Sargento do Exército Brasileiro: responsabilidades e desafios

Parte integrante e fundamental da estrutura organizacional da Força Terrestre, sobre o sargento recai grande responsabilidade pela manutenção da solidez do Exército Brasileiro. A ele cabe a missão de servir como “referência imediata” para cabos e soldados e para Sargentos mais jovens e recém-egressos das Escolas. Esta referência se concretiza pelos exemplos de profissionalismo e correção de atitudes demonstrados no dia a dia dos quartéis, desde o cumprimento das ordens dos superiores até a atuação pautada na disciplina consciente.

A responsabilidade cresce de importância pela proximidade funcional entre os graduados e inicia-se desde cedo na formação militar dos mais modernos. A forja das escolas militares intensifica-se com a apresentação na organização militar dos Corpos de Tropa. É ali onde tudo é posto à prova. A tutela e a constante vigília dos instrutores e monitores que dão o amálgama inicial da formação cessam, e o sargento precisa seguir o seu próprio caminho, atento às referências positivas dos oficiais e graduados mais antigos e experientes.

Ao longo da carreira, o sargento constrói a competência necessária para cumprir suas tarefas com perfeição. Conforme o Manual de Fundamentos – Doutrina Militar Terrestre, essa competência é a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências (chave) para decidir e atuar adequadamente. Este acrônimo aponta o “Norte”, onde o sargento tornar-se-á eficaz e efetivo no cumprimento das diversas missões, na condição de comandante de pequenas frações.

O Exército Brasileiro possui diferentes níveis de comando e organização. Neste sentido, o pleno entendimento dessas camadas é vital para o funcionamento das pequenas frações. Ao compreender seu espaço e a amplitude de suas responsabilidades, o sargento coopera para que essa estrutura de comando funcione melhor ajustada, contribuindo para reforçar as bases de trabalho da Força Terrestre. O oficial, ao dispor do sargento como um assessor confiável e capaz, com destaque para o sargento adjunto, terá melhores condições para decidir e comandar seu pelotão.

Ao sargento cabe conhecer muito bem sua profissão e, principalmente, seus subordinados. Deve comunicar-se eficazmente e estar sempre pronto para corrigir com sereno rigor, apoiá-los nas dificuldades, e, não menos importante, emprestar bons exemplos em todas as oportunidades. Estar próximo ao subordinado é indispensável para a construção de um ambiente favorável ao estímulo da confiança e da motivação. Por suas atitudes e verdadeiro interesse em seus subordinados, o comandante da pequena fração demonstra o valor de cada um para a instituição, obtendo como retorno a motivação de seus comandados nas diversas missões recebidas, resultando sempre em excelente desempenho coletivo.

A confiança gera a credibilidade e ela, por si, sustenta a liderança. Isso faz com que o subordinado sinta-se motivado, apresente melhores resultados e passe a compreender que faz parte de uma equipe. É o que conhecemos como “sentimento de pertencimento”. Toda sinergia emanada por integrante da fração traduzir-se-á em coesão que potencializa rendimento.

Para o aprimoramento das relações interpessoais na caserna, algumas rotinas são o azimute para o sucesso e não há Exército contemporâneo que possa desfazer-se delas. As conversas nas formaturas matinais, o treinamento físico militar por fração constituída, a manutenção do armamento com sua fração e as confraternizações são algumas das oportunidades que o sargento precisa valer-se para estar mais próximo ao subordinado.

Quando realmente o conhecemos e identificamos suas qualidades, fica muito mais fácil atribuir responsabilidades, sendo uma excelente oportunidade para gerenciar e desenvolver o potencial do militar. Permitir ao sargento que tome decisões e que tenha iniciativa nos limites da intenção de seu comandante é uma ação que valoriza o profissional e constrói sólidos laços de confiança. Dar autonomia para o subordinado é proporcionar a maturação da tríade “confiança, credibilidade e liderança”.

No contexto atual, em que as formas de emprego das frações em operações têm evoluído e se apresentam mais descentralizadas, uma decisão equivocada de um graduado repercute de forma imediata e pode afetar o resultado da operação, além de comprometer a imagem da instituição. Sargentos competentes, conhecedores de sua profissão e dotados de iniciativa, coragem física e moral, conseguem extrair os melhores resultados dos militares sob seu comando.

