Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é?
Início do conteúdo da página

O que é o RSS?

Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 16h44 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2015, 16h44 | Acessos: 8096

Se você observar bem, verá que a maioria dos sites possui um ícone pequeno, geralmente na cor laranja, muitas vezes acompanhado de dizeres como "RSS", "XML" ou "Atom", semelhante aos que são mostrados abaixo. Estes ícones são, na verdade, um símbolo universal utilizado para indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.

simbol feeds

Graças a este recurso, sites e blogs podem divulgar conteúdo novo de maneira rápida e precisa. Para o usuário, a vantagem está em poder ser informado de cada novidade de seus sites preferidos. O objetivo deste artigo é mostrar como o RSS permite tal possibilidade, explicar como este padrão surgiu e esclarecer o seu funcionamento básico.

O que é RSS?

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a definem como RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a entendem como Rich Site Summary.

RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.

Uma pessoa interessada em obter as notícias ou as novidades de um site deve incluir o link do feed deste em um programa ou serviço leitor de RSS (também chamado de agregador). Este software (ou serviço, se for um site) tem a função de ler o conteúdo dos feeds que indexa e mostrá-lo em sua interface.

Fim do conteúdo da página