As Forças Armadas e a Sociedade

Autores: Cel Augusto Pompeu de Souza Perez
Quinta, 03 Janeiro 2019
Compartilhar

 
Há quase duas décadas, o então Ministro da Defesa, Geraldo Quintão, declarou que a comunidade civil brasileira tinha perdido contato com a agenda de Defesa, em função da anestesia de 130 anos sem conflito armado com países vizinhos, da falta de inimigos evidentes e do fato de que o assunto tinha ficado restrito ao setor castrense nos governos militares.

A ausência de conflitos armados e a descrença nas hipóteses prováveis de embates internacionais, latentes no seio do grande público, geraram intensa insensibilidade aos temas de Defesa, em contraponto a problemas sociais muito mais evidentes. Na lógica racional e imediatista da sociedade civil, as questões políticas, econômicas e sociais representam desafios e óbices mais palatáveis e emergentes do que as distantes concepções estratégicas de Defesa Nacional e os problemas tipicamente militares.


Por outro lado, o próprio estamento militar incumbiu-se, por muito tempo, de manter a sociedade distante dos debates sobre formulações de Defesa. O monopólio temático redundou na ausência de estímulos à sociedade e na consequente ignorância sobre o assunto. Da mesma forma, o reduzido impacto na pauta nacional e a falta de informações permearam, no passado recente, o tímido engajamento de organizações sociais, de universidades, de cientistas, de formadores de opinião e da imprensa nas questões castrenses.


Em contraponto, as Forças Armadas (FA) continuaram mantendo altos índices de aceitação e respeitabilidade, no âmbito do grande público. Esse fenômeno ocorreu, principalmente, em consequência da visibilidade das ações subsidiárias, sociais e policiais e não, necessariamente, em decorrência das missões tradicionais de defesa externa: missões que justificam a manutenção do aparato bélico, do permanente planejamento e preparo e da própria essência militar.


A confiança popular impulsionou o intenso emprego das Forças Armadas em atividades tipicamente policiais. O clamor da população quanto a sua utilização na Segurança Pública e o elevado respeito pela Instituição reacenderam o interesse da sociedade. Era preciso discutir os novos paradigmas e entender as dinâmicas que, por algum tempo, ficaram por trás do debate nacional. Por que essas intuições negligenciadas e subvalorizadas seriam agora a solução para a segurança da sociedade? A percepção mudou? A Instituição mudou? Ou ambas mudaram?


Essa mudança de ambiente tornou-se fundamental para a inclusão do debate na sociedade. O público abriu-se a fundamentações discutidas em profundidade e a convicções assentadas em lógicas mais racionais, fruto de debates e teses de especialistas. Esse novo momento de reavaliações poderá alterar o julgamento, por meio de convicções centradas em discursos prontos e em sensações de verdades que oprimiram o debate e condenaram os militares, por vezes, a um julgamento com juris surdos.


Estamos diante de um momento de reformulações. Na verdade, a iniciativa partiu da própria sociedade diante da falência da Segurança Pública no País. É interessante o fato da sociedade depositar total confiança nas FA como única instituição com capacidade, competência, profissionalismo, devoção e retidão para enfrentar um desafio não tipicamente da área de Defesa. O paradoxo está lançado e é ele que fomenta o novo status quo da relação.


A imprensa é a imagem desse processo. Após o fim dos governos militares, a mídia adotou postura de silêncio ou denuncismo frente aos fatos e temas castrenses, seja pelo parco interesse público, seja pelos ressentimentos de parcela de seus profissionais por antigas censuras e denúncias de excessos cometidos. A exploração jornalística dos atos de censura e de repressão política do passado criou bandeiras políticas de atenção popular e de relevantes índices de audiência. Essa abordagem, fomentada por uma ampla cobertura da mídia, gerou constrangimentos e desconfianças por parte do segmento fardado, trazendo reflexos até os dias atuais.


Atualmente, o perfil da imprensa modificou-se. O crescente emprego das FA em ações subsidiárias e de Garantia da Lei e da Ordem, concedeu destaque e relevância ao aparato militar. Assim, a importância atual das FA, mesmo não calcada na atividade-fim, tem iluminado a atividade militar e provocado debates no meio jornalístico e acadêmico, com reversão do modelo de silêncio e denuncismo da imprensa e de desprestígio e distanciamento dos políticos.


