A comunicação social moderna: estratégica no novo ambiente operacional

A Comunicação Social não é uma atividade isolada, desencadeada somente em situações de crise. Ao contrário, é um conjunto permanente de práticas de comunicação organizacional, visando ao fortalecimento dos laços de interação entre a organização e seus públicos de interesse, bem como à consolidação e à preservação de uma imagem pública favorável.” (Revista Verde-Oliva nº 238, outubro de 2017)

Continuar lendo
  608 Acessos
  0 comentários
608 Acessos
0 comentários

Por que o Exército constrói?

A Engenharia do Exército tem sido empregada, com amparo legal e doutrinário, no empreendimento de obras e serviços de engenharia, seja para a Força Terrestre e demais Forças Armadas, seja para órgãos da Administração Pública nos âmbitos federal, estadual ou municipal.

Continuar lendo
  1109 Acessos
  3 comentários
1109 Acessos
3 comentários

A comunicação estratégica e a guerra do teclar: pura ciência ou arte criativa?

Apesar de existir há longa data, a comunicação estratégica ganhou, nos últimos tempos, uma nova envergadura, fruto do ambiente informacional, das novas tecnologias, dos novos meios de comunicação e do ambiente psicossocial do século 21.

Continuar lendo
  3218 Acessos
  2 comentários
3218 Acessos
2 comentários

O sentido da obediência

A obediência, manifestação explícita da disciplina e base fundamental das Forças Armadas, não pode ser cega, irrefletida e irresistente. Ela precisa acordar-se com o acatamento dos valores basilares que a legitimam, caso contrário, corre o risco de desvirtuar-se, transformando-se em subserviência, ou seja, em simples submissão de uma pessoa à vontade de outra. A obediência do soldado não é a obediência do servo:

Continuar lendo
  2047 Acessos
  3 comentários
2047 Acessos
3 comentários

A força do soldado: valores que unem “x, y, z”

O mês de agosto tem um significado especial para a nação brasileira. É o momento em que revisitamos a data natalícia de 25 de agosto e a senda patriótica do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro (EB). Em especial, é o momento de reafirmar os valores do soldado, “ Braço Forte – Mão Amiga”, na defesa da Pátria.

Continuar lendo
  658 Acessos
  0 comentários
658 Acessos
0 comentários

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://eblog.eb.mil.br/