Fica evidente que a capacitação técnica do sargento é imprescindível para enfrentar os atuais e futuros desafios. Ainda vale destacar que, conforme o objetivo nº 11 do Plano Estratégico do Exército 2020-2023 e as Premissas da Diretriz do Comandante do Exército 2019, toda conduta deve estar alicerçada nos valores, nas tradições e na ética militar. Cultuar as tradições da instituição é dar continuidade ao legado herdado de nossos antepassados e honrar o compromisso assumido de entregá-lo às novas gerações, afinal, a palavra tradição, do latim traditio, significa “entregar, passar adiante”.

Por fim, a Força Terrestre entende que atribuir maiores responsabilidades ao sargento é fortalecer a própria instituição, com uma base sólida e eficaz. Quanto melhor for a formação do sargento e mais aprimorado e atrativo for seu plano de carreira, melhores e mais motivados profissionais das armas serão para a manutenção de um componente terrestre moderno, coeso e dotado das capacidades necessárias para cumprir sua missão.

Síntese da missão do sargento – retirada da palestra do Adj Cmdo Ex

 

REFERÊNCIAS:

- Diretriz do Comandante do Exército 2019. Disponível em <http://www.eb.mil.br/publicacoes>. Acesso em: 28 de jul. de 2020.

- Plano Estratégico do Exército 2020-2023. Disponível em

<http://intranet.eme.eb.mil.br/emenet/sites/3sch/index.php/siplex>. Acesso em: 28 de jul. de 2020.

- Exército Brasileiro. Manual de Fundamentos - DOUTRINA MILITAR TERRESTE (EB20-MF-10.102), 2ª Edição, 2019.

Ações do Exército em apoio às comunidades indígena...
O emprego da Força Terrestre Componente sob a ót...
 

Comentários 45

Visitantes - Cap QAO R1 HILÁRIO TEIXEIRA em Sábado, 30 Janeiro 2021 07:44

Excelente texto, siga a sua intuição dentro da simplicidade da rotina do sargento dentro da caserna, sua missão é fundamental para a manutenção das tradições do Exercito.

Excelente texto, siga a sua intuição dentro da simplicidade da rotina do sargento dentro da caserna, sua missão é fundamental para a manutenção das tradições do Exercito.
Visitantes - 1º Sgt DALLA COSTA em Terça, 26 Janeiro 2021 17:12

Excelente artigo. Além de muito bem escrito e de ser extremamente pertinente e verdadeiro, demonstra o vasto conhecimento e experiência deste valoroso militar. Parabéns Ten Edi Carlos.

Excelente artigo. Além de muito bem escrito e de ser extremamente pertinente e verdadeiro, demonstra o vasto conhecimento e experiência deste valoroso militar. Parabéns Ten Edi Carlos.
Visitantes - Elielson Alves De Lima em Terça, 08 Dezembro 2020 23:55

Excelente texto!!
Nós faz refletir e voltar um pouco no tempo desde à época de nossa formação, e verificarmos que o Exército evoluiu bastante, e a formação de nossos militares acompanhou essa evolução.
Parabéns Ten EDICARLOS pelas colocações precisas e valiosas contidas no texto.
Selva!!!!

Excelente texto!! Nós faz refletir e voltar um pouco no tempo desde à época de nossa formação, e verificarmos que o Exército evoluiu bastante, e a formação de nossos militares acompanhou essa evolução. Parabéns Ten EDICARLOS pelas colocações precisas e valiosas contidas no texto. Selva!!!!
Visitantes - MÁRCIO CRISTIANO LONGO em Quarta, 02 Dezembro 2020 18:18