O debate sobre a temática da Segurança Pública tornou-se um impulso para a sociedade procurar discutir e conhecer as FA e suas missões. O discurso retroalimentou o interesse e instigou a formação de especialistas em assuntos bélicos, tanto na imprensa quanto na universidade.


O marco mais visível do quadro atual é a estatura política do Comandante do Exército, com força para pautar a imprensa e influir nas decisões governamentais em assuntos que reverberam na tropa. Esse estado é consequência da melhor interação entre civis e militares, do melhor conhecimento mútuo, do maior entendimento e do reconhecimento da importância da missão militar.


O sucesso midiático do Comandante está ligado à utilização de poderoso  instrumento de comunicação social: as mídias sociais. A agilidade do Exército em incorporar as novas formas de comunicação ampliaram a capacidade de divulgação de seu discurso e o alcance da sua voz. As mídias sociais, a busca pelo conhecimento e a mudança da imprensa tiraram as FA e sua temática de tráz da cortina. A exposição trouxe novos interlocutores, novas análises e, principalmente, novas indagações.


O novo momento trouxe os militares para perto e para dentro, como membros e solução. Assim, a proximidade favoreceu a troca, o consenso, o conhecimento, a discussão e, acima de tudo, o reconhecimento e a compreensão. Em síntese, estamos diante de uma oportunidade para consolidar a interação entre os soldados e a sociedade brasileira: um processo longo e difícil diante das lógicas de um passado recente que colocaram os temas castrenses e seus interlocutores fora da cena e em um mundo à parte.


Os grandes responsáveis por esse fomento serão os militares. São eles os principais beneficiados do processo. O desconhecimento trouxe, no passado, pesados fardos às instituições, ao perderem completamente a habilidade de diálogo e o convencimento acerca dos interesses institucionais, o que afetou seriamente suas capacidades e motivações.


Assim, as FA poderão intensificar os intercâmbios com o meio acadêmico civil no intuito de formar uma massa crítica capaz de produzir conhecimentos ambivalentes e de difundir, nacionalmente, a importância da temática da Defesa Nacional para todos os cidadãos.


Quanto à imprensa, os militares devem aprofundar o novo perfil de comunicação social, procurando “mostrar mais” suas ações, como segmento social humanizado, devotado e integrado à sociedade e como símbolo de profissionalismo e disciplina aos preceitos legais, adotando, dessa forma, uma ação ainda mais proativa.


Outrossim, deve-se aprofundar os contatos e debates com as diversas mídias, trazer jornalistas para conhecer os quartéis, principalmente aqueles que mais atuam na temática, independentemente de sua linha de análise. É importante ouvir e ser ouvido, para que se possa compreender as lógicas. Abrir espaços para as divergências intelectuais é primordial, pois elas exigem maior energia para compreendê-las ou para melhor contestá-las.


Finalmente, a população brasileira deve perceber o soldado solidário e capaz como um ser humano e um membro da família. A humanização visa permitir a identificação, buscando intensamente a integração, a inter-relação, o debate e a comunhão de valores. Os militares estão diante de uma grande oportunidade e de um desafio ainda maior.

 

