Augusto W. M. Teixeira Júnior é Doutor em Ciência Política (UFPE). Pós-Doutor em Ciências Militares (ECEME). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Ciências Militares (PPGCPRI/UFPB). Pesquisador da Linha de “Geopolítica e Estratégias Militares” do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).

A crise ambiental na Amazônia como desafio geopolítico: por um retorno à estratégia

Recentemente, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) organizou um Workshop para discutir os desafios e as oportunidades de uma possível geopolítica da Amazônia. O ensaio a seguir sintetiza os principais pontos da palestra desse pesquisador – vinculado à área de Geopolítica e Estratégias Militares do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) – o qual proferiu uma apresentação sobre o tema em apreço sob o enfoque da “Crise Ambiental, Desafios Diplomáticos e ‘Novas’ Ameaças”.

Continuar lendo
  3351 Acessos
  1 comentário
Comentários Recentes neste post
Visitantes — Jane Wilson
As per my paper writer, the causes of human might be smoking or BBQ in the forest or using fire cleaning up the land for using in ... Leia Mais
Sexta, 28 Mai 2021 06:03
3351 Acessos
1 comentário

Para pensar a transformação do Exército

A transformação do Exército tem sido, ao longo da presente década, um importante norte para pensar, planejar e realizar o futuro da Força. A expressão tem sido utilizada em documentos nacionais orientadores de política, estratégia e doutrina. Contudo, ao longo de quase uma década, desde o início do processo de transformação, o que podemos aprender com a nossa experiência em perspectiva comparada?

Continuar lendo
  3373 Acessos
  2 comentários
Comentários Recentes
Visitantes — Francisco Sartorio
Parabéns pelo artigo, Prof Augusto Teixeira!
Sexta, 24 Mai 2019 00:21
Visitantes — Augusto Teixeira Jr.
Muito obrigado Cel. Sartorio, um forte abraço!
Quinta, 18 Julho 2019 21:18
3373 Acessos
2 comentários