General de Brigada R1 Severino de Ramos Bento da Paixão

Formado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1983. Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME) em 2000/01. Foi instrutor da AMAN e da ECEME. Comandou a 1a Bateria de Cadetes (AMAN) e o 16o Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16o GAC AP), em São Leopoldo-RS. Possui mestrado em Ciências Militares pela ECEME (2001) e em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2008). Foi Oficial de Ligação na Missão de Verificação das Nações Unidas para a Guatemala (MINUGUA). Exerceu a função de Adido do Exército junto às Embaixadas da China, Coreia do Sul e Vietnã. Comandou a Artilharia Divisionária da 3a Divisão do Exército (AD/3), em Cruz Alta-RS. Como última função no serviço ativo, foi Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.

O chefe e o espírito de corpo

Em qualquer instituição constituída por grupos de homens e mulheres unidos e voltados para a prática militar, pode-se encontrar um conjunto de símbolos que a fortalecem e dão sentido à sua própria existência. O “espírito de corpo” é um desses símbolos, cujo "valor militar simbolizado" ao qual se refere - a união dos indivíduos em matéria, pensamento e ação - é ideal de força, eficiência e eficácia a ser buscado e construído de forma permanente.

Continuar lendo
  2427 Acessos
  0 comentários
2427 Acessos
0 comentários

"Cadete! Ides comandar, aprendei a obedecer"

Uma das experiências mais significativas que todo oficial formado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) vivencia, e que marca a sua existência para sempre, tem início quando ele, como cadete, ao entrar em forma no Pátio Tenente Moura, se depara com os dizeres: “Cadete! Ides comandar, aprendei a obedecer”.

Continuar lendo
  1836 Acessos
  6 comentários
Comentários Recentes
Visitantes — Vania Costa
Prezado Gen Paixão, apesar de não ter formação militar sempre admirei o trabalho deta categoria militar no contexto da segurança n... Leia Mais
Domingo, 15 Mai 2022 17:05
Visitantes — Hildemar
Senhor Gen Paixão, gostaria de registrar meus parabéns pelo excelente trabalho realizado e sucesso. Atenciosamente, S Ten Hildema... Leia Mais
Quinta, 24 Fevereiro 2022 15:52
Visitantes — Wilson Malheiros
Excelente texto, autor um exímio praticante das experiências adquiridas na academia e um grande amigo.
Segunda, 14 Fevereiro 2022 22:20
1836 Acessos
6 comentários