Perfil desejável do líder político

Os militares que ora estão entrando na política partidária desbravarão as circunstâncias descritas no artigo “Ensinamentos da Liderança Militar”, já publicado no EBlog - blog oficial do Exército Brasileiro, abrindo caminho com o terçado do caráter. Eles ainda estarão enfrentando a atual cultura política do País, cujos padrões nem sempre estimulam um quadro ético propício ao bem e às condutas morais boas, mas os instrumentos à disposição dar-lhe-ão condições para vencer esse bom combate.

A parte maior da solução do problema foge ao escopo  do artigo, porém cabe citá-la porque depende muito de decisões de líderes políticos: educação do povo; processo continuado de desenvolvimento da convicção democrática, discernimento, espírito crítico, consciência de corresponsabilidade comunitária e percepção da importância do controle dos eleitos. A outra parte é pessoal e tem que ser resolvida pelo político desejoso de ser um líder ético que afronte determinados maus costumes dessa cultura.

O político idealista, adepto da ética da convicção mesclada com a da boa responsabilidade, pode apoiar-se nos esteios que se seguem. Seja liberal, seja conservador – tanto no pensamento econômico como nos costumes –, ele deve possuir, praticar e defender:

- Compromisso com a democracia representativa e a Constituição Federal.

- Respeito à independência e às competências dos três Poderes da República e do Ministério Público, e à harmonia entre eles.

 - Compreensão da natureza permanente do Estado e temporária dos governos. Distinção entre políticas de Estado e de governo.

  - Compreensão da imperiosidade da segregação de interesses, partidários ou pessoais, dos assuntos de Estado. Zelo pela não contaminação da gestão da economia pelos interesses partidários.

- Compreensão da macroeconomia e da interação entre política economia. Vale dizer: respeitando os limites que caracterizam o capitalismo, o Estado deve facilitar ao setor privado o atingimento das metas recomendadas pela política econômica.

- Priorização dos valores éticos de sua convicção quando se vir em conflito com valores condicionados pelos resultados eleitorais, típicos da cultura política. Repúdio ao conceito de que os fins justificam os meios à custa da ética.Compreensão de que poder institucional e autoridade são delegações populares; e, não, propriedade pessoal.

-  Paixão pela Política. Vocação extremada para servir à coletividade por meio do cargo público. Repúdio a servir-se pessoalmente do cargo e de transformá-lo em chamariz de eleitores em busca de benesses do Estado.

-  Não aceitação do clientelismo e nepotismo. Aversão à sucessão política patriarcal, entendendo que o mandato popular não é um bem familiar ou de apaniguados.

-  Consistência da história pessoal e do compromisso com ela. Procedimento coerente com o que propala. Consciência de que é um formador de opinião e multiplicador de ideias.

-  Franqueza e apego à verdade, convicto de que a meia verdade é a própria mentira inteira.

-  Moral ilibada, probidade, inteireza de caráter, competência e perseverança que respaldem sua intenção e capacidade para aplicação dos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

-  Aptidão para a gestão pública; espírito empreendedor; e primazia da consciência sobre o ego na gestão pública.

-  Bom uso da lógica; argumentação persuasiva pura, sem tendenciosidade, dissimulação ou manipulação; e disposição para o contraditório e atitude respeitosa no debate.

-  Capacidade de acesso à informação e de interpretação, análise e integração das inovações e dos novos conhecimentos, tendências e fatos.

-  Visão estratégica e compreensão pragmática do mundo e das oportunidades de inserção internacional do País.

- Patriotismo e pragmatismo nas relações exteriores. Acato à preeminência dos interesses nacionais e da soberania ante todos os fatores das relações externas, inclusive os ideológicos.

-  Conhecimento da história do País, do Estado Federado e do município; e capacidade de aplicá-la na solução de situações-problema.

-  Defesa intransigente da unidade territorial e da Nação.

A lista de atributos é rigorosa demais? É utópica? Fantasiosa? Fruto de idealização? Penso que possa ser qualificada como se encontra no Aurélio para uma das acepções de ideal: “a síntese de tudo a que aspiramos, de toda perfeição que concebemos ou se pode conceber”. Representa, pois, o perfil ideal.

 

Inteligência eficaz não pressupõe ausência de conf...
O processo de interiorização de migrantes venezuel...

