A Comunicação Social do Exército Brasileiro diante dos desafios atuais

A pandemia mundial transformou a rotina das pessoas em todos os sentidos, modificando seus hábitos diários, passando a ser um grande obstáculo a ser ultrapassado pela humanidade nos dias atuais.

Continuar lendo
  371 Acessos
  0 comentários
371 Acessos
0 comentários

A mídia, a opinião pública e os porcos!

Quem não conhece o conto dos três porquinhos e do lobo mau? A fábula narra o esforço do predador para destruir as casas dos irmãos com o objetivo de devorá-los. O desfecho é o quase cozimento do malvado num caldeirão.

Continuar lendo
  2376 Acessos
  8 comentários
2376 Acessos
8 comentários

Os Tons de Cinza dos Conflitos Armados e o Direito Internacional Humanitário

A legalidade das operações militares é um dos centros de gravidade das Forças Armadas. Essa premissa está relacionada à estrita observância dos marcos legais consolidados, aos preceitos éticos institu...
Continuar lendo
  495 Acessos
  2 comentários
495 Acessos
2 comentários

IMBEL: indústria de defesa e soberania nacional*

Adquirir capacidades militares e manter forças armadas aprestadas custa muito caro, sobre isso não há que discutir. Todavia, a história mostra que um conflito evitado pela dissuasão proporcionada pelas capacidades militares, mesmo tão dispendiosas, é muito mais barato que uma guerra ganha e incomparavelmente menos custoso que uma guerra perdida.

Continuar lendo
  1215 Acessos
  3 comentários
1215 Acessos
3 comentários

Pacificação e liderança: a ação de Caxias nas Revoltas Liberais de 1842

O Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, viu sua carreira de chefe militar coroada por ocasião da Guerra da Tríplice Aliança, quando liderou a contraofensiva Aliada contra o Paraguai. No entanto, duas décadas antes, o chefe militar, recém-promovido ao generalato, já demonstrava sua capacidade de conduzir tropas em combate e seu domínio da arte da guerra ao debelar as duas revoltas deflagradas pelos liberais em 1842.

Continuar lendo
  503 Acessos
  3 comentários
503 Acessos
3 comentários