CATEGORIAS:
Geral Defesa

Comentarios

Comentarios
Carlos Augusto Perroni tenho orgulho de ser filho de um combatente da revolução constitucionalista em 1932 sendo ele um herói veio a perder o braço esquerdo em combate, tenho em meu poder a Medalha da Constituição que foi outorgada a ele. Assim sendo tenho orgulho de ser um patriota e confio nas nossas Forças Armadas pois estou muito preocupado com a situação atual e espero que neste país a nossa bandeira nunca sera vermelha.
Certa apatia por parte do segmento fardado é notado sim por grande parcela da sociedade. Credita-se culpa dessa indiferença a comportamento de desgarrados e doutrinados por civis apátridas com intuito de depreciá-lo e até provocar o repúdio, Infelizmente. A grande mídia também tem culpa nesse processo de desconstrução da ordem e civilidade. Na ânsia de vender seus produtos sejam jornalísticos, novelescos, minisséries e humorísticos, elas várias vezes se valem daquela história que nunca acaba: a contra revolução de 1964 ou vulgarmente tratada por mídias espetaculosas de o golpe militar de 1964. Com a tácita observação da caserna contemporânea, por motivos disciplinares, não existe nenhuma contestação quanto aos enredos e assim vários meios de comunicações vão enchendo seus cofres à custa de fartos repertórios franqueados pela história deturpada. Com suas capacidades de produções ilusionistas, meios de comunicações impõem as suas pautas pesadas aos militares atuais como eles fossem os mesmos personagens da época da intervenção necessária ocorrida. Justiça seja feita, pois os poucos profissionais que relatam aqueles tempos com imparcialidade dão ênfase aos grandes feitos e o fazem com grande profissionalismo e respeito àqueles militares que nos livraram daquilo que o senhor do tempo comprovou. “A história me absolverá”, frase daquele ditador cubano por mais de 50 anos, com direito a herdeiros e afins, cujos donos do monopólio da verdade de ‘mentirinha’ no Brasil tanto veneram. Se aqueles tempos foram os anos de CHUMBO, pode-se dizer sem medo de errar que os tempos atuais são os anos de CHUCRO. A grande mídia parece estar solidária a um estado aparelhado anos pós anos, deixando-se tornar cúmplice deste terrível desvio de conduta. Estas sistematicamente se impõem em detrimento do nosso verdadeiro patriotismo, pilar básico da nação ordeira. Chega a ser constrangedor assistir qualquer entrevista em mídias, com oficiais do EB, dado ao notório desprezo a eles por parte de alguns jornalistas. Brincar com a sorte é permitido, desde que seja a própria. O que não deve é brincar com a sorte de uma nação inteira. Acredito nos verdadeiros patriotas e eles hão de reagir se porventura um governo civil ditatorial nos moldes daquele nosso vizinho bolivariano ocorrer em nossa querida Pátria. Essa cultura do tudo é permitido a civis do poder público tais como: falar incitando ao anarquismo e ainda o inacreditável que é fazer forte reprimenda a um militar comandante geral, que prima pela paz social, demonstra o nível baixo em que estamos. Que abram os olhos, cidadãos desgarrados e meios de comunicação na vanguarda da informação, enquanto há tempo. Só em 2017 o governo civil de um país vizinho fechou 49 veículos de comunicação, para se tornar o dono absoluto da verdade e do poder. Que pessoas com essa mentalidade abominável não venha nos aterrorizar muito mais do que já estamos aterrorizados pela sequência infindável de governos civis desastrosos. Evitar essa ameaça talvez seja a última grande chance que a sorte oferece para o porvir. -Tenho um grande sonho que é o de cursar na ESG, para ajudar a difundir pelos inúmeros campos de minha atuação, a importância de sermos um país unido, livre, pacificado e fraterno. Se alguém puder me ajudar, como civil ficaria muitíssimo honrado, agradecido e útil à nossa querida Pátria.
Parabéns aos nossos militares que honro, nossa população confia! Anos de doutrinação no ensino médio, e superior na faculdade de direito, e quando meus irmãos serviram no período obrigatório, odiava o exército. Comecei a estudar o outro lado da história, outros autores, documentários, Prof.Olavo de Carvalho, nosso cientista capixaba Bruno Garschagen, Jair Bolsonaro nosso deputado capitão da reserva, meus olhos abriram, e aprendi o quando nosso exército nos salvou do golpe comunista,e o quanto nosso exército defende nosso país e nosso povo, em país continental..Aço, exército mão amiga!
