A importância das soft skills para as organizações

Autor: 1º Sgt Julio Cezar Rodrigues Eloi

Sexta, 16 Agosto 2024
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O mundo moderno tem exigido diversas competências dos profissionais, sejam na forma das competências técnicas, as hard skills, ou no tocante às habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills. Neste sentido, este artigo discute a importância das soft skills nas organizações, com base em publicações disponibilizadas na base de dados SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library).

Para atingir o objetivo desta comunicação, em 4 de maio de 2024, se consultou o repositório da SPELL em https://www.spell.org.br/ , o qual é mantido pela ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). A busca se desenvolveu para conhecer os trabalhos que contém o termo “soft skill” em seus títulos, resumos ou palavras-chaves, resultando num rol de 12 (doze) artigos, listados a seguir:

Quadro 1 – artigos resultantes da busca no repositório da base de dados SPELL

Ano

Título

Autoria

Fonte

Qualis

2023

The soft skills bases in digital academic entrepreneurship in relation to digital transformation

Ana Paula Braga Garcez, Mário Franco e Ricardo Silva

Innovation and Management Review, v. 20, n. 4, p. 393-408

A3

2022

Uso do jogo TORC como estratégia para o desenvolvimento de soft skills no gerenciamento de riscos em gestão de projetos

Bruna Borin, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues e Priscila Wachs

Gestão e Projetos, v. 13, n. 3, p. 178-197

A4

2022

Characterization of soft skills in the brazilian judiciary: profile of justice servers

Júlio Cesar Lopes de Souza e Fausto Gomes Negromonte

Rev. de Negócios, v. 27, n. 4, p. 1-13,

B1

2022

Soft skills no ensino de graduação em ciências contábeis

Fernanda Michele Bassani, Marco Antônio dos Santos Martins & Everton da Silveira Farias

Universo Contábil, v. 18, n. 2022, p. 1-28

A3

2022

Exploration of emotional intelligent to do difficult auditing service

Ria Sandra Alimbudiono, Priscilla Tania, Maria Eugenia Hastuti e Grace Citra Dewi

International Journal of Professional Business Review, v. 7, n. 4, p. 1-14

B2

2022

Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade

Polliany Maisa Alves e Denise Mendes da Silva

Rev. Contemporânea de Contabilidade, v. 19, n. 52, p. 18-36

A3

2021

A study on adept soft skill & knowledge accompanying hospitality employee retention behavior during covid-19 lockdown phase

Salla Vijay Kumar

Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, v. 11, n. Single Issue, p. 1-9

A4

2020

Liderança autêntica e desenvolvimento de soft skills

Derson da Silva Lopes Junior,Josmar Sionti Arrais de Matos, Valdemir Neri, Robson Moura Marinho e Cristina Zukowsky Tavares

Rev. Eletrônica Científica CRA-PR, v. 7, n. 2, p. 120-135

B1

2019

A Importância dos 'soft skills' nas descrições das vagas de Gerente de Projetos de TI

Nadia Pedrosa e Luciano Ferreira da Silva

Alcance, v. 26, n. 1, p. 45-60

A4

2018

Relevância das 'soft skills' em gerenciamento de projetos globais

Nadia Pedrosa, Deivison Feitosa, Cristina Dai Prá Martens e Luciano Ferreira da Silva

Gestão & Tecnologia, v. 18, n. 3, p. 245-260

A4

2016

The importance of soft skills and it project managers’ personality type

Cíntia Araújo e  Cristiane Drebes Pedron

International Journal of Professional Business Review, v. 1, n. 1, p. 40-59

B2

2014

Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam

Olgierd Swiatkiewicz

Cadernos EBAPE.BR, v. 12, n. 3, p. 663-663

A2

Fonte: o autor (2024).

 

Skill é uma palavra da língua inglesa cuja tradução pode adquirir o significado de habilidade ou destreza (Pedrosa et al, 2018). Quando tratamos das competências técnicas dos indivíduos, utilizamos o termo hard skills, ao passo que ao nos referirmos às competências transversais, nos atemos às soft skills (Swiatkiewicz, 2014).

A demanda por indivíduos que possuam habilidades flexíveis, adaptáveis e transversais tem sido ampliada no âmbito da economia global (Lopes Júnior et al, 2020). Ressalta-se que sempre existiu a necessidade pelo desenvolvimento das habilidades comportamentais, pois os relacionamentos dependem das habilidades sociais (Kumar, 2021).

Soft skill pode ainda ser interpretada como inteligência emocional (Alimbudiono et al, 2022). Ademais, há que se entender que as soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais necessárias para a aplicação dos conhecimentos técnicos no mercado de trabalho (Alves & da Silva, 2022).

Enquanto as hard skills estão relacionadas às capacidades profissionais, necessárias à execução de tarefas específicas, as soft skills se referem ao comportamento, comunicação e interação, sobretudo em momentos críticos e de tomadas de decisão (Borin, Rodrigues & Wachs, 2022). Em resumo, as hard skills são as competências reconhecidas em diplomas e certificados, diferentemente das soft skills, que agregam as competências intrínsecas, como motivação e aptidão (Garcez, Franco & Silva, 2021).