Posts Relacionados

 

Comentários 14

Visitantes - Geraldo MM Quadros em Domingo, 09 Dezembro 2018 18:05


Visitante - Geraldo MM Quadros em Domingo, 09 Dezembro 2018 17:39

O Brasil e as políticas dos governantes atuais.
Porque os crimes de evasão de riqueza do Brasil? porque as pessoas mais pobres são as que mais sofrem? onde escondem as riquezas do Brasil no crime da evasão internacional?

Os países chamados de desenvolvidos não possuem, nos seus subsolos, riquezas minerais em quantidades suficientes para manterem seu grau de desenvolvimento industrial. Por isso, precisam, desesperadamente, das matérias primas do subsolo de outras nações e a História já deixou claro que não medem esforços, nem tem escrúpulos para a obtenção dessas matérias primas. O subsolo da Amazônia é composto de uma grande bacia sedimentar que corresponde à calha do Solimões (Amazonas) e do Escudo das Guianas, ao norte e do Escudo Brasileiro, ao sul. As rochas desses escudos são as mais antigas da América do Sul. Diz Gama e Silva, que “a idade e a dimensão avantajada dos Escudos Amazônicos credenciam-nos como verdadeiro “Oriente Médio” dos metais. Com efeito, contêm eles as maiores reservas de nióbio e titânio da terra, a quarta maior reserva de estanho, a quinta de ferro, além de quantidades apreciáveis de cristais, chumbo, cobre, cromo, diamantes, fluoreto, lítio, manganês, molibdênio, pedras preciosas, prata, tântalo, terras raras, tungstênio, zinco, zircônio e minerais radioativos, tório ( Brasil maior reserva mundial) e urânio”.

Visitante - Geraldo MM Quadros em Domingo, 09 Dezembro 2018 17:39 O Brasil e as políticas dos governantes atuais. Porque os crimes de evasão de riqueza do Brasil? porque as pessoas mais pobres são as que mais sofrem? onde escondem as riquezas do Brasil no crime da evasão internacional? Os países chamados de desenvolvidos não possuem, nos seus subsolos, riquezas minerais em quantidades suficientes para manterem seu grau de desenvolvimento industrial. Por isso, precisam, desesperadamente, das matérias primas do subsolo de outras nações e a História já deixou claro que não medem esforços, nem tem escrúpulos para a obtenção dessas matérias primas. O subsolo da Amazônia é composto de uma grande bacia sedimentar que corresponde à calha do Solimões (Amazonas) e do Escudo das Guianas, ao norte e do Escudo Brasileiro, ao sul. As rochas desses escudos são as mais antigas da América do Sul. Diz Gama e Silva, que “a idade e a dimensão avantajada dos Escudos Amazônicos credenciam-nos como verdadeiro “Oriente Médio” dos metais. Com efeito, contêm eles as maiores reservas de nióbio e titânio da terra, a quarta maior reserva de estanho, a quinta de ferro, além de quantidades apreciáveis de cristais, chumbo, cobre, cromo, diamantes, fluoreto, lítio, manganês, molibdênio, pedras preciosas, prata, tântalo, terras raras, tungstênio, zinco, zircônio e minerais radioativos, tório ( Brasil maior reserva mundial) e urânio”.
Visitantes - JOSE EUSTAQUIO SAMPAIO em Terça, 11 Setembro 2018 13:30

VISITANTE - ATE HOJE UM BRASILEIRO COM 73 ANOS, QUE JA PASSOU POR VARIOS PERIODOS SOCIAIS, LEMBRANDO DAS MELHORES EPOCAS VIVIDAS,
DURANTE A GRANDE REVOLUÇAO DE 1960, ONDE FORAM COMBATIDOS TODO A CORJA COMUNISTA, MAS NA PROLE DOS RATOS, DEIXARAM QUE OS MAIS
PERIGOSOS VIVESSEM, ESSE FOI O GRANDE ERRO, SE TIVESSEM DIZIMADOS TODOS, HOJE NAO ESTARIAMOS PASSANDO POR ESTA CALAMITOSA SITUAÇAO
ONDE VIVEMOS, O QUE MAIS ME AMEDRONTA, ONDE O GENERAL MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS POE EM DUVIDAS O PLEITO ELEITORAL, POR QUANTO A URNAS ELETRONICAS PASSIVEIS DE SEREM FRAUDADAS, PRINCIPALMENTE QUANDO NOSSO CANDIDATO SE ENCONTRA A FRENTE, DIZ QUE O RESULTADO
DESSAS ELEIÇOES PODEM SEREM COLOCADAS EM DUVIDAS, VAI MAIS ALEM ONDE INFORMA QUE O DEPARTAMENTO TECNOLOGICA DO EXERCITO NAO PARTICIPARA DA CONFERENCIA DE BOLETINS DAS URNAS APOS OS RESULTADOS, QUANTO A ESSES PROCEDIMENTOS, NAO SE PODE DEIXAR o STE INFILTRADO A VONTADE SEM UMA FISCALIZAÇAO, QUEREM QUE O SISTEMA CONTINUE, COM A PALAVRA
O MINISTRO CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS.

