MARIO HECKSHER NETO - Coronel de Infantaria e Estado-Maior (Refor-mado) – Turma de 1968. Foi Comandante do 22º Batalhão de Infantaria Motorizado e da 3ª Companhia de Infantaria; Comandante do Corpo de Cadetes, Comandante do Curso Básico e Instrutor Chefe da Seção de Ins-trução Especial da AMAN; 1º Subchefe (interino) do Comando de Opera-ções Terrestres (Preparo da Força Terrestre). É Mestre e Doutor em Estu-dos, Planejamentos e Aplicações Militares pelo Departamento de Educa-ção e Cultura do Exército e Professor Emérito da Escola de Comando e Es-tado-Maior do Exército. Tem artigos publicados nas seguintes revistas mi-litares: Defesa Nacional, Revista do Exército Brasileiro, Revista do PADE-CEME, Revista Sangue Novo e Military Review (US Army) e autor do livro “Precisamos de Líderes”, dos Cadernos de Instrução empregados no Projeto Liderança da AMAN e do Caderno de Instrução do COTER denominado “Conselhos aos Oficiais e Sargentos que Servem na Tropa”. Voltou à ativa em 2004 como Prestador de Trabalho por Tempo Certo (PTTC). Atualmente é Chefe da Seção de Liderança do Corpo de Cadetes da AMAN.




A AMAN e a manutenção dos valores militares

Nas últimas décadas, devido à série de fatores que não serão comentados neste texto, a sociedade brasileira foi se modificando e, pouco a pouco, a população foi deixando de cultivar valores importantes, anteriormente reconhecidos como necessários ao aperfeiçoamento do indivíduo e ao convívio social harmônico, seja no exercício das diversas profissõ...
Continuar lendo
1665 Acessos
6 comentários

O líder faz a síntese dos anseios do grupo: um estudo de caso

Ao contrário do que muitos pensam, a violência que caracteriza o conflito árabe-israelense no Oriente Médio tem raízes e causas relativamente recentes. Árabes e judeus são dois povos semitas que mantiveram relação de harmonia ao longo da história, inclusive, durante a ocupação árabe na Península Ibérica (711 – 1492), ocasião em que os judeus conhec...
Continuar lendo
1083 Acessos
0 comentários

Inteligência Emocional e Liderança

 

No início dos anos oitenta, o psicólogo Howard Gardner propôs a teoria das inteligências múltiplas, definindo sete inteligências a partir do conceito que o ser humano possui um conjunto de diferentes capacidades. São elas:

Marcado em:
Continuar lendo
403 Acessos
0 comentários

Seria a Humildade uma Característica Individual que Favorece a Liderança?

 

 HUMILDADE, AUTOCONFIANÇA E LIDERANÇA.

Nos últimos tempos, alguns passaram a citar a humildade como uma qualidade do líder. Mas seria a humildade uma característica individual que favorece a liderança?
Liderar é influenciar pessoas por intermédio da confiança obtida junto a elas. Por este motivo, se diz que a confiança é o alicerce da liderança.

Continuar lendo
166 Acessos
0 comentários