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Parabéns pelo texto, excepcional explicação.
Nobre ST em qual instituição fez o Preparatório em espanhol para o DELE/Cervantes/2021 e em qual cidade fez a prova DELE/Cervantes/2021? Parabéns pelo texto!
Parabéns pelo texto e pela contribuição. Texto conciso e esclarecedor.
Boa tarde, companheiro. O próprio Instituto Cervantes possui cursos preparatórios para o exame, conforme o nível. No meu caso, fiz com eles o curso EAD preparatório para o B1, o qual atende muito bem para a prova.
Muito bom o texto, irmão. Claro e objetivo. Parabéns

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