A coesão na carreira do sargento

Autor: ST Hildemar das Graças Teixeira

Quarta, 13 Abril 2022
Compartilhar

A palavra “coesão” tem origem no latim “cohaeso” e apresenta os seguintes significados: “intimamente ligado”, “fortemente unido”, “formar um todo” e “harmônico”.1

A coesão expressa também organização, ordem e direção, sendo singular em sua unidade de resultado e, ao mesmo tempo, plural ao aglutinar pessoas, pensamentos e ações em um único propósito ou sentido. Ser coeso é conviver em sintonia e uniformidade.

À medida que o sargento conhece seu valor dentro da Força Terrestre e caminha na direção do seu propósito institucional, ele agrega fundamentos de uma carreira que se fortalece na coesão. Formado para liderar e ser liderado, o “comandante de pequenas frações” deve estar preparado para alcançar os objetivos traçados pelo Exército; valer-se de seus conhecimentos e experiências na caserna em prol da “coesão institucional”; vivenciar e cultivar os valores militares; cultuar os símbolos nacionais; e ressaltar as crenças da Instituição Verde-Oliva. Por essa razão, o sargento deve buscar constantemente a coesão no seu ambiente profissional, assim como ser harmônico no sentido de alinhar os seus interesses pessoais às demandas da Força ao longo de toda a sua carreira. Nesse contexto, é possível identificar que, na última década, o Exército Brasileiro vem promovendo importantes transformações no que diz respeito à dimensão humana, em particular na carreira das praças. Seu olhar institucional está buscando ampliar e aperfeiçoar a participação dos subtenentes e sargentos em ambientes jamais pensados outrora, fomentando seu envolvimento em atividades de maior projeção como forma de expressar a valorização de seus graduados.

A estruturação das funções de Sargento Brigada e de Adjunto de Comando, a seleção de seus graduados para frequentar cursos no exterior, como o de “Sargent Major” nos EUA, a mudança na formação do sargento de carreira, cuja graduação passou a ser reconhecida como nível superior a partir de 2017, bem como o projeto estratégico da construção da “Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos” revelam que a Força Terrestre está investindo grandemente na qualificação de seus sargentos. O objetivo precípuo é qualificá-los para o exercício de relevantes funções, tanto no contexto nacional quanto internacional, em operações de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e, ainda, em outras atividades/operações com nações amigas.

A implementação desse novo perfil profissional, no âmbito do Exército Brasileiro, para os subtenentes e sargentos tem por objetivo moldar o Exército do futuro, fortalecendo a coesão dos quadros e aperfeiçoando as competências que caracterizam o sargento na condução dos seus subordinados. Esse perfil transcende uma simples progressão hierárquica e representa um fortalecimento na liderança e no espírito de corpo da tropa.

Na era do conhecimento, tornam-se verdadeiros líderes, atuando sempre de acordo com a ética e os valores militares e exercendo um relevante papel no fortalecimento do espírito de corpo e da coesão institucional.

Ciente de seus deveres e aspirações, o sargento alinha-se com as diretrizes do comando, caracterizada na uniformidade de propósitos, verdadeira manifestação da “coesão castrense”, essencial para o sucesso no cumprimento da missão.

Diante desse processo de evolução da carreira das praças, as expectativas da Força Terrestre são de que o sargento desenvolva ainda mais o sentimento de pertencimento à nobre Instituição Verde-Oliva e tenha orgulho da carreira das Armas. Caminhar nesse sentido, orientado por seus superiores, faz com que o sargento seja o “liame” essencial ao transmitir com fidedignidade a intenção do comando aos seus subordinados, fortalecendo a coesão no Exército Brasileiro.

 

Coautor Sgt Bruno Mesquita dos Santos

 

 

REFERÊNCIAS

- Brasil no Haiti - um caso de sucesso (2004-2017). Disponível em: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/brasil-no-haiti-um-caso-de-sucesso-2004-2017. Acesso em 15 de jun. de 2021.

- Decreto Presidencial nº 9.171 de 17 de outubro de 2017. Disponível em:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9171.htm>. Acesso em 15 de jun. de 2021.

