Rádio Verde-Oliva FM completa 15 anos, pronta para novos desafios

O Exército, Instituição secular, tem a missão definida no artigo 142 da Constituição Federal. Sua atividade-fim é a defesa do país e a garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.  Porém, percebendo as mudanças do papel da comunicação na contemporaneidade, a Força criou o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) em 1981, vislumbrando, no rádio, a oportunidade de mostrar, além das ações de segurança e defesa, aquelas relacionadas a outras áreas: cultura, educação, habitação, saúde, transporte, pesquisa, ciência e tecnologia.

Nesse contexto, a Rádio Verde-Oliva FM é um projeto que nasceu devido à contingência de vários fatores positivos. Esse veículo de comunicação de massa teve origem no então Ministério do Exército, consolidando-se no Comando do Exército, com a implantação do Sistema Verde-Oliva de Rádio. Assim, naquele 12 de junho de 2002, foi ao ar a Verde-Oliva FM 98,7.

Quinze anos é momento ímpar na história. É tempo de avaliação dessa debutante que tem muito a conquistar, mas que já apresenta um belo caminho percorrido.

Desse modo, levantam-se algumas questões: você já ouviu a Rádio Verde-Oliva FM? Como melhor atendê-lo? O que acha do trabalho desenvolvido? Antes das respostas, apresentamos a história da Rádio do Exército Brasileiro (EB), que tem, como protagonista, a  Fundação Cultural  Exército Brasileiro (FUNCEB), comprometida com as atividades de natureza cultural, educacional e de comunicação social. E essa parceria que faz da Rádio Verde-Oliva FM um  instrumento virtuoso de divulgação do Exército e de seus valores.

Muitos foram os colaboradores da Rádio, todos com dedicação incessante e que ajudaram a construir o que ela é  hoje: rádio educativa, musical, posicionada entre as dez mais ouvidas em Frequência Modulada (FM) no Distrito Federal. Dessa forma, a Fundação Habitacional do Exército (FHE) e a Associação de Poupança e Empréstimo do Exército (POUPEx) têm papel relevante como principais mantenedoras para o alcance dos altos índices obtidos junto aos ouvintes.

Segundo o General Rêgo Barros, Chefe do CCOMSEx, nenhum grande projeto sai do papel se não puder contar com  colaboradores. Esse apoio tem sido fundamental para a divulgação do nome Exército, permitindo que a Verde-Oliva FM possa, por um lado, ser operada com êxito reconhecido pela audiência e, por outro, colaborar para o alcance dos objetivos estratégicos do Comando do Exército.

Nesse tempo, houve diversas mudanças, sem perder a identificação com o público. A eficiência e a eficácia nesse meio de radiodifusão têm propiciado a conquista de uma  audiência qualificada e a aproximação com a sociedade em geral: desafios permanentes da rádio operada pela Instituição.

O exemplo da Rádio Verde-Oliva estimulou as outras Forças Singulares a possuírem um canal direto com o ouvinte, surgindo, assim, a Rádio Força Aérea FM e a Rádio Marinha FM. Em virtude dos produtos que oferece, vê-se que esse veículo de comunicação constitui-se em valiosa ferramenta de esclarecimento à população do papel das Forças Armadas.

A 98,7 FM apresenta uma seleção musical que abrange POP, MPB, música erudita, sertaneja e marcial, bem como  sucessos de ontem e de hoje. Busca um jornalismo típico de FM, que informa sobre a Capital Federal, o Brasil e o mundo. Em sua grade predominam temas relacionados à cultura, ao cotidiano, aos estilos de vida e a atualidades em geral.

A programação é elaborada por equipe profissional sintonizada com seu público e que gosta do que faz. A potência da Rádio é de 20 KW e tem uma plástica que reflete o melhor que existe no mercado: vinhetas cantadas, de passagem e  secas, todas programadas de maneira a não entediar o ouvinte.

Em 2017, os quinze anos da Rádio Verde-Oliva FM são celebrados com nova roupagem.  Os estúdios da emissora passaram por reformulação e troca de equipamentos, possibilitando a emissão do sinal digital; o sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. Quando for autorizada a rádio digital no Distrito Federal, a Verde-Oliva FM já estará habilitada a fazer a conversão.

Agora  você está em condição privilegiada para  responder às perguntas iniciais: você já ouviu a Verde-Oliva FM? Como melhor atendê-lo? O que você acha do trabalho  desenvolvido? Suas respostas e comentários são importantes para o aprimoramento do nosso trabalho.

Serviço de Informações ao Cidadão do Exército Bra...
O líder faz a síntese dos anseios do grupo: um est...
 

Comentários 3

Visitantes - NEUSA FREITAS MENDONÇA em Quarta, 09 Agosto 2017 02:11

#INTERVENÇÃOCIVICAMILITARURGENTE

#INTERVENÇÃOCIVICAMILITARURGENTE
Visitantes - Sandra Santos em Quinta, 13 Julho 2017 17:28

TIVE A OPORTUNIDADE DE COMPARECER NO ANIVERSARIO DE 15 ANOS DA VERDE OLIVA NO PARQUE DA CIDADE, EU FIQUEI ENCANTADA COM A EXCELENCIA DE COMO É ORGANIZADA E DIVULGADA A RADIO VERDE OLIVA, PARABENIZO MAIS UMA VEZ O EXERCITO BRASILIA E A VERDE OLIVA, GRANDES HOMENS NO COMANDO PARA DIVULGAR PARA NÓS OUVINTES O RESULTADO DE TOTAL EMPENHO.AGRADEÇO AQUI A ATENÇÃO A MIM PRESTADA, MUITO OBRIGADA E SOU FIEL A VOCES.

TIVE A OPORTUNIDADE DE COMPARECER NO ANIVERSARIO DE 15 ANOS DA VERDE OLIVA NO PARQUE DA CIDADE, EU FIQUEI ENCANTADA COM A EXCELENCIA DE COMO É ORGANIZADA E DIVULGADA A RADIO VERDE OLIVA, PARABENIZO MAIS UMA VEZ O EXERCITO BRASILIA E A VERDE OLIVA, GRANDES HOMENS NO COMANDO PARA DIVULGAR PARA NÓS OUVINTES O RESULTADO DE TOTAL EMPENHO.AGRADEÇO AQUI A ATENÇÃO A MIM PRESTADA, MUITO OBRIGADA E SOU FIEL A VOCES.
Visitantes - Guilherme Zickert em Quarta, 14 Junho 2017 11:28

Parabéns pelo excelente texto e pela referência ao aniversário da Rádio Verde Oliva.

Parabéns pelo excelente texto e pela referência ao aniversário da Rádio Verde Oliva.
Visitantes
Quarta, 18 Outubro 2017

Imagem do Captcha