COLÉGIO MILITAR DE BELÉM: 10 ANOS DE DISCIPLINA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores: Cap Menezes
Sexta, 01 Agosto 2025
Compartilhar


 

 

Eis que, “com garbo, com raça e muita união garança”, como diz a letra de nossa canção, o Colégio Militar de Belém (CMBel) completa, neste ano de 2025, 10 anos de existência.

Em 2015, na região da Amazônia Oriental, em Belém do Pará, fruto de uma parceria entre o Exército Brasileiro, o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém, nascia o décimo terceiro colégio militar do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), qual seja, o CMBel, criado por intermédio da Portaria nº 1034 - Cmt Ex, de 6 de agosto de 2015, mas com seu núcleo ativado a contar de 1º de agosto do mesmo ano, data na qual comemora-se o seu aniversário.

Sua criação, no entanto, remonta ao ano de 2010, notadamente ao Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED), conforme previsto na Portaria Normativa nº1065-MD, de 28 de junho de 2010, que destacava a “necessidade de novos colégios militares para atender às demandas das Forças Singulares em razão da implantação de novas organizações militares previstas no PAED”1.

Seja nas tratativas realizadas pelo Comando da 8ª Região Militar em 2011, junto aos políticos que compunham a bancada federal do Estado do Pará, seja até mesmo no papel ativo do próprio Comandante do Exército em 2012 em receber o Governador e demais autoridades políticas do Estado do Pará, o sonho de se criar um colégio militar em Belém, o segundo na região Amazônica, vinha se consubstanciando.

Em 2015, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) visitou o Estado do Pará com o intuito de, com o Comando Militar do Norte, escolher uma área para a criação do CMBel. Em agosto de 2015, o Estado-Maior do Exército visitou o Estado do Pará e, após essa visita, o Comandante do Exército decidiu criar o Colégio Militar de Belém nas antigas instalações da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA), já iniciando, naquela instalação, o Núcleo de criação do CMBel em 1º de agosto de 2015, conforme atesta sua Portaria de criação:

Art. 1º Criar o Colégio Militar de Belém, com sede na cidade de Belém-PA, subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Art. 2º Ativar o Núcleo do Colégio Militar de Belém, a contar de 1º de agosto de 2015.

Art. 3º Determinar que a primeira turma do Colégio Militar de Belém, a ser matriculada em 2016, seja constituída pelo 6º Ano do Ensino Fundamental.2

 

Sua inauguração ocorreu em 12 de janeiro de 2016, quando começou seu primeiro ano letivo e as comemorações dos 400 anos da cidade de Belém. Naquele momento, o CMBel iniciou seu ano escolar com o corpo discente composto por quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental3. Foram 87 alunos que cruzaram, pela primeira vez, o portão de entrada do CMBel na referida data e passaram a ocupar o antigo prédio da Escola de Governança do Pará, patrimônio histórico do Estado.

Na ocasião, estiveram presentes: o Governador do Pará à época, Simão Robison Oliveira Jatene; o então Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa VILLAS BOAS; o antigo Comandante do Exército, General ENZO Martins Peri; o Comandante Militar do Norte à época, General Oswaldo de Jesus FERREIRA, grande incentivador da criação do CMBel; o então Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; e demais autoridades civis, militares e religiosas da sociedade belenense. Momento em que se pôde concretizar a parceria entre o Exército Brasileiro, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

Seu primeiro comandante foi o Coronel de Artilharia Celso KERSUL, cuja atuação foi fundamental para a consolidação da identidade institucional do colégio. Assumir o posto de primeiro comandante representou um desafio singular, pois exigiu não apenas competências administrativas e operacionais, mas também visão estratégica para estruturar, implementar e consolidar uma unidade educacional de excelência ainda em fase de implantação, compatíveis com sua carreira militar e com sua pós-graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em seu primeiro ano de existência letiva, o CMBel recebeu, entre os dias 21 e 24 de junho de 2016, o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), Gen Bda Flavio Marcus LANCIA Barbosa, em sua primeira visita de Supervisão Escolar ao CMBel. Neste mesmo ano, os alunos do CMBel participaram pela primeira vez dos Jogos da Amizade, realizados entre os dias 28 de julho e 5 de agosto de 2016 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na cidade de Campinas. Naquela oportunidade, embora debutante no evento, o CMBel obteve o 3ºlugar em apresentação artístico-cultural com o tema “A Lenda do Boto”. No ano seguinte, em 2017, o CMBel obteve o 1º lugar geral na apresentação artístico-cultural com o tema “Esse rio é minha rua essa rua me leva à Belém do Pará, terra do calipso e do tacacá”. Ainda, obteve a sua primeira medalha de ouro pela aluna Juliane Guedes que, com 13 anos à época, sagrou-se campeã na competição de natação, modalidade 50 metros livres.4

Desde então, o Colégio Militar de Belém vem sendo referência de educação não somente na sociedade belenense, mas também dentro do Sistema Colégio Militar de Educação, atendendo e educando os filhos dos militares, os alunos oriundos do meio civil e parte considerável dos filhos da fina flor paraense.

Nas palavras do Comandante do Exército, General VILLAS BOAS, por ocasião do 5º aniversário do CMBel e que foram eternizadas nas paredes do pavilhão pedagógico deste Estabelecimento de Ensino, “E assim se faz a história, com pequenos, mas confiantes passos amparados e orientados nas ideias de cada um5. E, nas palavras de cada um que por esse estabelecimento passou ou ainda passará, COLÉGIO MILITAR DE BELÉM, NASCEU FORTE!

 

1 BRASIL. Ministério da Defesa. Portaria Normativa nº 1065, de 28 de junho de 2010, do Ministério da Defesa. Dispõe sobre a Diretriz para a coordenação de programas e projetos comuns às Forças Armadas. Diário Oficial da União, Brasília, DF DOU 123, S.1 p.20/22, 30/06/2010.

2 BRASIL. Ministério da Defesa. Portaria nº 1.034, de 06 de agosto de 2015, do Cmt do Exército. Dispõe sobre a Criação do Colégio Militar de Belém e dá outras providências. Boletim do Exército nº33, de 14 de agosto de 2015. Brasília, DF.

3 REVISTA DO COLÉGIO MILITAR DE BELÉM. Ano I. Número 1. 2016. Edição Histórica. Acervo Biblioteca do CMBel.

4 REVISTA DO COLÉGIO MILITAR DE BELÉM. Ano II. Número 2. 2017. Acervo Biblioteca do CMBel.

5 REVISTA DO COLÉGIO MILITAR DE BELÉM. Ano VI. Número 3. 2021. Acervo Biblioteca do CMBel.

 


 

 

CATEGORIAS:
Educação

Comentarios

Comentarios

Parabéns!

Sucesso sempre!

 

 

 

Navigáció kategóriák szerint

Artigos Relacionados