VISITANTE - ATE HOJE UM BRASILEIRO COM 73 ANOS, QUE JA PASSOU POR VARIOS PERIODOS SOCIAIS, LEMBRANDO DAS MELHORES EPOCAS VIVIDAS, DURANTE A GRANDE REVOLUÇAO DE 1960, ONDE FORAM COMBATIDOS TODO A CORJA COMUNISTA, MAS NA PROLE DOS RATOS, DEIXARAM QUE OS MAIS PERIGOSOS VIVESSEM, ESSE FOI O GRANDE ERRO, SE TIVESSEM DIZIMADOS TODOS, HOJE NAO ESTARIAMOS PASSANDO POR ESTA CALAMITOSA SITUAÇAO ONDE VIVEMOS, O QUE MAIS ME AMEDRONTA, ONDE O GENERAL MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS POE EM DUVIDAS O PLEITO ELEITORAL, POR QUANTO A URNAS ELETRONICAS PASSIVEIS DE SEREM FRAUDADAS, PRINCIPALMENTE QUANDO NOSSO CANDIDATO SE ENCONTRA A FRENTE, DIZ QUE O RESULTADO DESSAS ELEIÇOES PODEM SEREM COLOCADAS EM DUVIDAS, VAI MAIS ALEM ONDE INFORMA QUE O DEPARTAMENTO TECNOLOGICA DO EXERCITO NAO PARTICIPARA DA CONFERENCIA DE BOLETINS DAS URNAS APOS OS RESULTADOS, QUANTO A ESSES PROCEDIMENTOS, NAO SE PODE DEIXAR o STE INFILTRADO A VONTADE SEM UMA FISCALIZAÇAO, QUEREM QUE O SISTEMA CONTINUE, COM A PALAVRA O MINISTRO CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS.
Visitantes - SILAS BATISTA DOS SANTOS FILHO em Segunda, 10 Setembro 2018 16:41

Com o advento do governo exercido por civis, eleitos pelo voto direto, houve uma construção de leis e de todo um aparato jurídico no qual se fundamenta o nosso atual Sistema Político. Há muito mais partidos que ideologias, há muitos mais aventureiros do que capazes, há mais rótulo pejorativo em ser político do que há honra, há muito mais busca por privilégio que altruísmo, há muitos líderes egocêntricos e não há lideranças eficazes que pensam coletivamente, há muita arrecadação e nenhum retorno.
A luta armada que visava tomar de assalto a nação brasileira encontrou de frente o Exército de Caxias, então, com a anistia concedida aos comunistas e afins ideológicos, optou-se pela linha de mudança cultural, nos moldes propostos por Antônio Gramsci.
Finalmente a corrente filosófica dos anistiados políticos teve acesso ao poder! Mais de 40 anos de falsos silogismos levando a população brasileira a concluir com falsas inferências e distorções históricas. O politicamente correto criou numerosos rótulos, imediatamente aplicados aos que veem a vida de forma natural e sob a ótica dos conceitos morais. Os valores foram completamente invertidos. O marginal vale mais que o policial, o ócio vale mais que o trabalho, a indolência vale mais que a prudência, a lógica ideológica vale mais do que o conhecimento, os cargos e posições estratégicas são de livre nomeação, os militares foram sendo diminuídos, as Forças Armadas foram sucateadas, os meios de comunicação foram viciados em recursos do Estado, a classe artística se tornou dependente do contribuinte de forma indireta, a cultura foi transformada em lixo, a memória nacional foi destruída, as relações internacionais foram limitadas, a diplomacia foi numerosas vezes envergonhada, o que era divino se fez profano e o que era profano ocupou todos os lugares.
Estamos vivendo um momento de transição e virando uma página cínica de nossa história. Isso demandará uma reformulação legal, uma reforma política, uma reforma tributária e um reforço de antídoto ideológico, o qual deve ocorrer pelo exemplo. Há muitas mentes boas concluindo errado.
Precisamos resgatar os valores nacionais imediatamente e isso já está acontecendo. Pela primeira vez há opção política que converge para o resgate dos valores sociais do trabalho, da construção, das boas relações, das crianças brasileiras, do moral e da moral brasileira.
Aparentemente as mudanças filosóficas não ocorrerão de forma pacífica, mas precisarão ocorrer de forma muito clara em relação às intenções.A lei precisa ser modificada de maneira que o líder político possa fazer dela a satisfação dos anseios da população, no estrito cumprimento dos preceitos de lei e da ordem. O povo já não mais suporta engolir sem digerir tantos fatos políticos baseados em aparelhamento Estatal, em autoritarismo ideológico, em leis absurdas e em valores distorcidos, construídos pela massiva divulgação de mentiras que se tornam verdades questionáveis. Já há um grande e evidente movimento popular, decolando com vento de proa, onde decola um bombardeiro armado, pronto e com missão definida. As lideranças políticas que começam a aparecer em destaque estão ocupando silenciosamente o terreno. Cada posição tem a estratégia definida e vai no mesmo sentido da vontade popular.
A esperança é hoje a montanha do Leste, fazendo nascer o sol. Não há como impedir o levante solar, da luz, do calor, da germinação do novo e de sua farta colheita.
Através das novas Lideranças que se impõem pela vontade soberana do povo do Brasil, venceremos! Os valores morais serão resgatados. A lei será escrita em conformidade com a legalidade e coerência dos atos. O ouro voltará a ter o devido valor. À ideologia a lágrima. Brasil Acima de Tudo! Deus acima de todos.