- Meudicionário.org. Disponível em: <https://www.meudicionario.org/coeso>. Acesso em 15 de jun. de 2021.

1

CATEGORIAS:
Defesa Educação

Comentarios

Comentarios
Parabéns pelo texto!
Excelente texto!!!!
Excelente artigo nobre amigo! Muito bem redigido e alinhado com a proposta do Comando da Força Terrestre em cada vez proporcionar as melhores condições de trabalho para a carreira das praças. Que tais experiências sirvam de exemplo para a motivação dos nossos alunos nos CFGS, com vistas ao aperfeiçoamento da trajetória profissional dos nossos militares
Parabéns pela excelência do texto!
Que Texto dahora parabéns.
Excepcional!
Parabéns por ser esse exemplo de profissional. Tive o privilégio de conviver com este militar ímpar e de um senso de camaradagem acima da média!
Meus parabéns meu amigo!!! Excelente trabalho!!!
Parabéns meu caro Hildemar, não só pelo texto muito bem feito, mas principalmente por se dispor a escrever e registrar feitos e ideias de sucesso da nossa caserna. Realmente, um exército cada vez mais coeso será sinônimo de vitórias e conquistas, seja nas áreas de pessoal e material, seja na áreas técnicas e de doutrinas. Grande abraço! Fé na missão!?? Salomão
Excelente texto, meu amigo e irmão de turma e de vida! Conseguiu, de forma brilhante, traduzir a carreira e exemplificar a especificidade de nossa missão. Forte abraço e fique com Deus!
Excelente texto sobre a necessidade de coesão no dia-a-dia e na carreira do Sargento. Meus parabéns!
Parabenizo o nobre amigo pelas sábias palavras e pelo espírito construtivo e motivador da carreira de graduados das forças armadas. Grande abraço.
Parabéns pelo texto que, pela qualidade e pertinência do tema, muito acrescenta ao leitor.
Parabéns meu amigo pela linda e abençoada carreira. És merecedor pois sempre foi um militar dedicado e um homem Deus. Belas e sábias palavras. Muito orgulho de tê-lo como amigo. Um exemplo de militar e espelho para os que iniciam a carreira.
Esse é meu Sub! Exemplo! Parabéns Amigo!
Parabéns meu nobre amigo pelo excelente texto, servindo de motivação para os nossos sargentos de hj e de sempre forte abraço.
Realmente a carreira do Sargento das Armas tem passado por transformações significantes, demonstrando a valorização das praças no Exército Brasileiro. Que muitos possam acompanhar esse processo de evolução e alcançar seus objetivos dentro da Força. Excelente artigo, parabéns!
Excelente texto! Mostrando que o Exército, através das inúmeras transformações, principalmente na Dimensão humana, vem valorizando a carreira das praças e em contrapartida, tendo militares mais profissionais, vocacionados e convictos de que todas essas mudanças são para que nós tenhamos um Exército cada vez mais forte e coeso.
Excelente. Meu parabéns pela carreira contínua! Que Deus abençoe.
Excelente texto, concordo com o entendimento exposto. As oportunidades de crescimento profissional e pessoal são cada vez melhores. Espero que continue a evolução para fazer o Exército cada vez mais forte!
Excelente matéria, demonstrando que o nosso EB está preocupado com a capacitação dos seus recursos humanos em todas as esferas.
Excelente texto, parabéns!
Parabéns! Excelente texto! Muito bem explicado.
Excelente texto. Força e honra!
Parabéns meu amigo! Texto muito bem elaborado no tocante à carreira do Sargento.
Parabéns pela brilhante carreira. É um orgulho ver um amigo que conheci no início da carreira, quando em sua primeira unidade, 27 BLog comigo serviu, ter trilhado o caminho do sucesso.
Muito bom. Parabéns!
Excelente texto, mostrando o entendimento das praças sobre o seu valor para o Exército Brasileiro, assim como o reconhecimento da evolução do EB nós últimos anos na política de valorização da carreira das armas e da dimensão humana, que abrange a todos os membros da nossa instituição. Esse texto nos trás a real sensação de pertencimento ao Exército Brasileiro. Gratidão em ser parte dessa instituição ???
