A eficiência das novas TIC na formação dos oficiais do Exército Brasileiro

Autor: Tenente-Coronel Anderson Fidélis José da Silva

Sexta, 07 Junho 2024
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O vertiginoso desenvolvimento tecnológico mundial, fruto do processo de globalização e popularização da internet, tornou as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ferramentas imprescindíveis à formação profissional dos militares do Exército da linha militar bélica.
As TIC são o conjunto formado por pessoal técnico especializado, serviços, e programas utilizados na geração, no armazenamento, na veiculação, no processamento, na reprodução e no uso da informação pelas Forças Armadas.
Segundo o Plano Estratégico do Exército (2020-23), o EB deve implantar a adequada infraestrutura de TIC no Sistema de Ensino Militar para a otimização do processo ensino-aprendizagem, alinhando o Sistema de eEducação e Cultura com os Sistemas de Doutrina, Preparo, Emprego e Pessoal.
Soma-se a isso, a incorporação “Ensino por Competências” como um conjunto de metodologias norteadoras das práticas educativas em proveito dos alunos das escolas de formação do EB a partir de 2012.
Ensino por Competências refere-se à “prática educacional que associa a teoria e prática, dado que ainda há uma prevalência da teoria sobre a prática nos sistemas educacionais” (ZABALA,2019).
Nesse  sentido, as escolas de formação do EB passaram a adotar uma extensa  gama de ferramentas de TIC a fim de adequarem-se à nova concepção do “Ensino por Competência”, preparando os discentes às realidades técnico-profissionais que encontrarão nos corpos de tropa.
Nesse escopo, destacam-se a Escola Preparatória de Cadetes do Exército  (EsPCEx), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
Dentre as diversas ferramentas, podemos discriminar aquelas que têm trazido maior eficiência na formação dos futuros Oficiais do EB. Doravante, define-se eficiência como sendo a “habilidade que um indivíduo tem de materializar resultados positivos quando da realização de uma determinada tarefa” (RISCO, 2023). 
Em que pese as diferenças existentes entre os estabelecimentos de ensino, atualmente, as ferramentas que apresentam maior eficiência no processo ensino-aprendizagem na formação dos oficiais da linha militar  bélica são as seguintes:
- Apostilas eletrônicas em formato Portable Document Format (PDF);
- Plataforma Digital EBAula;
- Videoaulas;
- Simuladores de Tiro e de Apoio de Fogo; e
- Laboratórios de Informática e de Cibernética e Academias Virtuais de empresas civis (CISCO, MOTOROLA, etc).
De forma geral, essas ferramentas de TIC são de emprego comum nas escolas  de formação. Nessa esteira, o EBAula é o principal meio utilizado pelos estabelecimentos de ensino principalmente em função do avanço do EaD após a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021.
O EBAula é um sítio digital desenvolvido para fins educacionais que permite o acesso a uma grande quantidade de cursos disponibilizados pelo EB e, por isso, é amplamente empregado pelas escolas de formação. Os alunos podem realizar o EaD por intermédio da plataforma Moodle, interagindo com instrutores e monitores de forma virtual.
Referente à plataforma Moodle ou Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto, trata-se de um sistema computacional de código aberto para a criação de cursos on-line na internet.
Outro recurso de TIC relevante é o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF). O SIMAF é utilizado na AMAN, tratando-se de um simulador tático que visa representar os sistemas de tiros reais, proporcionando aos instruendos a prática de disparos de mísseis e foguetes com poucos recursos materiais e financeiros.
No mesmo diapasão, a AMAN inaugurou em 2018 o Simulador de Batalha (SIMBAT). Esse simulador foi desenvolvido para a simulação virtual da função de combate Movimento e Manobra”. O SIMBAT é importante ferramenta de ensino para a manutenção do adestramento dos alunos.
Soma-se a esse bojo de tecnologias existentes na AMAN, o Simulador de Tiro de Armas Leves (STAL) orientado ao adestramento dos futuros Oficiais. Trata-se de projeções de imagens que simulam alvos de diversos tipos, onde o atirador realiza impactos, empregando um armamento leve (fuzil e pistola) adaptado tecnologicamente.
Ainda no contexto das TIC aplicadas ao ensino, os laboratórios de informática também são utilizados pelas escolas de formação de forma bastante ampla. Tais laboratórios são compostos por redes de dados, interligando computadores e permitindo o acesso à internet para fins educacionais pelos instruendos.
Todas essas ferramentas visam à integração de conhecimentos, reduzir os custos e contribuir para a aquisição de conhecimentos técnicos dos corpos docentes, capacitando esse universo a exercerem suas atribuições nas OM após a formação.

Considerações Finais

O emprego das TIC nos estabelecimentos de ensino do EB tem contribuído, sobremaneira, na formação dos futuros oficiais da linha militar bélica, considerando que aceleram a formação do conhecimento, aumentam a velocidade de processamento de dados e, com isso, dinamizam o processo decisório.
Somam-se a isso a facilidade de acesso, elevado nível técnico dos materiais e baixo custo para a capacitação de grandes grupos.
O “Ensino por Competência” fomenta a geração de situações que podem ser criadas por intermédio de banco de dados computacionais. Dessa forma, é vital a utilização de tecnologias e metodologias ativas em proveito dos processos de ensino e de aprendizagem nessas escolas.
Deve-se ter em perspectiva que os meios de TIC deverão complementar as atividades eminentemente práticas que são desenvolvidas nas escolas de formação com a finalidade de corroborar o processo de ensino-aprendizagem dos Oficiais do EB.
Por fim, pode-se concluir que o emprego dos meios de TIC pelas escolas de formação tem se mostrado eficaz para a melhor capacitação técnica dos alunos. Tais ferramentas possibilitam maior flexibilidade e dinamismo ao processo ensino-aprendizagem, permitindo a retenção do conhecimento pelos discentes nas escolas de formação, particularmente aos que concernem à linha militar bélica.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. EXÉRCITO BRASILEIRO. Portaria nº 137-EME, de 28 de fevereiro de 2012. Aprova a Diretriz para o Projeto de Implantação do Ensino por Competências no Exército Brasileiro.
RISCO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/eficiência/>. Acesso em: 23 de abril de 2023.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. 197p.
 

CATEGORIAS:
Educação

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