O autor é oficial da Arma de Artilharia e foi formado pela Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1999. Realizou o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) nos anos de 2014-2015. Após o curso da ECEME, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) nos anos de 2016-2017, quando foi designado para ser Assessor no Col...égio Interamericano de Defesa, em Washington D.C., Estados Unidos da América. Atualmente, o militar é instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mais

A Comunicação Social do Exército Brasileiro diante dos desafios atuais

A pandemia mundial transformou a rotina das pessoas em todos os sentidos, modificando seus hábitos diários, passando a ser um grande obstáculo a ser ultrapassado pela humanidade nos dias atuais.

Continuar lendo
  232 Acessos
  0 comentários
232 Acessos
0 comentários

A tecnologia nos conflitos modernos e os ensinamentos para as Forças Armadas do Brasil

O início do ano de 2020 traz importantes reflexões e ensinamentos para o Estado brasileiro: de que forma as Forças Armadas brasileiras vêm se preparando para a guerra do futuro? Os oficiais e as praças visualizam como as características do combate moderno vêm se tornando cada vez mais dependentes do aspecto tecnológico? Essas são duas perguntas que não podem sair da mente dos militares brasileiros. O transformar das nossas Forças Armadas será fator decisório para o Brasil desempenhar o papel de líder regional no âmbito da América do Sul daqui para a frente.

Continuar lendo
  1279 Acessos
  3 comentários
1279 Acessos
3 comentários

O Exército Brasileiro no combate à proliferação da COVID-19

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. A doença, chamada de COVID-19, surgiu na China no final do ano passado e se alastrou por todo o mundo, provocando mortes e incer...
Continuar lendo
  2756 Acessos
  3 comentários
2756 Acessos
3 comentários

Militares brasileiros no Sistema Interamericano de Defesa

A Organização dos Estados Americanos (OEA) foi fundada em 1948 com a assinatura da Carta da OEA, que entrou em vigor em dezembro de 1951. A Organização, por intermédio de seus 35 estados membros, promove a democracia, os direitos humanos, a segurança multidimensional, o desenvolvimento e a prosperidade hemisférica.

Continuar lendo
  1265 Acessos
  3 comentários
1265 Acessos
3 comentários

Projetos estratégicos das Forças Armadas e a atual conjuntura econômica brasileira

A publicação Cenário de Defesa 2020-2039 – Sumário Executivo, do Ministério da Defesa – apresenta estudos sobre situações de ameaças e características dos conflitos do futuro que reforçam que as Forças Armadas do Brasil estão no caminho certo para o desenvolvimento de seus projetos estratégicos. O propósito é capacitar o País na defesa de sua soberania – palavra tão cara e de grande relevância para a sociedade brasileira nos dias atuais.

Continuar lendo
  3996 Acessos
  5 comentários
3996 Acessos
5 comentários