Eu acredito, que se toda FORÇA POLICIAL do Brasil fosse de Gerencia Total e Plena das forças armadas do brasil (claro que sem interferência do Estado), hoje teríamos um país com uma segurança exemplar aos olhos do mundo e do próprio povo brasileiro. E há como utilizar essa inteligencia militar, pois como dito a mais de 100 anos nossas FA não guerreia, oque está faltando para nossos GRANDIOSOS GENERAIS é entender que o inimigo não está em outro país e não afrontam em nossas fronteiras. OS inimigos da PÁTRIA AMADA BRASIL está nas Ruas Matando, Assaltando, Estuprando, Pedofilizando, etc.. E não tão somente isso (Somente?), o Inimigo está nos Poderes Legislativos, Executivos e Judiciários do nosso País, e há de alguma forma nossas FORÇAS ARMADAS INTERVIR. Prova Natural, crua e nua do que falo é a Facada proferida no Capitão Bolsonaro, golpe claro de atentado não só a ele e sim na DEMOCRACIA que tanto tem ou deveria ter o PROTECIONISMO das nossas forças. Os Brasileiros em sua Unanimidade Confia e Credibiliza todas as nossas Forças Armadas, mas a inercia e o silêncio dos altos escalões pode por em risco toda essa confiança. Oque os Brasileiros clamam nas ruas por todo país é JUSTIÇA, PAZ, HONESTIDADE e acima de tudo Clamam por um país mais digno, com moral nacional e internacional, um país com governantes sérios e comprometidos que trabalham em prol a uma nação e interesses que gerem para pátria prosperidades. Os Brasileiros querido General Clama acima de tudo pela PAZ, a paz de ter um trabalho digno, uma escola digna, uma segurança digna, uma saúde digna, um convívio familiar digno. Tudo isso ao longo de décadas nos foram usurpados, saqueados, e nós ficamos e estamos até hoje abandonado ao relento das ruas das amaguras. E é necessário que se tenha uma ação emergencial neste país, muitos do Povo conclamaram uma intervenção militar, alguns foram chamados de malucos, e são sim, mas as nossas FORÇAS disseram que a solução para Sanar essa ferida que parece ser 'insacritizavel' viria por viés políticos. Mas como ? Além das Urnas Eletrônicas serem 100% inconfiáveis, agora vemos uma PRESIDENCIÁVEL com maior numero de eleitores sendo esfaqueado por um Homicida que diz estar desempregado a anos, mas possui um aparato financeiro digno do Jargão de Grandes Políticos, que aos olhos do povo desta nação trata-se DE CRIME POLITICO, dentro de uma corrida democrática de eleição. Caro General, os olhos de um povo é o próprio olhos de deus, e quando uma nação clama por justiça, clama para que as forças Intervenham para que possamos ter uma Eleição limpa, correta e honesta, TENHAM TOTAL E ABSOLUTA CERTEZA, que se os olhos do povo é os olhos de Deus, com a voz não seria diferente. E não peça para o povo Lutar por eles mesmo. Pois a Missão de uma Forças Armadas tem como Objetivo Principal, Garantir a Lei a Ordem (como está na bandeira) e a Soberania. Soberania esta que vem sendo ultrajada, humilhada, assassinada, desrespeitadas por todas as ordens politicas deste país. A Conta disto está caindo sobre a nação Brasileira que já não suporta mais o desalento do desemprego, da fome, da vergonha. Hoje a nação Brasileira morre nos hospitais por que a saúde já não lhes és prestada com competência e dignidade, e quando não na saúde é nas ruas indefesos sob mira assassinas por conta de banalidades como um simples celular. A Educação implantada neste país é um total desserviço prestado a nação e custa Bilhões !! Vemos nossos jovens se formando com base fundamental na imoralidade, na impunidade, na falta de vergonha e pior se tornando profissionais com tamanha incopetência custo de vidas inocentes. Acredito como Brasileiro, que honra sua Bandeira e tem o peito inflado ao Hino Nacional, já é hora de termos um Basta nessa porca vergonha que Transformaram nosso país, não traz nada de frutificante a nação e suas futuras gerações, se esse basta tiver que vir pelos meios de Eleições Democráticas que venham. Mas venham sob a clara, nítida e notória a todos os Brasileiros que nossas Forças Armadas Estão a Frente sustentando o grito de SOCORRO DA NAÇÃO BRASILEIRA. Há se General de se Provar que as FORÇAS ARMADAS DO BRASIL não tem partido e nem ideologia politica, que a única ideologia no peito de nossos Soldados é a Salva Guarda da Nação e da DEMOCRACIA, mas que se faça com AÇÕES, com PRESENÇA e não só com palavras, pois Palavras Grandiosos Generais essa nação ouve a muito e muitos anos, já não acreditam mais em palavras. ! Com os Sinceros votos de Respeito, e agradeço a pequena oportunidade, de que como Brasileiro, ser humano de bem, sonha em ver em nosso País, os Nossos Valores Resgatados, custando oque custar. Agradeço a Atenção. Jose Ricardo.
