Escola de Infantaria “General Manuel José Arce” República de El Salvador

Autores: S Ten Aloizio Soares de Oliveira Júnior
Quarta, 13 Novembro 2024
Compartilhar

[...] A Diplomacia Militar é o conjunto de atividades realizadas pelo EB na área internacional, visando cooperar com os Objetivos Nacionais de Defesa (OND) e com os Objetivos Estratégicos do Exército (OEE). A Diplomacia Militar deve ser entendida como uma importante capacidade a ser explorada para o cumprimento da missão do Exército, bem como uma ferramenta em apoio à Política Externa Brasileira (PEB), contribuindo para a garantia da soberania nacional e para a salvaguarda dos interesses nacionais. Todas as atividades realizadas por militares do EB em missões oficiais no exterior são parte da Diplomacia Militar” (DAEBAI, 2024).

Ainda, segundo a DAEBAI, 2024, “[...] a participação como instrutor em Estabelecimento de Ensino dos Exércitos das Nações Amigas [...] e os Acordos de Cooperação Militar também são importantes ferramentas de cooperação”.

Nesse contexto, os governos da República Federativa do Brasil e da República de El Salvador mantém desde 1995 um acordo de Cooperação Militar, através da Missão de Representação de Instrução Militar Brasileira em El Salvador (MIRIMBRES), com instrutores na Escola de Comando e Estado-Maior “Dr. Manuel Enrique Araújo” e na Escola de Infantaria “General Manuel José Arce (EIGMJA)”.

Junto com Guatemala, Belize, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, a República de El Salvador forma o que conhecemos hoje como América Central. A região, ocupada inicialmente por povos indígenas nativos, foi colonizada por espanhóis e fez parte do território da Guatemala e das Províncias Unidas da América Central, até sua independência no ano de 1821. O nome dado ao país reflete a forte tradição local da prática do cristianismo, sendo, para muitos, uma referência a Jesus Cristo, que seria o “El Salvador” da nação.

As origens da EIGMJA remontam à criação da Escola de Armas e Serviços “Manuel José Arce” no ano de 1955. No ano de 1994, o Ministério da Defesa Nacional estabelece que a Escola de Armas e Serviços “Manuel José Arce” passe a ser chamada de Escola de Infantaria “General Manuel José Arce”, permanecendo com as mesmas missões estabelecidas pelo Sistema Educativo da Força Armada de El Salvador (SEFA), sendo um meio de estudo e preparação técnica para os oficiais.

O nome dado à Escola de Infantaria é uma homenagem ao General Manuel José Arce, líder militar, primeiro Presidente das Províncias Unidas da América Central, herói da Independência e fundador do Exército Salvadorenho.

A EIGMJA e os demais Centros de Ensino estão subordinados ao Comando de Doutrina e Educação Militar (CODEM), que tem como missão, planejar, organizar, dirigir e executar as políticas estratégicas, planos e projetos doutrinários, educativos e de treinamento da Força Armada de El Salvador, de acordo com as políticas determinadas pelo Estado-Maior Conjunto, sistematizando a educação castrense ao nível nacional, integrando-se ao processo de modernização global, buscando a excelência no desenvolvimento da educação, capacitação e adestramento que a Instituição promove, para formar profissionais da carreira das Armas.

A EIGMJA forma os membros da Força Armada nos diferentes cursos de aperfeiçoamento e especialização, de acordo com as normas estabelecidas pelo SEFA. Seus cursos têm como objetivo preparar oficiais e sargentos do Exército, no que diz respeito ao conhecimento da doutrina da “Arma de Infantaria” e à formação de instrutores militares, bem como a revisão permanente e o desenvolvimento da sua doutrina, além de aprofundar seus conhecimentos científicos, humanísticos e militares para desempenharem cargos de maior responsabilidade de acordo com sua especialidade e hierarquia.

A EIGMJA capacita os Oficiais da Força Armada de El Salvador nos seguintes Cursos:

- Plana Maior, capacita militares a desempenharem a função de Comandante de uma Unidade de Combate ou membro de Estado-Maior; e

- Aperfeiçoamento Básico e Avançado de Infantaria, tem o objetivo de preparar oficiais a desempenharem as funções de Comandante de uma Unidade Elementar.

Aos sargentos, a EIGMJA oferece Cursos de Aperfeiçoamento, que prepara militares a desempenharem a função de auxiliar de Estado-Maior e os mais diversos cargos de acordo com a sua graduação em Unidades Táticas e Operacionais, além dos seguintes Cursos de Capacitação, todos de caráter obrigatório para suas promoções:

- Capacitação para Sargento-Primeiro;

- Capacitação para Sargento-Maior;

- Capacitação para Sargento- Maior-Primeiro; e

- Capacitação para Sargento-Maior de Brigada.

Além da formação militar, a Escola também destaca a importância dos valores éticos e morais, que inspira nos seus alunos, a liderança, a disciplina, o companheirismo e o respeito pelos direitos humanos.

O Corpo Docente da EIGMJA conta com professores militares da ativa e da reserva do Exército de El Salvador. O Exército Brasileiro coopera com 1 major e 2 subtenentes no Corpo Docente da Escola que estão à frente das matérias de Operações de Paz e Liderança Militar. Nas instruções, conferências e simpósios ministrados aos diversos Cursos oferecidos pela Escola durante o ano de instrução, os militares brasileiros, além do conhecimento específico das matérias que coordenam, têm a oportunidade de compartilhar aspectos culturais, geográficos, físicos e econômicos do Brasil, elevando o prestígio do Exército Brasileiro no cenário internacional. Dessa forma, através da cooperação com o Sistema de Ensino-Aprendizagem do Exército de El Salvador, troca de experiências, conhecimentos, fortalecimento dos laços de amizade e confiança mútua, a equipe de militares brasileiros fortalece o compromisso de contribuir no aperfeiçoamento e especialização dos militares da arma de Infantaria da Força Armada de El Salvador.


 

Referências:

Diretriz para as Atividades do Exército Brasileiro na Área Internacional – DAEBAI (EB10-D-01.006), 4ª Edição. Disponível em: http://intranet.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/separatas.php/ Acesso em: 20 Set. 2024.

República de El Salvador. Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/relacoes-bilaterais/todos-os-paises/republica-de-el-salvador/ Acesso em 21 Maio 2024.

Informações sobre El Salvador. Disponíveis em: https://republicadeelsalvador.com/ Acesso em: 21 Maio 2024.

CATEGORIAS:
Ações Subsidiárias

Comentarios

Comentarios

Category Filter

Artigos Relacionados