O processo de transformação em implantação no Exército requer, cada vez mais, que seus militares estejam capacitados e motivados para alçá-lo a um patamar mais elevado, de forma a enfrentar os desafios da Era do Conhecimento. O fortalecimento da dimensão humana também passa pelas escolas de formação, e o Adjunto de Comando, nesses estabelecimentos, vem demonstrando ser uma excelente ferramenta para a conquista desse objetivo.
Como parte da estratégia de aperfeiçoamento da gestão de pessoal, o Exército criou o cargo de Adjunto de Comando (Adj Cmdo), inserindo uma praça no âmbito dos estados-maiores das organizações militares, aproveitando sua experiência e seus valores acumulados durante toda a carreira, tanto na área operacional quanto na administrativa.
A estrutura da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é composta de Comando, Estado-Maior, Divisão de Ensino, Corpo Administrativo, Corpo de Cadetes, Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) e Prefeitura Militar Acadêmica (PMA). Esses segmentos possuem autonomia e são interligados e interdependentes, porém com a mesma missão finalística.
Suas praças, em torno de 2.000, são distribuídas quase que proporcionalmente entre o BCSv, o Corpo de Cadetes e a Administração. Nesse contexto, três Adjuntos de Comando assessoram o Comandante da AMAN e os comandos do Corpo de Cadetes e do Batalhão de Comando e Serviços.
A maioria das praças é administrativamente subordinada ao BCSv e, funcionalmente, a outros setores, produzindo demandas particulares da administração no gerenciamento das atividades finalísticas, no controle de efetivos e na coordenação das escalas de serviços.
A peculiaridade da AMAN de possuir três Adjuntos de Comando em uma mesma macroestrutura, possuindo objetivos intermediários, mas comungando de um mesmo objetivo final, constitui uma situação distinta de outras OM possuidoras do cargo.
Programas com a finalidade de acompanhar cabos e soldados em situação de vulnerabilidade financeira, parcerias para a promoção de profissionalização, capacitação e empregabilidade e o Projeto Soldado Cidadão são algumas das atividades que o Adj Cmdo participa de forma direta.
Não se trata de um modelo semelhante ao comando de uma Grande Unidade e de suas organizações militares subordinadas, pois na AMAN o assessoramento, a gestão de conflitos e a resolução de demandas são em tempo real, em um mesmo espaço físico, dependendo do nível de assessoramento e do tipo de demanda em questão.
Na AMAN, observamos que os Adj Cmdo se tornam uma referência de liderança fundamental para a realidade a ser vivenciada nos corpos de tropa, onde o futuro oficial somará esforços aos Adj Cmdo de forma a obter o máximo de resultados positivos em suas equipes de trabalho durante toda a sua carreira. O primeiro contato do futuro oficial do Exército com um Adj Cmdo será na AMAN, situação de fundamental importância para a familiarização com a função que em breve terá na tropa.
Destaca-se que no cargo de Adj Cmdo, além da resolução de demandas, levantamento de propostas e assessoramentos, também estão inseridos elementos intangíveis – conteúdos atitudinais, valores e tradições –, que são transmitidos àqueles que observam a atuação do militar investido do cargo e que servirão como amálgama para o desempenho de suas funções.
Por fim, os resultados mostram que o cargo de Adj Cmdo na AMAN tem sido produtivo, pois tem contribuído decisivamente para mitigar os problemas advindos da grande descentralização dos efetivos, da quantidade de atividades, de eventos e da heterogeneidade dos atores envolvidos na formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.
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