Com o advento do governo exercido por civis, eleitos pelo voto direto, houve uma construção de leis e de todo um aparato jurídico no qual se fundamenta o nosso atual Sistema Político. Há muito mais partidos que ideologias, há muitos mais aventureiros do que capazes, há mais rótulo pejorativo em ser político do que há honra, há muito mais busca por privilégio que altruísmo, há muitos líderes egocêntricos e não há lideranças eficazes que pensam coletivamente, há muita arrecadação e nenhum retorno. A luta armada que visava tomar de assalto a nação brasileira encontrou de frente o Exército de Caxias, então, com a anistia concedida aos comunistas e afins ideológicos, optou-se pela linha de mudança cultural, nos moldes propostos por Antônio Gramsci. Finalmente a corrente filosófica dos anistiados políticos teve acesso ao poder! Mais de 40 anos de falsos silogismos levando a população brasileira a concluir com falsas inferências e distorções históricas. O politicamente correto criou numerosos rótulos, imediatamente aplicados aos que veem a vida de forma natural e sob a ótica dos conceitos morais. Os valores foram completamente invertidos. O marginal vale mais que o policial, o ócio vale mais que o trabalho, a indolência vale mais que a prudência, a lógica ideológica vale mais do que o conhecimento, os cargos e posições estratégicas são de livre nomeação, os militares foram sendo diminuídos, as Forças Armadas foram sucateadas, os meios de comunicação foram viciados em recursos do Estado, a classe artística se tornou dependente do contribuinte de forma indireta, a cultura foi transformada em lixo, a memória nacional foi destruída, as relações internacionais foram limitadas, a diplomacia foi numerosas vezes envergonhada, o que era divino se fez profano e o que era profano ocupou todos os lugares. Estamos vivendo um momento de transição e virando uma página cínica de nossa história. Isso demandará uma reformulação legal, uma reforma política, uma reforma tributária e um reforço de antídoto ideológico, o qual deve ocorrer pelo exemplo. Há muitas mentes boas concluindo errado. Precisamos resgatar os valores nacionais imediatamente e isso já está acontecendo. Pela primeira vez há opção política que converge para o resgate dos valores sociais do trabalho, da construção, das boas relações, das crianças brasileiras, do moral e da moral brasileira. Aparentemente as mudanças filosóficas não ocorrerão de forma pacífica, mas precisarão ocorrer de forma muito clara em relação às intenções.A lei precisa ser modificada de maneira que o líder político possa fazer dela a satisfação dos anseios da população, no estrito cumprimento dos preceitos de lei e da ordem. O povo já não mais suporta engolir sem digerir tantos fatos políticos baseados em aparelhamento Estatal, em autoritarismo ideológico, em leis absurdas e em valores distorcidos, construídos pela massiva divulgação de mentiras que se tornam verdades questionáveis. Já há um grande e evidente movimento popular, decolando com vento de proa, onde decola um bombardeiro armado, pronto e com missão definida. As lideranças políticas que começam a aparecer em destaque estão ocupando silenciosamente o terreno. Cada posição tem a estratégia definida e vai no mesmo sentido da vontade popular. A esperança é hoje a montanha do Leste, fazendo nascer o sol. Não há como impedir o levante solar, da luz, do calor, da germinação do novo e de sua farta colheita. Através das novas Lideranças que se impõem pela vontade soberana do povo do Brasil, venceremos! Os valores morais serão resgatados. A lei será escrita em conformidade com a legalidade e coerência dos atos. O ouro voltará a ter o devido valor. À ideologia a lágrima. Brasil Acima de Tudo! Deus acima de todos.
Visitantes - Sidney Pigato em Domingo, 09 Setembro 2018 01:52

