Doutor em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa/Portugal), Mestre em Comunicação (UFPR), Mestre em Operações Militares (EsAO), Especialista em Educação (UFRJ) e Bacharel em Ciências Militares (AMAN). Curso de Gestão Política e Social de Riscos e Situações de Emergência (ENPC/Espanha) e Inteligência... Estratégica (ESG/Argentina). Integrante do Grupo de Estudos professor, escola e tecnologias educacionais (GEPPETE/UFPR) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2062040561574101) e pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (ECEME) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6027366679937474). Pesquisa a securitização das alterações climáticas e a militarização dos desastres. Atualmente é Chefe da Assessoria de Estudos Estratégicos da 5ª DE. Mais

Aquecimento global: desafio para a Soberania Nacional

Importantes teorias conservaram-se por muito tempo, quer seja por interesse financeiro, político ou religioso, quer seja por falta de contestação devido à ausência de tecnologia e argumentos baseados na ciência. Foi o caso da percepção de que a Terra seria plana, da teoria Geocêntrica e da teoria Heliocêntrica que mantiveram credibilidade em suas épocas.

Continuar lendo
  1235 Acessos
  6 comentários
1235 Acessos
6 comentários

Securitização das alterações climáticas: um debate político com implicações para as Forças Armadas

Enquanto o debate acadêmico tem se ocupado em discutir conceitos paralelos, complementares e adjacentes ao de segurança, o debate político tem demonstrado estar dividido entre securitizar ou não o tema alterações climáticas.

Continuar lendo
  1178 Acessos
  0 comentários
1178 Acessos
0 comentários