O Desafio da Segurança Pública

Muito  se tem publicado sobre o tema, em geral, notícias que alarmam,  intranquilizam  e fazem com que os cidadãos de bem se sintam acuados, desamparados e à mercê dos, cada vez mais, ousados criminosos que infestam nossas cidades, rodovias, áreas de lazer e outrora pacatos povoados no interior. Tem sido frequente a divulgação de medidas adotadas pelo Estado, a meu ver, limitadas e restritas à compra de viaturas, de equipamentos e armamento para os órgãos relacionados no Art. 144 do texto constitucional. Parecem-me medidas com sabor de demagogia ao molho de populismo e que passam ao largo do cerne do sério problema enfrentado por todos os brasileiros, nas cidades e nos campos.

Por justiça, devo registrar a inovadora estratégia adotada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro: ocupar, permanentemente, regiões de homizio de bandidos ligados ao crime organizado com unidades de Polícia Militar, apropriadamente batizadas de Polícia Pacificadora.

Contudo, pretendo demonstrar que a visão dos governantes e legisladores tem se limitado ao vetor policial de tão angustiante desafio. Estou convicto tratar-se este, apenas, de um dos múltiplos segmentos que precisam ser alvo imediato de atenção das autoridades eleitas para dar solução ao desafio da Segurança Pública que, por sua dimensão, assumiu status de legitimo objetivo nacional atual (ONA) de elevada prioridade.

Ao equacionar o problema e tentar dar-lhe solução, proponho abordagem ampla, profunda e simultânea, a começar pela educação em seu sentido mais amplo e indispensável. Educar sob os pontos de vista cognitivo, psicomotor e, notadamente, afetivo. Neste campo, desenvolver com os alunos, em todos os níveis da educação formal, valores indispensáveis aos cidadãos para a vida em sociedade. Educá-los para internalizar e valorizar a honestidade, o respeito, a solidariedade, a saúde e o repúdio às drogas, o civismo, o trabalho, a dedicação, o esforço pessoal, a prática da verdade, a família, a meritocracia e tantos outros valores que transformariam sucessivas gerações em construtoras do Brasil que almejamos.

É óbvio que, para tal, a educação receberia fortes investimentos em infraestrutura e preparo de docentes, habilitando-os cognitiva e afetivamente para serem exemplares educadores. Os currículos, em todas as disciplinas, contemplariam a abordagem dos aspectos afetivos da educação integral que aqui se propõe. Preparados para a vida em sociedade, cidadãos honestos não admitiriam ser corruptores ou corrompidos. Cidadãos assim educados repudiariam as drogas, e o tráfico ficaria sem seu sustentáculo, os consumidores. Haveria comércio sem demanda? Cidadãos conscientes de sua responsabilidade para com a Segurança Pública obedeceriam às leis de trânsito, preservariam o patrimônio público e privado, fiscalizariam e denunciariam criminosos de toda ordem. Sem pessoas integralmente educadas, não haverá solução.

À educação somam-se a geração e a oferta de trabalho como parte da solução do problema de Segurança Pública. As pessoas já educadas estariam preparadas para se dedicar de corpo e alma à construção nacional pelo suor de seu labor. Trabalhariam e galgariam por mérito, degrau a degrau, a escala funcional ou hierárquica do segmento profissional ao qual se dedicassem. Tais cidadãos valorizariam o respectivo salário e pagariam impostos e taxas por entenderem sua necessidade para o funcionamento pleno do Estado. Trabalhando, sentir-se-iam ofendidos e repudiariam esmolas governamentais de qualquer tipo ou origem. Brasileiros assim almejariam progredir, vencer na vida por seu próprio mérito e praticariam os valores que internalizaram.