Senhores (as).
A situação de hoje é muito pior que em 64. Estamos no aguardo de uma reação à altura de nossas FA, principalmente depois do atentado que nosso futuro presidente sofreu.
Vimos pedidos de manter a calma, não reagirmos, mantermos a compostura...... A oposição na Venezuela fez o mesmo durante todo o mandato de Hugo Chaves e olha no que deu.
Acredito que o momento de "conversar" já tenha passado há pelo menos 2 anos. ELES declararam guerra, resta a nós a reação à altura!!!
Mais um detalhe: eles gritam, ameaçam, xingam...... mas na hora que sentem que HAVERÁ reação, correm feito cachorros de rua com o rabo entre as pernas.

Senhores (as). A situação de hoje é muito pior que em 64. Estamos no aguardo de uma reação à altura de nossas FA, principalmente depois do atentado que nosso futuro presidente sofreu. Vimos pedidos de manter a calma, não reagirmos, mantermos a compostura...... A oposição na Venezuela fez o mesmo durante todo o mandato de Hugo Chaves e olha no que deu. Acredito que o momento de "conversar" já tenha passado há pelo menos 2 anos. ELES declararam guerra, resta a nós a reação à altura!!! Mais um detalhe: eles gritam, ameaçam, xingam...... mas na hora que sentem que HAVERÁ reação, correm feito cachorros de rua com o rabo entre as pernas.
Visitantes - Henry Díaz M em Sábado, 08 Setembro 2018 20:50

Boa noite, Interessante o conteúdo.
Espero que todo sempre se mantenha dentro da filosofia republicana em especial o Estado Republicano.
As repúblicas americanas, entre elas a de Brasil, estão sendo transformadas em uma mistura de socialismo com democracia e agora com comunismo totalitarista.
São só repúblicas no papel, as constituições foram misturadas com ideologias políticas cada vez mais populistas, demagógicas e corruptas.
Os militares que entram no mundo da política hoje, devem ter cuidado em não confundir república com democracia e muito menos com crer que as repúblicas podem ser socialistas também...
No mundo militar a disciplina parte da relação ordem-obediência ... No mundo civil de base republicana a relação é disciplina-consciência a través da educação republicana... que esta baseada em ética, moral, filosofia socrática ocidental, credo cristão, economia capitalista com valores éticos e morais, cultura ocidental...
A política de base republicana se centra em o serviço público, não em uma luta por poder.
O povo deve ser educado e pela edução republicana, converter-se em cidadãos e juntos, cidadão-servidores públicos, construir a república.

Boa noite, Interessante o conteúdo. Espero que todo sempre se mantenha dentro da filosofia republicana em especial o Estado Republicano. As repúblicas americanas, entre elas a de Brasil, estão sendo transformadas em uma mistura de socialismo com democracia e agora com comunismo totalitarista. São só repúblicas no papel, as constituições foram misturadas com ideologias políticas cada vez mais populistas, demagógicas e corruptas. Os militares que entram no mundo da política hoje, devem ter cuidado em não confundir república com democracia e muito menos com crer que as repúblicas podem ser socialistas também... No mundo militar a disciplina parte da relação ordem-obediência ... No mundo civil de base republicana a relação é disciplina-consciência a través da educação republicana... que esta baseada em ética, moral, filosofia socrática ocidental, credo cristão, economia capitalista com valores éticos e morais, cultura ocidental... A política de base republicana se centra em o serviço público, não em uma luta por poder. O povo deve ser educado e pela edução republicana, converter-se em cidadãos e juntos, cidadão-servidores públicos, construir a república.
Visitantes
Sábado, 15 Dezembro 2018