Central de Comunicação Social do Comando Conjunto Amazônia: um efeito sinérgico nas operações da Amazônia

O Comando Conjunto Amazônia foi ativado em setembro de 2018, com a finalidade de coordenar o emprego de recursos materiais e humanos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, na Operação Eleições 2018, nos Estados do Acre, Amazonas e Roraima.


Considerando que a liberdade de ação depende da capacidade de convencer a sociedade, e de que o ambiente informacional não pode prescindir de rapidez e assertividade nas ações de Comunicação Social, foi instituída uma Central de Comunicação Social para o Comando Conjunto Amazônia (CComSoc Cmdo Cj Amz).


A estrutura de seções de Estado-Maior Geral foi reforçada - na célula de Comunicação Social (D 7) - com uma Central de Comunicação Social (operativa), cuja missão pode ser sintetizada em “...agilizar o processo de projeção e proteção da imagem do Comando Conjunto empregado...”.


O chefe da célula do D7 (Assessor do Comandante Conjunto para Comunicação Social) conseguiu, por meio dessa estrutura, elevar o dinamismo do mecanismo de coleta, processamento, análise e difusão de produtos voltados para a eficácia do esforço operacional do Comando enquadrante.


Por meio da análise do organograma da Central de Comunicação Social do Comando Conjunto Amazônia, é possível perceber que as servidões tradicionais (Relações Públicas, Informações Públicas, Assessoria de Imprensa, Produção e Difusão) foram atendidas, com um plus de agilidade, por meio de uma estrutura de modelagem* sinérgica adotada.

FIGURA 1 (ORGANOGRAMA)

Além da modelagem organizacional, a CComSoc Cmdo Cj Amz foi concebida contando com o emprego de pessoal que já labuta na Comunicação Social das Organizações Militares (OM) da Guarnição, reforçada por outros militares possuidores de Cursos/Estágios de Com Soc e/ou Operações Psicológicas, o que potencializou a eficácia do trabalho.

A transversalidade das células, sob a coordenação de um grupo de analistas, elevou o grau de certeza das estratégias adotadas para atingir cada objetivo definido pelo Comandante Conjunto, respeitando campanhas e linhas de esforço previamente concebidas.

FIGURA 2 (CAMPANHA)

FIGURA 3 (PERFIL DE Com Soc)

A experiência permitiu atingir resultados mensuráveis que dão lastro à assertiva de que a junção de modelagem organizacional + emprego de pessoal qualificado + planejamento bem integrado à manobra operacional + capacidade de análise rápida e assertiva potencializa o esforço depreendido e garante a manutenção positiva da imagem das Forças Armadas em campanha.

 

Ecos da Guerra do Pacífico
Conciliação nacional

Posts Relacionados

 

Comentários 2

Visitantes - Geraldo MM Quadros em Domingo, 09 Dezembro 2018 18:00




O Brasil e as políticas dos governantes atuais.
Porque os crimes de evasão de riqueza do Brasil? porque as pessoas mais pobres são as que mais sofrem? onde escondem as riquezas do Brasil no crime da evasão internacional?

Os países chamados de desenvolvidos não possuem, nos seus subsolos, riquezas minerais em quantidades suficientes para manterem seu grau de desenvolvimento industrial. Por isso, precisam, desesperadamente, das matérias primas do subsolo de outras nações e a História já deixou claro que não medem esforços, nem tem escrúpulos para a obtenção dessas matérias primas. O subsolo da Amazônia é composto de uma grande bacia sedimentar que corresponde à calha do Solimões (Amazonas) e do Escudo das Guianas, ao norte e do Escudo Brasileiro, ao sul. As rochas desses escudos são as mais antigas da América do Sul. Diz Gama e Silva, que “a idade e a dimensão avantajada dos Escudos Amazônicos credenciam-nos como verdadeiro “Oriente Médio” dos metais. Com efeito, contêm eles as maiores reservas de nióbio e titânio da terra, a quarta maior reserva de estanho, a quinta de ferro, além de quantidades apreciáveis de cristais, chumbo, cobre, cromo, diamantes, fluoreto, lítio, manganês, molibdênio, pedras preciosas, prata, tântalo, terras raras, tungstênio, zinco, zircônio e minerais radioativos, tório ( Brasil maior reserva mundial) e urânio”.

O Brasil e as políticas dos governantes atuais. Porque os crimes de evasão de riqueza do Brasil? porque as pessoas mais pobres são as que mais sofrem? onde escondem as riquezas do Brasil no crime da evasão internacional? Os países chamados de desenvolvidos não possuem, nos seus subsolos, riquezas minerais em quantidades suficientes para manterem seu grau de desenvolvimento industrial. Por isso, precisam, desesperadamente, das matérias primas do subsolo de outras nações e a História já deixou claro que não medem esforços, nem tem escrúpulos para a obtenção dessas matérias primas. O subsolo da Amazônia é composto de uma grande bacia sedimentar que corresponde à calha do Solimões (Amazonas) e do Escudo das Guianas, ao norte e do Escudo Brasileiro, ao sul. As rochas desses escudos são as mais antigas da América do Sul. Diz Gama e Silva, que “a idade e a dimensão avantajada dos Escudos Amazônicos credenciam-nos como verdadeiro “Oriente Médio” dos metais. Com efeito, contêm eles as maiores reservas de nióbio e titânio da terra, a quarta maior reserva de estanho, a quinta de ferro, além de quantidades apreciáveis de cristais, chumbo, cobre, cromo, diamantes, fluoreto, lítio, manganês, molibdênio, pedras preciosas, prata, tântalo, terras raras, tungstênio, zinco, zircônio e minerais radioativos, tório ( Brasil maior reserva mundial) e urânio”.
Visitantes - Vannuchi em Segunda, 26 Novembro 2018 15:01

Amaral, parabéns pelo artigo. Você foi capaz de apresentar como a Com Soc exerce um papel primordial nas operações. Em um mundo totalmente conectado por meio das mídias sociais, outros desafios estão surgindo para a Força, além de outras tradicionais. Com certeza, as ações apresentadas aumentam a sinergia e fortalecem a imagem do EB. Sucesso na missão! Vannuchi

Amaral, parabéns pelo artigo. Você foi capaz de apresentar como a Com Soc exerce um papel primordial nas operações. Em um mundo totalmente conectado por meio das mídias sociais, outros desafios estão surgindo para a Força, além de outras tradicionais. Com certeza, as ações apresentadas aumentam a sinergia e fortalecem a imagem do EB. Sucesso na missão! Vannuchi
Visitantes
Terça, 11 Dezembro 2018