Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Carreira Militar > Mulheres no comando de Unidades Militares de Saúde do Exército
Início do conteúdo da página

Mulheres no comando de Unidades Militares de Saúde do Exército

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 14h33 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2015, 13h28 | Acessos: 4436

MRK_3379

Maj Yamar durante entrevista na Rádio Verde Oliva.

A Major Médica Yamar Eiras Batista fala ao EBlog sobre a sua nomeação para a direção do Hospital de Campanha do Rio de Janeiro.

EBlog- A senhora integra o grupo das primeiras mulheres a assumir o comando de organizações militares do Exército. Qual o significado dessa nomeação para o cargo de direção de um hospital militar?

Maj Yamar - O Comando e os diversos cargos de chefia fazem parte da carreira do militar. Conforme progride na carreira, desde as escolas de formação e através dos diversos postos hierárquicos, o militar vai adquirindo experiência e aprimorando as habilidades de liderança e gestão. Hoje, já temos diversas companheiras em cargos de chefia de importante projeção. Como a Maj Med CLAUDIA Gusmão Cacho, Subdiretora de Legislação e Perícia Médica da Diretoria de Saúde, a Maj Med Regina Lucia Moura SCHENDEL, Chefe do Curso de Saúde da EsAO e Maj Med RENATA Cristina de Almeida Martins, Chefe do Posto Médico de Guarnição de Vila Velha de 2012 a 2013, entre outras.

EBlog- Para a senhora que já comandou o Destacamento de Saúde Paraquedista - uma subunidade, nível companhia - quais os maiores desafios no comando de uma organização militar?

Maj Yamar - Um dos maiores desafios de qualquer comandante é conciliar o gerenciamento dos Recursos Humanos com as necessidades operacionais.

EBlog- Como a senhora concilia a carreira militar com a vida pessoal?

Maj Yamar - Com muita criatividade e apoio familiar. Sem a família nada seria possível. A carreira médica, militar e a religiosa são muito parecidas. São sacerdócios. São vividas 24 horas por dia. Não tem como dizer “não”, que agora estou de folga! E a família tem de compreender e apoiar, pois tem um papel importante nesse contexto.

EBlog- Para as mulheres, quais as possibilidades na Força?

Maj Yamar - O Exército Brasileiro tem uma grande gama de oportunidades tanto nível médio quanto superior para as mulheres. É uma carreira estável onde a igualdade e a capacidade profissional são enfatizadas. O ingresso ocorre través de concurso público para os militares de carreira ou de processo seletivo público para os militares temporários.

EBlog- Nesse universo de oportunidades para as mulheres, quem pode chegar ao cargo de comandante de uma OM?

Maj Yamar - Atualmente as militares do Serviço de Saúde oriundas da Escola de Saúde do Exército (médicas, dentistas e farmacêuticas) e do Quadro de engenheiros Militares oriundas do Instituto Militar de Engenharia.

EBlog– O que lhe levou a ingressar no Exército?

Maj Yamar R: Meu pai era militar da Arma de Infantaria. Eu nasci no dia 24 de maio, dia da Infantaria. Segundo minha família: “Era o destino!”

EBlog– Como você se sente com sua nomeação para o comando do Hospital de Campanha?

Maj Yamar - Feliz! O retorno à área operacional, agora como comandante do Hospital de Campanha, é a continuidade do meu trabalho de apoiar a tropa nas áreas de conflitos e operações. O Hospital de Campanha também vem oferecendo apoio de saúde para os cidadãos brasileiros, dentro de todo o território nacional, quando da ocorrência de calamidades, desastres naturais e epidemias. E como médica poder amparar o meu próximo neste momento de extrema fragilidade e necessidade é a realização de todo um ideal. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página