A atual estrutura de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN) do Exército Brasileiro (EB) reflete sua evolução ao longo de mais de 100 (cem) anos de história. Neste contexto, merecem destaque as constantes ações para o aprimoramento da capacidade de DQBRN para o apoio às operações militares e para a proteção da sociedade brasileira.
As ações de DQBRN são consideradas estratégicas para a segurança de Grandes Eventos e foram empregadas em eventos internacionais de relevância. Os militares especializados nessa área contam com elevada capacitação, tanto no Brasil quanto no exterior, e utilizam modernos equipamentos, capazes de responder a qualquer tipo de ameaça QBRN, de acordo com os padrões exigidos pelos principais órgãos internacionais.
No período de 2012 a 2016, o Brasil foi sede de diversos eventos internacionais, dentre eles a RIO+20 (2012), a Copa das Confederações e a Copa do Mundo (2013 e 2014), Jornada Mundial da Juventude (2013) e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO-2016. Estes eventos receberam milhares de pessoas de todas as partes do mundo.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) caracterizou-se como o primeiro evento em que houve o emprego conjunto de frações de DQBRN das Forças Armadas, além de agências dos níveis Federal, Estadual e Municipal.
A DQBRN teve por atribuição conduzir as varreduras nas instalações do RIOCENTRO, hotéis, aeroportos, veículos oficiais e locais dos eventos. Coube ainda a missão de permanecer em condições de montar e operar um posto de descontaminação.
Após os eventos anteriormente descritos, tendo como orientação o preparo e emprego nas atividades previstas para o período 2013-2016, o Exército verificou a necessidade de aperfeiçoar sua estrutura de DQBRN, sendo realizadas diversas ações, dentre elas: atualização do Sistema de DQBRN do Exército (SisDQBRNEx), reestruturação das Organizações Militares (OM) de DQBRN do EB, reformulação dos cursos de especialização em DQBRN para oficiais e sargentos, aquisição de equipamentos de DQBRN de última geração e evolução da doutrina.
Na Copa das Confederações 2013, a missão da DQBRN foi a de assessorar, apoiar e atuar de forma preventiva e reativa, por meio das equipes de DQBRN, na segurança das delegações, hotéis, estádios, locais de treinamento, aeroportos, veículos e instalações utilizadas pelas seleções e/ou autoridades diversas, nas cidades dos jogos. As frações de DQBRN do EB foram distribuídas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Recife.
No período anterior às competições, foram realizados exercícios nas sedes com o objetivo de verificar a capacidade de DQBRN das agências locais, bem como treinar os protocolos de atuação conjunta.
Com o término da competição, ocorreram algumas reuniões para verificação das principais necessidades de ordem doutrinária, logística e de capacitação para o emprego da DQBRN na Copa do Mundo 2014. Estas reuniões foram realizadas por iniciativa do Exército, com a participação do Ministério da Defesa, Forças Singulares e Agências convidadas.
Após a Copa das Confederações, as frações de DQBRN foram empregadas na Jornada Mundial da Juventude 2013, nas cidades do Rio de Janeiro e Aparecida do Norte, permanecendo em condições de cooperar com a neutralização ou desativação de dispositivos explosivos improvisados, em apoio às ações de prevenção e combate ao terrorismo.
A Copa do Mundo 2014 ocorreu em 12 (doze) cidades, trazendo a necessidade de um planejamento criterioso da utilização dos meios de DQBRN. O EB ficou responsável por atuar em 10 (dez) cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).
Exercício Interagências para a Copa das Confederações 2013 (RECIFE)
Por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos - RIO 2016, as tropas especializadas do EB foram empregadas na cidade do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Deodoro e Maracanã) e nas cidades-sede do futebol.
Neste período, o emprego da DQBRN do EB foi caracterizado por ações de reconhecimento e identificação, descontaminação e proteção diante de uma possível ameaça envolvendo agentes QBRN. Destaca-se, que estas atividades foram constantemente colocadas em prática nos eventos de grande visibilidade, ações integradas entre as diversas instituições civis e militares federais, estaduais e municipais sob coordenação do Exército.
Como principais lições aprendidas, podemos citar: que a existência de um coordenador único para as ações DQBRN é fundamental para o êxito da missão; a capacitação do pessoal deve começar o mais cedo possível; os protocolos de DQBRN devem ser estabelecidos com a devida antecedência para possibilitar sua divulgação e o treinamento entre as agências; e a mobilidade estratégica é essencial.
Nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia da COVID-19, as frações de DQBRN foram as unidades especializadas que, de imediato, iniciaram ações de descontaminação de pessoal, ambientes e materiais no apoio à população brasileira. No total, foram 294 (duzentos e noventa e quatro) dias de atividades continuadas e 311 (trezentos e onze) missões de descontaminação em vários ambientes.