Temas atuais e colocações pertinentes.
Excelente texto Perez! Parabéns! Forte abraço.
Só acredita em que essa mídia cretina e prostituída publica, são aqueles brasileiros que só assistem tv aberta e não querem saber de mais nada, os que buscam o saber não dão ouvidos e nem gastam os olhos assistindo essa enxurrada de imundícies que publicam.
Com tristeza que vejo, o distanciamento das forças armadas à sociedade civil, não é só o braço forte que queremos, mas a mão amiga, que agafa quando precisamos, principalmente neste momento em que os joelhos vacilam diante do sutil inimigo. Mesmo com esse grito de socorro preso no peito, me alegro ao ver a "velha" bandeira do meu irmão de arma, voltar a tremular!
Um bom soldado não perde seu foco, mantém a sua meta, supera suas dificuldades pra alcançar seus objetivos... Sê forte diante da batalha, ela nunca termina e assim todos os dias você pode melhorar suas estratégias rumo a vitória! Também existem os ex-soldados que contínuam com os ensinamentos que aprendeu na caserna, é difícil desprender tudo que se apreendeu no EB, fui arrancado do exército brasileiro, devido um problema familiar, até hoje sofro com a saída do EB, gostaria de até minha morte poder voltar que fosse um dia ou um mês pois sempre tive orgulho de ter usado o verde Olivia por 4 anos, mais um dia antes de minha morte acho que vou ter orgulho de vestir o verde Olivia. Desculpe pelo desabafo, mais minha alma sempre foi ter sido um soldado.
Prezado Cel Augusto Pompeu de Souza Perez, Excelente exposição, ao meu ver as FAAS adotou uma postura muito tímida pós redemocratização, aceitando passivamente o achincalhamento da grande mídia totalmente vermelha e mercenária. Nesse sentido, com o advento das mídias sociais, essa grande mídia "fake" não mais consegue manipular a população com suas "verdades", pois ao verificar os comentários de "post" que denigre as FAAS, estas, possuem milhares de advogados, que contestam as falácias que a mídia tenta desacreditar nossa instituição. Assim sendo, o momento atual requer que as ações sejam pautadas sob a égide da verdade cristalina, de ambas as partes, instituição e mídia, haja vista que a população possui um instrumento que garante a sua integridade e traz a verdade aos fatos, os "smartphones", os quais proporcionam um verdadeiro "Big Brothers". Por fim, as Forças Auxiliares já adotaram uma postura proativa em relação a mídia e conseguiu desmascarar as pilantragens por parte da imprensa, logicamente quando está com a razão. Forte abraço!
Análise inteligente , raciocínio cristalino sobre o tema . O momento atual precisa de mentes brilhantes para contribuir na formulação de uma saída para este caos que nos deixou os 14 anos de governo da república dos barbudinhos xiitas .
Parabéns, cel!!! Brilhante reflexão!! Montanha! O sr faz falta aqui em JF, feliz em saber que está de volta ao Brasil! Abraços
Toda a nação brasileira, por meio de seu povo clama pelo retorno das Forças Armadas ao governo, com o anseio de ver restaurada a sua dignidade como cidadãos, dignidade tão desrespeitada após o início dos "governos" civis. Como bem pronunciou o ex-presidente João Batista Figueiredo que chegaria um tempo em que seria pedido pelo povo o retorno dos militares ao governo. E hoje, eu como parte deste povo, desta nação, clama através do Art. 1.o da Constituição Federal, pelo retorno e instalação do governo militar.
