A catastrofização, a securitização ambiental e o emprego das Forças Armadas na Amazônia brasileira

Autor: Cel Rodrigo Oliveira Genial

Segunda, 23 Janeiro 2023
Compartilhar

CATASTROFIZAÇÃO e SECURITIZAÇÃO

Em 22 de agosto de 2019, a questão ambiental e a Amazônia Brasileira entraram nos noticiários internacionais e nacionais quando o atual presidente da França declarou, por meio de rede social, que as queimadas na Floresta Amazônica constituem um problema de caráter internacional. A questão ganhou absoluta relevância em discussões no âmbito da 45ª reunião de cúpula do G7, realizada em 2019 e sem a presença do Brasil.

Em 2022, reforçando a teoria da “catastrofização” e robustecendo o discurso do mandatário francês, o Ministro do Comércio Exterior da França, Franck Riester, afirma aos senadores de seu país que “A Floresta Amazônica não pertence apenas aos brasileiros, mas à humanidade…”.

A teoria da catastrofização é, em suma, um processo em que forças políticas e sociais afirmam trabalharem juntos fatores naturais e artificiais para se criar efeitos devastadores em grande parte da população, garantindo o emprego de ações drásticas para evitar tal catástrofe.

Em contrapartida, quando alguma questão representa uma ameaça ao Estado, ao governo, ao território e à sociedade, são usadas medidas extraordinárias para resolver o tema. Essa teoria legitima o uso de ações de força para crises que não estão necessariamente ligadas à segurança e à defesa, a chamada “securitização”.

Assim, o governo brasileiro, na busca por realizar ações mais efetivas e de dar uma resposta clara à opinião pública internacional, determinou o emprego das Forças Armadas em Ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos anos de 2019 (Operação Verde Brasil 1), 2020 (Operação Verde Brasil 2) e 2021 (Operação Samaúma).

Como uma evolução das Operações Verde Brasil, foi concebida a Operação Samaúma, pela primeira vez sob a coordenação do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), cuja liderança foi exercida pelo Vice-Presidente da República, apoiado por sua estrutura, para coordenar as ações do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, das agências do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério do Meio Ambiente. A Operação Samaúma foi oficializada pelo Decreto nº 10.730, de 28 de junho de 2021, para o período de 28 junho a 31 de agosto de 2021, autorizando o emprego das Forças Armadas com o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal em municípios dos estados do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará e de Rondônia.

O balanço final da Operação Samaúma soma 705 escoltas, reconhecimentos e patrulhas; 17.005 hectares embargados; 191 ações preventivas e repressivas realizadas contra delitos ambientais; 309 inspeções, vistorias e revistas por meio de patrulhamento naval e terrestre; e 8 focos de incêndio combatidos, dentre outras ações. As principais apreensões foram de 8.536,56 metros cúbicos de madeira; 34.396 litros de combustíveis; 50 tratores, escavadeiras, caminhões, veículos diversos e embarcações; 28 armas; e 137 maquinários de serraria e mineração. Durante toda a ação, foram aplicadas 189 multas que totalizaram mais de R$ 270 milhões. Houve uma redução de 32% no índice de desmatamento histórico para o mês de agosto.

 

A AMAZÔNIA E A SOBERANIA BRASILEIRA

O General Meira Mattos, geopolítico de referência no Exército Brasileiro com reconhecimento internacional, constatou, em 1980, a ganância por parte de nações estrangeiras ou organizações internacionais pela Amazônia, e identificou, ainda, a escassez de população e a existência de riqueza mineral inexplorada como os maiores problemas geopolíticos brasileiros na Amazônia.

O General Villas Bôas, antigo Comandante do Exército Brasileiro, escreveu um artigo que aborda um mundo, no ano de 2030, em que a população terá aumentado em dois bilhões de habitantes, passando a consumir o dobro de recursos naturais.

Essa insondável origem da natureza tem que ser claramente associada com a soberania brasileira na imaginação da opinião pública internacional, ávida por questionar a nossa capacidade de gerir o que já é considerado como um patrimônio mundial.

Um dado marcante é que os recursos naturais da região podem chegar à impressionante cifra de 23 trilhões de dólares: 15 decorrentes dos recursos minerais e 8 proporcionados pela biodiversidade.

Cenários prospectivos mostram que o futuro do país passa pela manutenção da soberania da Amazônia Brasileira, por sua integração plena ao país e pelo seu desenvolvimento sustentável. Dessa forma, fica claro existirem análises científicas de cenários que visualizam, em um provável futuro, o emprego das Forças Armadas em ações de repressão a crimes ambientais que possuem relação com a soberania do Brasil na Amazônia.

 

PRESENTE E FUTURO

A semente da Operação Samaúma vem germinando. Observa-se a iniciativa do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com o apoio logístico e meios especializados do Ministério da Defesa, de desencadear a Operação GUARDIÕES DO BIOMA, ação de combate às queimadas, iniciada em agosto de 2021. Este ano, desde março de 2022, a operação vem realizando ações com foco no combate ao desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso e de Rondônia.