Educar e oferecer trabalho ainda seriam pouco. A solução para o problema de Segurança Pública implica, também, investimentos substanciais em moradia. Um amplo programa residencial e indispensável para evitar a fixação definitiva de milhões de pessoas em favelas e palafitas, verdadeiras áreas de homizio do crime dito organizado. As pessoas educadas e com trabalho formal ansiariam por morar em bairros urbanizados, visualmente atraentes, com comercio local legalizado, servido de eficazes meios de transporte, limpos, bem iluminados e policiados. As residências e esses bairros seriam tais que qualquer governante nelas poderia morar com sua própria família e não algo de quinta ou décima categoria. Em decorrência, as áreas antes florestadas receberiam sua vegetação nativa de volta. Fenômeno idêntico ocorreria com as margens de rios, canais e praias, que estariam livres da agressão decorrente da ocupação irregular, insalubre e sem higiene. E o que dizer da poluição diária de baias, cursos de água e mares? A solução do desafio da Segurança Pública produziria reflexos, como se vê, na preparação do meio ambiente.

Entretanto, a solução não está completa. A ação dos Órgãos de Segurança Pública levaria aos cárceres todos os foras da lei que infestam nosso País, se condenados. É, pois, imprescindível, investir recursos públicos na construção de presídios para receberem a marginalidade condenada pela Justiça. Além de penitenciárias inexpugnáveis em número suficiente para a empreitada, o sistema prisional seria operado por agentes meticulosamente selecionados, preparados e instruídos para tal. Entende-se que seriam oriundos daquela sociedade educada, honesta, dedicada e, portanto, incorruptível, consciente do valor da contribuição que prestam à sociedade. Não mais se investiria em paliativos para as prisões atuais, mas em instalações modelares que fariam inveja a outros países. Os brasileiros que as operassem, em todos os níveis, da direção à carceragem, seriam instrutores de estrangeiros que aqui viriam aprender com os nacionais.

Educação + trabalho + moradia + extinção de áreas de homizio + reforma do sistema penitenciário = Segurança Pública que o País almeja e merece? Quase isto; está quase definida a equação que resolve o problema. Faltam outras parcelas imprescindíveis como todas as demais. Trata-se, agora, da reforma do Código de Processo Penal, além da do Código Penal, nesta prioridade. O primeiro tem facilitado aos criminosos recursos quase intermináveis e benefícios que facilitam sua saída antecipada dos cárceres sem o cumprimento das penas recebidas. Os noticiários estão repletos de fatos desta natureza. Imagine o leitor a perplexidade dos integrantes dos Órgãos de Segurança Pública ao verem em liberdade aqueles que ontem haviam sido presos e condenados. Este ângulo do problema, se não abordado simultaneamente com os demais, permite concluir pela quase certeza da impunidade: "Afinal, se serei posto em liberdade em breve... por que não cometer o crime?"

E o Código Penal? Proponho outra reflexão ao leitor: um policial encontra diariamente contraventores anotando apostas do jogo do bicho. O que fazer? Vista grossa? É honesto, regular, legal ou a lei não é para valer? E o que fazer com os consumidores de drogas, sem os quais a cadeia criminosa estaria rompida? Todos os elos deste ciclo "produtivo" têm que sentir a ação enérgica dos agentes do Estado. Atuar sobre plantio, refino, transporte, estocagem, distribuição, comercialização e consumo não é importante?

Em "O Monge e o Executivo" encontra-se sábio ensinamento. Lê-se que durante a vida, todos os homens devem fazer, sem exceção, duas coisas, a saber: morrer e escolher. Nesta abordagem sobre Segurança Pública cabe breve reflexão sobre escolhas. Aquelas pessoas a que me referi, educadas, honestas, trabalhadoras, exemplos e multiplicadoras de valores escolherão seus governantes e legisladores.

Discernir para selecioná-los entre os efetivamente comprometidos em enfrentar o desafio da Segurança Pública é essencial para a efetiva solução deste angustiante e diário problema com o qual todos se defrontam. Eleger bem, eis outra ação inalienável da solução do problema. Em consequência de escolha bem pensada, ter-se-á, também, legisladores aos quais manifestaremos admiração e sincero respeito. Veja leitor, como a sociedade educada desprezará e banirá os demagogos, populistas, mentirosos, corruptos e desonestos, preguiçosos, enganadores da palavra fácil e outros da igual estirpe. Que vitória!