Coronel Perez, sei que este “post” é para gente séria, mas não poderia de deixar de fazer um comentário desagravo, de civil para civil, de maneira sarcástica, em relação a um candidato incompatível para com uma forma saudável de fazer política. Um candidato à presidência da república pareceu agir conforme atores de uma novela noturna. De repente ele fugiu da novela e foi a uma sabatina na mesma emissora que exibe a tal novela noturna com as mesmas atitudes daqueles atores que estiveram muitos anos congelados. Já com os sentidos recobrados, porém com seu modo de fazer política ainda o mesmo daquele praticado na época dele na primeira república. Diga-se de passagem, que diferente do texto novelesco, o tal político anda realmente no gelo político desde 2011. O candidato sinistro ex-ministro de um governo desastroso, falou porcaria e ameaça seguida de difamação a militares de reputação incólume, caso fosse presidente, estas compatíveis com o seu perfil rejeitado, já confirmado pelas pesquisas de intenções de voto. O candidato gó Gómes tre em fazer jogos de cena para tentar arrebanhar eleitores, gosta mesmo é de acusar os outros daquilo que ele é. Coronezinho de vocação vai ter de aprender a chorar e abandonar a política se confirmar aquilo que as pesquisas de intenção de voto sinalizam.
a lógica racional e imediatista da sociedade civil percebeu que as guerras mudaram de armas, como as taticas gramsciniana e de saul alinsky demonstram. mas parece que os militares não perceberam isso. os meios de ação dos civis estavam todos tomados, não havendo para onde correr senão para os militares (como sempre). por burrice de seus perpetradores essas doutrinas de infiltração não levaram em conta o proprio inimigo que eles combatiam, tamanha aversão ao inimigo (e pela propria logica de ordem cultural dessas idéias e pq são ideias importadas e que não levaram em conta as particularidades dos perpetradores daqui, demonstrando que eles apostaram nessas idéias pq querem poder pelo poder sem sequer avaliar, apostando na convicção de que garantiria poder como quem entra num esquema de piramide). a percepção da população com relação às forças armadas não mudou, o autor é que já parte do principio imposto pela narrativa FALSA e que visa minar a importancia das forças armadas para a população, já denotando alguma possivel infiltração no pensamento do autor. por providencia divina (e é mesmo, já que na biblia e na catequese existe a orientação razoável de como lutar e de como organizar os governos e hierarquias) as doutrinas militares não deixam muitas brechas para essas infiltrações, mas não me espantará se hj mesmo os maus estejam confeccionando doutrinas de infiltração do tipo teologia da libertação para as forças armadas brasileiras, já que o país historicamente demonstrou ser esse o seu ultimo resgate. e não me espantará escolherem o brasil para fazer experimentos dessas doutrinas de infiltração para depois serem aplicadas em outras nações. o erro de parte da população é achar que as forças armadas são instrumentos, só pq mexem com armas então é tudo a mesma coisa. as forças armadas não é força de segurança, as forças armadas é search and destroy. mas essa ignorancia é típica dos membros de côrte de parasitas flamboyant que tratam as coisas não pela sua funcionalidade mas pela posse (eles acham que "detém" aquilo então usam a partir de sua visão de mundo frívola e não dentro da funcionalidade especifica que se estabeleceu por razões perenes).
O BRASIL NÃO TEM TODO O TEMPO DO MUNDO E FICAR ASSISTINDO A TUDO QUE ACONTECE, TÁ INSUPORTÁVEL. SÓ VEJO LEGALISTAS DO COMUNISMO. #SOSFFAA
Bom dia!! Com muito orgulho Sou uma cidadã Brasileira . Amo meu pais..amo minha pátria. Quero agradecer as Forças Armadas... muito obrigada por ter defendido nossa nação em 1964 e espero agora que façam o mesmo. Por favor, tomem o poder! nossa nação clama por vcs! suplicamos..pf nos defenda!!!! INTERVENÇÃO CÍVICA MILITAR URGENTE!!!
Bom dia!!! Gratidão FFAA ???
Estamos ansiosos por ter nossa Soberania de volta Ordem e Progresso é o que desejamos nossa TERRA rica e produtiva bem administrada e gerando emprego e renda para nosso povo SOB o comando das nossas FFAAS TENHO CERTEZA DO PROGRESSO restabelecido parabens aos nossos bravos Soldados e a todos da nossa Grande FFAAS
Parabéns ao Exército Brasileiro, braço forte mão amiga. O povo brasileiro confia na proteção dos senhores Militares das Forças Armadas do Brasil. Atenciosamente Carlos Fernandes Viana Alves
Avante Exercito faça o q tiver q fazer estamos com voces. Selvaa!
General estamos todos com vcs oro muito para que intervenções militar já pois .quero nosso país de volta .quero um país novo para meus netos e que minha família volte de outra nação para refazer a vida aqui .pufavor .salve nos
Art 1. TODO PODER EMANA DO POVO #BrasilLivreDoComunismo #FFAA
Precisamos urgente de uma intervenção militar, e contamos com as forças Armadas, somente vcs podem arrumar esse Brasil e tirar todos os corruptos... Apoiamos as forças Armadas. SOS Deus abençoe.
