5º Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar do Brasil

Autor: Cel R1 Marco Antonio Souto de Araujo

Quarta, 05 Outubro 2022
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O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é composto por 14 Colégios Militares (CM), distribuídos por várias regiões do território nacional. As sedes estão localizadas nas cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Campo Grande, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria. O órgão responsável pela direção e coordenação de todo o sistema é a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Os CM são organizações militares que funcionam como estabelecimentos de ensino de educação básica. São educandários fortemente ancorados nos valores éticos e morais, nos costumes e nas tradições cultuados pelo Exército Brasileiro. O SCMB tem o propósito de contribuir com a sociedade na formação de lideranças, na medida em que direciona seu esforço para formar jovens ativos, criativos, autônomos e comprometidos com o futuro do Brasil. É desse somatório que emerge a identidade do sistema, ou seja, o diferencial capaz de gerar vínculo, apego e sentimento de pertencimento aos Colégios.

De acordo com o MEC, as atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas brasileiras devem ser utilizadas para diversas finalidades, como despertar a criatividade e o talento nos estudantes e melhorar o desempenho em sala de aula. Elas complementam e enriquecem a vivência acadêmica e favorecem o processo de formação, seja no trabalho de estimulação cognitiva nas diferentes áreas, seja no desenvolvimento socioafetivo.

Nos Colégios Militares, as atividades extracurriculares têm enorme importância na medida em que ajudam a desenvolver uma série de atributos que são essenciais à formação da juventude escolar. Esporte, cultura, arte e ciências são os vetores que orientam uma gama variada de atividades específicas. Na área de ciências, vislumbrou-se a oportunidade de se criar um evento multidisciplinar e transversal, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A ideia do Desafio Global do Conhecimento (DGC) surgiu no ano de 2016, ocasião em que alguns colégios do sistema realizavam atividades científicas de forma estanque e de pequena envergadura. O estudo de situação indicou que era possível conceber um evento centralizado e com enorme potencial de difusão e interesse para todos os alunos. No âmbito das ciências exatas foram planejadas atividades como Olimpíada de Matemática, Olimpíada de Robótica e Feira de Ciências. No de ciências humanas e linguagens, Simulação de Órgãos das Nações Unidas e Concurso Literário. As “simulações” são eventos acadêmicos direcionados, fundamentalmente, a alunos do ensino médio, assim como alternativas para o aprendizado tradicional, tratando a geopolítica no contexto das relações internacionais e ensinando práticas de oratória, debate e escrita. O DGC também é percebido como um instrumento voltado para o pensamento crítico, a liderança e a cooperação, dando espaço para a compreensão de situações complexas e estimulando o respeito ao contraditório e aos direitos humanos.

Para o desenvolvimento do projeto, chegou-se à conclusão de que era importante oferecer um tema central que fosse transversal e de que o aluno seria o principal ator do processo, devendo construir o conhecimento a partir do entendimento dos princípios da interdisciplinaridade e da contextualização.

 

Para se buscar a excelência na formulação do projeto do Desafio Global do Conhecimento, algumas parcerias foram estabelecidas. Para a Matemática e a Robótica, a expertise dos brilhantes alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) confere legitimidade e qualidade para a montagem das competições. Além de possuir o conhecimento técnico, os estudantes do IME também exercitam a troca de informações com os alunos dos Colégios Militares, e essa ligação espontânea serve de estímulo para o ingresso dos alunos neste conceituado Instituto.

A Feira de Ciências, nesta edição do DGC, apresentará 70 trabalhos de alunos do Colégio Militar de Brasília, estandes de instituições colaboradoras e, na sua parte principal, 28 trabalhos dos Colégios Militares (2 de cada CM). Esses últimos serão objeto de avaliação para que sejam selecionados os três melhores, do ponto de vista científico, para representar o sistema na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorrerá em março de 2023, na Universidade de São Paulo.

A Simulação de Órgãos das Nações Unidas foi planejada para que os Colégios Militares distribuam seus alunos como representantes diplomáticos nos diversos comitês, segundo a seguinte distribuição:

Os assuntos que estão na agenda mundial são aqueles que, normalmente, contemplam os vários comitês. Os ganhos culturais são significativos: vão desde a elaboração do projeto (neste ano concebido por 49 universitários de 17 Instituições de Ensino Superior, sendo 70% de ex-alunos do SCMB), passando pela preparação dos alunos, que recebem guias de estudo para uma eficaz preparação, até a execução da simulação propriamente dita.

 

O Comitê de Política e Descolonização será desenvolvido no idioma inglês. As simulações são uma possibilidade de extensão pedagógica e funcionam como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Por tratarem os conhecimentos de forma integrada, abordando conteúdos que estimulam a curiosidade crítica, possibilitam ao estudante estabelecer diferentes relações entre os fatores estudados, oferecendo uma educação potencializadora de mudanças.

A geopolítica pode, e deve, ser utilizada como ferramenta pedagógica. A transversalidade da geopolítica vai ao encontro das propostas pedagógicas modernas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera a união das diversas áreas do conhecimento no trabalho pedagógico uma junção de informações que leva à interdisciplinaridade.

Os alunos que se destacarem na simulação irão compor a delegação do SCMB que representará o Departamento de Educação e Cultura do Exército na “Harvard Model United Nations”, em janeiro de 2023, nos Estados Unidos. Trata-se da maior, mais antiga e principal Simulação de Órgãos das Nações Unidas do mundo, que reúne cerca de 4.000 estudantes de 50 países. O SCMB tem participado dessa atividade desde 2017, sendo visível a evolução do desempenho de nossos alunos.

O Desafio Global do Conhecimento é um Projeto Educacional de sucesso que tem representado um ganho de qualidade significativo em termos pedagógicos e de preparação do jovem para a vida. Os Colégios Militares têm fomentado esses tipos de eventos nos seus planejamentos anuais e incentivado o interesse, em especial, pela inicialização e dedicação à atividade extraclasse.

Educação de qualidade é um objetivo que se deve perseguir permanentemente. O SCMB acredita que seu projeto pedagógico deve ser dinâmico e buscar a criação de um círculo virtuoso, em que alunos, professores, agentes de ensino e ex-alunos estejam em sintonia.

É importante fazer Educação criando condições para que a juventude discuta e pense os problemas contemporâneos do Brasil e do Mundo, fazendo-a perceber que ela não tem somente o direito de opinar, mas, sobretudo, a responsabilidade de ser a protagonista do futuro.

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Um grande sentimento de não poder ter mais opções de colégios Militares no RS somente em POA.Venho de uma família de Militares e meu filho sonha em poder trilhar esta carreira Maraviohosa de Lutar Pela Patría. Gostaria de coloca-lo em uma escola Militar a pedido dele mas se torna longe .

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