Este variado naipe inclui os que enganam o povo ao acenar com o emprego das Forças Armadas em atividade de Segurança Pública. São os mesmos que enganam muitos com a frase demagógica "o Haiti é aqui". Para gente desta laia, aquelas pessoas educadas para a vida bradarão: profissionais não se improvisam! Isto sem falar que seria exercício ilegal de outra profissão. Enfatizo, pois, que as Forças Armadas não são parte da solução deste problema. Suas intervenções limitadas no tempo e no espaço, em ocasiões excepcionais, são operações militares de garantia da lei e da ordem, jamais ações de segurança pública.

Aproxima-se, agora sim, a solução completa. Apoiar, valorizar, dignificar, manifestar orgulho, aplaudir e investir permanentemente nas instituições relacionadas no Art. 144 da Constituição Federal completa a solução que proponho. Lembro que algumas delas, as polícias militares em especial, têm séculos de serviços prestados ao País, na paz, na guerra e em prol da ordem pública. Recordo que os integrantes de todas as instituições encarregadas da Segurança Pública arriscam suas vidas, diariamente, para minorar o quadro deprimente e vergonhoso que se instalou em nosso País. Quantos deles já foram sepultados por nos defender? E quantos perecerão ainda mais?

Em síntese, Segurança Pública é direito e, não esquecer, responsabilidade de todos. Há solução para este desafio, mas se trata de solução complexa, ampla, profunda e demorada. Mas, a demora será tanto maior quanto mais se retardar a abordagem do problema, simultaneamente, em todas as suas dimensões.

Sem mais paliativos! Não mais reduzir a solução apenas ao vetor policial. Não mais atribuir aos agentes policiais a responsabilidade pela omissão de tantos, pela corrupção de muitos e pela falta de coragem moral de vários. O desafio da Segurança Pública tem solução!


*Artigo publicado na Revista do Clube Militar - Edição 439, Jan 2011.

..

A Força Terrestre e o conceito de Segurança Integr...
A música militar e sua harmoniosa missão
 

Comentários 356

Visitantes - Adilio em Sexta, 11 Agosto 2017 20:19

Parabéns. Li o texto todo. Muito boa, suas opiniões. De seu servidor: professor Adilio.

Parabéns. Li o texto todo. Muito boa, suas opiniões. De seu servidor: professor Adilio.
Visitantes - Adilio em Sexta, 11 Agosto 2017 20:14

Olá senhores comandantes. Meu nome é Adilio.

Sou professor e digo-lhes que nossas escolas precisam de um intervenção militar urgente porque delas não saem nada a não ser revoltados, fracassados, drogados, viados e sapatões. Suas cabecinhas, sem limites (o professor não pode lhes impor esses limites), estão cheias de tudo o que não presta. Esvaziam o conteúdo de suas mente sobre nós, professores, em forma de más ações: nos xingam, zombam, maltratam. Depois de fazerem tantas maldades com os professores , nada lhes acontecem e se sentem muito seguros. A maioria dos professores que conheço não veem a hora de se aposentarem e de se libetarem de alguma forma de seu sofrimento.

Minhas continências às novas novas autoridades: as Forças Armadas do Brasil. Deus nos ajude e nos abençoe.

Olá senhores comandantes. Meu nome é Adilio. Sou professor e digo-lhes que nossas escolas precisam de um intervenção militar urgente porque delas não saem nada a não ser revoltados, fracassados, drogados, viados e sapatões. Suas cabecinhas, sem limites (o professor não pode lhes impor esses limites), estão cheias de tudo o que não presta. Esvaziam o conteúdo de suas mente sobre nós, professores, em forma de más ações: nos xingam, zombam, maltratam. Depois de fazerem tantas maldades com os professores , nada lhes acontecem e se sentem muito seguros. A maioria dos professores que conheço não veem a hora de se aposentarem e de se libetarem de alguma forma de seu sofrimento. Minhas continências às novas novas autoridades: as Forças Armadas do Brasil. Deus nos ajude e nos abençoe.
Visitantes - João Queiroz em Sexta, 11 Agosto 2017 12:30

INFELIZMENTE NUNCA VAI EXISTIR SEGURANÇA VERDADEIRA NO BRASIL ESTANDO DOMINADO POR ESQUERDAS+SOCIALISTA+COMUNISTA E QUE APOIA BANDIDO E IDOLATRA O MAXCISMO

INFELIZMENTE NUNCA VAI EXISTIR SEGURANÇA VERDADEIRA NO BRASIL ESTANDO DOMINADO POR ESQUERDAS+SOCIALISTA+COMUNISTA E QUE APOIA BANDIDO E IDOLATRA O MAXCISMO
Visitantes - Euclides em Quinta, 10 Agosto 2017 23:25

Vamos livrar nosso para o nosso Brasil da corrupção da mão desses comunistas do PT o nosso desejo é a intervenção militar urgente não temos mais saída não sendo uma intervenção ou então a guerra civil será derramado muito sangue inocente por motivo de preservar nossa nação e nosso povo sou a favor de uma intervenção militar e criar uma nova lei após a retomada do poder desses ladrão políticos e gerar uma lei que seja proibido o comunismo no Brasil uma lei que não possa ser quebrada ou seja revogada uma lei Perpétua Qual o comunismo seja crime porque todo ideologia de Comunismo na verdade é crime no Brasil vamos exterminar com o comunismo todos sabemos que os três poderes está corrompido

Vamos livrar nosso para o nosso Brasil da corrupção da mão desses comunistas do PT o nosso desejo é a intervenção militar urgente não temos mais saída não sendo uma intervenção ou então a guerra civil será derramado muito sangue inocente por motivo de preservar nossa nação e nosso povo sou a favor de uma intervenção militar e criar uma nova lei após a retomada do poder desses ladrão políticos e gerar uma lei que seja proibido o comunismo no Brasil uma lei que não possa ser quebrada ou seja revogada uma lei Perpétua Qual o comunismo seja crime porque todo ideologia de Comunismo na verdade é crime no Brasil vamos exterminar com o comunismo todos sabemos que os três poderes está corrompido
Visitantes - João em Sexta, 11 Agosto 2017 12:10

Concordo meu amigo, o cidadão brasileiro esta sofrendo com essa esquerda+socialista+comunista é parece que nossa unica saida é a intervenção constitucional de nosso valoroso exercito brasileiro pena que ainda tem muito cidadão iludido (idiotizado) por essas quadrilhas dominadoras

Concordo meu amigo, o cidadão brasileiro esta sofrendo com essa esquerda+socialista+comunista é parece que nossa unica saida é a intervenção constitucional de nosso valoroso exercito brasileiro pena que ainda tem muito cidadão iludido (idiotizado) por essas quadrilhas dominadoras
Visitantes - Juscelino Donizetti de Souza em Quinta, 10 Agosto 2017 22:48

Faço minha as palavras da Eloiza, naci em 05/09/55 tenho 62 anos inconpleto, o Governo Militar fez parte da minha vida em 1965 eu estava iniciando o primario na escola da fazenda pinhal no municipio de Tapiratiba SP, o nome da professora era Maria Petrucci a cartilha chamava-se Caminho suave Iamos a pe e descauços atravesando montanhas, tinhamos orgulho de frequentar a escola e de cantar o Ino Nacional Brasileiro. Esses valores acompanhou minha tragetoria de vida e pude passar para os meus filhos, As noticias vinham atraves do radio a famosa Voz do Brasil, hoje eu e minha familia estamos estarrecido com a situaçao do Paiz Gostaria de ir as ruas e pedir intervençao Militar Baseado no No artigo Primeiro Paragrafo Unico mas, nao tenho condiçoes fisicas para tal "E reconhecido no Brasil videoconferencia atraves da internete, pagamento de contas, declaraçao de imposto de renda porque nao o pedido de Intervençao Militar?"