VISITANTE-02/12/2020. - SOLDADO PRÓ ATIVO. MÁRCIO CRISTIANO LONGO DA CIDADE DE ERECHIM-RS.PROFISSIONAL ENFEMEIRO E PÓS GRADUADO ATUANTE E ATIVO DA ÁREA HOSPITALAR E UTI MÓVEL COREN-Nº 113.701. SEMPRE EM MISSÃO E BRAVURA E RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA JUNTO À CIÊNCIA E A PRÁTICA DA SAÚDE E A FÉ. DESDE QUE INGRESSEI NA PROFISSÃO DA SAÚDE EM 1997 APÓS TER SERIVIDO A PÁTRIA AMADA BRASIL NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 1996, Nº DE GUERRA 870.COMP.CEP NO 12º BE COMB ENG COMB MEC. CIDADE DE ALEGRETE-RS. SEMPRE COMPROMETIDO E ATENTO PARA ATUAR E AJUDAR A SALVAR VIDAS HUMANAS. NO CONTEXTO E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA E INFORMADA SOBRE A ATUAÇÃO DO SARGENTO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E OU FORÇAS ARMADAS DO BRASIL. É DE AMPLA ATUAÇÃO E CAPACIDADE A ATIVIDADE DIÁRIA DO SARGENTO SEJAS 3º OU 2º OU 1º SARGENTO DE CARREIRA OU TEMPORÁRIO.SENDO O TRABALHO E A MISSÃO DO SARGENTO SOLICITADA É MISSÃO FORNECIDA E EXECUTADA E O CUMPRIMENTO DOS SEUS DEVERES CONSTANTES PERANTE A SOCIEDADE CIVIL OU MILITAR E A SOBERANIA NACIONAL.PÁTRIA AMADA BRASIL.

BRASIL ACIMA DE TODOS E DEUS A ACIMA DE TUDO E O PROFISSIONAL DA SAÚDE CIVIL OU MILITAR EM PRIMEIRO LUGAR .

UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES E MELHORES E MAIORES E MAIS EFICAZ.

VISITANTE-02/12/2020. - SOLDADO PRÓ ATIVO. MÁRCIO CRISTIANO LONGO DA CIDADE DE ERECHIM-RS.PROFISSIONAL ENFEMEIRO E PÓS GRADUADO ATUANTE E ATIVO DA ÁREA HOSPITALAR E UTI MÓVEL COREN-Nº 113.701. SEMPRE EM MISSÃO E BRAVURA E RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA JUNTO À CIÊNCIA E A PRÁTICA DA SAÚDE E A FÉ. DESDE QUE INGRESSEI NA PROFISSÃO DA SAÚDE EM 1997 APÓS TER SERIVIDO A PÁTRIA AMADA BRASIL NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 1996, Nº DE GUERRA 870.COMP.CEP NO 12º BE COMB ENG COMB MEC. CIDADE DE ALEGRETE-RS. SEMPRE COMPROMETIDO E ATENTO PARA ATUAR E AJUDAR A SALVAR VIDAS HUMANAS. NO CONTEXTO E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA E INFORMADA SOBRE A ATUAÇÃO DO SARGENTO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E OU FORÇAS ARMADAS DO BRASIL. É DE AMPLA ATUAÇÃO E CAPACIDADE A ATIVIDADE DIÁRIA DO SARGENTO SEJAS 3º OU 2º OU 1º SARGENTO DE CARREIRA OU TEMPORÁRIO.SENDO O TRABALHO E A MISSÃO DO SARGENTO SOLICITADA É MISSÃO FORNECIDA E EXECUTADA E O CUMPRIMENTO DOS SEUS DEVERES CONSTANTES PERANTE A SOCIEDADE CIVIL OU MILITAR E A SOBERANIA NACIONAL.PÁTRIA AMADA BRASIL. BRASIL ACIMA DE TODOS E DEUS A ACIMA DE TUDO E O PROFISSIONAL DA SAÚDE CIVIL OU MILITAR EM PRIMEIRO LUGAR . UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES E MELHORES E MAIORES E MAIS EFICAZ.
Visitantes - Fabricio Campos em Quarta, 11 Novembro 2020 18:51

Parabéns pelo artigo Ten Edi Carlos! Síntese bastante real da vida de um Sargento!

Parabéns pelo artigo Ten Edi Carlos! Síntese bastante real da vida de um Sargento!
Visitantes - Anderson Caulo Dutra em Terça, 10 Novembro 2020 07:51

Orgulho de ser sargento. Parabéns, acredito que o texto sintetiza bem a nobre missão do sargento, o mais importante elo de ligação no EB. Os jovens sargentos, principalmente, precisam se guiar por bons exemplos, que possam transmitir valores que nos são tão caros, lealdade, coragem moral e amor a verdade, quero destacar, pois nos dias que vivemos, têm sido esquecidos por muitos em tantos outros segmentos da nossa sociedade. Um grande abraço.

Orgulho de ser sargento. Parabéns, acredito que o texto sintetiza bem a nobre missão do sargento, o mais importante elo de ligação no EB. Os jovens sargentos, principalmente, precisam se guiar por bons exemplos, que possam transmitir valores que nos são tão caros, lealdade, coragem moral e amor a verdade, quero destacar, pois nos dias que vivemos, têm sido esquecidos por muitos em tantos outros segmentos da nossa sociedade. Um grande abraço.
Visitantes - Troy Jagoe em Terça, 10 Novembro 2020 07:47

Tal como acontece com as Forças Canadenses, o Sargento deve ser o modelo de habilidade técnica e ethos da instituição.

Tal como acontece com as Forças Canadenses, o Sargento deve ser o modelo de habilidade técnica e ethos da instituição.
Visitantes - FRANCO em Terça, 10 Novembro 2020 00:18

Os sargentos ou suboficiais, caracterizam-se por sermos responsáveis ​​diretos pela preparação, treinamento das tropas, com disciplina, coragem e amor ao país. nós somos a ligação entre os oficiais e nossas tropas. Devemos ser professores e líderes em todos os momentos, exemplos a seguir, o tempo que investirmos no treinamento de nossos soldados em tempos de paz será o sucesso alcançado em tempos de guerra. Sou sargento-mor, o que escrevo provém da experiência no conflito ocurrido em meu país.

Os sargentos ou suboficiais, caracterizam-se por sermos responsáveis ​​diretos pela preparação, treinamento das tropas, com disciplina, coragem e amor ao país. nós somos a ligação entre os oficiais e nossas tropas. Devemos ser professores e líderes em todos os momentos, exemplos a seguir, o tempo que investirmos no treinamento de nossos soldados em tempos de paz será o sucesso alcançado em tempos de guerra. Sou sargento-mor, o que escrevo provém da experiência no conflito ocurrido em meu país.
Visitantes - PEDRO FRANCISCO em Quinta, 05 Novembro 2020 12:17

Agradeço a favor recebido deste competente militar que muito honra "nós sargentos". Grato. Continue com sua simpatia e educação. Pedro Francisco, Capitão da Reserva.

Agradeço a favor recebido deste competente militar que muito honra "nós sargentos". Grato. Continue com sua simpatia e educação. Pedro Francisco, Capitão da Reserva.
Visitantes - Fernando Farias em Segunda, 02 Novembro 2020 10:10

Bom dia Ten Edi Carlos. Alto gabarito o texto do senhor sobre o Sargento. Lembro que na época de recruta não tínhamos essa abertura com o Sargento, o distanciamento era enorme. Que bom, hoje, o entendimento tem mudado e conseguimos fazer com que jovens possam ver em nós, Sagentos do EB, uma referência para suas vidas. É isso que consigo observar com grande clareza aqui no TG. Os jovens, muitas vezes em seus lares não têm aquela referência de pai, mãe ou qualquer outro responsável, e acabam encontrando em nós essa referência, justamente pelo que o senhor falou sobre o profissionalismo e as correções de atitudes em nosso dia a dia. Parabéns Tenente, que DEUS continue dando sabedoria ao senhor nessa função tão honrosa.

Bom dia Ten Edi Carlos. Alto gabarito o texto do senhor sobre o Sargento. Lembro que na época de recruta não tínhamos essa abertura com o Sargento, o distanciamento era enorme. Que bom, hoje, o entendimento tem mudado e conseguimos fazer com que jovens possam ver em nós, Sagentos do EB, uma referência para suas vidas. É isso que consigo observar com grande clareza aqui no TG. Os jovens, muitas vezes em seus lares não têm aquela referência de pai, mãe ou qualquer outro responsável, e acabam encontrando em nós essa referência, justamente pelo que o senhor falou sobre o profissionalismo e as correções de atitudes em nosso dia a dia. Parabéns Tenente, que DEUS continue dando sabedoria ao senhor nessa função tão honrosa.
Visitantes - Joel Cajazeira Filho em Sexta, 30 Outubro 2020 20:32

Texto excepcional, escrito por um militar altamente competente.
O sargento é o elo PRINCIPAL entre o Cmdo e a tropa. É a engrenagem principal no Trabalho de Comando.
Além disso, é responsável por moldar o caráter dos jovens soldados por ocasião da prestação do serviço militar.
Tive a oportunidade de aprender muito com os sargentos que tive a honra de servir.
Brasil Acima de Tudo!
TC Cajazeira.

Texto excepcional, escrito por um militar altamente competente. O sargento é o elo PRINCIPAL entre o Cmdo e a tropa. É a engrenagem principal no Trabalho de Comando. Além disso, é responsável por moldar o caráter dos jovens soldados por ocasião da prestação do serviço militar. Tive a oportunidade de aprender muito com os sargentos que tive a honra de servir. Brasil Acima de Tudo! TC Cajazeira.
Visitantes - FRANCISCO NEY MOTA em Quarta, 28 Outubro 2020 09:39

Parabéns Ten Edi Carlos pelo Texto, para mim o maior ensinamento que podemos colher do escrito é que: "Síntese da missão do sargento é ser Sargento". Exemplo para os pares e subordinados!!! Imprescindível para a manutenção e fortalecimento da imagem do Exército perante a Sociedade.
VAI DAR TUDO CERTO!!!

Parabéns Ten Edi Carlos pelo Texto, para mim o maior ensinamento que podemos colher do escrito é que: "Síntese da missão do sargento é ser Sargento". Exemplo para os pares e subordinados!!! Imprescindível para a manutenção e fortalecimento da imagem do Exército perante a Sociedade. VAI DAR TUDO CERTO!!!
Visitantes - ST Rabelo em Terça, 27 Outubro 2020 18:03

Excepcional texto que bem descreve o sargento e sua importância nessa engrenagem onde todos são importantes para o bom funcionamento do Exército com foco na defesa externa.

Excepcional texto que bem descreve o sargento e sua importância nessa engrenagem onde todos são importantes para o bom funcionamento do Exército com foco na defesa externa.
Visitantes - 1º Sgt Int André Carvalho Gonzaga em Terça, 27 Outubro 2020 12:08

Excelente síntese de nossas funções St Edicarlos. Em um mundo totalmente globalizado como é hoje, temos que nos pautar em sermos exemplos vivos das tradições de Caxias para os mais jovens fazendo que não só a Instituição Exercito Brasileiro, mas nossa sociedade ganhe pessoas de bom caráter para a superação dos desafios diários. Parabéns!

Excelente síntese de nossas funções St Edicarlos. Em um mundo totalmente globalizado como é hoje, temos que nos pautar em sermos exemplos vivos das tradições de Caxias para os mais jovens fazendo que não só a Instituição Exercito Brasileiro, mas nossa sociedade ganhe pessoas de bom caráter para a superação dos desafios diários. Parabéns!
Visitantes - St Ari em Terça, 27 Outubro 2020 11:28

Excelente texto! O nosso Adj Cmdo sintetizou a essência da atuação e importância do sargento na estrutura organizacional e ainda evidenciando aspectos para a execução do cargo com excelência.
Fé na missão e sigamos na meta de tornar nosso exército Brasileiro cada vez mais forte.

Excelente texto! O nosso Adj Cmdo sintetizou a essência da atuação e importância do sargento na estrutura organizacional e ainda evidenciando aspectos para a execução do cargo com excelência. Fé na missão e sigamos na meta de tornar nosso exército Brasileiro cada vez mais forte.
Visitantes - 1º Sgt Com Marciel em Segunda, 26 Outubro 2020 16:13

Excelente artigo, Tenente Edi Carlos. Descreveu com brilhantismo as nuances do mister esforço de ser o verdadeiro Sargento. Em tempos modernos, as constantes mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais fazem com que nossos jovens soldados venham cada dia mais distintos daqueles que outrora incorporavam às fileiras do Exército de Caxias, em décadas anteriores. Acompanhar estas mudanças e preservar o espírito de liderança do Sargento, condutores de pequenas frações, se torna um desafio cada vez mais difícil para nossas Escolas de Formação, mas que vem sendo muito bem cumprido por elas. Capacitação e constante autoavaliação devem ser uma constante em nossa carreira, para que possamos continuar seguindo nossa missão de executores e condutores de homens, não deixando, é claro, para trás a missão de assessoramento aos nossos superiores, quando nos tornamos “mais experientes”. Mais uma vez parabéns pelo texto e pelo exemplo de militar.

Excelente artigo, Tenente Edi Carlos. Descreveu com brilhantismo as nuances do mister esforço de ser o verdadeiro Sargento. Em tempos modernos, as constantes mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais fazem com que nossos jovens soldados venham cada dia mais distintos daqueles que outrora incorporavam às fileiras do Exército de Caxias, em décadas anteriores. Acompanhar estas mudanças e preservar o espírito de liderança do Sargento, condutores de pequenas frações, se torna um desafio cada vez mais difícil para nossas Escolas de Formação, mas que vem sendo muito bem cumprido por elas. Capacitação e constante autoavaliação devem ser uma constante em nossa carreira, para que possamos continuar seguindo nossa missão de executores e condutores de homens, não deixando, é claro, para trás a missão de assessoramento aos nossos superiores, quando nos tornamos “mais experientes”. Mais uma vez parabéns pelo texto e pelo exemplo de militar.
Visitantes - S Ten Luna em Sábado, 24 Outubro 2020 22:06

Parabéns ao Ten Edi Carlos - Adj Cmdo do Exército Brasileiro, por sintetizar a importância e valor do Sargento no nosso Exército, e também em qualquer exército do mundo. São valores como esse, que nossa instituição precisa manter e investir cada vez mais, e cada um de nós devemos ser os guardiões dos valores que forjam os sargentos de hoje e do futuro.

Parabéns ao Ten Edi Carlos - Adj Cmdo do Exército Brasileiro, por sintetizar a importância e valor do Sargento no nosso Exército, e também em qualquer exército do mundo. São valores como esse, que nossa instituição precisa manter e investir cada vez mais, e cada um de nós devemos ser os guardiões dos valores que forjam os sargentos de hoje e do futuro.
Visitantes - 2° Sgt MATEUS em Sábado, 24 Outubro 2020 21:53

Parabéns ao 2° Ten EDI CARLOS, Adj Cmdo EB, pelo texto preciso e irretocável.
Forjados da combinação de valores, tradições, grande carga de instruções militares e rígidos preceitos de hierarquia e disciplina, o sargento do nosso Exército Brasileiro sai dos bancos escolares pronto para liderar a pequena fração. Através da confiança, o sargento é capaz de contribuir com o comando emanado do oficial e ainda estabelece laços com seus subordinados, que é um aspecto fundamental para a liderança castrense. Conforme está registrado no livro "Ação das pequenas unidades alemãs na campanha da Rússia", ressalta-se o papel agregador dos sargentos mais antigos em uma organização militar, onde eles são uma verdadeira amálgama da coesão e do espírito de corpo.

Parabéns ao 2° Ten EDI CARLOS, Adj Cmdo EB, pelo texto preciso e irretocável. Forjados da combinação de valores, tradições, grande carga de instruções militares e rígidos preceitos de hierarquia e disciplina, o sargento do nosso Exército Brasileiro sai dos bancos escolares pronto para liderar a pequena fração. Através da confiança, o sargento é capaz de contribuir com o comando emanado do oficial e ainda estabelece laços com seus subordinados, que é um aspecto fundamental para a liderança castrense. Conforme está registrado no livro "Ação das pequenas unidades alemãs na campanha da Rússia", ressalta-se o papel agregador dos sargentos mais antigos em uma organização militar, onde eles são uma verdadeira amálgama da coesão e do espírito de corpo.
Visitantes - Cap QAO MAURÍCIO SOUSA GOMES DE OLIVEIRA em Sábado, 24 Outubro 2020 10:34

"A palavra convence, o exemplo arrasta".
Parabenizamos o prezado amigo e renomado profissional, Ten Edi Carlos, pelo brilhantismo e pela excelência do texto, que expõe, claramente, as atribuições inerentes ao Sargento, elemento fundamental na organização do Exército Brasileiro.

"A palavra convence, o exemplo arrasta". Parabenizamos o prezado amigo e renomado profissional, Ten Edi Carlos, pelo brilhantismo e pela excelência do texto, que expõe, claramente, as atribuições inerentes ao Sargento, elemento fundamental na organização do Exército Brasileiro.
Visitantes - Luciano Rech em Sábado, 24 Outubro 2020 09:52

Excelente texto, Ten Edi Carlos, Adj Cmdo EB!

No momento em que a Força Terrestre passa pelo seu Processo de Transformação e considera que seu patrimônio mais precioso são as pessoas, o senhor traduziu perfeitamente o valor e a essência do que é ser Sargento. Parabéns!

Excelente texto, Ten Edi Carlos, Adj Cmdo EB! No momento em que a Força Terrestre passa pelo seu Processo de Transformação e considera que seu patrimônio mais precioso são as pessoas, o senhor traduziu perfeitamente o valor e a essência do que é ser Sargento. Parabéns!
Visitantes
Segunda, 08 Março 2021

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://eblog.eb.mil.br/