38 anos de criação do Centro de Comunicação Social do Exército

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 85.836, de 24 de março de 1981, e há 38 anos vem evoluindo e adequando-se às demandas da Força e da sociedade.

A Comunicação Social (Com Soc) tem papel essencial para o Exército Brasileiro (EB), uma instituição de Estado fundamental para uma sociedade cada vez mais complexa, multifacetada e de ambientes heterogêneos em um país com dimensões continentais como o Brasil.


Como órgão central do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx) e como responsável por assessorar diretamente o Comandante do Exército quanto à Com Soc e à opinião pública, o CCOMSEx orienta, coordena e controla, em nível estratégico, as ações do Sistema, a fim de preservar e fortalecer a imagem do Exército, empregando todos os meios disponíveis em prol da credibilidade, da confiança e do prestígio institucionais.


Atualmente, o Centro conta com inúmeros produtos para auxiliar na promoção e na divulgação da imagem da Força como, por exemplo, a tradicional Revista Verde-Oliva, o EBlog, a Rádio Verde-Oliva e as peças desenvolvidas em grandes campanhas informativas, que demonstram a excelência do trabalho e a dedicação de todos os envolvidos nessa atividade. Impulsionado pela possibilidade de comunicação instantânea dos dispositivos móveis, o Exército desenvolveu mais um item: seu aplicativo para sistemas móveis nas versões Android, IOS e para Windows Phone.


Com a massificação das novas tecnologias, a importância da Com Soc só tem aumentado. Nas mídias sociais, o Exército Brasileiro possui, aproximadamente, os seguintes números: Facebook - 3.900.000 fãs, Twitter - 500.000 seguidores, canal do Youtube - 495.000 inscritos, site do EB - 970.000 usuários por mês e Instagram - 960.000 seguidores.


No dia 1º de março, entrou em funcionamento nossa mais nova ferramenta: o “Max”, uma inteligência artificial (IA) que terá presença ativa nas principais mídias sociais do Exército Brasileiro. A presença de IA para intermediar a comunicação com o público tornou-se uma necessidade para as instituições e empresas que querem atender às demandas recebidas com rapidez e disponibilidade. Inicialmente, o Max operará na plataforma Messenger do Facebook e responderá a uma ampla gama de questionamentos, principalmente sobre serviço militar e ingresso na Força.


As recentes pesquisas de imagem do Exército demonstram que a sociedade tem confiança na instituição, mas também tem anseios em relação à Força Terrestre. Essas constatações são subsídios para inovações nos diversos campos de atuação do EB, particularmente na área de Com Soc.


Pensar no futuro da atividade do Centro passa pelo fortalecimento do SISCOMSEx e pelo despertar de cada militar para a importância da Com Soc em todos os níveis hierárquicos da Força.


COMUNICAR O EXÉRCITO É A NOSSA MISSÃO.

O Exército Brasileiro, a LAAD e o desenvolvimento ...
Do paraíso ao inferno: fake news e a guerra das na...

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitantes
Sexta, 18 Outubro 2019