Faço minha as palavras da Eloiza, naci em 05/09/55 tenho 62 anos inconpleto, o Governo Militar fez parte da minha vida em 1965 eu estava iniciando o primario na escola da fazenda pinhal no municipio de Tapiratiba SP, o nome da professora era Maria Petrucci a cartilha chamava-se Caminho suave Iamos a pe e descauços atravesando montanhas, tinhamos orgulho de frequentar a escola e de cantar o Ino Nacional Brasileiro. Esses valores acompanhou minha tragetoria de vida e pude passar para os meus filhos, As noticias vinham atraves do radio a famosa Voz do Brasil, hoje eu e minha familia estamos estarrecido com a situaçao do Paiz Gostaria de ir as ruas e pedir intervençao Militar Baseado no No artigo Primeiro Paragrafo Unico mas, nao tenho condiçoes fisicas para tal "E reconhecido no Brasil videoconferencia atraves da internete, pagamento de contas, declaraçao de imposto de renda porque nao o pedido de Intervençao Militar?"
Visitantes - Luana caster em Quinta, 10 Agosto 2017 22:15

Ola Generais tudo bom! Bem porque não fazer uma eleição , para o povo pela uma intervenção em papel impresso , que mau tem FFAA candidatar , já que está
está tudo a morro abaixo , e mudar a historia do Brasil ,tomar esse Brasil por todos Generais já tem em mente que o Brasil não pode ser governado por cidadão civil ,
desde quando voz nasceste o Brasil vive nisso toma la da cá co governantes civis , unica saida para um brasil forte é uma intervenção e militares no poder , sem isso é
gerações em gerações patinando , e o futuro sem historias mas com a FFAA no poder o futuro e historia garantida .. O Brasil e um povo sem historia e que estamos vivenciando ´ o que será do futuro !

Ola Generais tudo bom! Bem porque não fazer uma eleição , para o povo pela uma intervenção em papel impresso , que mau tem FFAA candidatar , já que está está tudo a morro abaixo , e mudar a historia do Brasil ,tomar esse Brasil por todos Generais já tem em mente que o Brasil não pode ser governado por cidadão civil , desde quando voz nasceste o Brasil vive nisso toma la da cá co governantes civis , unica saida para um brasil forte é uma intervenção e militares no poder , sem isso é gerações em gerações patinando , e o futuro sem historias mas com a FFAA no poder o futuro e historia garantida .. O Brasil e um povo sem historia e que estamos vivenciando ´ o que será do futuro !
Visitantes - JOSE BOESING em Quinta, 10 Agosto 2017 22:07

Está mais do que na hora dos militares mostrarem serviço e deixarem de ser acomodados, pois o povo não aguenta mais a extorsão que o governo vem aplicando, mas ao que tudo indica, a caserna vai continuar a ser o lugar dos milicos.pois não estão querendo assumir o compromisso.

Está mais do que na hora dos militares mostrarem serviço e deixarem de ser acomodados, pois o povo não aguenta mais a extorsão que o governo vem aplicando, mas ao que tudo indica, a caserna vai continuar a ser o lugar dos milicos.pois não estão querendo assumir o compromisso.
Visitantes - Bruno Melo em Quinta, 10 Agosto 2017 19:19

se precisar lutar ao lado de vocês,conte comigo,meu coração é verde e amarelo,e não vermelho de sangue e nem do comunismo...

intervenção já!!!!!!!

"Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte"

se precisar lutar ao lado de vocês,conte comigo,meu coração é verde e amarelo,e não vermelho de sangue e nem do comunismo... intervenção já!!!!!!! "Verás que um filho teu não foge à luta Nem teme, quem te adora, a própria morte"
Visitantes - ANA MARIA ROSSI em Quinta, 10 Agosto 2017 18:33

PRECISAMOS URGENTE DA TÃO SONHADA, I N T E R V E N Ç Ã O M I L I T A R !!!!!!!

PRECISAMOS URGENTE DA TÃO SONHADA, I N T E R V E N Ç Ã O M I L I T A R !!!!!!!
Visitantes - Braga Filho em Quinta, 10 Agosto 2017 18:03

As facções criminosas já evoluíram para grupos terroristas.
O povo junto com as forças armadas tem que retomar as rédeas do país.

