O pensamento crítico e criativo no combate do século 21

“A mente não é uma vasilha a ser enchida,

mas um fogo a ser aceso.” Plutarco

Em maio de 2020, os Chefes de Estado-Maior das seis Forças Armadas norte-americanas (Marinha, Exército, Força Aérea, Corpo de Fuzileiros Navais, Guarda Costeira e Força Espacial) assinaram e divulgaram um novo documento denominado Developing today´s joint officers for tomorrow´s ways of war. The joint chiefs of staff vision and guidance for professional military education and talent management1.

Continuar lendo
  406 Acessos
  0 comentários
406 Acessos
0 comentários

Biomonitoramento: possibilidades e perigos

Os meios de controle de saúde da população brasileira têm evoluído muito nos últimos anos. A implementação de um sistema interligado para o monitoramento de doenças endêmicas oferece grande oportunidade de melhoria do mapeamento das doenças. O emprego da base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para monitorar o aparecimento de casos e o crescimento de moléstias como dengue, leishmaniose e COVID-19 segue uma tendência mundial e se amplia ano após ano.

Continuar lendo
  487 Acessos
  1 comentário
487 Acessos
1 comentário

A inteligência dos líderes

Para liderar é preciso ser inteligente?

Logicamente que a inteligência é inerente à raça humana. Ser inteligente, na perspectiva que aqui se pretende, é possuir inteligência acima da média das pessoas.

Continuar lendo
  2385 Acessos
  5 comentários
2385 Acessos
5 comentários

Família militar: bandeirantes contemporâneos contribuindo para a coesão nacional

Uma conhecida passagem bíblica presente no livro de Gênesis remete ao périplo realizado periodicamente pelos militares e suas famílias: Então o SENHOR veio a Abraão e lhe ordenou: sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei!

Continuar lendo
  1117 Acessos
  4 comentários
1117 Acessos
4 comentários

A mudança da natureza da guerra

O Exército Norte-Americano publicou, em outubro do ano passado, um documento chamado The operational environment and the changing character of warfare1, no qual o Comando de Adestramento e Doutrina (TRADOC) daquele país discorre sobre como as aceleradas mudanças em curso, em todos os aspectos da vida humana e da sociedade, alterarão decisivamente o ambiente operacional e a natureza da guerra nos próximos anos. Neste artigo, apresento minha interpretação do documento.

Continuar lendo
  2903 Acessos
  3 comentários
2903 Acessos
3 comentários

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://eblog.eb.mil.br/