Graduado-master: o elo forte do comando

Autor: 1º Sgt BCO Luiz Henrique Filadelfo Cardoso

Segunda, 16 Setembro 2024
Compartilhar


A função de graduado-master foi implantada no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) por meio da Portaria nº 1.389/GC3, de 10 SET 18, e faz parte do Programa de Capacitação e Valorização de Graduados. Sua criação atende à demanda de aperfeiçoamento da gestão de pessoal, de sistemática de valorização do desempenho individual, de adoção de medidas para valorizar o desempenho da atividade-fim e funções relevantes, bem como às diretrizes do COMAER no que concerne à análise do mérito do efetivo do Corpo de Pessoal Graduado [1,2].

 

Fig.1. Alamar e distintivo característicos da função de graduado-master [2].

A função de Graduado-Master é exercida por suboficial com destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, critérios necessários ao militar que estiver no exercício dela e verificados por meio de rigoroso processo de seleção. O principal objetivo com a criação da função é promover a participação das praças no auxílio à alta administração, prestando assessoramento nas questões relativas à disciplina, ao moral, à carreira, à motivação, ao desempenho funcional, à instrução e capacitação, ao bem-estar, ao apoio de saúde e social, à satisfação profissional e ao apoio à família militar, no círculo das praças; além de proporcionar o aperfeiçoamento contínuo da gestão das Guarnições de Aeronáutica (GUARNAE) e de sua operacionalidade [1,3].

No entanto, antes de sua assunção na função, o suboficial deverá realizar o Curso de Graduado-Master (CGM). O CGM é realizado em formato híbrido (EAD e presencial), nas instalações da Universidade da Força Aérea (UNIFA) na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com duração estimada de onze semanas e contendo em seu currículo mínimo as seguintes disciplinas: Comunicação, Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão em Organização Militar, entre outras atividades complementares de interesse [4]. Somente após a conclusão com êxito do referido curso, o suboficial egresso estará apto a assumir uma das vinte e oito posições hoje existentes de graduado-master e a qual foi nomeado para desempenhar suas responsabilidades por cerca de 24 meses, a contar da data de designação, por ato legal do Sr. Comandante da Aeronáutica [3].

Cabe ainda acrescentar, que a função de graduado-master, ainda em sua fase inicial de implantação, sofreu grande influência do implementado para praças graduadas em igual fase carreira em outras forças congêneres, como é o caso do observado a partir de algumas similaridades existentes em relação às responsabilidades e atuação do Chief Master Sargeant (CMSGT) no âmbito da Força Aérea dos Estados Unidos da América (U.S. Air Force – USAF). Isso foi reforçado não só pela realização de palestra expositiva sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais e inerentes à carreira do CMSGT no contexto norte-americano [5], mas também a partir do envio de graduados-master para participar em eventos militares multilaterais, em âmbito nacional e internacional, em representação à Força Aérea Brasileira [6,7].

Fig.2: Suboficial Adriana de Oliveira, graduada-master da GUARNAE-AF, em evento internacional em representação à Força Aérea Brasileira [7].

A partir das ações de sucesso observadas desde a implantação da função de graduado-master no âmbito da Força Aérea Brasileira, é possível deduzir como objetivos e visão de futuro a serem perseguidos para o devido aperfeiçoamento e evolução da função: o fomento em busca de maior visibilidade e representatividade perante a FAB e a comunidade militar em relação à função, inclusive com incentivos institucionais para participação de tais elos do comando em eventos de liderança, defesa e segurança, e em que o ponto focal se correlacione com as praças e seus assuntos de interesse; bem como, a necessária intensificação de esforços no sentido da realização de cursos e intercâmbios por parte dos graduados-master para a sapiente apreensão de melhores práticas, lições aprendidas, modernos procedimentos operacionais e efetivas estratégias de gestão da carreira das praças, a partir da observação do adotado em funções similares e já consolidadas, tais como a de adjunto de comando no Exército Brasileiro, suboficial-mor na Marinha do Brasil e Chief Master Sargeant na USAF.

Assim, através do valioso repertório de recursos e estratégias a serem difundidos perante outras praças, e a serem apreendidos por meio da benéfica troca de experiências, amadurecimento profissional e pessoal a partir do conhecimento de novos contextos e vivências compartilhadas por profissionais em funções congêneres, será possível continuar a atender, porém com ainda maior eficácia e excelência, o que se espera que a função graduado-master se torne, qual seja: “elos vitais como difusores e catalisadores das ordens emanadas pela alta administração do COMAER”.

REFERÊNCIAS:

[1] BRASIL. Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 39-3: Implantação da Função de Graduado-Master. Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, 2018.

[2] FAB. Conceito do Programa de Capacitação e Valorização do Graduado é aprovado pela FAB. Web site Institucional da Força Aérea Brasileira - FAB. 2018. Disponível em: <https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/32735/> . Acesso em 06 jun. 2024.

[3] BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 39-25: Instruções específicas e complementares da função de Graduado-Master. Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, 2020.

[4] BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 37-773: Currículo Mínimo do Curso de Graduado-Master (CGM). Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Diretoria de Ensino da Aeronáutica, 2018.

[5] FAB. Militar norte-americano fala sobre função de Graduado-Master a integrantes da FAB. Web site Institucional da Força Aérea Brasileira - FAB. 2018. Disponível em: <https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33301/> . Acesso em 06 jun. 2024.

[6] FAB. Comandante da Aeronáutica participa da Conferência de Comandantes e dos Graduados-Master. Web site Institucional da Força Aérea Brasileira - FAB. 2019. Disponível em: < https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/34928/> . Acesso em 06 jun. 2024.

[7] FAB. Suboficial da FAB participa de seminário de mulheres militares no exterior. Web site Institucional da Força Aérea Brasileira - FAB. 2023. Disponível em: <https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/40871/> . Acesso em 06 jun. 2024.

TAGS:

Comentarios

Comentarios

Kategoriennavigation

Artigos Relacionados