As facções criminosas já evoluíram para grupos terroristas. O povo junto com as forças armadas tem que retomar as rédeas do país.
Visitantes - Tonny Calábria. em Quinta, 10 Agosto 2017 17:21

A segurança publica tem que ser permanente , não ao sabor da politica !!!Enquanto isso os foras da lei em permanente desenvolvimento , um erro que devemos corrigir Brasil!!!

A segurança publica tem que ser permanente , não ao sabor da politica !!!Enquanto isso os foras da lei em permanente desenvolvimento , um erro que devemos corrigir Brasil!!!
Visitantes - SEPOL MEDINA em Quinta, 10 Agosto 2017 13:51

Por favor necessitamos dos senhores,temo pelo futuro dos nossos filhos e netos, INTERVENÇÃO JÁ COM URGÊNCIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor necessitamos dos senhores,temo pelo futuro dos nossos filhos e netos, INTERVENÇÃO JÁ COM URGÊNCIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Visitantes - José Almir de Freitas em Quinta, 10 Agosto 2017 13:36

Em função do que se tornou o Cargo de Presidente da Republica e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, se faz necessário a intervenção militar, com base no Artigo Primeiro que diz: Todo poder emana do povo.
Temos o Presidente que esta envolvido em vários crimes, e o Presidente da Republica tem que ser o exemplo maior de honestidade, honradez, Patriota e não um ladrão corrupto.
O Supremo Tribunal Federal, o nome já diz tudo, Supremo Tribunal de justiça, mas temos um ninho de ratos, 11 pilantras sem caráter.
O Congresso Nacional, apenas 8% dos congressistas tem ficha limpa.
Em função dos cargos acima, temo na base do poder de estado a população, temos o índice de criminalidade crescendo a cada dia.
Sabemos que os militares não querem assumir o poder, por que os do passado cometeram erros primários, deixaram os piores criminosos livres esses criminosos deveriam ter sido fuzilados, desaparecido ou qualquer outro fim do que permitir a sua liberdade para assumir o poder e fazer o que fizeram, quase implantaram um ditadura comunista com base na de Cuba, caso elas fossem implantada, eles iriam caçar os militares que os combateram no passado, como tetaram fazer com a comissão da verdade segundo eles.
Os Militares do passado o único erro foi deixar vivo essa turma que ai estar a destruir o país.

Em função do que se tornou o Cargo de Presidente da Republica e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, se faz necessário a intervenção militar, com base no Artigo Primeiro que diz: Todo poder emana do povo. Temos o Presidente que esta envolvido em vários crimes, e o Presidente da Republica tem que ser o exemplo maior de honestidade, honradez, Patriota e não um ladrão corrupto. O Supremo Tribunal Federal, o nome já diz tudo, Supremo Tribunal de justiça, mas temos um ninho de ratos, 11 pilantras sem caráter. O Congresso Nacional, apenas 8% dos congressistas tem ficha limpa. Em função dos cargos acima, temo na base do poder de estado a população, temos o índice de criminalidade crescendo a cada dia. Sabemos que os militares não querem assumir o poder, por que os do passado cometeram erros primários, deixaram os piores criminosos livres esses criminosos deveriam ter sido fuzilados, desaparecido ou qualquer outro fim do que permitir a sua liberdade para assumir o poder e fazer o que fizeram, quase implantaram um ditadura comunista com base na de Cuba, caso elas fossem implantada, eles iriam caçar os militares que os combateram no passado, como tetaram fazer com a comissão da verdade segundo eles. Os Militares do passado o único erro foi deixar vivo essa turma que ai estar a destruir o país.
Visitantes - THEODORA CHAMARELLI em Quinta, 10 Agosto 2017 13:18

INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE,A UNICA SOLUÇÃO PARA NOSSO PAÍS

INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE,A UNICA SOLUÇÃO PARA NOSSO PAÍS
Visitantes - Dailton Behr Gama em Quinta, 10 Agosto 2017 12:58