Parabéns! Excelente o texto. Tratando de uma tema tão importante para a Força! Com a mesma coesão que tem nos guiado como o Adj Cmdo do Sistema DECEx.
Brasil!
Parabéns meu chefe e amigo em todas as horas;seus conselhos muito me enobrece particularmente;Deus te abençoe.
Excelente meu amigo, que Deus ilumine e capacite ainda mais os praças.
Excelente! A Coesão e a unidade expressam a força de algo. Isso vale para a força de uma alma e, igualmente, para a potência de um Exército. Reclamações sem fim são sempre frutos de uma alma dividida, corrompida, fraca... Parabéns por lançar um olhar otimista e justo para a Carreira do Sargento! Aproveitando o clima pascal, convém um lembrete do Ressuscitado: "Nenhum reino dividido contra si mesmo subsistirá".
É muito visível a preocupação dos nossos comandantes, chefes e diretores em todos os níveis, cada vez mais preocupados com a formação e o aperfeiçoamento das praças de carreira do nosso invicto Exército de Caxias. A equiparação do curso de habilitação do quadro auxiliar de oficiais, o CHQAO, como curso altos estudos nível I, só comprova o estímulo que os nossos líderes reservam aos nossos sargentos recém formados. A nova escola de formação e graduação de sargentos, no histórico sítio das batalhas das batalhas dos montes Guararapes, é uma prova viva do valor que esperamos dos nossos sargentos. A cada dia temos quadros mais motivados e qualificados e quem ganha é a sociedade brasileira!
Parabéns, meu amigo! Vc sempre foi um militar diferenciado: competente, discreto, humilde e amigo de todos Que Deus abençoe a você e a sua Família e te guie na sua brilhante carreira.
O texto retrata a atual realidade do Sargento que entendeu que a carreira tomou rumos que dependem do preparo intelectual de cada um para se adaptar aos objetivos do Exército. E para tanto terá que buscar o autoaperfeiçoamento para por em prática sua liderança e seu assessoramento leal e oportuno. Parabéns ao ST Hildemar pelo texto!!!
Parabéns pelo excelente texto, demonstrando conhecimento teórico e prático sobre a carreira de nossos sargentos, que Deus continue te abençoando e te capacitando a cada dia, um forte abraço.
Excelente!!! Juntos somos mais fortes!!! Parabéns meu nobre irmão Hildemar, que o Senhor dos Exércitos, te leve a lugares mais altos e continue te abençoando nessa nobre missão!
Excelente.A Firma deve seguir em direção a meritocracia, tecnicidade, perfis práticos para as funções.Aos poucos todas as OMs seguirão esses critérios.
Parabéns Hildemar! Os novos militares devem buscar a excelência em todas as sua atividades profissionais. O seu aprimoramento irá contribuir para um Exército mais preparado para responder as diversas demadas de atividades que surgirem. A sociedade sempre irá esperar do Exército respostas rápidas e acertivas. Neste sentido é primordial que nós, militares com mais experiência, sejamos sempre exemplo para os novos militares. Sigamos em frente. Deus no controle. Pátria, Brasil!
Parabéns pelo excelente texto meu caro amigo.
Excepcional Irmão. Para nós que temos a honra de te conhecer de perto, já era esperado tal dedicação e comprometimento em prol do cumprimento da missão. Sempre foi assim!!! Excelente. ERRAR NUNCA. Temos muito orgulho de você. DEUS É CONOSCO SEMPRE. ST Estéfano
O incentivo proporcionado pelo EB às últimas gerações de graduados difere do tratamento recebido pelos antecessores, proporcionando a formação de militares mais voltados para as atividades acadêmicas do que a operacionalidade bélica dos seus quadros. Parabenizo o meu querido amigo Hildemar pela clara exposição do assunto, visível em sua própria conduta.
Meu grande amigo parabéns pelo excelente texto, proveniente das experiências vividas na caserna claro. O silêncio fala mais que mil palavras, e assim é você que com seu caráter, fez e fará muito pela instituição e seus companheiros. Carinhosamente será sempre o nosso "PRACINHA". BRASIL ACIMA DE TUDO ??!!!

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados