Sabre “Sargento Max Wolf Filho” – Símbolo da Honra Militar do Sargento

Na manhã de 29 de novembro de 2019, encerrou-se um ciclo por meio da cerimônia de restituição do sabre “Sargento Max Wolf Filho” pelos alunos do 2º ano dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército. O ciclo teve início, oficialmente, com a inclusão do 1º Uniforme Escolar dos Cursos de Formação de Sargentos de Carreira (1º A) no Regulamento de Uniformes do Exército (RUE), por meio da portaria Nº 1.660 de 28 de novembro de 2017, e com a adoção do sabre-baioneta do Fuzil Mauser modelo 1894, denominado sabre “Sargento Max Wolf Filho”, que foram utilizados pelos pioneiros da Fortaleza de São João e que remontam à época de criação da Escola de Sargentos em 1894.

A Escola de Sargentos teve seu regulamento aprovado pelo Decreto Nº 1.199 de 31 de dezembro de 1892, do Sr. Vice-Presidente da República Floriano Peixoto, começando seu período letivo a partir da Ordem do Dia Nº 552, de 28 de maio de 1894, do Sr. Ministro da Guerra, ocasião em que o mesmo uniforme e sabre eram utilizados.

O sabre de nº 001 é uma réplica daquele usado pelo Sargento Max Wolf Filho nas revoluções de 1930 e 1932. Ele ocupa posição de destaque na referida cerimônia em homenagem ao insigne herói da Segunda Guerra Mundial e serve de exemplo de liderança, coragem, dedicação e comprometimento com a missão pelas novas gerações de sargentos.

Como parte do projeto de valorização da carreira das Praças, a primeira cerimônia oficial de entrega do sabre, utilizando-se pela primeira vez o uniforme 1º A, foi realizada no dia 10 de agosto de 2019. Desde então, a dupla – uniforme e sabre – tem feito parte da rotina dos alunos em cerimônias, formaturas comemorativas, recepção de autoridades, desfiles e guardas de honra até sua restituição, na manhã do dia 29 de novembro, por meio de uma belíssima cerimônia com a presença de autoridades civis e militares e de familiares dos alunos.

No decorrer da solenidade de recebimento do sabre, o aluno presta o nobre compromisso: “Recebo o sabre Sargento Max Wolf Filho como o próprio símbolo da honra militar”! É esse o principal objetivo do sabre: ser o símbolo da honra militar, da conduta digna e corajosa e do caráter íntegro, os quais contribuem para a conquista da admiração e do respeito dos superiores, pares e subordinados, bem como da sociedade em geral.

O Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) Tecnólogos possibilita não só a transmissão de conhecimentos técnicos mas também o fortalecimento de conteúdos atitudinais, valores e aspectos culturais, notadamente sobre a história militar brasileira. Daqui em diante, ao vermos um aluno ostentando o garboso uniforme 1º A com o seu inconfundível sabre, podemos inferir que inúmeros objetivos foram alcançados: fortalecimento de valores militares (patriotismo, civismo, amor à profissão, espírito de corpo e aprimoramento técnico-profissional), manutenção das tradições de nossos heróis antepassados e desenvolvimento de conteúdos atitudinais (autoconfiança, rusticidade, disciplina, equilíbrio emocional e zelo).

Nos próximos anos, espera-se que a entrega do sabre seja realizada no inicio do 2º ano de formação e que sua restituição ocorra ao término do mesmo ano letivo. Esse modelo permitiria a participação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, com mais tempo, em representações, solenidades e guardas de honra. Nessas oportunidades, os alunos poderão sentir o orgulho de ostentar o vistoso uniforme escolar e empunhar o sabre “Sargento Max Wolf Filho”, materializando o sentimento de pertencer a uma das instituições de maior credibilidade do País.

Dessa forma, o ciclo se repetirá, anualmente, inspirando cada vez mais as novas gerações que passam pelas Escolas de Formação de Sargentos do Exército. Nas cerimônias de entrega e restituição do sabre, o grupamento de alunos foi apresentado pelo Adjunto de Comando do Corpo de Alunos; contudo, haverá um momento do ciclo em que o Adjunto de Comando será um militar que tenha recebido o sabre, pela primeira vez, no pátio de sua escola de formação.

A repercussão da introdução do sabre foi bastante positiva na Força e no âmbito dos alunos do ano 2019, que externaram o orgulho de ter pertencido à turma pioneira que passou a usar o uniforme e ostentar o sabre “Sargento Max Wolf Filho”. Também é possível notar a excelente receptividade por parte do público externo, uma vez que as cerimônias e formaturas com o uniforme escolar 1º A causam um impacto visual bastante positivo, conforme diversos comentários constantes em mídias sociais. Resta-nos muito trabalho e muita dedicação para a consolidação e manutenção da tradição do sabre “Sargento Max Wolf Filho”

“Orgulho de ser Sargento!”

 

Referências

- BRASIL. Noticiário do Exército. Disponível em: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10298203. Acesso em 30 de novembro de 2019.

- BRASIL. Portaria Nº 1.660, de 28 de novembro de 2017. Inclui dispositivos no Regulamento de Uniformes do Exército (RUE) (EB10-R-12.004), 3ª Edição, 2015 2019.

- BRASIL. Decreto Nº 1.199 de 31 de dezembro de 1892. Aprova o Regulamento da Escola de Sargentos. 1892

- BRASIL. Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, do Ministro da Guerra. Dá inicio ao período letivo da Escola de Sargentos. 1894

A crise ambiental na Amazônia como desafio geopolí...
“Avante Guerreiros de Selva do Comando Militar do ...

Posts Relacionados

 

Comentários 1

Visitantes - Raniery Franco em Quinta, 09 Janeiro 2020 21:31

Excelente artigo!
Certamente o sabre “Sargento Max Wolf Filho” e o 1º Uniforme Escolar (1º A) marcam o início de uma nova fase na carreira das Praças.

Excelente artigo! Certamente o sabre “Sargento Max Wolf Filho” e o 1º Uniforme Escolar (1º A) marcam o início de uma nova fase na carreira das Praças.
Visitantes
Domingo, 05 Abril 2020