Obg forças armadas , nos brasileiros clamamos por intervençao , selva , aço , faca na caveira
GRATIDÃO,AMADAS FA,POR TUDO QUE TEM FEITO POR NÓS NESSES MESES. VOLTEM PARA O NOSSO GOVERNO,POIS FOI OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA. ABRAÇOS E MINHA CONTINÊNCIA A TODOS????????
GRATIDÃO!! PRECISAMOS DE VOCES, MEUS AMIGOS!! I INTERVENÇÃO CÍVICO MILITAR URGENTE!! NAO QUEREMOS ELEIÇÕES FRAUDAVEIS!!! QUEREMOS O EXERCITO A NOSSA FRENTE!!!!!??????????????????????????
Gratidão por suas palavras que são um verdadeiro incentivo a um Novo Brasil que é o que precisamos e merecemos pelo tempo que estamos sufocados por tanta corrupção mentiras e desgoverno Contamos com as FA para este novo começo Deus Pátria e Família
Intervenção militar já! Não deixem nossa bandeira virar vermelha! Somos PATRIOTAS COM ORGULHO. SALVEM NOSSA NAÇÃO. ARTIGO 1° DA CONSTITUIÇÃO. TODO PODER EMANA DO POVO. O POVO QUER OS MILITARES NO PODER. SELVA AÇO
Não. As urnas são fraudadas. Não á eleição. O povo quer faxina geral nos três poderes. Tribunal militar e prisão de todos os corruptos. Baixem o aplicativo zello e escute o canal front Brasil caminhoneiros. Notícias sobre a intervenção militar por 24 horas. COMPARTILHAR MUITO.
SOS FORÇAS ARMADAS SALVE NOSSA NAÇÃO CONTRA ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS E COMUNISTA DO BRASIL. INTERVENÇÃO CÍVICO MILITAR JÁ. TODO PODER EMANA DO POVO. OBRIGADO FFAA
FFAA A NAÇAO BRASILEIRA CLAMA POR SOCOORRO...INTERVENÇAO CIVICO MILITAR, FFAA SALVE NOSSO BRASIL...VOCES SAO NOSSOS HEROIS, GRATIDAO
SOS FFAA O BRASIL CLAMA POR SOCORRO
Boa tarde, minhas continencias, e gratidão, povo brasileiro confia no nosso braço forte.... Gratidão
Clamo pelo resgate da nação, clamo pela intervenção militar... Nos ajudem a tirar esses políticos lixos do poder, e tenham o devido julgamento por tudo o que já fizeram no nosso pais.
Forças Armadas exemplo de disciplina, honra e Patriotismo, o povo clama pela restituição da Ordem e Progresso, dos valores morais e cívicos já. O sistema politico hoje é inimigo da pátria e uma ameaça a soberania nacional aja vista a degradação em todas as áreas sociais e econômicas, sem rumo, longe do interesse do povo brasileiro. Ajudem-me. Salvem o Brasil.
Precisamos com urgência das Forças Armadas no controle de Nosso País,não se pode mais esperar pois o Caos já se instalou em todos os cantos do Brasil nos protejam desses radicais que estão queimando nosso Brasil,
Excelente leitura dos fatos. Espero que a instituição se posicione em favor da nação e não dos desgovernos. Necessitamos de um projeto de nação que atenda os anseios legítimos da parcela saudável da população. Que estejamos preparados para ameaças externas e internas, visto a infiltração da mentalidade e do aparato revolucionário no país.
Concordo com tudo que o senhor postou e venho aqui afirmar todo o meu respeito e apoio às FA. E reforço o clamor do povo por uma Intervenção Militar pelo Art. 1° da nossa Constituição Federal, onde diz que todo poder emana do povo. Somente as FA brasileiras poderá nos dar a posse do Brasil novamente.
Concordo com tudo que o senhor postou e venho aqui afirmar todo o meu respeito e apoio às FA. E reforço o clamor do povo por uma Intercenção Militar pelo Art. 1° da nossa Constituição Federal, onde diz que todo poder emana do povo. Somente as FA brasileiras poderá nos dar a posse do Brasil novamente.
UNASUL, Ursal , PNDH3 , BRICS , São ciclas que não queremos como projeto para o nosso país. Queremos um País livre desdes comunistas eles não são Patriota Deus Pátria família.
Visitante - ALZIRO MEIRELLES BLANCO em Quinta, 13 Setembro 2018 13:19 Parabenizo ao Coronel e à instituição por abordar um assunto que é de grande interesse da população. Torço para que em breve, nosso país volte a nos trazer orgulho. Temos há décadas a certeza de que através do sistema politico atual, isso jamais ocorrerá. A sociedade está farta de tantos absurdos praticados pela classe política que, a desprezo do cumprimento de suas atribuições, a cada vez mais se aprofundam em agravar a situação de miséria em que milhões de brasileiros se encontram. O Brasil não aguenta mais tanto sofrimento. Milhares de vidas se perdem nos hospitais por causa do desvio de verbas que a eles deveriam ser entregues. A População mais jovem é doutrinada para dar apoio à pensamentos que são contrários à ordem, a lei e à manutenção da boa convivência social. Forças Armadas, sabemos que os senhores possuem grande inteligência, sabem como fazer e tem conhecimento de que uma grande parcela da população ainda não sabe da verdade sobre o regime militar de 64 à 84. Existe um grande exército de patriotas intervencionistas que clamam para que as Forças Armadas exerçam sua missão de salvar nossa Pátria das mãos de Comunistas. Deus Pátria e Família!