Intervenção militar já, gostaria me alistar, quero poder fazer algo pra tirar nosso país da situação em que se encontra

Intervenção militar já, gostaria me alistar, quero poder fazer algo pra tirar nosso país da situação em que se encontra
Visitantes - aloir manhães do carmo em Quinta, 10 Agosto 2017 12:52

disciplina ; educação. A questão de que serão mais olhos; do bem trabalhando por um só conceito; de que podemos viver com nossas diferenças, sem violencia e igualdade pra todos, hoje as pessoas não saem de casa com medo de não voltar, hoje a solução e uma só ; o BRASIL precisa de um comando diciplinar , conhecedor, de que é crime, conhecedor da atual situação econômica que passamos, e ainda ter apoio das forças armadas, para que possamos caminhar em uma nova direção, sem tanta covardia que é esta corrupção, leis sem sentido, e lembrar que todos um dia vão envelhecer e precisarão de cuidados. perder a vida aos 19 anos , crianças, bebês inocentes,quer dizer alguma coisa, pra quem sabe ler um pingo é LETRA; somos uma nação, não estamos vivendo o holocausto, mas as vezes, é o que esta parecendo, tanto bandido ruim e tanta covardia ; isso não pode continuar; o povo tem direito e dever. todos juntos temos obrigação de manter a ordem e o progresso ,como um todo; do mais alto escalão das corporações,até os mais humildes , viver é bom ser feliz é melhor ainda.

disciplina ; educação. A questão de que serão mais olhos; do bem trabalhando por um só conceito; de que podemos viver com nossas diferenças, sem violencia e igualdade pra todos, hoje as pessoas não saem de casa com medo de não voltar, hoje a solução e uma só ; o BRASIL precisa de um comando diciplinar , conhecedor, de que é crime, conhecedor da atual situação econômica que passamos, e ainda ter apoio das forças armadas, para que possamos caminhar em uma nova direção, sem tanta covardia que é esta corrupção, leis sem sentido, e lembrar que todos um dia vão envelhecer e precisarão de cuidados. perder a vida aos 19 anos , crianças, bebês inocentes,quer dizer alguma coisa, pra quem sabe ler um pingo é LETRA; somos uma nação, não estamos vivendo o holocausto, mas as vezes, é o que esta parecendo, tanto bandido ruim e tanta covardia ; isso não pode continuar; o povo tem direito e dever. todos juntos temos obrigação de manter a ordem e o progresso ,como um todo; do mais alto escalão das corporações,até os mais humildes , viver é bom ser feliz é melhor ainda.
Visitantes - Silvio em Quinta, 10 Agosto 2017 12:43

A muitos brasileiros indignados com a situação do país.
Sou a favor de intervenção e digo mais me coloco a disposição do exército brasileiro caso necessário.

A muitos brasileiros indignados com a situação do país. Sou a favor de intervenção e digo mais me coloco a disposição do exército brasileiro caso necessário.
Visitantes - olga moutinho em Quinta, 10 Agosto 2017 11:50

O Brasil precisa da vossa intervenção.Não tardeis,estamos à deriva.Como filha de um oficial da briosa Marinha de Guerra (falecido) aprendi a amar a pátria e respeitar deus símbolos e o que vejo hoje é a total desmoralização de nossas cores.isto não pode continuar.Salve 31/3/1964!

O Brasil precisa da vossa intervenção.Não tardeis,estamos à deriva.Como filha de um oficial da briosa Marinha de Guerra (falecido) aprendi a amar a pátria e respeitar deus símbolos e o que vejo hoje é a total desmoralização de nossas cores.isto não pode continuar.Salve 31/3/1964!
Visitantes - Hercules Britto em Quinta, 10 Agosto 2017 11:08

Eu, e muito mais do que imaginar, a maior parte dos Brasileiros conscientes, querem o militarismo devolta.

Eu, e muito mais do que imaginar, a maior parte dos Brasileiros conscientes, querem o militarismo devolta.
Visitantes
Segunda, 21 Agosto 2017

Imagem do Captcha