Por fim, o emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias será sempre uma escolha do poder público de acordo com o interesse do Estado Brasileiro. O que é importante ressaltar é que as Forças Armadas não se furtarão a dar o suporte à Nação, dentro dos certames legais, podendo empregar suas capacidades militares e estendendo seu Braço Forte e sua Mão Amiga, conforme o slogan do Exército Brasileiro.

CATEGORIAS:
Defesa Operações Estado

Comentarios

Comentarios
Orgulho de nosso exército! A Amazonia é nossa ??
Ótimo trabalho ??????
Excelente texto.
Parabéns Forças Armadas por garantir a soberania nacional contra os evidentes interesses escusos de outros povos. Obrigada por informar à população tão carente de informações corretas negadas pela quase totalidade da grande mídia nacional.
A Amazônia é do Brasil!!!! ?????? Lindo trabalho do Exército Brasileiro! ?
A Amazônia é do Brasil.
Show!! Parabéns FFAA.
Parabéns, servindo a pátria ,protegendo e amando o que é nosso por direito.
A Amazônia pertence ao Brasil e aos Brasileiros. Qualquer tentativa de torná-la patrimônio mundial deve ser visto como uma afronta a nossa soberania! Espero que as nações estrangeiras aprendam a reflorestar o que eles mesmos destruíram em seus países ! E deixem o que é do Brasil no Brasil! Inclusive se faz necessário falar a respeito disso para nossas crianças! Grande parte da nossa nação não tem conhecimento da grandiosidade e riqueza do nosso país!
Que orgulho do Exército Brasileiro, ótimo trabalho ???
Acredito que as 03 forças: Marinha, Exército e Aeronáutica, deveriam ampliar as suas bases, como instalação de novas bases da marinha, devido a fluência e confluência tanto de barcos como canais, uso de drônes para fiscalização, e aperfeiçoamento da comunicação, abertura e construções e ampliação de bases áreas para uma melhor fiscalização de pistas de pouso dentro da amazônia legal (trafego de ouro e minérios, nióbio e grafeno), abertura de mais postos pelo exercito o uso de "hovercrafts" tecnologia inovadora que deveria servir ao exercito para deslocamento tropas tanto na agua como na terra, ou seja uma a melhoria da infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação."Hovercrafts" uma tecnologia simples que poderia ser desenvolvida pelo exercito ou marinha para deslocamento rápidos de tropas tanto na agua como na terra. https://pt.wikipedia.org/wiki/Hovercraft https://pt.wikipedia.org/wiki/Hovercrafthttps://pt.wikipedia.org/wiki/Hovercraft
Parabéns ao Coronel Rodrigo, parabéns ao exército brasileiro.
A Amazônia é brasileira. Quem tentar internacionalizá-la terá a resposta adequada por quem sabe proteger suas fronteiras. Parabêns.
Parabenizo o ilustre Coronel pelo excelente e esclarecedor artigo. Força e Honra!
Parabéns pelo artigo e pelas informações divulgados. Na minha visão um dia a Amazônia brasileira será invadida por potências hegemônicas. Só não sei se será daqui a 5, 10, 50, 100 ou 500 anos...
Parabéns pelo excelente texto. Trabalho na área ambiental desde 1984. O exército faz um trabalho excepcional. A Amazônia é nossa!!!!
Parabéns, Coronel e parabéns às nossas FFAA, pelo brilhante trabalho de defesa e segurança de nossa rica Amazônia.
Texto excelente! Parabéns, Coronel! Esse texto deveria ser publicado nos meios de comunicação do nosso país e no exterior.
Prezado Genial. Meus cumprimentos pelo excelente artigo. Este assunto vem influenciando todo o Mercado do Agronegócio brasileiro, o que significa 25% de todo o nosso PIB, sobretudo após o Parlamento Europeu aprovar uma lei que impede a importação pelo bloco de produtos provenientes de áreas desmatadas ou degradadas. Não há mais espaço para o desmatamento, para a mineração irresponsável em Terras Indígenas e para a exploração predatória, sobretudo, no bioma amazônico. Meus sinceros parabéns!
Texto muito esclarecedor Coronel! A Amazônia brasileira é patrimônio do seu povo. Nada temos a ver com países que destruiram quase por completo suas florestas, e aí, ficam de “olho grande” na nossa Amazônia. Confio plenamente no trabalho profissional das nossas forças armadas na manutenção da nossa soberania nacional. Lembro-me do garotinho Rodrigo de cerca de 5 a 6 anos de idade no ano de 1981 na vila militar do grageru, na nossa querida Aracaju. Hoje um Cel QEMA do EB. Seguindo os passos do papai!
Parabéns Coronel, excelente e esclsrecedor artigo, nos deixando informados das ações que foram tomadas pra proteção da NOSSA Amazônia, e também pela continuidade que está se tomando junto aos cuidados pelas tribos yanomamis, a Amazônia tem q ser preservada, não permitam que seja tirado um galho de árvore de lá, pois dela depende a sobrevivência de toda humanidade, seu artigo Coronel, devia ser divulgado em redes publicas de comunicações, pois pouca gente sabe do que foi feito!
Ten. Genial do 44 batalhão de infantaria motorizada e um grande homem tive privilégio de ter vc como oficial sd luis , sou eu..... me ensinou muito que Deus te abençoe ricamente genial.....

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados