A capacidade de Defesa Biológica do Exército Brasileiro

Autor: Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos

Quinta, 06 Fevereiro 2020
Compartilhar

Ao longo da história, a comunidade internacional vem assistindo ao surgimento ou agravamento de doenças e epidemias em diversas partes do mundo, algumas relacionadas com atividades humanas de risco e manuseio de elementos perigosos ou à falta de cuidado com o manejo ambiental. Outro dado relevante, foram os casos relacionados com o bioterrorismo ocorridos, em especial, após o ano de 2001.

Diante deste cenário, o Exército Brasileiro (EB) vem, sistematicamente, conduzindo ações para dotar sua estrutura com pessoal capacitado, equipamentos especializados e instalações para possibilitar ações preventivas ou corretivas no caso de incidentes desencadeados por agentes biológicos.

O Brasil foi sede de eventos de vulto de cunho internacional, tais como: a Copa das Confederações e do Mundo (2013 e 2014), a Jornada Mundial da Juventude 2013 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO-2016. Esses eventos, que ocorreram em um curto espaço de tempo e reuniram milhares de pessoas de todas as partes do mundo, levaram à preparação das forças de defesa e segurança para a prevenção contra possíveis ataques envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). Nesse item, ocorreram diversas atividades para o aperfeiçoamento da estrutura de defesa biológica da Força.

Atualmente, o Exército conta com laboratórios fixos e móveis que possuem a capacidade de identificar agentes biológicos ou cooperar com agências nacionais e internacionais, assim como frações dotadas de equipamentos para identificar e descontaminar materiais viabilizando a proteção perante uma possível ameaça. Essa estrutura encontra-se: no Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), no Instituto de Biologia do Exército (IBEx), no 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1° Btl DQBRN) e na Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Cia DQBRN).

Laboratório móvel químico e biológico do Exército
 

Como exemplo da capacidade atualmente existente, podemos citar o laboratório de contenção com nível de Biossegurança 3 (NB3) e os dois laboratórios NB2 destinados à pesquisa científica e às análises relacionadas à defesa biológica do Instituto de Biologia do Exército (IBEx). Desta forma, essa Unidade integrante do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) tem condições de realizar e prestar o assessoramento técnico-científico por meio da identificação ou confirmação da presença, ou não, de agentes biológicos em amostras coletadas e recebidas.

Cabe destacar que, nos anos de 2014 e 2015, o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realizou a verificação e descontaminação de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportaram pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus Ebola. Após o acionamento do Batalhão pelo Comando de Operações Terrestres, uma fração da Organização Militar realizou atividades de defesa biológica nas partes interna e externa das aeronaves, bem como da área de estacionamento. Todas as ações foram conduzidas utilizando equipamentos de última geração que possibilitaram a total esterilização, inclusive dos itens eletrônicos sensíveis, garantindo a segurança da tripulação e das equipes envolvidas no transporte.

Preparação para descontaminação de aeronave da FAB
 

Do anteriormente exposto, conclui-se que a DQBRN do EB atua em diversas áreas operacionais e científicas, com o objetivo de prevenir ou minimizar consequências de sinistros envolvendo agentes biológicos e, desta forma, contribuir para o esforço nacional nas atividades de defesa externa e da sociedade.

Comentarios

Comentarios
Parabéns Coronel. É muito importante este tipo de comunicado. Infelizmente, grande parte da população ignora o imenso esforço tecnológico e científico de nossas forças militares, mesmo tendo sido tão sucateadas durante os governos anteriores.
Parabéns pelo trabalho Coronel! Porém acho que está na hora de uma operação de mobilização muito ampla e profunda. O custo é alto, mas é muito importante...
Ótima material , principalmente por ter sido escrita pelo Cel Vasconcelos , que possui vasto conhecimento na área . Tive o privilégio de conhecer o Cel Vasconcelos quando servi o EB em 1998 no 12 GAC em Jundiaí e fiz parte de sua tropa na 1ª BO . Um forte abraço , Brasil acima de tudo!!!
Militar de alta capacidade a qualquer emprego e missão, sempre disposto de postura não atoa que hoje calga o cargo de CEL, se não falhe a memória chegou em 1995 no 12º GAC em Jundiaí ainda com pouca experiencia e com muita vontade de aprender e colocar em pratica o aprendizado da academia sempre rigoroso com seus comandados mas não fora do tocante das regras, adoraria hoje poder estar trabalhando com esse militar se nossas politicas e políticos não interferisse na caminhada dos quais amam esta instituição e estão sempre a servir, abraços a todos irmãos de farda felicidades e sucesso CEL Vasconcelos e caso encontre com CEL Dorian e CEL Santana neto CEL Jones deixo forte abraço aprendi muito com todos. CB SOUZA 1994 à 2000 12º GAC - Jundiaí - SP BRASIL ACIMA DE TUDO E ABAIXO SOMENTE DE DEUS.
Boa tarde a todos! Sou estudante de Perícias Criminais e estou tentando realizar um trabalho sobre como a Perícia poderia atuar em casos de Bioterrorismo. Não tinha conhecimento desse trabalho do exército, que é uma instituição que passa por muitos problemas, mas que sempre está disposta a contribuir com o seu melhor para a pátria. Gostaria de saber se existe algum lugar com informações oficiais sobre a estratégia do Brasil para se defender do bioterrorismo, e se há cooperação entre peritos e exército. Agradeço qualquer orientação! Aproveito para deixar meus cumprimentos em nome da Nação brasileira!
Felicidades Cabo,eu servi em 1997,classe 78,eu era da Bia Comando! Aprendi muito com O Ten Vasconcelos,e hoje Coronel Vasconcelos! Militar patriota de altíssimo grau, gostaria de encontrar o Coronel Vasconcelos,tem o meu respeito e de milhares de Brasileiros, obrigado Coronel Vasconcelos! Parabéns pelo excelente trabalho a nossa nação brasileira!

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados