O Coronel Hélio é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras e Mestre em Ciências Militares, com ênfase em Relações Internacionais, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. É especializado em Inteligência Estratégica Militar e Direito Internacional Humanitário, na Argentina, e foi Adido de Defesa e das Forças Armadas do Brasil nos Estados Unidos Mexicanos. Foi instrutor da Escola de Paraquedistas, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Inteligência Militar do Exército e da Academia Militar das Agulhas Negras e Chefe do Gabinete do Estado -Maior do Exército. Atualmente integra o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

A Imprescindível Contribuição das Forças Armadas ao Brasil

Regresso às minhas reflexões para, desta feita, compartilhar um pouco de minha percepção sobre a imprescindível contribuição que as instituições militares brasileiras têm proporcionado ao País, extrapolando a tradicional e sistemática preparação para o exercício da guerra.

Continuar lendo
  2624 Acessos
  2 comentários
Comentários Recentes
Visitantes — RICARDO RODRIGUES RIBEIRO
Muito didático e esclarecer as colocações do Cel Hélio. Parabéns
Quarta, 22 Mai 2019 18:26
Visitantes — JOSE AUGUSTO TORRES GONZALEZ
GOSTEI MUITO O ASSUNTO DESCRITO PELO CEL HELIO , CONSIDEREI MUITO PROFUNDO SEUS ARGUMENTOS
Terça, 30 Outubro 2018 20:45
2624 Acessos
2 comentários

A Revolução Ético-Moral e as Forças Armadas no Século XXI

 

Em seu processo evolutivo, as sociedades vêm experimentando transformações importantes que impactam o código de valores e costumes, indicando novos padrões de relacionamento e de comportamentos.
Woodstock, o encontro juvenil do final da década de 60 do século passado, estabeleceu o ponto de partida da revolução dos valores que, ainda hoje, estão em constante mutação.
Assim, as relações sociais, notadamente nos âmbitos familiar, educacional, laboral e religioso, assumiram novos contornos, rompendo antigos paradigmas.

Continuar lendo
  1296 Acessos
  0 comentários
1296 Acessos
0 comentários