Parabenizo ao Coronel e à instituição por abordar um assunto que é de grande interesse da população. Torço para que em breve, nosso país volte a nos trazer orgulho. Temos há décadas a certeza de que através do sistema politico atual, isso jamais ocorrerá. A sociedade está farta de tantos absurdos praticados pela classe política que, a desprezo do cumprimento de suas atribuições, a cada vez mais se aprofundam em agravar a situação de miséria em que milhões de brasileiros se encontram. O Brasil não aguenta mais tanto sofrimento. Milhares de vidas se perdem nos hospitais por causa do desvio de verbas que a eles deveriam ser entregues. A População mais jovem é doutrinada para dar apoio à pensamentos que são contrários à ordem, a lei e à manutenção da boa convivência social. Forças Armadas, sabemos que os senhores possuem grande inteligência, sabem como fazer e tem conhecimento de que uma grande parcela da população ainda não sabe da verdade sobre o regime militar de 64 à 84. Existe um grande exército de patriotas intervencionistas que clamam para que as Forças Armadas exerçam sua missão de salvar nossa Pátria das mãos de Comunistas. Deus Pátria e Família! https://www.youtube.com/channel/UCiBF-BZxkZVS839a5J4VI2g
Nó últimos anos , os Políticos do nosso país tem feito vários negócios como países comunistas com viés ideológico comprometendo a nossa sobrenaria nacional , sem perguntar a sociedade, ser nós povo era ou não a favor testar comunização da nossa sociedade Sou sim , a favor da intervenção militar Parabéns pela movimentação de vocês Minha família apoio a intervenção militar . Deus Pátria e família.
Estou feliz e esperançosa de que as nossas forças armadas estejam neste propósito de estar mais próximo do povo. Sei o quanto precisamos neste momento, das forças armadas para trazer de volta a soberania da nossa nação e juntos com vocês estaremos marchando como um grande exército para que o nosso Brasil volte a ter a tão sonhada ordem e progresso. Meus respeitos e admiração aos nossos verdadeiros heróis.
Boa, venho por meio deste clamar pela intervenção militar no Brasil, desejo a anos um país salvo pelos heróis verde oliva, luto diariamente para que filhos tenham um bom futuro nessa terra abençoada...ajudem nos por favor...É aqui um pai desesperado que lhes pede.
enquanto toda a sociedade brasileira laureia os Militares, o candidato ciro bosteja sobre os Militares. é insultoso ver como ele falou, tratar assim Homens que dedicam suas vidas para servir a Pátria... é insultoso ver um compatriota (ainda mais um candidato a presidencia!) atrever-se a esse tipo de fala. os Militares não pedem gratidão em troca desse Serviço pq o individuo minimamente consciente de seu ser social (onde se constrói o caráter) tem IMENSO respeito aos Militares. a mera gratidão denota alguma delegação alheia, o RESPEITO é tão enorme que mesmo jovens e idosos - masculinos ou femininas - não hesitariam por 1 segundo sequer em lutar lado a lado a um Soldado caso haja necessidade. os Militares não pedem gratidão pq o elo intrínseco é o Brasil! o individuo comum se sente ofendido pelas palavras de ciro, a irresponsabilidade ofende, o culto à competição de vexames ofende... enfim, o pensamento tacanho de ciro deve ter identificado que ~militares gostam de ordem~ e deve ter ligado com suas experiencias de fetichismo BDSM, demonstrando total inépcia do caráter das atribuições.
Boa tarde . Eu agradeço as FFAAS por nos salvar dos comunistas , todo esse sistema falido , nossas cças terão condições de viver dignamente graças a vcs . Deus os abençoe . Selva , Aço.
O povo está cansado coronel, porque as FFAA'S não assumem o país que está à deriva? Tenho a mais absoluta certeza que o cenário internacional iria aprovar menos a ONU que é vermelha e não apita nada no país
up

Navegação de Categorias

Artigos Relacionados