A busca na SPELL demonstrou que dos doze artigos encontrados, quatro se referem à gestão de projetos (Araújo & Pedron, 2016; Pedrosa et al, 2018; Pedrosa & da Silva, 2019; Borin, Rodrigues & Wachs, 2022) e dois se relacionam à contabilidade (Alves & da Silva, 2022; Bassani, Martins & Farias, 2022). Os demais focam em auditoria (Alimbudiono et al, 2022), organizações em Portugal (Swiatkiewicz, 2014), liderança (Lopes Júnior et al, 2020), hotelaria (Kumar, 2021), sistema de justiça (de Souza & Negromonte, 2022) e transformação digital (Garcez, Franco & Silva, 2023).

O termo soft skill tornou-se relevante no mundo corporativo, sendo largamente difundido na iniciativa privada, o que não exclui a sua aplicação no setor público. Com base nos artigos citados, os principais resultados dessas pesquisas podem ser resumidos da seguinte forma:

Quadro 2 – principais resultados dos artigos encontrados na base SPELL

Autoria

Contexto

Descobertas/ resultados sobre as soft skills

Garcez, Franco & Silva (2023)

Transformação digital

As soft skills podem ser desenvolvidas considerando três grandes agrupamentos:

(1) características individuais,

(2) características culturais e

(3) compartilhamento de conhecimento.

Borin, Rodrigues & Wachs (2022)

Gestão de projetos

O Training for Operational Resilience Capabilities (TORC) proporcionou a construção do conhecimento colaborativo como abordagem inovadora no desenvolvimento das soft skills, especialmente a resiliência.

de Souza & Negromonte (2022)

Sistema de justiça

Há evidências de que outras competências interferem no desempenho, associadas a atributos pessoais, como o pensamento crítico e a liderança.

Bassani, Martins & Farias (2022)

Contabilidade

Necessidade de potencializar soft skills na formação dos contabilistas, como: inteligência emocional e persuasão. Outras competências não técnicas são percebidas como importantes para a atuação: trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas.

Alimbudiono et al (2022)

Auditoria

A inteligência emocional possui um papel importante, iniciando pelas pesquisas preliminares e trabalho de campo nos resultados da auditoria. Por outro lado, o auditor deve ser capaz de estabelecer boas relações com o auditado no processo de auditoria. Por fim, torna-se relevante preparar os auditores não somente nas competências técnicas, mas também nas soft skills, como a inteligência emocional.

Alves & da Silva (2022)

Contabilidade

As competências requeridas pelo mercado profissional, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e solução de problemas são desenvolvidas por intermédio das metodologias ativas preferidas pelos estilos de aprendizagem da geração Z.

Kumar (2021)

Hotelaria

Importante relacionar as abordagens de desenvolvimento e-RH, gestão de relações com clientes e modelagem de retenção como uma ferramenta para o investimento sustentável da força de trabalho.

Lopes Junior et al (2020)

Liderança

A liderança autêntica foi estatisticamente significativa e positiva em sete pacotes de atitudes relacionadas às soft skills e ao conjunto total, demonstrando que quanto maior o nível de autenticidade da liderança, maior o índice de soft skills.

Pedrosa & da Silva (2019)

Gestão de projetos

A manutenção das hard skills será crucial para os gerentes de projetos, entretanto, a demanda pelas soft skills é crescente, porque estimula o crescimento pessoal e, consequentemente, o aumento de lucros e receitas nas empresas.

Pedrosa et al (2018)

Gestão de projetos

Há uma relação positiva entre as soft skills dos gerentes de projetos e o sucesso dos projetos. As soft skills são destaque na gestão de projetos e no mundo corporativo. As soft skills como liderança, comunicação, influência, confiança e coaching poderão se tornar uma lista de pré-requisitos demandados por um contratante ao recrutar gerentes para projetos globais. Finalmente, embora as soft skills sejam habilidades difíceis de quantificar, são passíveis de serem desenvolvidas.

Araújo & Pedron (2016)

Gestão de projetos

Para o sucesso, os gerentes de projetos precisam desenvolver outras competências, além das hard skills. Assim, observou-se que alguns profissionais possuem um tipo de personalidade que dificultaria o desenvolvimento de soft skills. A liderança e comunicação são as soft skills mais essenciais na gestão de projetos pelos gerentes de projetos de TI.

Swiatkiewicz (2014)

Organizações em Portugal

Na amostra não probabilística de trabalhadores e estudantes em Portugal, os resultados indicam a preferência pelas soft skills e um interesse secundário e marginal nas competências morais/ éticas. As soft skills mais valorizadas foram: disponibilidade, iniciativa, motivação/ dedicação, zelo pela qualidade, relações sociais, comunicação, atitude positiva/ assertividade, criatividade/ empreendedorismo, colaboração/ ajuda, e empatia/ amabilidade.

Fonte: o autor (2024).

 

Os resultados sintetizados no Quadro 2 citam diversas soft skills como habilidades importantes em contextos diversos, desde o gerenciamento de projetos, passando pelas ciências contábeis, setor hoteleiro, transformação digital, auditoria, sistema de justiça, liderança e até organizações na República Portuguesa. Observa-se que as soft skills mais citadas foram a inteligência emocional, comunicação e liderança.

Muito embora as hard skills, que são habilidades expressas em certificações, continuem com a sua devida importância, registra-se o crescente destaque das soft skills. Apesar da dificuldade em se mensurar as soft skills, tais habilidades podem ser desenvolvidas (Pedrosa et al, 2018).

Além dos artigos citados neste trabalho, investigações futuras podem focar no desenvolvimento das soft skills no contexto militar, como no caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sobre a competência interpessoal na construção do perfil do futuro oficial da arma de Engenharia (Santos, 2023). Outra publicação interessante tem origem na Marinha do Brasil (MB) e focou nas lições aprendidas durante curso de comandante de submarino no Reino dos Países Baixos (Santos, 2023).

Por fim, recentemente se apresentou outro termo que alguns autores alegam ser a união das hard com as soft skills: as power skills. Conhecidas como competências de poder, as power skills são descritas como um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que permitem aos profissionais se comunicarem de forma eficaz, colaborar com os outros, resolverem problemas complexos, serem criativos e inovadores, adaptáveis às mudanças, bem como terem proatividade e motivação (Brasil, 2023).

 

Referências

Alimbudiono, R. S., Tania, P., Hastuti, M. E., & Dewi, G. C. (2022). Exploration of emotional intelligent to do difficult auditing service. International Journal of Professional Business Review, 7 (4). Disponível em: https://doi.org/10.26668/businessreview/2022.v7i3.e571 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Alves, P. M., & da Silva, D. M. (2021). Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 19 (52), 18-36. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e80171 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Araújo, C., & Pedron, C. D. (2016). The importance of soft skills and it project managers’ personality type. International Journal of Professional Business Review, 1 (1), 40-59. Disponível em: https://doi.org/10.26668/businessreview/2016.v1i1.8 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Bassani, F. M., Martins, M. A. S., & Farias, E. S. (2021). Soft skills no ensino de graduação em Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, v. 18, 01-28. Disponível em: https://doi.org/10.4270/ruc.2022109 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Borin, B., Rodrigues, J. T. M. C., & Wachs, P. (2022). Uso do jogo TORC como estratégia para o desenvolvimento de soft skills no gerenciamento de riscos em gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos, 13 (3), 177-196. Disponível em: https://doi.org/10.5585/gep.v13i3.22217 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Brasil, L. (2023). Power Skills: significado, importância e dicas para desenvolver. Blog da JobConvo. Disponível em: https://jobconvo.com/blog/power-skills/ . Acesso em: 04 mai. 2024.

de Souza, J. C. L. L., & Negromonte, F. G. (2022). Characterization of soft skills in the Brazilian Judiciary: profile of justice servers. Revista de Negócios, 27 (4), 6-18. Disponível em: https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n4p6-18 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Garcez, A., Franco, M., & Silva, R. (2022). The soft skills bases in digital academic entrepreneurship in relation to digital transformation. Innovation & Management Review, 20 (4), 393-408. Disponível em: https://doi.org/10.1108/INMR-07-2021-0135 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Kumar, S. V. (2021). A study on adept soft skill & knowledge accompanying hospitality employee retention behavior during Covid-19 lockdown phase. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, v. 11, 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.5770073 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Lopes Júnior, D. D. S., de Matos, J. S. A., Neri, V., Marinho, R. M., & Tavares, C. Z. (2020). Liderança autêntica e desenvolvimento de soft skillsRevista Eletrônica Científica do CRA-PR-RECC7 (2), 120-135. Disponível em: https://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/237 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Pedrosa, N., & da Silva, L. F. (2019). A importância dos soft skills nas descrições das vagas de Gerente de Projetos de TI. Revista Alcance, 26 (1), 45-60. Disponível em: https://doi.org/10.14210/alcance.v26n1(Jan/Abr).p045-060 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Pedrosa, N., Feitosa, D., Martens, C. D. P., & da Silva, L. F. (2018). Relevância dos soft skills em gerenciamento de projetos globais. Revista Gestão & Tecnologia, 18 (3), 245-260. Disponível em: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1320 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Santos, L. A. (2023). O estudo da competência interpessoal na construção do perfil profissional do futuro aspirante a oficial de engenharia da AMAN. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Militares). Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Resende. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/12839/1/Leonardo%20Alves%20Santos.pdf . Acesso em: 04 mai. 2024.

Santos, T. M. P. (2023). Lições aprendidas no Curso de Comandante de Submarino na Holanda (PERISHER) – 2022. O Periscópio74 (74), 30-30. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/periscopio/article/view/4302 . Acesso em: 04 mai. 2024.

Swiatkiewicz, O. (2014). Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE.BR12, 633-687. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395112337 . Acesso em: 04 mai. 2024.

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artigo excelente, estudei esse matéria na faculdade, e esse artigo clareou ainda mais ela parabéns 

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