A extensão da sala de aula convencional, possibilitada por intermédio da utilização da educação assistida por tecnologias digitais, apresenta inovação para a forma como somos introduzidos aos conteúdos didático-pedagógicos e vem alterando o comportamento de docentes e discentes, embalada por tecnologias disruptivas e mudança de paradigma que as gerações atuais provocaram no processo ensino-aprendizagem.
Há algum tempo, acreditávamos que ir à escola somente poderia ocorrer por meio da presença física do aluno no estabelecimento de ensino, na sessão escolar presencial e formal, embora outras formas, mecanismos e técnicas estivessem disponíveis para auxiliar o processo ensino-aprendizagem, não limitados à abordagem presencial física do aluno, dentre eles podemos citar o envio de apostilas para o fomento do aprendizado remoto, sem tutoria ou qualquer assistência remota. Após a popularização do uso do telefone e o consequente aumento de assinantes do serviço de telefonia, tornou-se possível a tutoria remota e a interação entre docente e discente que, nos dias atuais, pode ser realizada por intermédio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Os telefones ganharam as ruas, viraram celulares e, logo após, dispositivos móveis, na medida em que a tecnologia avançou, novas oportunidades de utilização e capacidades foram propiciadas.
Atualmente, verificamos o incremento da utilização do AVA bem como a melhoria das tecnologias utilizadas nesse ambiente para a promoção da interatividade e interação dos docentes e discentes na plataforma virtual de ensino, a qual se apresentou resiliente o suficiente para atender às demandas remanescentes do ensino presencial.
Além disso, também foi percebida a necessidade do letramento digital das gerações pretéritas de docentes que, até então, não estavam habituadas ao paradigma da educação mediada por tecnologias digitais, na modalidade online.
Recentemente, observamos a utilização do ensino híbrido por intermédio da utilização dos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem do Exército Brasileiro (EBAula) e das técnicas formais, notadamente utilizadas no ensino tradicional. O distanciamento social trouxe à baila novos recursos tecnológicos e alterou os usos e costumes, impactando, positivamente, no estabelecimento da educação assistida por tecnologias digitais para garantir engajamento e imersão do discente nos conteúdos didático-pedagógicos do EBAula, plataforma de e-Learning que hospeda treinamentos, cursos e estágios de interesse da Força Terrestre por intermédio do Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), estabelecimento de ensino subordinado à Diretoria Técnica Militar do Departamento de Educação e Cultura do Exército.
O CEADEx disponibiliza a plataforma de e-Learning do Exército Brasileiro, por intermédio do endereço eletrônico https://ebaula.eb.mil.br e no aplicativo para dispositivos móveis nas versões IOS e Android, disponíveis, respectivamente, na Apple Store e na Play Store.
O EBaula, após anos de funcionamento em prol do desenvolvimento do ensino, foi colocado à prova na fase mais gravosa da pandemia, em que demonstrou resiliência para atender às demandas dos estabelecimentos de ensino, organizações militares com encargo de ensino, centros de instrução e organizações militares não vinculadas ao sistema de ensino do Exército Brasileiro. Os resultados apresentados, por meio da análise quantitativa dos indicadores e marcadores de desempenho, indicam que a capilaridade e a abrangência do EBAula demonstram que não há limite geográfico para a disseminação da informação e o aperfeiçoamento do conhecimento. Além disso, também possibilita ao discente experiência engajadora, imersiva e interativa, por intermédio da utilização de recursos e softwares, que garantem qualitativamente melhoria do processo ensino-aprendizagem. O EBAula já está consolidado como plataforma necessária para a implementação do ensino híbrido, garantindo, desta forma, possibilidade ao docente para programar trilha de conhecimento por intermédio da abordagem híbrida, adequando, de acordo com a oportunidade e a conveniência, a utilização do tempo presencial e o tempo a distância para garantir a maximização do processo ensino-aprendizagem.
Novas ferramentas e integrações permitirão ao EBAula “voar mais alto”. Tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual poderão complementar o portfólio que está em constante evolução para atender às demandas impostas pela sociedade da informação e do mundo BANI, acrônimo no idioma inglês que indica a percepção social da realidade marcada pelo cenário pandêmico e ressignificada por intermédio da fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensividade.
À luz da realidade que vivemos se faz necessária a constante atualização do corpo docente para utilização da ferramenta EBAula, de forma adequada, a fim de garantir o incremento do processo ensino-aprendizagem por intermédio da utilização de tecnologias ativas e técnicas didático-pedagógicas engajadoras.
O CEADEx desenvolveu o Estágio de Tecnologias Digitais na Educação (ETDE) e a Capacitação de Tecnologia Digitais na Educação (CTDE) para atender à demanda reprimida dos agentes de ensino da Força Terrestre, garantindo atualização pedagógica em tempo real e por demanda no EBAula.
A cada dia, novos agentes de ensino e alunos interagem no EBAula por intermédio dos conteúdos didático-pedagógicos, cada vez mais engajantes e interativos, sem limite físico e por extensão da sessão escolar, possibilitando sinergia ao processo ensino-aprendizagem em todas as suas acepções.
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