Por uma geopolítica para a Amazônia: desafios e oportunidade

O presente ensaio visa a registrar impressões percebidas durante o workshop cujo título faz referência, realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), no dia 18 de setembro de 2019, acrescentado de algumas ideias do autor sobre as questões de defesa e segurança na Amazônia.

Continuar lendo
  757 Acessos
  2 comentários
757 Acessos
2 comentários

Muito além das fake news: as deepfakes

Alegoricamente, pode-se dizer que as fake news surgiram com a própria criação do mundo, quando a serpente enganou os primeiros seres humanos da Terra sobre os benefícios de se provar o fruto proibido....
Continuar lendo
  4946 Acessos
  1 comentário
Marcado em:
4946 Acessos
1 comentário

Obrigado pelo seu serviço!

Nos Estados Unidos da América, existe um costume muito interessante: o de agradecer aos militares, sejam da ativa ou da reserva, pelo serviço prestado ao país. Muitas vezes, quando não se presencia esta prática, pensamos que é somente um costume corriqueiro, como o de dar um bom dia. Entretanto, podendo conviver com militares americanos, e também naquele país, observamos que o agradecimento aos militares pelo serviço prestado vai muito além de um mero costume.

Continuar lendo
  2449 Acessos
  19 comentários
2449 Acessos
19 comentários

Fatores da decisão

Alvin e Heidi Toffler, no livro Guerra e Antiguerra, analisam a evolução dos conflitos ao longo do tempo, demonstrando o aumento da sua complexidade e consequente diminuição da liberdade de ação dos comandantes durante as operações.

Continuar lendo
  1517 Acessos
  3 comentários
1517 Acessos
3 comentários

Defesa Nacional: os desafios às capacidades militares de defesa

Apesar de nos últimos anos o Brasil ter apresentado um crescimento econômico pouco expressivo, a abundância de recursos como energia, alimentos e matérias-primas é fator que contribui para um crescimento sustentado. Entretanto, nos anos de 2007 e 2008, a capacidade militar brasileira para defesa de suas riquezas estava em níveis muito baixos. Com um efetivo de cerca de 300.000 militares, as Forças Armadas eram praticamente estáticas e apresentavam dificuldades de manutenção do material obsoleto e de falta de treinamento adequado de seus quadros1.

Continuar lendo
  2099 Acessos
  5 comentários
2099 Acessos
5 comentários