Exército Brasileiro Estimula o Desenvolvimento da Cultura de Defesa em nosso país

 

O Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) integra a 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e tem, como uma de suas atribuições, conduzir Estudos Estratégicos e de Cenários Prospectivos por meio do acompanhamento e avaliação das Políticas e Estratégias Nacionais com reflexos para o Exército Brasileiro. Assim como, monitora as Conjunturas Nacional e Internacional, como suporte à Sistemática de Planejamento do Exército (SIPLEx).


Um dos componentes dos Cenários Prospectivos EB-2030 é a contribuição para o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa nacional, junto ao meio acadêmico, que é um potencial integrante, formulador e incentivador de políticas públicas voltadas para a área de defesa.

Atualmente, o Centro conduz trabalhos e estudos em quatro áreas temáticas que abrangem os eventos integrantes dos Cenários EB 2030, quais sejam: Tensões Sociais e Terrorismo, Geopolítica, Gestão da Defesa, Conflitos Armados e, através da produção de conhecimento nessas áreas, busca-se contribuir com a consecução do Objetivo Estratégico do Exército “Ampliar a integração do Exército à sociedade”, materializando a estratégia “Desenvolvimento da Mentalidade de Defesa” com ações reais e duradouras.

Nesse contexto, o CEEEx entende que sua contribuição para a cultura (termo a ser utilizado em substituição à mentalidade) de defesa deve ser direcionada para a criação de fóruns de debate que proporcione a professores, pesquisadores, estudantes e servidores públicos interessados em diversos temas afetos à defesa nacional e à segurança internacional, um intercâmbio constante de conhecimentos e não somente um monólogo de nós militares com a Academia.

Ao longo de 2015, foram produzidos artigos, ensaios, informativos estratégicos, um livro; realizadas palestras em Seminários, cursos e estágios; conduzidas sete Reuniões Temáticas e dois grandes encontros da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) que foram realizados em Brasília, o distrital e o regional. Este último culminou com a criação do Fórum de Defesa do Centro-Oeste, com o objetivo de congregar professores, pesquisadores e alunos das Universidades da região Centro-Oeste.

O encontro regional foi realizado em parceria com o Ministério da Defesa, a ABED, diversas universidades e o Instituto INFOREL de Relações Internacionais e Defesa. Nos três dias do evento, temas como Forças Armadas, defesa e segurança no Brasil; Inserção da mulher nas Forças Armadas; Conflitos armados e terrorismo; Segurança e Defesa Cibernética, foram tratados em minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e de pôsteres. O painel de abertura teve como tema “O terrorismo global: a agenda do mundo contemporâneo”.

A ideia de mostrar as temáticas abordadas no evento e de relatar as atividades do Centro, tem por objetivo materializar o conceito de como acreditamos que se deve disseminar a cultura de defesa junto à sociedade, em especial, ao meio acadêmico. A realização de palestras em datas festivas ou a “política de portas abertas” com a visitação as nossas organizações militares deve continuar a ser estimulada, no entanto, o debate, esse intercâmbio de ideias sobre defesa, poderá contribuir efetivamente para a busca de soluções que coloquem a defesa na “agenda nacional”, quer através de estudos acadêmicos, quer da formulação de políticas públicas voltadas para a área de defesa.

Esperamos que 2016 venha repleto de desafios e conquistas para todos nós.

Para saber mais sobre o evento regional acesse www.ceeex.org/erabed

COLÉGIOS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO - Compr...
Grupamento Logístico: contribuição e perspectiva
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitantes
Terça, 11 Dezembro 2018