Pode-se observar que houve um intenso emprego das tropas de DQBRN nos Grandes Eventos ocorridos no Brasil e por ocasião da Pandemia de COVID-19, anteriormente descritos. Os conhecimentos adquiridos e as lições aprendidas foram utilizadas durante a 18ª Cúpula do G20 (2024) e a Reunião dos BRICS 2025, eventos ocorridos na cidade do RIO DE JANEIRO (BRASIL).
O Brasil exerceu a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A 18ª Cúpula dos Líderes do G20 contou com a presença das lideranças dos 19 (dezenove) países-membros, mais a União Africana e a União Europeia, e ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
O BRICS é formado por 11 (onze) países-membros: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA, ÁFRICA DO SUL, ARÁBIA SAUDITA, EGITO, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, ETIÓPIA, INDONÉSIA e IRÃ. Serve como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas. Os líderes dos países componentes do BRICS se reuniram nos dias 6 e 7 de julho de 2025.
Entre as principais ações realizadas pelo Exército em ambos os eventos, podemos citar: DQBRN; escolta de autoridades e comitivas; segurança de locais de hospedagem; proteção de infraestruturas críticas; patrulhamento aéreo; ações de contraterrorismo; guerra eletrônica; defesa cibernética; defesa antiaérea; contramedidas de drones hostis; defesa aeroespacial, proteção marítima e fluvial, dentre outras.
Varredura química no G20 - 2024
O Exército Brasileiro, em cooperação com outras Forças Armadas e agências, conduziu operações de DQBRN, tais como varredura de hotéis e instalações do evento, detecção e permaneceu em condições de operar estações de descontaminação QBRN, empregando roupas de proteção, sensores e equipamentos de alta tecnologia. As atividades especializadas integraram um conjunto de medidas preventivas para garantir a segurança das atividades previstas, consolidando uma resposta integrada e eficaz frente a possíveis incidentes de natureza QBRN.
Ações de DQBRN por ocasião dos BRICS - 2025
Atualmente, a DQBRN do EB encontra-se em um processo de preparação para o emprego na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) (2025), que ocorrerá na cidade de BELÉM (BRASIL), e para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027, com as seguintes sedes: BELO HORIZONTE, BRASÍLIA, FORTALEZA, PORTO ALEGRE, RECIFE, RIO DE JANEIRO, SALVADOR e SÃO PAULO.
Como parte desta preparação, estão sendo conduzidos Seminários e Simpósios sobre temas de relevância, manutenção e aquisição de equipamentos especializados, atualização dos programas dos cursos e treinamento das frações de DQBRN. Recentemente, o Sistema DQBRN do Exército foi aprimorado e, dentre diversas ações, foi ativado o Comando DQBRN, onde destacam-se as seguintes atribuições:
Cidades da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027
- Conduzir atividades e tarefas de DQBRN, no âmbito do Exército, sendo encarregado de planejar, coordenar e executar as operações com emprego das frações de DQBRN nas situações de guerra e de normalidade, proteção de estruturas estratégicas e da sociedade;
- Planejar e coordenar o emprego de uma Força Tarefa Conjunta DQBRN para atuação em operações conjuntas e/ou em ambiente interagências, no âmbito do Ministério da Defesa (MD), quando determinado; e
- Coordenar as ações conjuntas de DQBRN, demandadas pelo MD, no nível operacional, e estabelecer ações complementares com outras agências.
Outro aspecto que vem contribuindo com a preparação para os Grandes Eventos previstos é a participação ativa da DQBRN do Exército nas edições do NCT América do Sul que ocorreram no Brasil, nos anos de 2019, 2022 e 2025. O evento possibilitou a troca de experiências com profissionais nacionais e internacionais na área de DQBRN, participação em treinamentos com equipes de especialistas, tendo instrutores com grande experiência e a verificação das mais modernas tecnologias existentes em exposições de equipamentos de diversas empresas na área.
Participação do Exército Brasileiro no NCT América do Sul 2025
Durante o desenvolvimento deste artigo, foi observado que, nos últimos 20 (vinte) anos, as ações de reconhecimento e identificação, descontaminação e proteção diante de uma possível ameaça envolvendo agentes QBRN foram constantemente colocadas em prática pelo Exército Brasileiro nos eventos de grande visibilidade, em coordenação com instituições civis e militares.
As frações de DQBRN vêm cumprindo o seu papel de evitar ou de minimizar as possibilidades de ocorrência de sinistros que envolvam agentes QBRN, contribuindo, positivamente, para a preservação da imagem das Instituições Brasileiras. Finalmente, conclui-se que a DQBRN do Exército Brasileiro adquiriu uma sólida experiência no planejamento, coordenação, preparo e emprego, mantendo-se apta para novos desafios que possam ser apresentados.
Comentarios